sexta-feira, 9 de maio de 2014

Escola Francisco Contini faz homenagem ao dia das mães



A Escola Municipal Francisco Contini preparou uma homenagem especial para comemorar o Dia das Mães. A entrada da escola foi toda decorada com frases e corações para recepcionar as mães.

O evento aconteceu na quadra da escola no período da manhã e no período da tarde.
As mães que estavam presentes, tiveram um momento de grande  emoção quando as  crianças começaram as apresentações musicais. Os alunos cantaram e dançaram em homenagem às  suas mães que não conseguiram segurar as lágrimas de emoção ao  ver seus filhos. 


Ao longo do evento, as mães foram homenageadas com frases especiais, músicas e coreografias que destacavam a importância da mãe e da mulher com seu amor incondicional.



Ao final do evento as crianças levaram as lembrancinhas para as mães que foram preparadas com muito carinho, pelas organizadoras.


 A direção da escola deseja a todas as mães um feliz Dia das Mães e  destaca que cada vez mais, os laços que unem as parcerias são sempre importantes.

                        

TJ-PR decide pela terceira vez que Carli Filho vai a Júri Popular

Ex-deputado se envolveu em acidente que matou dois jovens, em 2009.
Exame que comprova embriaguez dele na ocasião será desconsiderado.

Do G1 PR
Carli Filho (Foto: Reprodução/ RPC TV)Processo se arrasta há cinco anos e ainda não
foi julgado em primeira instância
(Foto: Reprodução/ RPC TV)
O Tribunal de Justiça do Paraná decidiu, nesta quinta-feira (8), que o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho deverá ser submetido ao júri popular. O ex-parlamentar responde pela morte de dois jovens, em um acidente de trânsito no ano de 2009, em Curitiba. Na ocasião, foi constatado que ele dirigia em alta velocidade, com a carteira de habilitação suspensa e ainda com indícios de embriaguez.
A decisão do TJ-PR não excluiu as denúncias formuladas pelo Ministério Público contra Carli Filho. Ele deverá responder na Justiça por duplo homicídio com dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar.
Por outro lado, o TJ-PR decidiu retirar do processo um exame laboratorial que comprova a embriaguez de Carli Filho. O motivo apontado pelos desembargadores é que o material foi colhido enquanto o ex-deputado estava hospitalizado e, portanto, sem condições de decidir se queria ou não fornecer o material, que serviria de prova para comprovar a falta de condições para dirigir. Os desembargadores levaram em conta o princípio constitucional de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si.
Embora o acidente tenha acontecido há cinco anos, Carli Filho sequer foi julgado em primeira instância pelo acidente. A cada novo movimento processual, a defesa do ex-deputado produz recursos em instâncias superiores, retardando o julgamento do caso. Ainda que seja condenado, ele poderá continuar recorrendo das decisões judiciais e o trânsito em julgado - quando os recursos já não são mais possíveis - pode levar anos até acontecer.
Conforme os laudos da Polícia Científica, o ex-deputado estava dirigindo o carro em uma velocidade que pode variar de 161 km/h a 173 km/h. A avenida onde aconteceu o acidente tem velocidade máxima permitida de apenas 60 km/h. Com a repercussão negativa em torno da imagem do então parlamentar, ele deixou a vida pública.
Já os pais dos jovens mortos ainda mantêm campanhas de conscientização contra a embriaguez ao volante.

GUARAPUAVA PARTICIPA DA 12ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Museu Visconde de Guarapuava
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Museu Municipal Visconde de Guarapuava, a Casa Benjamin Teixeira e o Museu Histórico de Entre Rios vão participar da 12ª Semana Nacional dos Museus. Promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento insere mais uma vez a cultura de Guarapuava no cenário nacional. A semana vai acontecer de 12 a 18 de maio, com o tema Museus: as coleções criam conexões.
Segundo a coordenadora do museu Visconde de Guarapuava, Patrícia Danguy, o tema lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas. “Nas exposições que vamos montar buscamos resgatar o valor cultural da nossa cidade. Muitas pessoas não conhecem a extensão dos nossos costumes e o quanto são importantes para nossa formação enquanto cidadãos”, afirma. “A participação de Guarapuava em projetos culturais como esse é importante para sensibilizar a população sobre o papel da cultura no desenvolvimento da sociedade, além de incentivar a visita aos museus”, complementa a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.
O Museu Municipal Visconde de Guarapuava, que fica ao lado da Praça 9 de Dezembro, vai expor coleções de fotos, bonecas, tecidos originários da África, carrancas africanas e outros objetos relembrando a abolição e a cultura afro em Guarapuava. As visitas podem ser feitas entre os dias 12, das 13 às 17h30, e 23 de maio, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h. As escolas podem agendar pelo telefone (42) 3626-2426.
A Casa Benjamin Teixeira, que fica na rua Capitão Virmond,1888, vai estar com uma exposição de jornais editados em Guarapuava desde o século XIX e palestras sobre a importância da imprensa escrita para a história, educação, cultura e economia da comunidade local. As visitas começam dia 12 e seguem até 16 de maio, das 9 às 16h. O telefone é (42) 3623-2072.

O Museu Histórico de Entre Rios, localizado na avenida Michael Moor, 957, Colônia Vitória, vai estar com a exposição de fotos: Entre Rios pelo Mundo. As visitas podem ser feitas entre os dias 12 e 16 de maio, das 8 às 17h. A visitas podem ser agendadas pelo telefone (42) 3625-8316.

RESUMO DE NOTÍCIAS

ativa idade
Encontro Ativa Idade reúne idosos no Cras Repinho
O programa Ativa Idade, da Secretaria de Assistência Social, realizou o primeiro encontro do grupo de idosos no Cras Repinho. No evento, realizado na tarde desta quarta-feira (07), teve ginástica laboral e a apresentação da peça “A pedra e a rosa”, na qual a Companhia Cênica Jones Guerra abordou a convivência e conflitos familiares. Também ocorreu uama palestra sobre direito previdenciário.
O secretário de Assistência Social, Abraham Haick, prestigiou o evento, conversou com os idosos e deu as boas-vindas ao grupo. “Nossa intenção é retribuir toda a dedicação e empenho que vocês ofereceram durante muitos anos a nossa cidade. Agora é o momento de vocês se divertirem e aproveitarem bons momentos com os amigos. Quero também parabenizar a equipe da secretaria, pois é ela quem torna tudo isto possível”, destaca. Tereza Ayres da Silva, 60 anos, participa do Ativa Idade desde o início deste ano. “Estou adorando participar. Aqui converso, faço amizades, troco experiências e novos conhecimentos. Minha vida sempre foi muito corrida e faltava dia na minha semana. Agora estou mais tranquila e posso aproveitar a vida, mas sem ficar parada para não enferrujar”, diz.





Assistência Social encaminha doações a entidades
Na tarde desta quarta-feira (07), a equipe da secretaria de Assistência Social esteve em várias entidades de Guarapuava para a entrega dos alimentos arrecadados durante a 4ª edição do Guarapuava Rock City. Entre as entidades beneficiadas estão SOS Airton Haenich, Albergue Noturno Frederico Ozanan, Instituto Resgate Vida, Entidade de Acolhimento Canaã, Instituto Amanhecer Sem Fome e Aepapa (Associação de Estudo, Pesquisa e Auxílio aos Portadores de Alzheimer).
Segundo o secretário de Assistência Social, Abraham Virmond Haick, as doações foram encaminhadas a entidades que prestam serviço público de relevância social na cidade. “Procuramos atender entidades e comunidades terapêuticas que são parceiras da Assistência Social, pois conhecemos o trabalho oferecido por elas à população guarapuavana”, ressalta. “Oferecemos aos nossos internos quatro refeições diárias. Sem as doações, jamais conseguiríamos manter a qualidade e variedade necessária para recuperar os usuários de drogas, que, na maioria das vezes, chegam até nós muito debilitados”, afirma o monitor chefe do Instituto Resgate Vida, Antônio Carlos Machado.




Prefeitura apoia criação de cooperativa florestal
Por iniciativa de produtores, está iniciando em Guarapuava a discussão para a criação de uma cooperativa florestal. Com o objetivo de incentivar e oferecer assistência, representantes da Prefeitura de Guarapuava participam dos encontros da comissão responsável pela implantação. A cooperativa proporcionará aos agricultores a formalização do mercado da madeira, o auxílio técnico na produção e a estruturação comercial, garantindo mais segurança no momento da venda.
O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, aponta que a iniciativa ajudará o agricultor familiar a ter mais uma fonte de renda. “Há diversos produtores que possuem áreas inférteis para plantação de alimentos e podem aproveitá-las para a madeira, por isso o programa Vida Rural auxiliará no que for necessário”, justifica. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo também está trabalhando para fomentar o setor na cidade. “Nosso objetivo é fazer com que Guarapuava se torne um polo produtor de madeira por isso estamos incentivando a vinda de novas empresas, o que garante um local para o produtor vender a matéria prima”, explica o secretário Sandro Abdanur.
Na tarde desta quinta-feira (08), no Sindicato Rural, aconteceu mais uma reunião. A coordenadora da comissão da criação da cooperativa, Hildegard Abt, explica que qualquer produtor pode participar, independente do tipo de floresta e o tamanho de sua propriedade. O encontro contou com a participação do analista de negócios do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Lúcio Juliatto, e da vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo.




Campeonato Brasileiro de Bicicross será neste fim de semana
Guarapuava foi escolhida para sediar a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross. A preparação acontece no sábado, na pista do Parque das Crianças, a partir das 9h, quando os atletas participam do treino livre. A largada oficial acontece no domingo, às 10h. A competição terá entre 250 e 300 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de outros estados. Entre esses, 30 vão representar Guarapuava.
O campeonato foi dividido em diversas categorias, como a Cruiser Challenger, da qual o guarapuavano Roberto Maciel faz parte. Este ano, o atleta já venceu a primeira etapa do campeonato em Brasília. Ele espera repetir a conquista em Guarapuava. “Quero continuar nesse nível e ganhar aqui também. Espero assim conseguir novos patrocínios para viagens e disputas das outras etapas pelo Brasil”, conta. Pela primeira vez, a cidade sedia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross. A CCBX (Confederação Brasileira de Bicicross), promotora do evento, tem o apoio da Prefeitura de Guarapuava.

Programação
Sábado (10/05)
9 às 12h - treinos livres
13 às 17h - treinos oficiais

Domingo (11/05)

8 às 9h45 - treinos oficiais
9h50 - desfile das delegações
10h – início da fase classificatória
11h45 - início da semifinal
12h15 - início da fase final
13h45 - final e premiação

VIDA RURAL INCENTIVA PRODUÇÃO DE OVOS CAIPIRAS NO MUNICÍPIO


reuniao producao de ovos1
A Prefeitura de Guarapuava e o Instituto Globo Aves vão entregar 5.000 galinhas caipiras para 100 produtores familiares do município. O convênio integra o programa Vida Rural da Secretaria Municipal de Agricultura e contribuirá para a diversificação produtiva nas pequenas propriedades, gerando mais renda no campo, através da venda de ovos caipiras. O assunto foi tema de uma reunião técnica na tarde desta quarta-feira (07), na sede da Sociedade Rural, com a presença das equipes da prefeitura e do instituto e das famílias beneficiadas com o projeto.
Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, existe demanda para a compra de ovos caipiras em Guarapuava, mas não há produção, que hoje é adquirida de outras cidades. “É uma oportunidade para o produtor vender sua produção para mercados, na feira do produtor e para a merenda escolar municipal e estadual. Além disso, a prática não depende de fatores climáticos, equipamentos sofisticados e grande espaço de terra, uma facilidade para o agricultor familiar”, aponta. As famílias interessadas já foram cadastradas na Secretaria de Agricultura e cada uma receberá 50 galinhas.

Uma das produtoras cadastradas é Maria da Luz Oliveira Santos, 59 anos. Em sua propriedade no assentamento Paiol de Telha, ela planta verduras, legumes e tubérculos. Agora se prepara para a produção de ovos. “Eu já vendo alimentos para a merenda escolar e procurei esse projeto porque me dá a oportunidade de ter mais uma forma de renda”, relata. O instituto entregará as aves ao município no dia 21 deste mês.

PREFEITURA PROMOVE A 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA CORRENTE CULTURAL


corrente cultural 2013
Um dia destinado a estimular e promover as mais diversas formas de manifestações artísticas e culturais na cidade. Neste sábado (10), o Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, realiza a segunda edição do programa Corrente Cultural. Estão programadas apresentações de artistas locais, com música, dança, teatro, exposições e leitura, além de compra e troca de livros. As atividades começam às 9h, em frente à Praça 9 de Dezembro, no Calçadão da XV.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura Rosevera Bernardim, o objetivo é valorizar as produções e os artistas da cidade, levando cultura a todos e incentivando o hábito da leitura. “Preparamos para a segunda edição uma programação ainda mais intensa para que haja atividades para todos os públicos. Também haverá um local destinado ao projeto Vem Ler, um espaço especial para a leitura, compra e troca de livros”, explica ela. A programação finaliza às 17h.

CURSO DE EXTENSÃO AMPLIA AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES


curso igualdade de genero (1)
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Unicentro, promoveu a aula inaugural do curso de extensão “Enfrentando a desigualdade de gênero e promovendo a autonomia das mulheres”, nesta quarta-feira (07). Parte do conjunto de ações definidas pelo convênio 792515/2013, firmado com o Governo Federal, as aulas estão dividas em 12 encontros semanais e serão ministradas para 50 participantes, entre profissionais da rede municipal de ensino e assistentes sociais. “A secretaria trabalha sobre dois eixos: o enfrentamento à violência doméstica e a autonomia econômica das mulheres. Nesse contexto, esse curso é de extrema importância, pois iremos discutir as causas das desigualdades de gênero, o porquê de tanta violência contra as mulheres e de que forma a sociedade foi construída relegando o papel da mulher numa esfera de submissão”, comenta a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
A coordenadora do curso e professora do Departamento de História da Unicentro, Rosemeri Moreira, explica que o objetivo do curso não é apenas que o assunto seja abordado dentro de salas de aula, mas também que projetos sejam desenvolvidos a partir dessas discussões. “O curso tem um caráter prático. Sua primeira fase é composta por retomadas teóricas e históricas, buscando as origens do problema. A segunda fase são os projetos, como desenvolver projetos de empoderamento. Esperamos que professores e assistentes sociais também se organizem em projetos de autonomia das mulheres para a comunidade escolar, de forma que os alunos e alunas levem isso para dentro de casa. Ainda na segunda etapa, contaremos com a presença de profissionais que nos guiarão em como proceder e mostrar quais ações práticas de políticas públicas nós podemos ajudar a fazer”, resume a doutora em História.

O Paraná ocupa o 4º lugar no ranking de violência feminina com 6,4 homicídios para cada 100.000 mulheres. A partir desses dados, o convênio 792515/2013 foi estabelecido com o objetivo de desenvolver projetos visando o combate à violência e à discriminação. Através da Câmara Técnica, Guarapuava foi escolhida como cidade polo de articulação política na luta contra a violência na região Centro-Sul do Estado.

GUARAPUAVA É RECONHECIDA COMO REFERÊNCIA NACIONAL NA PREVENÇÃO DE DROGAS


Encontro Social Responsabilidade Compartilhada
Pela segunda vez em menos de três dias, Guarapuava é notícia em todo o país de maneira positiva. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) publicou reportagem reconhecendo a cidade como referência brasileira na prevenção de drogas. “Guarapuava é exemplo sobre políticas públicas sobre drogas. Ações de prevenção, combate e recuperação de dependentes químicos têm servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras há pouco mais de um ano”, diz um trecho do texto. “A reportagem da CNM reforça a nossa visão de que estamos no caminho correto neste assunto, algo que a sociedade guarapuavana também tem defendido”, opina o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A reportagem, publicada nesta segunda (05), reconhece que a criação em 2013 do Departamento Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas foi uma decisão correta e importante. O departamento é vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Guarapuava. No domingo, a revista Veja (o maior magazine de notícias gerais da América Latina) destacou o município de Guarapuava como modelo de empreendedorismo econômico para todo o Brasil (clique emhttp://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/resumo-de-noticias-24/ para conferir a reportagem).
O departamento, destaca a CNM, contratou uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, educadores, enfermeiros e psicólogos, entre outros profissionais. “O objetivo é disponibilizar uma rede de cuidados aos usuários de drogas e seus familiares”, continua a reportagem. “É a primeira vez que uma administração municipal encara essa responsabilidade contratando equipe multidisciplinar e muitos municípios estão solicitando o nosso know how”, afirmou recentemente o coordenador do departamento, Giovani Caetano Jaskulski.

Um das iniciativas do departamento e da Secretaria de Assistência Social foi a realização do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada no ano passado, com a parceria da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas e de segurança lotaram a Faculdade Campo Real para dialogar em rede. “Todos nós, juntos, temos de ser protagonistas, discutindo, planejando e executando ações, formando uma grande rede de proteção”, destacou na época a então secretária municipal de Assistência Social, Cristina Silvestri.
Por fim, o texto da CNM destaca que a entidade defende a importância da formação de uma rede integrada de serviços, já que “a questão das drogas não afeta somente o usuário. “A entidade valoriza a iniciativa de Guarapuava e a vê como um exemplo para a gestão municipal”, arremata a confederação. O teor completo da matéria está disponível em http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27927&catid=34&Itemid=132.