sábado, 6 de abril de 2013

Moradores do Primavera participam do projeto Guarapuava mais Saudável

 
Desde a tarde desta sexta-feira (5), os moradores do bairro Primavera podem contar com o projeto Guarapuava mais Saudável – Ginástica nos bairros, que proporciona qualidade de vida e bem-estar para a população. Na aula inaugural, homens e mulheres, de todas as idades, praticaram vários exercícios, com o professor Telmo Passos, que também coordena as atividades. “Vamos focar na saúde, pois praticar atividade física não pode ser algo apenas recomendado por médicos e algo que deve partir da vontade de cada um”.
Dona Dilair Danque, 60 anos, gosta tanto de praticar atividades físicas, que levou a neta, Liege Mariane Carine, 4 anos, na primeira aula do projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. “Vir aqui é muito bom, pois pratico exercícios e ainda reencontro as amigas”, afirma. A dona de casa fez todos os exercícios, mostrando não há idade para manter uma vida saudável.
Segundo o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, o projeto será implantado em todos os bairros para que o Guarapuava mais Saudável alcance o maior número de pessoas. O bairro Santana foi o primeiro a receber a programação.
A partir da próxima semana, as aulas, no Primavera, acontecerão no Salão da Terceira Idade, nas terças e quintas-feiras, das 14 às 15h. As atividades são acompanhadas por profissionais de Educação Física, enfermeiros e nutricionistas, com a participação de acadêmicos Unicentro e Faculdade Guairacá.

Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontece segunda-feira

 
A

Secretaria de Educação de Guarapuava realiza, na próxima segunda-feira (8), às 19h, no auditório Francisco Contini da Unicentro. a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa do Governo Federal atua em parceria com estados e municípios para garantir que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade.
O programa é direcionado para os professores alfabetizadores (do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental) da rede municipal. O curso de formação foi dividido em duas etapas, com duração total de 120 horas. Este ano, os professores serão capacitados em língua portuguesa e, em 2014, em matemática.
A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando todo o suporte que o Pacto seja realizado em Guarapuava. As aulas acontecerão nas escolas municipais Maria de Jesus Taques, Padre Estanislau Cebula, Professora Carmem Teixeira Cordeiro e Professora Julieta Anciutti. No final do curso, os mais de 300 inscritos receberão um certificado de formação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). “O Pacto irá manter os professores atualizados e em constante aperfeiçoamento, dois aspectos fundamentais para a educação”, afirma a coordenadora do projeto, Ana Paula Werzel da Rocha.
Serviço: Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Data: Segunda-feira – 08/04/2013
Horário: 19h
Local: Auditório Francisco Contini - Unicentro
Mais informações no site www.pacto.mec.gov.br

Guarapuava comemora o Dia Mundial da Saúde

 
Prevenir a hipertensão arterial é uma escolha. Só depende de você. Com este tema, Guarapuava vai comemorar o Dia Mundial da Saúde. A programação tem o objetivo de atender a população e conscientizar sobre a importância de prevenir a hipertensão. O evento acontece na próxima terça-feira (9), das 9 às 16h, no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro.
O público vai receber orientações sobre diversos temas, como hipertensão e gestação, drogas, tabagismo e anticoncepcionais. Também serão oferecidos o glicoteste, orientação nutricional, aferição de pressão e teste de câncer bucal. Durante o evento, haverá exposição de ambulâncias pelo Samu, simulação de acidentes pelo Siate (Serviço de Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e atividades físicas ministradas pelo professor Telmo Passos.
“Este ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) sensibiliza para a importância da prevenção da hipertensão arterial para que possamos melhorar os índices de sobrevivência. É importante que a população compareça e conheça mais sobre a doença”, esclarece a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Helena Ângela de Camargo Ramos.
O evento será promovido pela Secretária de Saúde em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Esportes, Acig (Associação Empresarial e Comercial de Guarapuava), Sesc, Unicentro, Faculdade Guairacá e Faculdade Campo Real.
Serviço: Dia Mundial da Saúde
Data: Terça-feira – 09/04/2013
Horário: 9 às 16h
Local: Calçadão da XV

Secretaria de Agricultura lança o programa Vida Rural

 
A Secretaria de Agricultura de Guarapuava lançará o programa Vida Rural na próxima terça-feira (9), na praça interna do Paço Municipal, às 10h. O objetivo do programa é suprir as necessidades dos produtores rurais com projetos de habitação rural, regularização fundiária e assistência técnica, contribuindo para a diversificação da produção.
Segundo o secretário Itacir Vezzaro, alguns projetos já estão em execução; outros em processo de criação. “Além disso, a secretaria está aberta ao diálogo para novas ideias vindas dos agricultores, pois, conhecendo as demandas, poderemos melhor atendê-los. Sempre há a possibilidade de incluirmos novos projetos para melhorarmos e replanejarmos os projetos em andamento”, explica.
O programa será desenvolvido em parceria com outras secretarias municipais, entidades, sindicatos, cooperativas, o Conselho de Desenvolvimento Rural, universidade, faculdades, Emater e o Colégio Agrícola. “Essas parcerias são muito importantes, pois esses parceiros somam na qualidade do programa”, finaliza.
Serviço: Lançamento do Programa Vida Rural
Data: Terça-feira - 09/04/2013
Horário: 10h
Local: Praça interna do Paço Municipal

Prefeitura de Guarapuava vai sancionar Lei das Micro e Pequenas Empresas

 
Na próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Guarapuava realizará a solenidade para assinatura da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O evento acontece às 10h, no Paço Municipal, com a presença de representantes de entidades, contabilistas e empresários. “Sancionando esta lei, o município contribui para a evolução do empreendedorismo guarapuavano”, ressalta o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, a lei geral traz inúmeras vantagens para os pequenos negócios. “Vai possibilitar maior justiça tributária, simplificar o pagamento de impostos, diminuir a burocracia, facilitar o acesso ao crédito, estimular as exportações e incentivar o associativismo, entre outras inovações”, enumera.
Serviço: Sanção da Lei das Micro e Pequenas Empresas
Data: Segunda-feira -08/04/2013
Horário: 10h
Local: Paço Municipal