terça-feira, 22 de março de 2011

PPS Mulher inicia debate sobre disputa eleitoral de 2012



O PPS Mulher realizou na última segunda-feira (21 de março) reunião com objetivo de começar a se organizar para as eleições de 2012. Lideranças femininas anunciaram que o congresso municipal (Curitiba) está marcado para o dia 16 de abril e o congresso estadual no dia 14 de maio.

Segundo a coordenadora do PPS Mulher do Paraná, Ângela Donha, a legenda tem a intenção de atrair mulheres com grande representatividade política. “Queremos mais lideranças femininas para ter uma maior participação. Nosso desejo é não se preocupar com a cota obrigatória de 30% das candidaturas. Vamos percorrer o estado atrás de nomes fortes. As coordenadoras regionais devem se dedicar para a construção de uma boa chapa de candidatas”, disse.

Teses

Ângela também declarou que será enviado um formulário às coordenadoras regionais para facilitar na elaboração de teses, que serão avaliadas no Congresso Estadual. Alguns assuntos não deverão faltar nas teses do partido. Já na reunião, algumas lideranças femininas do PPS manifestaram preocupação em relação à situação profissional das professoras do ensino estadual. Segundo elas, o salário das professoras está defasado desde a época do governador José Richa. "Esta é uma das preocupações. O salário das mulheres é mais baixo. Temos que combater a discriminação", disse a coordenado do PPS Mulher.
Outro tema constantemente debatido é a dificuldade de abertura de espaço para as mulheres na política. As mulheres do PPS querem minimizar o problema, cumprindo a cota exigida de 30% das candidaturas.

Secretário defende preservação de recursos hídricos em cidades



O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou, nesta terça-feira (22), da abertura da 17.ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O evento, realizado no Parque Barigüi, marcou também as comemorações do Dia Mundial da Água.

Ao destacar a importância da preservação dos recursos hídricos, Silvestri enfatizou a necessidade de a expansão e o desenvolvimento das cidades serem planejados de forma que não agridam o meio ambiente. “Não podemos pensar em desenvolvimento urbano deixando de lado os aspectos ambientais. É imprescindível que os gestores públicos se preocupem com as questões ambientais”.

De acordo com o secretário, os centros urbanos são os maiores responsáveis pela poluição dos rios e pela destruição dos recursos naturais. “O campo está fazendo sua parte, preservando as áreas de mananciais, as reservas legais e as áreas de proteção permanente. O maior problema está nas cidades, que são os maiores agentes poluentes”.

Para Silvestri, é dever dos agentes públicos executar ações que garantam a sustentabilidade das cidades. “O saneamento básico é algo que deve ser tratado como prioridade. Não podemos conceber que uma cidade seja desenvolvida do ponto de vista do urbanismo sem levar em consideração a preservação dos recursos naturais”.

Áudio:

Desafio urbano é tema de debate no Dia Mundial da Água em Curitiba



Que iniciativas os municípios devem seguir para garantir que a qualidade e a quantidade da água dos rios do Paraná não se esgotem. Esta foi a principal discussão do evento “Água para as cidades: Respondendo o Desafio Urbano” – realizado nesta terça-feira (22) no salão de atos do Parque Barigui, em Curitiba, para comemorar o Dia Mundial da Água.

Mais de 700 pessoas participaram das discussões promovidas pelo Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e pelo Grupo Paranaense de Comunicação.

“Em diversas partes do mundo, as pessoas estão comemorando o Dia da Água com ações de limpeza de rios, plantio de mata ciliar, recuperação de nascentes, soltura de alevinos, entre outras. Todas as iniciativas são válidas tendo em vista a importância da água para a vida no planeta. Porém, sua quantidade é limitada e precisamos lembrar disso diariamente”, disse o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, na abertura do evento.

Para ele, o foco nas cidades é pertinente, visto que atualmente a concentração populacional está nos grandes centros urbanos. “O Estado também tem suas obrigações, pois a água é um bem público. Nenhum de nós pode fugir de tais obrigações. Se isso ocorrer as consequências serão graves, a exemplo do que já estamos testemunhando em outros países e regiões”, afirmou.

PRIORIDADES - O superintendente da Agência Nacional das Águas (ANA), Joaquim Gondim, destacou a necessidade da participação dos governos estaduais e municipais para garantir a preservação dos mananciais que estão próximos aos centros urbanos.

“Temos que proteger prioritariamente as bacias hidrográficas, de acordo com o que determina a legislação vigente, na qual está prevista a implementação dos Planos Estaduais de Recursos Hídricos. O Paraná é pioneiro neste assunto e possui iniciativas que são exemplos para o País”, disse Gondim.

Entre as medidas para garantir a melhoria da qualidade da água dos rios e nascentes mencionados pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar da Cunha Tiscoski, está o aumento de investimentos em saneamento, abastecimento e tratamento de resíduos sólidos.

“Como política federal temos a meta de eliminar os lixões do País, num prazo de quatro anos. Também vamos, até 2030, universalizar o sistema de saneamento no Brasil, levando a todas as residências o abastecimento com água potável e tratamento de esgoto. No Paraná já temos recursos para investir, em parceria com a Sanepar, ainda este ano”, afirmou Tiscoski.

O secretário nacional disse que o Brasil detém 12% da água doce do mundo e ainda assim enfrenta problemas que atingem diretamente sua população com relação principalmente à distribuição e tratamento de água, onde 43% das residências não possuem sistema de esgoto.

EDUCAÇÃO - O vice-presidente do Instituto RPC de Comunicação, Mariano Lemanski, disse que o grupo de comunicação tem como missão informar e educar a população e não apenas apontar os problemas.

“Com o fórum Águas do Amanhã, procuramos dar maior visibilidade ao assunto. É importante que se exponha a causa dos problemas e que isso leve à mobilização em torno do tema da água, tema este que diz respeito à saúde de todos os seres vivos”, afirmou Lemanski.

O município de Curitiba e as 25 cidades da Região Metropolitana (RMC) estão se integrando em parcerias e projetos voltados à recuperação de rios comuns aos municípios.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, citou como exemplo projetos de recuperação do rio Barigui e de despoluição do rio Belém e Uvu como exemplo. “Além disso, estamos trabalhando em uma ação que vai atingir a bacia do Iguaçu e que será desenvolvida em parceria com o Governo do Estado”, antecipou Ducci.

PROGRAMAÇÃO – No final da tarde desta terça-feira (22) será realizado ainda “O III Fórum Águas do Amanhã – Sociedade Civil”, que inclui palestras e debates sobre a utilização consciente, a conservação da água para gerações futuras e o papel da sociedade nessas ações. A iniciativa é promovida pelo grupo GRPCOM, em parceria com o Banco HSBC e apoio do Governo.

Na programação está prevista a assinatura de um termo de parceria entre o Instituto das Águas do Paraná e a Organização Não Governamental (ONG) Água e Cidade. A parceria prevê o lançamento dos programas de educação ambiental Água na Escola, voltado a crianças do 5º ano do Ensino Fundamental; e Água no Trabalho, direcionado ao ambiente de trabalho. O tema das iniciativas é o uso racional da água.

Sindicato Rural sedia reunião do CSA‏



O Sindicato Rural de Guarapuava sedia nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 9 horas, uma reunião do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária (CSA).

Na pauta da reunião, estão as ações para 2011 e discussão sobre febre aftosa, tuberculose, brucelose, sementes certificadas, entre outros.

O objetivo do CSA é apoiar a defesa agropecuária na erradicação e controle de doenças contagiosas para o homem, animais e vegetais; apoiar o planejamento e a execução das ações de defesa, inspeção, vigilância sanitária e segurança alimentar; agir contra perdas econômicas para o produtor e para a sociedade, geradas pela falta de sanidade.





Assessoria de Imprensa – Release 414 – 22/03/2011

Sindicato Rural de Guarapuava- (42) 3623-1115- ACESSE O SITE www.srgpuava.com.br

Silvestri alerta gestores públicos para desenvolvimento sustentável das cidades



O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou nesta terça-feira (22) da abertura da 17ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O evento, realizado no Parque Bariguí, marcou também as comemorações pela passagem do Dia Mundial da Água.

Ao destacar a importância da preservação dos recursos hídricos, Silvestri enfatizou a necessidade de que a expansão e o desenvolvimento das cidades sejam planejados de forma que não agridam, nem destruam o meio ambiente. “Não podemos pensar em desenvolvimento urbano deixando de lado os aspectos ambientais. Hoje em dia é imprescindível que os gestores públicos realmente se preocupem com as questões ambientais”, disse.

De acordo com o secretário, os centros urbanos são os maiores responsáveis pela poluição dos rios e destruição dos recursos naturais. “O campo está fazendo sua parte, preservando as áreas de mananciais, as reservas legais e as áreas de proteção permanente. O maior problema está nas cidades, que são os maiores agentes poluentes”, opinou.

Para Silvestri, é dever dos agentes públicos executarem ações que garantam a sustentabilidade das cidades. “O saneamento básico é algo que deve ser tratado como prioridade pelos gestores públicos pois afeta diretamente as questões ligadas aos recursos hídricos. Não podemos conceber que uma cidade seja desenvolvida do ponto de vista do urbanismo sem levar em consideração a preservação dos recursos naturais”, concluiu.

Pegou muito mal...




Pegou muito mal o episódio envolvendo o deputado estadual Gilberto Ribeiro (PSB), cujo veículo atropelou um adolescente de 14 anos no final de semana, em Piraquara. O parlamentar deixou o local sem prestar socorro à ví...tima e, ao tentar se explicar, se complicou ainda mais, ao alegar que fugiu por temer uma “aglomeração de populares”. Ribeiro também foi contestado por dizer que não dirigia o veículo — segundo ele, conduzido por um assessor —, sendo que testemunhas não só apontaram o contrário como disseram que ele apresentava sinais de embriaguez. O caso vem à tona em um momento em que a Assembleia Legislativa tenta se esforçar para reverter a péssima imagem da Casa perante a opinião pública. E surge dois anos depois do acidente envolvendo o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, que resultou na morte de duas pessoas. Desse jeito, todo o trabalho feito pela direção do Legislativo não vai dar resultado.http://www.bemparana.com.br/index.php?n=174612&t=voo-cego

Deputado é acusado de atropelar e fugir sem prestar socorro em Piraquara



O deputado estadual Gilberto Ribeiro (PSB) é acusado de ter atropelado na noite de sábado (12), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, um adolescente de 14 anos e de ter fugido do local sem prestar socorro. As informações são da Rádio Banda B.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência registrado pela polícia junto à Secretaria de Segurança Pública, o deputado dirigia uma caminhonete S10 que teria invadido o meio-fio onde estava o garoto William Sanches da Conceição, atingindo-o. Testemunhas disseram que Ribeiro estaria dirigindo o veículo e chegou a descer da caminhonete, mas voltou e fugiu do local sem prestar atendimento à vítima.

Familiares do garoto disseram que Ribeiro estaria alcoolizado e que ele tinha saído de um bar na região. William foi socorrido pelo Siatge e encaminhado para o hospital com vários cortes no rosto e escoriações pelo corpo, mas não corria risco de morte.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Gilberto Ribeiro disse que saiu do local do acidente porque ficou com medo da reação das pessoas no local. E que não era ele quem conduzia o veículo, mas sim um funcionário seu. Informou ainda que eles retornavam do litoral e que não viram o adolescente na rua, pois estaria escuro e o garoto usava roupas de cores escuras também.

Gilberto Ribeiro, além de atuar como parlamentar em Curitiba, também é apresentador de um programa policial em uma emissora da capital paranaense.

Em 2009, em outro acidente envolvendo deputado estadual, Fernando Ribas Carli Filho bateu o seu carro em outro em que morreram dois rapazes. Exames apontaram que ele estaria alcoolizado no momento do acidente. Por conta deste episódio, ele perdeu o mandato e responde pelas mortes na Justiça.

“Máfia dos radares”: Isfer diz não ter estimativa de indenização para Consilux



O presidente da Urbs, Marcos Isfer, afirmou ontem, em audiência pública na Câmara Municipal, que a prefeitura não tem ainda um estimativa de quanto poderá ter que pagar em indenizações por conta do rompimento unilateral do contrato com a Consilux, empresa que até semana passada operava radares e lombadas eletrônicas em Curitiba. Isfer desconversou quando questionado sobre o valor de R$ 70 milhões divulgado na imprensa como possível passivo judicial que o município pode ter que assumir por conta da “estatização” do sistema.

O cancelamento do contrato foi determinado na semana passada, após denúncias veiculadas pelo Fantástico, da Rede Globo, em que um ex-diretor da Consilux, Heterley Richter Júnior, confessava que a empresa oferecia propina de 5% para obter contratos com órgãos públicos para a operação de radares e outros equipamentos eletrônicos de fiscalização do trânsito. Nas mesmas gravações, ele confirmava ainda a possibilidade de anulação e sumiço de imagens de infrações envolvendo políticos e apadrinhados, afirmando inclusive que a Consilux já teria feito isso em Curitiba.

A convocação de Isfer foi pedida pela bancada de oposição, que também entrou com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar o caso. Para a abertura da CPI, são necessárias as assinaturas de 13 vereadores, mas até agora apenas seis apoiaram a iniciativa: o líder da bancada de oposição, Algaci Tulio (PMDB), o líder do PT, Jonny Stica, e os vereadore Noêmia Rocha (PMDB), professora Josete (PT), Pedro Paulo (PT) e Paulo Salamuni (PV).


Na audiência de ontem, Isfer limitou-se a repetir declarações já dadas anteriormente, de que a prefeitura vai buscar a melhor forma jurídica de cancelar o contrato para evitar prejuízos aos cofres do municipio. Pela operação de 119 radares e 50 lombadas eletrônicas, a Consilux recebia R$ 950 mil ou quase R$ 12 milhões ao ano. A empresa já anunciou que ia aguardar a notificação oficial para tomar as medidas que achar adequadas.

O presidente da Urbs se contradisse ontem, ao defender a legalidade da contratação da Consilux, ao mesmo tempo em que tentava convencer os vereadores da oportunidade do cancelamento do mesmo. O líder do PT cobrou informações em relação ao custo da rescisão do último contrato com a Consilux. Isfer respondeu que “nada será feito em prejuízo ao erário público”.

Stica também questionou se funcionários da Urbs têm privilégios para acessar o sistema e apagar multas, o que foi negado. Segundo ele, os registros são gerados com números sequenciais e os dados são criptografados. “A nosso ver a audiência é insuficiente por ser muito superficial”, explicou, lembrando que cada vereador só tinha dois a três minutos para questionar Isfer, sem direito à réplica. “Além disso, nós não queremos ouvir só a Urbs, mas a Consilux e outros envolvidos. E isso só com a CPI”, disse o petista.

Carli Filho — Entre as respostas de Isfer, chamou a atenção também quando ele disse que na época do acidente que envolveu o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, era a Consilux que digitalizava as multas de trânsito de Curitiba. O município só teria assumido controle total sobre a geração de infrações a partir de abril de 2010. Para a vereadora professora Josete, as afirmações reforçam a versão de que haveria um terceiro veículo no acidente, que estaria fazendo um “racha” com o ex-deputado. (IS)

Entenda como funciona um júri popular




Sete pessoas ligadas à comunidade onde o crime ocorreu julgam o caso

júri é preciso ser maior de 18 anos, não trabalhar na polícia ou no judiciário e não possuir antecedentes criminais.

No dia do julgamento, sete pessoas da lista de convocados são sorteadas para formar o júri. Conforme o nome é divulgado, defesa e acusação têm o direito de aceitar ou recusar aquela pessoa. Promotor e advogado podem recusar até três jurados cada.

Enquanto o caso for julgado, o júri dorme e come no fórum, não tem acesso a informações externas - não podem acessar internet e ler jornal ou revista - e só pode telefonar em caso de urgência. E, no momento da ligação, um oficial de justiça acompanha o jurado.

Os componentes do júri podem conversar entre si, mas são proibidos de discutir questões referentes ao caso que está sendo julgado. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, um oficial de justiça acompanha os jurados o tempo todo e, se for comprovado que a incomunicabilidade deles foi quebrada, tanto a defesa quanto a promotoria podem pedir a anulação imediata do julgamento.

Depois dos depoimentos, da apresentação das provas e dos debates, os jurados votam, em uma sala secreta, se consideram os réus culpados ou inocentes. No caso de serem julgados culpados, é o juiz quem estipula a pena com base em um questionário respondido pelos jurados.

O jovem Daniel Brandalise foi preso por policiais civis na tarde de ontem, em Guarapuava. Ele foi sentenciado a 10 anos de reclusão pela morte, por atropelamento, do cobrador de ônibus Everson Ferreira da Silva, mas encontrava-se em liberdade.

Antibióticos não devem ser tomados fora do horário nem compensados



O infectologista e consultor Caio Rosenthal tira dúvidas que chegaram pela internet sobre bactérias e antibióticos.
O médico disse que esses micro-organismos não são transmitidos pela água de uma piscina tratada. Além disso, esclareceu que os antibióticos não anulam o efeito de um anticoncepcional.


Segundo Rosenthal, quem usa luvas deve descartá-las com frequência. O ideal é que para cada pessoa seja utilizada uma diferente, mas isso muitas vezes serve de proteção para o profissional, como no caso de cabeleireiros e balconistas de padarias.


O infectologista também falou que os antibióticos não devem ser tomados fora do horário, nem compensados com uma dose maior no caso de esquecimento. Rosenthal explicou, ainda, que a bactéria Escherichia coli pode ser patogênica ou não em um recém-nascido, por isso é preciso ver se ele está com febre, diarreia ou outro sintoma. Se o micro-organismo é bom ou não, vai depender da cepa e das propriedades dele.


De acordo com o médico, o banheiro é o local da casa mais propício para o convívio de bactérias. Por fim, ele destacou que crianças de até 7 anos que tomam antibióticos demais podem ter o crescimentos ósseo prejudicado e os dentes enfraquecidos. Até os 12 anos, deve haver um cuidado maior.

Executiva e bancada definem nesta terça propostas do PPS para a reforma política



Por: Diógenes /PPS Nacional

A Executiva Nacional do PPS e os integrantes da bancada no Congresso Federal definem nesta terça-feira as proposta do partido para a reforma política. Entre os pontos em discussão estão a adoção do voto distrital misto, o financiamento público de campanha, o fim das coligações nas eleições proporcionais e a proibição de reeleição para presidente, governador e prefeito.

O encontro acontece às 10 horas no plenário 16 do anexo II da Câmara dos Deputados. Confira abaixo a íntegra da convocação da reunião:

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
Diretório Nacional

Brasília, 16 de março de 2011


Ofício 009/11

Car@s membros da Bancada Federal e da Executiva Nacional

Estamos convocando a Comissão Executiva Nacional para reunião no próximo dia 22 de março (terça-feira), juntamente com a bancada federal, às 10 horas, no Plenário 16 do anexo II da Câmara Federal, com a seguinte pauta:

Reforma Política - Análise e definição do Projeto do PPS
Informes Gerais

Encarecendo a importância de sua presença, renovamos votos de estima e consideração.

Cordialmente,

Roberto Freire
Presidente

Zico confirma a Richa presença em jogo para ajudar vítimas do Japão e do Litoral




O Governo do Paraná vai apoiar um jogo amistoso de futebol para arrecadar fundos para ajudar as vítimas do terremoto e dos tsunamis que atingiram o Japão e as vítimas das chuvas que atingiram os municípios do Litoral paranaense na mesma semana. A partida deve acontecer na primeira quinzena de abril, no estádio Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, em Curitiba, e terá a presença de Zico, entre outros jogadores brasileiros que atuaram no Japão.

“Manifestei ao cônsul do Japão a solidariedade do povo paranaense com o povo japonês, que deu uma contribuição inestimável à construção e ao desenvolvimento econômico e social do Paraná. Vejo com grande carinho a iniciativa dessa partida”, disse o governador, que nesta segunda-feira (21) conversou ao telefone com Zico sobre a partida.

O telefonema deu-se durante encontro do governador com o ex-jogador Alcindo Sartori, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A ideia da partida surgiu de uma conversa entre Alcindo, que jogou futebol profissionalmente em três clubes do Japão (Kashima Antlers, Verdy Kawasaki e Consadole Sapporo), e o brasileiro Zico, que jogou pelo Kashima Antlers e ainda hoje é considerado astro no país asiático. “A comunidade japonesa de Cascavel pediu apoio e eu conversei com o Zico sobre uma forma de ajudar. Ele sugeriu uma partida com a participação de outros brasileiros que jogaram no Japão com atletas convidados, na Arena da Baixada”, explicou Alcindo.

Na conversa com o governador, Zico confirmou a presença no jogo. “Estamos criando uma comissão para organizar essa partida e vamos fazer um grande evento para dar a contribuição do Paraná ao povo japonês e também aos nossos irmãos do Litoral”, disse Richa. O governador informou que a partida pode ser transmitida pela TV E-Paraná.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Esportes e de Assuntos da Copa do Mundo, da Federação Paranaense de Futebol, do Atlético Paranaense, o ex-deputado estadual Luiz Nishimori, o cônsul do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, e entidades da comunidade japonesa.

O cônsul Noboru Yamaguchi agradeceu as manifestações de solidariedade do governador e o apoio do governo. “Essa iniciativa vai encorajar muito o povo japonês, que passa por um momento de muita dificuldade”, disse Yamaguchi.

Além de Zico, confirmaram presença na partida os ex-jogadores Careca, Gilmar Rinaldi, Raí, Ronaldão, André Cruz, Djalminha, Jorginho e Júnior, o treinador Valdir Espinosa, entre outros, inclusive atletas de renome de clubes paranaenses, que serão convidados a participar do evento beneficente.

Para o secretário do esporte, Evandro Roman, o jogo beneficente será uma excelente oportunidade para os fãs de futebol reverem seus ídolos e ainda ajudarem as pessoas que foram atingidas pelas tragédias ocorridas no Japão e no Litoral do Paraná. “É uma ação carregada de um grande simbolismo, que vai fazer com que o paranaense se sinta solidário. A repercussão será muito grande no Japão”, disse Roman.

Secretaria da Saúde autua estabelecimentos que não cumprem lei antifumo



A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) os resultados da fiscalização da Lei Antifumo realizada nos 29 municípios da 2ª Regional Metropolitana na sexta-feira (18). Técnicos da Vigilância Sanitária percorreram locais públicos e terminais de transporte coletivo para fiscalizar o cumprimento da lei estadual, que entrou em vigor em novembro de 2009. Foram inspecionados 526 locais públicos em 25 municípios. Destes, 12 estabelecimentos foram autuados e deverão sanar as irregularidades encontradas pelos fiscais. Quatro municípios ainda não informaram os números da operação.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explicou que a ação foi programada para fomentar a discussão sobre a lei. “A maior preocupação é com os terminais de transporte coletivo. É comum encontrar pessoas fumando e bitucas de cigarro nos terminais de ônibus”, disse. Neste caso a empresa que administra o terminal é autuada.

Além de pessoas fumando em local proibido, o estabelecimento pode ser autuado se não existirem cartazes indicando a proibição ou se existirem cinzeiros e bitucas de cigarros no ambiente. Se a empresa não fizer a adequação no prazo determinado pelos fiscais, poderá ser multada no valor de até 100 UPR/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), o que equivale a R$ 6,5 mil, em caso de reincidência.

Nos dias que antecederam a fiscalização, a equipe da Vigilância em Saúde promoveu uma capacitação para os técnicos das vigilâncias municipais. “O objetivo foi orientar os técnicos sobre a aplicação da lei e incentivar as fiscalizações nos locais públicos”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Santana.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Almirante Tamandaré, Ernesto Antonio Rossi, informou que os agentes do município irão fiscalizar a aplicação da lei sempre que fizerem outros tipos de fiscalização. “Vamos incluir a fiscalização antitabagismo”, explicou Rossi.

CONSULTA PÚBLICA - A Secretaria da Saúde promove nesta terça-feira (22), às 14 horas, em Curitiba, uma audiência pública para discutir questões relacionadas ao tabagismo. Em pauta estão os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco. A exposição das embalagens e os materiais de propaganda disponíveis nos pontos de venda também serão discutidos.

A audiência será transmitida por webconferência para todo Paraná pelo site da Escola de Saúde Pública (www.escoladesaude.pr.gov.br). Os participantes poderão mandar perguntas via chat durante a transmissão.

Paraná debate emprego e qualificação com ministro do Trabalho



O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, falou sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, nesta segunda-feira (21), em Curitiba. A reunião foi organizada pela Força Sindical para debater sobre a situação da classe trabalhadora no Paraná e no Brasil.

De acordo com Romanelli, a qualificação profissional é fundamental para ajudar a garantir emprego aos trabalhadores. “Existem milhares de ofertas surgindo neste nítido crescimento da economia paranaense. Agora, contamos com o apoio do Governo Federal para capacitar as pessoas e preencher o maior número de vagas possível”.

O secretário também pediu respostas a solicitações já entregues ao ministro em Brasília. “Para a Copa de 2014, a meta do governo estadual é qualificar 16.668 trabalhadores, para funções como motorista, cozinheiro, garçom e vendedor”, explicou. Além da qualificação profissional, foram entregues pedidos relacionados à economia solidária e ao Sistema Público de Emprego.

O ministro Carlos Lupi garantiu que o Paraná é uma das prioridades em sua gestão, por ser um dos estados mais importantes na geração de emprego e renda. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o Paraná se mantém entre os cinco estados que mais geram novos postos no mercado formal.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, feitas pela Força Sindical, estão a redução da jornada de trabalho, a questão do trabalho terceirizado e o fim do fator previdenciário. Segundo o presidente em exercício, Clementino Vieira, o encontro serviu para mostrar que o Paraná também pode contribuir para o desenvolvimento do País.

Municípios paranaenses vão celebrar Dia Mundial da Água



Em comemoração ao Dia Mundial da Água – celebrado nesta terça-feira (22) – a Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná realizam em conjunto com as prefeituras dos municípios do interior ações por todo o Paraná. Entre as principais ações está a recuperação de mata ciliar de rios e mananciais de abastecimento público, mutirão para retirada de lixo e atividades de educação socioambientais.

“A participação das prefeituras é fundamental. Com a parceria dos governos municipais temos mais acesso à população que passa a entender melhor o nosso trabalho. O IAP é a autarquia que fiscaliza e licencia os empreendimentos no Paraná,” disse o presidente do IAP, Tarcísio Mossato.

Confira a programação de diversas regiões.

AMPÉRE –Durante toda a semana, alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais serão selecionados para participar do “Projeto de Preservação das Nascentes dos Rios Ampére e Sarandi”. Eles atuarão como agentes ambientais, conhecendo os cursos de água e levando as informações para os colegas de classes. Além disso, os estudantes também realizarão a coleta de lixo e plantio de árvores nativas.

CLEVELÂNDIA - Será recuperada a fonte de água da Rua Crescêncio Martins, o IAP fará a análise de água de diversas partes do município e a coleta de lixo no entorno do Rio do Brinco.

CORONEL VIVIDA - Nos dias 22 e 23 de março, será promovido o plantio de mata ciliar de espécies nativas com alunos de escolas municipais, em conjunto com a Casa Família Rural. Os estudantes também conhecerão propriedades rurais em que foi realizada a preservação de fontes. Serão distribuídos panfletos de orientação sobre a importância da coleta seletiva.

ENÉAS MARQUES - A prefeitura promoverá o encontro “Preservação, Economia e Qualidade da Água para o Consumo Humano”, o qual trará debates, palestras e contará com o lançamento de um projeto para a criação de uma associação dos usuários de água do município.

FAROL -A prefeitura, em parceria com o IAP e a Emater, promoverá o plantio de mata ciliar e a soltura de peixes nos rios do município. No dia domingo (27) terá “bóia-cross” no Rio Goioerê.

HONÓRIO SERPA -O município comemora o Dia da Água com o plantio de mata ciliar e a promoção de palestras para alunos das escolas municipais.

IRATI E REGIÃO - Os nove municípios da região de Irati vão promover palestras nas escolas municipais. Os temas escolhidos são água, lixo e proteção de nascentes. Os alunos também vão visitar propriedades rurais para conhecer minas d'água.

LONDRINA - O escritório regional da Sema em parceria com órgãos públicos estaduais e municipais promove a campanha “Londrina contra a dengue”, com ações de conscientização que visam a diminuição dos focos da doença. O evento ocorre entre as 10h e 12h, no semáforo da Rua Prof. João Cândido com a Avenida Paraná e no calçadão.

MARINGÁ - A regional da Sema de Maringá e a prefeitura são parceiras em iniciativas de conscientização ambiental e prevenção contra a dengue envolvendo estudantes de escolas municipais e professores universitários.

PATO BRANCO - Haverá uma exposição de trabalhos e atividades relacionadas ao meio ambiente.

PLANALTO - A prefeitura vai promover um programa de rádio sobre a água. Também será realizada a avaliação do ICMS ecológico.

PONTA GROSSA - Em parceria com a Diocese de Ponta Grossa, serão realizados o plantio de mudas na Praça Marechal Floriano Peixoto, que também serão distribuídas para a comunidade e paróquias do município. Além disso, haverá um culto ecumênico com a benção das águas e florestas.

REALEZA -Atividades com escolas municipais, destacando a importância da água com desenhos e textos.

SALGADO FILHO – Vai realizar mutirões de limpeza nos rios Tamanduá, Tamanduazinho e Sarandi, que cortam o município. Na quinta-feira (24), será lançada a campanha “De olho no óleo”, que tem como objetivo dar um destino adequado ao óleo de cozinha.

SALTO DO LONTRA - A prefeitura e outras entidades do município promovem um seminário sobre a importância da água e os cuidados para a preservação de recursos hídricos.

SÃO JOÃO - O município comemora o “Dia da Água” com diversas atividades nas escolas, como palestras, visitas a parques, concursos de desenho e atividades recreativas.

TIBAGI - Entre os dias 21 e 22 de março, a Força Verde fará palestra aos alunos dos 3º, 4º e 5º anos das escolas municipais Telêmaco Borba, Profª Ida Viana e Prof. Aroldo. Também no dia 22 será realizado um mutirão de limpeza no Rio Tibagi, seguido de rafting.

TURVO - Haverá apresentações teatrais para alunos das escolas municipais, da Apae e do Projovem. Os teatros abordarão o uso consciente da água e a importância da preservação.

Secretário da Segurança anuncia medidas para resolver crise no IML



O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, anunciou nesta segunda-feira (21) medidas de curto e médio prazos para resolver a situação do Instituto Médico Legal de Curitiba e das unidades do interior. De imediato, serão contratados temporariamente médicos legistas, peritos e auxiliares de necropsia, peritos químico-legais, toxicologistas, auxiliares administrativos e motoristas para o IML de Curitiba e das 17 unidades instaladas no Estado.

“O IML tem hoje 73 médicos legistas em atividade e precisa de pelo menos o dobro para ter eficiência”, afirmou o secretário. Depois de aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei que corrige algumas distorções na carreira, a Secretaria da Segurança Pública vai realizar concurso público.

A solução definitiva para Curitiba será a construção de novas instalações para o IML, num prazo de 12 a 15 meses. Em 60 dias, a secretaria entrega as obras das unidades do IML em Paranaguá, União da Vitória, Paranavaí e Toledo. Em seguida, haverá licitação para construção das unidades de Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

“O IML de Curitiba precisa sair do centro da cidade. Precisamos de uma sede construída de acordo com as normas ambientais e da vigilância sanitária. O projeto arquitetônico está pronto desde junho do ano passado e a obra está orçada em cerca de R$ 15 milhões. Não houve, porém, a inclusão dessa obra no orçamento de 2011. Uma solução para o processo será a contratação emergencial”, explicou Almeida César.

De acordo com o secretário, o Governo do Paraná vai propiciar as condições para que o IML volte a ser referência nacional. “O governador Beto Richa assumiu o compromisso de resolver o problema do IML, que envergonha todo o Paraná. A morte de um parente ou de um amigo é o momento de maior aflição das famílias, e o Estado deve atendê-las com rapidez e eficiência”, afirmou.

A Secretaria de Segurança também vai recompor a frota para transporte de corpos. Serão adquiridos 25 rabecões para atender os IMLs do Estado. “Os veículos que estão em uso não têm condições técnicas de acondicionamento e transporte dos corpos. Um deles já rodou 800 mil quilômetros. Os rabecões são muito antigos e inadequados”, disse o secretário.

CÂMARAS - Para resolver a superlotação das câmaras frias, a secretaria vai fazer um trabalho articulado com o Poder Judiciário e com as prefeituras de Curitiba e região metropolitana.

Atualmente, existem 119 corpos sem identificação ou que não foram reclamados pelas famílias no IML de Curitiba. “Esse volume vem se acumulando desde 2008. Para que os corpos possam ser enterrados, é necessário alvará judicial e um local para o enterro. Por isso, é fundamental essa articulação para agilizar os trâmites burocráticos”, afirmou Almeida César.

Nesta segunda-feira (21), o IML deverá fazer o sepultamento de 15 corpos e, na quinta-feira (24), outros serão enterrados. “Estamos trabalhando para zerar a superlotação das câmaras frias, porque essa é uma situação que envergonha a todos nós e mostra a que ponto chegou o desmazelo com o IML”, afirmou o secretário.

EXAMES - Em seis meses, deverá estar em funcionamento o laboratório de DNA. “Estamos finalizando a compra de equipamentos. A formação do banco de dados de DNA será muito importante, não só para identificação de corpos, mas especialmente para o trabalho da polícia científica na identificação de criminosos.”

Além de mandar consertar o único cromatógrafo existente no IML, o secretário pretende adquirir mais um equipamento similar e vai reivindicar ao Ministério da Justiça a compra de um terceiro, para utilização na separação de componentes químicos.

Outra medida anunciada foi a formalização de convênio com a Secretaria da Saúde para que as perícias de crimes sexuais não sejam mais realizadas nas instalações do IML. “Queremos que esses exames sejam realizados em hospitais ou em espaços físicos de menor constrangimento para as vítimas”, disse o secretário.

Áudio: