segunda-feira, 31 de maio de 2010

UTFPR traz conhecimento e democratiza o aprendizado, afirma Silvestri


Encontro reuniu órgãos de imprensa e representantes de entidades que fizeram parte da elaboração do projeto de implantação do campus da UTFPR em Guarapuava
 
O deputado Cezar Silvestri reuniu, na manhã desta segunda-feira, para um café da manhã, no Atalaia Palace Hotel, jornalistas, comunicadores, demais membros da imprensa, representantes das entidades que se uniram na luta pela implantação do campus da UTFPR em Guarapuava e também membros da comissão formada para elaborar o projeto de implantação da Universidade. O encontro foi uma forma de confraternização pela conquista da implantação da Universidade Tecnológica em Guarapuava.
Em seu pronunciamento, Silvestri tratou de agradecer o empenho de todos os membros da comissão, de todas as entidades que aderiram a causa, e também da imprensa, que sempre estive presente, registrando todos os passos dessa importante conquista. “É um encontro entre amigos. Assim todos poderão ficar a par de tudo que fizemos até aqui e também quais serão os próximos passos a serem tomados”, destacou enfatizando a união de todas as forças de Guarapuava em torno do projeto. “Só tenho que agradecer a todos, ao reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zenete, aos professores Adenilson José da Silva e Fernando Franco Neto e também a todas as entidades, que foram inúmeras e não mediram esforços em nos apoiar. Me sinto extremamente feliz e acredito que esta foi uma das maiores conquistas que tivemos ao longo dos meus 22 anos de vida pública”.
O deputado frisou que a instalação da Universidade será, sem dúvidas, uma mola propolsora de desenvolvimento. “Tenho certeza que com a implantação da UTFPR teremos um novo ciclo de desenvolvimento. Uma universidade pública, dá oportunidades a todos, desde o filho do operário ao filho do empresário sentarem no mesmo banco escolar, democratizando o aprendizado e também agregando conhecimento e gerando mão de obra qualificada, impulsionando desenvolvimento da nossa região”.

O presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, enfatizou a importância da participação de todos os membros da comissão que elaborou o projeto de implantação da Universidade. “Esse foi um projeto elaborado a várias mãos, feito de forma democrática onde todos participaram de forma efetiva. Procuramos em todos os momentos focar em cursos que agreguem valor científico e de conhecimento da nossa região mas que, ao mesmo tempo, atendesse uma demanda que temos de mão de obra qualificada”.


Um dos responsáveis pela coordenação dos trabalhos de elaboração textual do projeto, professor Adenilson José da Silva, lembrou de outra grande luta encabeçada pelo deputado Cezar Silvestri, a do credenciamento do serviço de hemodinâmica do Hospital São Vicente de Paulo. “Enquanto a medicina, através de nosso hospital salva vidas, a educação, através das nossas universidades, juntamente com o trabalho, dá sentido as essas vidas”, concluiu.  

  
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656   -    42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Em Guarapuava, Pessuti se reúne com prefeitos de 36 cidades do Centro Sul -

 
O governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta quinta-feira (27) com prefeitos e vice-prefeitos dos 36 municípios da região Centro Sul do Paraná em Guarapuava, durante o Programa de Descentralização do Governo. Os representantes das associações municipais agradeceram a presença do Estado na região e frisaram a importância de parcerias para o desenvolvimento do interior.

“Pela manhã, tivemos uma reunião de prestação de contas, e na sequência assinamos convênios e ordens de serviço. A interiorização é um passo importante para o crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Paraná”, disse Pessuti.

Na primeira reunião, Pessuti recebeu representantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Os prefeitos agradeceram a assinatura de anteprojeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para criação da Região Administrativa do Centro do Paraná, que terá Pitanga como município-sede.

“Ela representa um marco para os municípios da Amocentro, irá modificar a realidade da nossa região. Precisávamos muito desta atitude de coragem tomada por Pessuti”, falou o presidente da Amocentro, o prefeito de Santa Maria do Oeste, Cláudio Leal.

Fazem parte da Amocentro as cidades de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão,Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador, Santa Maria D'Oeste e Turvo.

Para o governador, o estabelecimento de uma região administrativa no Centro do Paraná trará desenvolvimento aos municípios. “Desde a criação da Amocentro, temos o sonho de criar a região administrativa e com isso, modificar para melhor a realidade das cidades que a integram”, afirmou Pessuti.

O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para que os municípios apresentassem suas principais necessidades. “A interiorização é o contato mais direto que os prefeitos podem ter com o Governo e as autoridades estaduais em suas regiões. Isso sempre tem um efeito positivo”, comentou.

Na segunda reunião do dia, Pessuti reuniu-se com prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) e da Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu). Durante o encontro, o governador falou sobre os investimentos para a região e explicou procedimentos que serão adotados para a liberação de recursos e a conclusão de obras já iniciadas.

“Hoje, cuidamos dos interesses da região de Guarapuava. Nas próximas semanas, estaremos reunidos com prefeitos de outras regiões. Temos um grande conjunto de obras para todo o Paraná, frutos de ações dos últimos sete anos de Governo”, afirmou Pessuti em seu discurso.

O prefeito de Paula Freitas e presidente da Amsulpar, Paulo Henrique Matos de Almeida, frisou a importância da interiorização para o desenvolvimento das pequenas cidades. “A grande quantidade de obras que vêm sendo realizadas, somadas à atenção que o governador tem nos dado, é essencial para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Integram a Associação dos Municípios do Sul Paranaense os municípios de Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória

“Só temos a agradecer por todos os empreendimentos que temos recebido ao longo dos últimos sete anos. Os municípios do Canturiguaçu foram beneficiados por hospitais, Clínicas de Saúde da Mulher e da Saúde, escolas e pavimentação. Estas ações mudaram a nossa realidade”, disse o prefeito de Quedas do Iguaçu e presidente do Canturiguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado.

Fazem parte do Cantuquiriguaçu os municípios de Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraniaçu, Goioxim, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond

Participaram da reunião os deputados estaduais Antônio Anibeli, Artagão de Mattos Leão, Cleiton Kielse, Alexandre Curi, Felipe Lucas e Nereu Moura e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.
Arquivo anexado:

Pessuti instala sede administrativa do Governo do PR em Guarapuava -

 
O governador Orlando Pessuti assinou, na manhã desta quinta-feira (27), o termo que instala em Guarapuava, até sexta-feira (28), a sede administrativa e a capital cívica do Paraná. A transferência da estrutura do Estado para o município faz parte da terceira etapa do Programa de Descentralização do Governo do Paraná, que já percorreu Ponta Grossa e Maringá.

A interiorização incluiu, na manhã desta quinta-feira (27), a reunião da Escola de Governo e, à tarde, despacho com prefeitos e outros compromissos oficiais com lideranças dos 36 municípios da região. Na sexta, o Pessuti e secretários participam de inaugurações de obras ou e assinatura de ordens de serviços em municípios da região (ver relação dos eventos na seção “Aviso de Pauta”).

O governador destacou a importância histórica e geográfica que a região Centro-Sul para a formação cultural, para a consolidação do território do Paraná e para o desenvolvimento do Estado. “É um dos principais polos da formação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Pessuti. Ele lembrou que parte da região integrou o Território do Iguaçu (território federal criado no governo Getúlio Vargas, nos anos 40), era a Rota dos Tropeiros, e é nela - na Serra da Esperança - que nasce o Rio Ivaí, cuja bacia hidrográfica é uma das mais representativas do Paraná. “Um rio dos mais importantes, que corta 150 municípios.”

INVESTIMENTOS - Apesar dessa relevância na formação do Estado, a região apresenta os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. Porém, esse cenário, gradativamente, vem se modificando com os investimentos que o Governo do Estado faz desde 2003, conforme ressaltou o governador. Essas ações foram apresentadas num vídeo na abertura da reunião.

Além dos investimentos em educação (R$ 39 milhões na região, com a construção de 13 escolas, ampliação de 63 outras e construção de 37 quadras cobertas), saúde (destaque para a implantação de 23 centros da mulher e da criança) e em segurança (queda de 46% nos índices de homicídios), o governador fez menção especial ao Programa Leite das Crianças. Trata-se de um programa social, que ao mesmo tempo fomenta o crescimento econômico, ao incrementar as atividades de toda a cadeia leiteira (da pecuária aos laticínios, e distribuidores). “É um programa que neste mês faz sete anos e mudou a história da nutrição e da saúde infantil no Paraná.”

Pessuti falou da assistência às comunidades quilombolas e às comunidades indígenas que o Estado tem fornecido a Guarapuava e municípios vizinhos. “Esta região merece ações específicas.”



BOX – PESSUTI ANUNCIA MEDIDAS, EM ENTREVISTA COLETIVA



Antes do início da reunião da Escola de Governo em Guarapuava (no campus Santa Cruz da Unicentro), o governador Orlando Pessuti concedeu entrevista coletiva. A jornalistas locais, ele antecipou os temas que seriam tratados no encontro. Confira os principais pontos:

- Resultados da interiorização

Pessuti explicou que, ao aproximar a estrutura do Estado das prefeituras e das comunidades locais, com a Descentralização do Governo do Paraná, o governo agiliza e desburocratiza o andamento de obras e outras ações. Isso porque, conforme reforçou, todas as prefeituras da região têm contato direto com os órgãos estaduais, para superar eventuais entraves.

- Saúde

Sobre o credenciamento, para atendimento pelo SUS, de leitos do Hospital São Vicente de Paula, em Guarapuava, o governador reiterou que a decisão final cabe ao Ministério da Saúde, mas assegurou que a Secretaria de Estado da Saúde tem acompanhado de perto o processo.

- Ensino superior

Pessuti informou ainda que um grupo de trabalho está sendo constituído para viabilizar a implantação de campi da Unicentro em Pitanga e em Laranjeiras do Sul. Sobre a contratação de servidores para a Unicentro, explicou que as nomeações de concursados têm sido rotina na área de ensino superior.

- Terreno para o Judiciário

As cinco famílias que ocupam uma área que pertencia ao Executivo (ao DER) e havia sido doada ao Judiciário, em Guarapuava, serão realocadas pela Cohapar, adiantou o governador. “Com isso, o Judiciário poderá construir o novo fórum”, disse.
Arquivo anexado:

terça-feira, 25 de maio de 2010

UTFPR: apoio de ministros é decisivo na luta de Cezar Silvestri


Encontro desta quinta-feira, em Brasília, resulta de conversas anteriores entre o Deputado Cezar Silvestri, Gleisi Hoffmann e a reitora da UTFPR

O Deputado Cezar Silvestri participa, nesta quarta-feira, às 15h, de uma reunião em Brasília, com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e sua esposa Gleisi Hoffmann. O encontro terá como assunto principal a implantação do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Guarapuava. A reunião marcada pelo ministro Paulo Bernardo e por Gleisi, é mais uma maneira de sensibilizar o governo federal ao projeto de Guarapuava e pedir, além da aprovação do projeto, a liberação para contratação de professores e servidores que trabalharão no campus de Guarapuava.

Desde que iniciou os trabalhos para a implantação da Universidade Federal, Silvestri já fez uma série de reuniões e contatos políticos para articulação de apoio. A reunião de amanhã resulta de um encontro realizado dia 26 de abril em Curitiba, onde o Deputado Cezar Silvestri, pediu o apoio de Gleisi na tentativa de agilizar o processo de implantação do campus. Na ocasião, Silvestri e Gleisi se reuniram com os reitores da UTFPR para que Gleisi ficasse a par de todo o processo de implantação do campus.

“A Gleisi é esposa do ministro Paulo Bernardo e uma pessoa muito próxima do presidente Lula e do ministro da educação, por isso, temos que somar forças, fazer um trabalho muito grande de articulação para que todos apóiem o projeto da UTFPR”, destacou o parlamentar, logo após a reunião em Curitiba. Silvestri já enfatizava, naquela oportunidade, o comprometimento de Gleisi com a luta de Guarapuava. “Ela se propôs a trabalhar para que seja marcada uma reunião no Ministério da Educação”, lembrou. O compromisso de Gleisi foi cumprido e agora a reunião está marcada.

A expectativa de Silvestri é de que seja possível, já neste encontro, conseguir o apoio do Ministro da Educação e o comprometimento do governo federal de apoiar o projeto de implantação da UTFPR. A reunião será mais um importante passo na luta pela instalação da UTFPR em Guarapuava.



Recursos e articulação

Para seu pleno funcionamento, a Universidade Tecnológica de Guarapuava depende, inicialmente, de R$ 3 milhões de recursos que foram propostos pelo deputado Cezar Silvestri através de emenda ao Orçamento Geral da União. Outro item decisivo é o apoio dos demais parlamentares para que a emenda seja aprovada no Congresso Federal.

É com este objetivo que Cezar Silvestri vem trabalhando entre seus colegas no Congresso, paralelamente às outras iniciativas, que começaram com reuniões em Guarapuava, estendenderam-se à direção da UTFPR em Curitiba e chegaram a Brasília, com visitas do parlamentar guarapuavano a Ministérios e Comissões parlamentares na Câmara dos Deputados. “Já conversei com todos os nossos deputados federais e expus o nosso projeto e consegui o apoio de todos à nossa luta. Sabemos que além de todos os tramites burocráticos é preciso fazer uma grande articulação política, pois isso irá garantir apoio para que o nosso projeto seja aprovado”, enfatizou Silvestri.

Enquanto o deputado trabalha em Brasília para reunir forças políticas, uma comissão foi criada em Guarapuava pra elaborar a proposta de implantação do Campus. A coordenação técnica dos trabalhos ficou com uma equipe de professores da Unicentro, que estão concluindo toda a parte de redação e embasamento técnico e científico do projeto. Após diversos encontros, ficou estabelecido, pelos membros da comissão, - que é formada além da Unicentro, por diversas outras entidades representativas como Fiep, Acig e secretarias municipais - que constará no projeto, sugestão de seis cursos em níveis de bacharelado, tecnológico e técnico. São eles: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior - bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico). As sugestões serão submetidas à avaliação da reitoria da UTFPR para, posteriormente, serem definidos quais são os três cursos que constarão no projeto definitivo da implantação do campus.

 Comissão, formada por diversas entidades representativas do município, definiu sugestões de cursos e elaborou o projeto que será apresentado ao MEC

Retrospectiva

O encontro dos ministros com o deputado é mais um importante passo para conseguir a instalação da UTFPR em Guarapuava. A luta iniciada pelo Deputado Cezar Silvestri, começou ainda em outubro de 2009. Confira quais passos já foram dados para este importante projeto que beneficiará toda a região.

7 de outubro de 2009
Cezar Silvestri se reúne, em Brasília, com membros da reitoria da UTFPR e iniciam as tratativas para implantação de um Campus da Universidade em Guarapuava.

16 de novembro de 2009
Depois de uma série de encontros entre o deputado e a reitoria da UTFPR,  Silvestri convoca uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Guarapuava e expõe aos vereadores todo trabalho já realizado em busca da implantação do Campus. Pela primeira vez  na história uma sessão da Câmara é interrompida e todos os vereadores acompanham o Deputado até o gabinete do Prefeito.  Na sala de reuniões do Gabinete, o prefeito garante seu apoio ao projeto e anuncia que irá viabilizar a doação de um terreno para que seja possível a implantação da Universidade.

25 de novembro de 2009
Deputado Cezar Silvestri apresenta emenda orçamentária de R$ 3 milhões, para garantir recursos para a construção dos primeiros prédios da Universidade.

12 de abril de 2010
A pedido de Silvestri, o vice-reitor da UTFPR Paulo Osmar Dias Barbosa e o assessor de desenvolvimento acadêmico, Cion Cassiano Basso vem até Guarapuava e é realizado uma grande reunião. No encontro, o prefeito de Guarapuava dá garantia de que a prefeitura já possui o terreno para a implantação do campus. É formada então uma comissão composta por membros do poder público, representantes do deputado Cezar Silvestri e de diversas entidades de Guarapuava, para que seja iniciado o projeto de implantação do Campus.

19 de abril de 2010
Primeira reunião de trabalho da comissão composta para elaborar o projeto de instalação da UTFPR em Guarapuava. Por definição da comissão, coordenação dos trabalhos técnicos e redação do projeto ficou sob responsabilidade da Unicentro, através do professores Fernando Franco Neto e Adenilson José da Silva.

26 de abril de 2010
Enquanto a comissão dá andamento aos trabalhos de elaboração do projeto da implantação da UTFPR, Cezar Silvestri se reúne, em Curitiba com a esposa do Ministro Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann e a reitoria da UTFPR. Deste encontro resulta o comprometimento de Gleisi em agendar uma reunião com os ministros Paulo Bernado e Fernando Haddad.

17 de maio de 2010
Comissão de trabalho da UTFPR anuncia seis sugestões de cursos que serão incluídos no projeto de implantação, são eles: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior - bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico).

26 de maio de 2010
Por intermédio de Gleisi, Silvestri se reúne com os ministros do planejamento, Paulo Bernando e da Educação, Fernando Haddad.


--
Assessoria de imprensa – Dep. Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334
Contato: 42 3623 6586 – 42 9977 1656
Guarapuava - Paraná

Marcos Versátil: Carreira e Desafios


Na foto: Marcos e Sandra Prado 
Cineasta, produtor e roteirista, Marcos fala sobre a sua carreira, os desafios enfrentados para se lançar um filme 

Pernambucano, e criado na grande São Paulo onde sempre se simpatizou pelas artes Cênicas e musicais, se especializou em teatro onde apresentou algumas peças em vários locais de São Paulo. Com mais de 30 músicas próprias gravadas e apadrinhou uma banda chamada “Garotos do forró” que teve grande participação nas composições de musicas para a banda, que se tornaram sucesso já no litoral do Paraná. 

Assim como acontece com a maioria que estuda e sonha um dia dirigir o seu próprio longa-metragem, Marcos não é diferente. Reside em Matinhos há 03 anos, onde conseguiu com muito esforço, dedicação, produzir 02 filmes de suspense: Desespero I e Desespero II e mais um curta-metragem (comédia)chamado “Amigo é pra essas coisas”.(disponível no site do Youtube)
Ele conta como tudo iniciou. Como existe certo degrau da música para o cinema,devido á mais de cem composições escritas,resolveu ter a iniciativa de escrever um longa chamado “Vingança rara”. Que conta ser o grande projeto de sua vida que está engavetado. “Na busca de apoios para o desenvolvimento deste projeto e que começaram a surgir outros”, conta.  
Na foto: Marcos, Janice e  Sandra Prado 
Audacioso, o cineasta, poeta, escritor e músico foi à luta pelo tão sonhado projeto. Mas para quem almeja enfrentar essa carreira, sabe que é preciso saber dosar o entusiasmo. Mas para o jovem Marcos trabalhar e dedicar-se integralmente não é problema. Abre um leque de funções: direção, montagem, fotografia, edição, produção, som, iluminação e figurino.

 Infelizmente a indústria cinematográfica brasileira ainda é pequena.  
E o profissional nessa área deve estar preparado para as alternativas e para as dificuldades.
Para Versátil a maior dificuldade são os apoios. “O grande desafio na verdade é conseguir apoio, financiamento para os projetos”. “É difícil fazer cinema no Brasil, apesar de existir câmeras digitais que ficam mais fácil. Mas creio que facilitaria mais se os empresários investissem mais e acreditassem no nosso trabalho” Afirmou.

Ao falar sobre a mais recente produção “Desespero II”,(longa-metragem) que  já esta pronto, acredita que vai repetir o sucesso do “I”.Que está sendo lançado agora nas locadoras do litoral. Gravado em Matinhos direção Marcos Versatil e Rennata Orrico com elenco e produção local.

“A História da Continuação ao Primeiro Filme Desespero Onde a Situação Passa-se um Ano Depois com a Liberação do Entregador de Pizza,Causando Revolta a um dos Irmãos dos Integrantes Morto na Casa,Onde com Pouca Razão Trama uma Maldição como Vingança Liberando Todas as Almas e Causando um Novo Caos na Mesma Casa com Outra Família. Creio que repetirá o sucesso do “Desespero I”. Explica Versátil. 

 
Em média quanto tempo levou para produzir o filme? “Os meus filmes faço com muita rapidez”. Na realidade para filmar “Desespero I”, eu gastei 2 dias,junto com a especialidade e criatividade do produtor Elias Amaral leite.
Já o Desespero 2-foi um pouco mais, É um filme que tem tudo para balançar, pois tem muitas cenas bonitas, chocantes e assustadoras. Para o diretor, o segredo é ter boa equipe. “Nossa equipe conta com atores bem preparados e com extrema competência”. Todos voluntários“Assim fica muito fácil e possível concluir um trabalho e com resultado positivo”, ressaltou

Ao falar sobre Matinhos, afirma que é uma cidade prazerosa de se viver.
“Bonita, bem iluminada, onde se pode sair à noite, encontrar amigos. Tem uma paisagem maravilhosa. É uma cidade onde poderia realizar festivais de cinema. Movimentaria a cidade fora da temporada” afirmou Marcos.
Para o cineasta, seria uma forma de atrair turistas para a temporada de turismo de inverno, através de festivais cinematográficos.
Ao encerrar agradeceu a oportunidade de falar sobre o seu trabalho e divulga-lo.
“Agradeço esse espaço e ao Veja Paraná e deixo o convite para todos que queiram saber um pouco mais sobre a nossa produção, através do site:  www.desespero2.com.
Temos uma comunidade no orkut. Muito obrigado, finalizou Versátil.


Ouça e baixe gratis, a musica tema do filme "Desespero" de minha autoria.

NOVAS MÚSICAS:TEMAS PARA O FILME  DESESPERO 2

Musica -Agora de Doglair Amaral

Musica -Já foi de Marcos Versátil
http://www.4shared.com/file/191640408/50adc1ff/SNJ_-_Amizade.html?s=1                                                                                      Musica -Amizade de SNJ e CPM22