segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Deputado federal Moacir Micheletto morre em acidente de trânsito no PR

Ele dirigia sozinho um carro que bateu em uma caminhonete.
Duas pessoas ficaram feridas, levadas para um hospital.



O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) (Foto: Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil)
 
Micheletto (PMDB-PR) morreu nesta segunda
(Foto: Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil)
O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) morreu nesta segunda-feira (30) em um acidente de trânsito na PR-239, no Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na altura do quilômetro 588, o carro que o deputado dirigia bateu de frente com uma caminhonete. Ele estava sozinho no veículo e morreu na hora.
As pessoas que estavam na caminhonete tiveram ferimentos nas pernas e foram levadas para um hospital de Toledo. Não há informações sobre a gravidade.




Segundo informou a Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, o primeiro suplente da coligação, que será convocado para assumir a vaga de Micheletto, é Odílio Balbinotti (PMDB-PR).
De acordo com o site oficial, Micheletto nasceu em Xanxerê (SC), em 1942. Estudou Agronomia na Universidade Passo Fundo (RS). Em 1973 foi morar na cidade de Assis Chateaubriand (PR).
Ele estava no sexto mandato como deputado federal.
 

Cesar Filho se reúne com Michele Caputo para agilizar credencimento de Litotripsia em Irati


Cesar Silvestri Filho se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com o Secretário da Saúde, Michele Caputo e com os diretores da Clínica Renal de Iraty para discutirem sobre o credenciamento do serviço de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) ao Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento oferecido pela clínica atua na fragmentação de cálculos renais por ondas de choque, sem anestesia ou internamento. “Esta é uma oportunidade para que os pacientes da 4ª Regional de Saúde possam se tratar no próprio município com atendimento médico de qualidade”, comentou o deputado estadual Cesar Filho.

Atualmente, cerca de 70 pacientes da 4ª Regional de Saúde - que atende o município de Irati e região - realizam a Litotripsia em outras localidades, como Ponta Grossa ou Curitiba, o que caracteriza TFD (tratamento fora de domicílio) e gera maiores custos às Secretarias de Saúde, fazendo com que o paciente tenha um desgaste maior ao se deslocar para unidades distantes, já que nenhum serviço credenciado na própria regional de saúde de Irati está apto a realizar este procedimento. “Nós temos equipamento, profissionais e espaço adequado para dar o atendimento necessário à população, mas estamos pleiteando o credenciamento desde novembro de 2010 e não obtivemos retorno. Agora, com auxílio do deputado Cesar Filho, temos esperança para conseguir oferecer esse tratamento aos pacientes do SUS”, enfatizou Paulo Henrique Fraxino, diretor médico da Clínica Renal de Iraty.

Segundo o Secretário de Saúde, Michele Caputo, o processo para o credenciamento do procedimento de Litotripsia deverá ser estudado com rigor, mas um dos maiores objtivos do governo é descentralizar os serviços trabalhando com o maior número de atendimentos regionais. “O processo já está pronto e parece que vocês estão com tudo em ordem, mas temos que analisar a situação, porque isso não é apenas a decisão de um gestor estadual. Vamos levar o processo a bipartite estadual para obtermos uma resposta definitiva o mais breve possível”, afirmou.

A próxima reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para o dia 10 de fevereiro de 2012. “Temos que avaliar os critérios técnicos do processo e ver se não irá à bipartite regional, mas creio que já poderemos colocar o processo na pauta de março”, finalizou Michele Caputo.

Hemodiálise A Clínica Renal de Iraty, instalada no município desde 2003 atende hoje em sua capacidade máxima pacientes que realizam hemodiálise pelo SUS. O atendimento é dividido em três turnos, que iniciam às 7h, de segunda à sábado. Por semana, cada pessoa realiza três sessões de quatro horas. “A exemplo do serviço de hemodiálise que foi credenciado ao SUS, temos esperança que o tratamento de Litotripsia também seja disponibilizado a todos os pacientes da 4ª Regional de Saúde”, comenta Paulo Henrique Fraxino, diretor médico da Clínica Renal de Iraty.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Guarapuava


Jovens com cartazes, nariz de palhaço foram até o terminal da Fonte, para protestar contra o aumento da passagem de ônibus em Guarapuava.
A manifestação organizada pelos internautas e liderada pelo jovem William Correia, foi ganhando força e muitas pessoas foram aderindo ao protesto.
Faixas com frases: “2,50 é roubo”, “Chega de monopólio queremos concorrência”, “Não se conforme com o abuso, venha protestar”. “Se a tarifa não baixar a cidade vai parar!”, eram exibidas pelos jovens.

O PSD jovem coordenado pelo jovem Pedro Moraes, demostraram total apoio e participação ao protesto.

A coordenadora das mulheres do PSD de Guarapuava, Sandra Prado esteve no local para apoiar a manifestação. “Guarapuava não será mais a mesma a partir do momento que a população acreditar no seu poder de voz e vez”. Disse.

O presidente do PPS jovem, Samuca, participou da manifestação. O presidente da associação Austracurrg falou sobre o aumento abusivo das passagens e as leis que regem o municipio que não estão sendo cumpridas.