terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resumo de Notícias

 
IMG_0949
Prefeitura e Unicentro assinam convênio de cooperação
A Prefeitura de Guarapuava e a Unicentro se uniram para contribuir com o aprimoramento e gestão do turismo. Para isso, nesta terça-feira (12), o prefeito Cesar Silvesti Filho e o reitor Aldo Nelson Bona assinaram um acordo de ampla de cooperação técnica e científica. Um dos objetivos é realizar um levantamento dos pontos turísticos, serviços e infraestrutura oferecidos na cidade.
Para o prefeito, a sistematização e organização do setor turístico, entre outros benefícios, contribuirão para a captação de recursos. O acordo envolverá diretamente a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e os departamentos de Turismo, de Geografia e de Administração da universidade.






Cesar Filho recebe atletas que disputaram o Sul-Brasileiros de Muay Thai
Na tarde desta terça-feira (12), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Esportes, Celso Góes, receberam atletas que representaram o município de Guarapuava no 1º Campeonato Sul-Brasileiro de Muay Thai, que aconteceu em Balneário Piçarras (SC), no último final de semana. Com cinco medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, o grupo da Academia Nak Muay Thai mostrou o troféu de 3º lugar de campeão geral da competição. “É gratificante ver Guarapuava se destacando. Façam bonito e ergam a nossa bandeira. Temos que mostrar o que nossa cidade tem de melhor”, aponta o prefeito.
Os atletas, de 13 a 27 anos, competiram com representes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em diversas categorias. O mestre Rogério Kleppa está animado com os resultados e o apoio da prefeitura. “A parceria é fundamental, pois é através de incentivos aos atletas e ao esporte que poderemos seguir adiante e conquistar novos títulos”, assegura o professor. Os alunos também estão felizes com o desempenho da equipe. Mateus Simão, 16 anos, compete há dois anos e voltou de Santa Catarina com o ouro na categoria 57 kg. “Com bons resultados, podem aparecer mais apoios e as parcerias são muito importantes”, conta o jovem.
 

Alunos do município recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 
entrega de medalhas alunos (7)

Esta manhã foi especial os alunos, do 3º e 5º ano, da Escola Municipal do Campo Lídia Scheidt Curi, que participaram da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na Câmara de Vereadores, o prefeito Cesar Silvestri Filho e a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, entregaram as medalhas aos campeões nacionais e certificados a todos os participantes. O grupo também foi homenageado pela Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha. Gabriel Gueth, 10 anos, que participa das aulas de Canto Coral, através do programa Mais Educação, apresentou as músicas “Conquistando o Impossível”, da cantora gospel Jamily Oliveira Sampaio, e “No dia em que eu saí de casa”, da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Já a monitora Joice Pereira interpretou “Ressuscita-me”, da cantora gospel Aline Barros. O evento teve a presença de vereadores, secretários municipais, direção e professores da escola.
Os alunos conquistaram quatro medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e quatro medalhas de bronze. Os nomes dos campeões nacionais só foram revelados durante o evento, o que tornou o momento ainda mais emocionante. Para o medalhista Marcelo Martins Delgado, a astronomia é um tema que prende a atenção. “Aprendemos sobre o sistema solar, órbitas dos planetas, sobre as estrelas e muitas coisas divertidas”. Os alunos estudaram também sobre as viagens feitas ao espaço, foguetes, satélites, entre outros assuntos. “Participar de uma olimpíada é uma forma de desafiar o seu conhecimento”, afirma Amanda Penteado dos Santos.
O prefeito elogiou o talento do pequeno Gabriel Gueth e da monitora Joice Pereira pelas belas interpretações. Aos alunos da escola do campo, Cesar Filho disse que o importante é ter coragem de participar dos desafios. “Ganhar ou perder faz parte do processo. Um dia se ganha, um dia se perde, mas ganha ou perde quem ousa”, reflete. “Estamos orgulhosos de vocês e dos professores, pois a participação em eventos, como as olimpíadas, agrega conhecimento e desperta uma vocação. Por isso é importante incrementarmos as atividades em sala de aula e oferecermos essas opções”, finaliza.
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, além da Eletrobrás Furnas. Em Guarapuava, a olimpíada teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As provas foram realizadas no dia 10 de maio deste ano. Em sala de aula, os professores repassaram aos alunos todo o conteúdo sobre o tema. As questões, que são divididas em três níveis de dificuldade, foram elaboradas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A diretora da escola Lídia Curi, Josemeri Aparecida Panizzan, afirmou que a premiação motiva toda a equipe, pois representa o reflexo do trabalho desenvolvido na escola.

Alunos premiados:
Medalhas de ouro
Josieli Potulski de Souza
Marcelo Martins Delgado
Amanda Penteado Santos
Gabriel Javorski da Silva

Medalhas de prata
Wellen Taime Fiúza Daniel
Danieli dos Santos Chaia
Vitor Gabriel Zvipxzykoski Riclitski
Maria Isabella Zavierucha
Adailson Matheus Siqueira

Medalhas de bronze
Diogo Edenilson Lima Gamalher
Mateus Ferreira Lima
Amanda Obal
Franklin de Vargas