No Palácio do Planalto, em Brasília, durante o lançamento do programa Mais Médicos, onde representou o prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, teve o anúncio de que Guarapuava está entre os municípios escolhidos para receber o curso de medicina. “É uma excelente notícia para Guarapuava e a todos que se envolveram nesta conquista. Há pouco conversei com o prefeito, que ficou muito feliz com a notícia, pois vem de encontro à luta pela vinda do Hospital Regional”, disse o médico por telefone.
Segundo Stefan, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que as instituições de ensino interessadas em ter o curso de Medicina devem se habilitar e cumprir os critérios que serão estabelecidos. O governo vai lançar três editais: um para atração de médicos, outro para os municípios que desejam receber os profissionais e um terceiro para selecionar as instituições supervisoras. “O ministro destacou que esses processos serão muito criteriosos. Não será um balcão de negócios”, afirma Stefan.
O programa Mais Médicos prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Será criado por medida provisória, que foi assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde.