sexta-feira, 24 de maio de 2013

Projeto do Executivo que recompõe perdas salariais dos servidores será votado segunda-feira

 

Na próxima segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores votará, em regime de urgência, o projeto de lei, de autoria do Executivo, que concede a recomposição das perdas salariais dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do quadro geral do município. A recomposição ficará em torno dos 10%. “Foi estabelecido um limite dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e verificado qual a margem possível, chegando-se a esse valor”, explica o secretário de Administração, Ivanês Joséfi.

A votação em regime de urgência, com três turnos em uma única sessão, tem o objetivo de possibilitar o pagamento do reajuste na folha do mês, mas retroativo ao dia 1º de maio. “Com essa recomposição, a administração municipal está valorizando os funcionários como parte dos programas de governos propostos. Além disso, estamos buscando meios de valorizar a carreira e fazendo a revisão de todas as tabelas salariais”, acrescenta, informando que, para os professores, foi feita a adesão ao piso nacional o que possibilitou o reajuste de 7,97%.

Audiência pública do MP reuniu entidades contra PEC 37 no Sindicato Rural

 
O 2º vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora, sugere que a sociedade se mobilize e proteste em Brasília contra a proposta.
 
A audiência pública do Movimento Paraná sem Corrupção, promovida pelo Ministério Público, reuniu na noite de quarta-feira, 22, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, representantes de entidades da sociedade civil organizada e cidadãos interessados em discutir junto com os promotores de justiça o combate à corrupção.
Com o tema “Cidadania – Direitos e Deveres”, a audiência teve como objetivo mobilizar a sociedade em prol de uma cultura baseada em princípios éticos, de participação social e contra a corrupção. Além disso, também foi um ato público contra a PEC 37, que pretende restringir os poderes investigatórios do MP.
O 2º vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, declarou que a entidade é parceira e está à disposição do MP na disseminação da Campanha e também falou sobre a importância da união da sociedade contra a PEC 37. “Acredito que só falar é pouco. Precisamos protestar para que os políticos se sensibilizem. Nós produtores, quando foi necessário, nos unimos e fomos até Brasília defender nossos interesses. Proponho que, da mesma forma, haja essa união para pressionarmos o Congresso contra a aprovação da PEC”.
O promotor de Justiça, Vitor Hugo Nicastro Honesko, agradeceu a presença de todas as instituições presentes e destacou a necessidade de uma mudança de comportamento em todo o país. “Ficamos muito felizes de ver todos aqui presentes para iniciarmos esse movimento. Como foi dito, o Movimento Paraná sem Corrupção iniciou no ano passado, e tem por incumbência fazer com que os nossos alunos e todo povo paranaense tomem consciência de que o Brasil precisa mudar”.
Durante a audiência, outros promotores de Justiça se apresentaram e falaram sobre a atuação e o papel do Ministério Público. E ainda, representantes de entidades, vereadores, e cidadãos se manifestaram em apoio ao movimento.
O Sindicato Rural de Guarapuava; Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava(Concejug) e a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) apoiaram a realização da audiência.

RESUMO DE NOTICIAS...

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Administração municipal reitera apoio ao Ministério Público
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Na noite desta quarta-feira (22), no auditório do Sindicato Rural, o Ministério Público realizou uma audiência pública com o tema Cidadania: direitos e deveres. O objetivo foi discutir o Movimento Paraná sem Corrupção e a PEC 37. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, foi representado pelo procurador do município, Fábio Decker. O evento teve a participação de promotores, juízes e representantes da sociedade civil organizada.
 
Fábio Decker reiterou o posicionamento de Cesar Filho, que foi um dos primeiros prefeitos a manifestar publicamente o apoio ao MP e suas prerrogativas constitucionais. “No que se refere ao movimento contra a corrupção, a Prefeitura de Guarapuava manifesta que é um novo tempo e uma nova visão na forma de administrar o município e os bens públicos, atuando em parceria com o Ministério Público, Judiciário e sociedade civil organizada com o intuito de gerir com eficiência os recursos públicos”.
O promotor Vitor Hugo Nicastro agradeceu a participação dos representantes das entidades, pois demonstra que os temas são de interesse de todos os setores. Segundo ele, serão realizadas mais quatro audiências públicas em municípios da Comarca de Guarapuava, palestras em escolas e universidades, reuniões em bairros e o Ministério Público Universitário.
Estacionamento para idosos, deficientes e motociclistas será regulamentado
Em um mês, as vagas para deficientes, idosos e motociclistas vão integrar o Estar (Estacionamento Regulamentado). A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), na reunião do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), para resolver o problema da falta de rotatividade. No caso das motos, outra intenção é deixar as vagas nas esquinas para melhorar a questão da visibilidade. As próximas reuniões serão nos dias 6 e 20 de junho, às 8h30, na Câmara de Vereadores.
Finalizada etapa de lances do 25º Pregão Presencial do Transporte Escolar
A primeira etapa do 25ºPregão Presencial do Transporte Escolar, que está acontecendo na Prefeitura de Guarapuava, terminou na tarde desta quinta-feira (23). Foram finalizados os lances dos oito distritos: Palmerinha, Guairacá, Jordão, Entre Rios, periferia, deficientes físicos, Guará e Maack. A segunda etapa será a habilitação. A previsão de encerramento é dia 29 deste mês.
O objetivo do pregão é a contratação de empresas para prestar os serviços de transporte escolar para 2.500 crianças das redes municipal e estadual de ensino. Serão contratados mais de 200 veículos. Noventa e sete empresas se inscreveram para o pregão. Representantes do Observatório Social acompanham as reuniões e o processo de licitação.
Prefeitura de Guarapuava realiza audiência pública para prestação de contas
A Prefeitura de Guarapuava realiza no próximo dia 29, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h, uma audiência pública para prestação de contas e avaliação do cumprimento das metas no primeiro quadrimestre do ano de 2013. A apresentação será feita pelo secretário de Finanças, Anderson Neitzke, e o contador geral do município, Diocesar Costa de Souza, à comissão de Orçamento e Finanças e população em geral.
Equipe de basquete em cadeira de rodas disputa o Paranaense
A equipe de basquete para cadeirantes da ADFG (Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava) disputa, nesta sexta-feira e final de semana (24, 25 e 26), a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Basquete para Deficientes Físicos. Os jogos acontecem em Foz do Iguaçu e o time de Guarapuava irá enfrentar Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Castro. O time, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, é composta por onze jogadores e três treinadores.

Mutirão de audiências proporciona agilidade aos processos



Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), o Procon de Guarapuava realizou um mutirão de audiências, no qual foram atendidos 30 casos. Essa ação teve o objetivo de reduzir o tempo de espera dos consumidores na resolução dos processos, devido o alto número de reclamações. “O mutirão proporciona o rápido atendimento e a solução do litígio, o que beneficiará diretamente o consumidor”, afirma o advogado Jadir Roberto Vieira Junior.

A maioria dos casos atendidos se refere a empresas de telefonia. “Entre as principais reclamações estão cobranças indevidas e a má qualidade na prestação de serviços”, enumera o advogado. As questões que não foram solucionados nas audiências serão encaminhadas ao parecer jurídico e será aplicada uma penalidade à empresa, que vai de uma advertência ao pagamento de multa.

Os consumidores que precisarem registrar uma reclamação devem ir até o Procon, com a cópia do RG, CPF e comprovante de residência. A reclamação será registrada e os atendentes entrarão em contato com a empresa no mesmo momento. Não havendo solução imediata, os casos são encaminhados para audiência. Mais informações pelo número (42) 3621-4590. O Procon fica na rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados.