quinta-feira, 2 de maio de 2013

Prefeitura de Guarapuava presenteia trabalhadores com serviços, lazer e diversão

 
O Parque do Lago recebeu, neste 1º de maio, milhares de pessoas que aproveitaram o feriado e o dia de sol para passear com a família. A Prefeitura de Guarapuava promoveu uma grande festa para os trabalhadores de Guarapuava e visitantes, com atividades, esportes, recreação, gastronomia e serviços, proporcionando diversão e lazer para todos os gostos e idades. O prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário de Governo, Cezar Silvestri, a vice-prefeita Eva Schran e secretários municipais prestigiaram o evento.
“É muito bom ver que as pessoas aceitaram o nosso convite e estão aqui, hoje, comemorando o Dia do Trabalhador, nesta grande festa que a prefeitura, as secretarias e os funcionários organizaram com muito carinho para todos. A programação está bastante diversificada para que os guarapuavanos e os visitantes aproveitem este cartão postal da cidade”, disse o prefeito, muito satisfeito com o grande número de pessoas que circularam pelo local durante todo o dia. Ele passando por todas as barracas, conversando com comerciantes, servidores municipais e pessoas que aproveitavam as diversas atrações.
 
Este ano, a Festa do Trabalhador foi organizada para que a população aproveitasse todo o espaço do Parque do Lago. Barracas foram montadas na rua Padre Chagas, com feira de artesanato, praça de alimentação e serviços, facilitando a circulação de pessoas. Na rua Salvador Renna ficaram os brinquedos infláveis e o palco principal, onde shows de artistas locais, dança, ginástica e a Banda Municipal de Guarapuava animaram o público. O esporte também foi uma das atrações do evento.
 
O evento teve a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com apoio das demais secretarias e departamentos da prefeitura, além de entidades e empresas parceiras, numa grande ação para que o Dia do Trabalhador 2013 fosse uma das maiores já realizadas em Guarapuava. “É difícil eu vir ao Parque do Lago, nunca tenho tempo. Hoje, no nosso dia, aproveitei a tarde toda. Está muito divertido”, declara a comerciante Roseli Matos Barroso, 37 anos. O taxista Euclides Damião Zanlorenzi, 49 anos, aproveitou a festa com a família “O evento foi muito bem organizado”, elogia.
 
A Secretaria da Mulher montou um espaço para as guarapuavanas cuidarem da sua beleza, com manicure, maquiagem, corte de cabelo e ainda para receber orientações sobre politicas públicas para as mulheres. Verificação de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, orientações nutricionais e prevenção de doenças foram alguns dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Com o objetivo de preservar o lago e a limpeza do local, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu a campanha de conscientização “Só jogue na água o que o peixe pode comer” e também distribuiu mudas de árvores frutíferas. Quem gosta de artesanato apreciou e comprou produtos da Casa da Farinha e do Provopar. A Agência do Trabalhador, Procuradoria, Procon e a Ouvidoria Geral prestaram serviços de orientação ao público. O Sesi, Sesc, Sebrae, Senac, Senar e a Acig orientaram sobre os serviços das instituições.
Outros eventos
O prefeito também prestigiou a comemoração do Dia do Trabalhador da Surg, realizada na associação. Durante a feijoada, o cantor Celso Costa animou os funcionários, em uma grande confraternização. No começo da tarde, Cesar Filho esteve na Colônia Vitória, em Entre Rios, onde os moradores celebraram a Festa da Árvore de Maio.
 

Secretaria de Agricultura premia seis pescadores

 
A tradicional pescaria da Festa do Trabalhador, organizada pela Prefeitura de Guarapuava, foi uma das grandes atrações do 1º de maio. Centenas de pessoas lotaram o Parque do Lago para tentar o peixe mais pesado ou o mais comprido. Pescadores e participantes, não apenas de Guarapuava acamparam com a família e amigos, aproveitando o momento de descontração e lazer.
O casal Erick Alberto de Matos, 23 anos, e Janaína Inocêncio dos Santos, 20, chegou bem cedo. Ela, que é de Lunardelli (PR), esteve no evento pela primeira vez. “A programação e a grandeza do evento são de impressionar”, afirma. Já Evandro Cilivi, de 57 anos, sempre participa da Festa do Trabalhador. Este ano esteve acompanhado da neta Isabela, 5 anos, que, atenta a sua pequena vara de pescar, afirmou: “Só saio daqui quando pescar um peixão. Nem que fique até a noite”.
Eduardo Fernando Carneiro, 6 anos, foi com o pai, o autônomo Elton Fernando Carneiro, 26 anos. Logo no começo da pescaria, o garoto fisgou um peixe, que, apesar de pequeno, garantiu a diversão. “A programação do evento, este ano, superou a dos anos anteriores, com diversas atrações para todas as idades”, opina.
Mesmo aguardando pela vinda de um belo pescado, Luciele da Silva e Joelson Wisinievski, moradores do Bonsucesso, aproveitaram para reunir os amigos em uma deliciosa churrascada. Eles chegaram ao Parque do Lago ontem e estavam bastante animados. “O tempo está propício para a pescaria. Está sendo um dia muito bom para aproveitar o feriado”, disse Joelson.
Desafio
Além da tradicional pescaria, a Secretaria de Agricultura também fez um desafio aos visitantes do Parque do Lago: adivinhar o peso do peixe que ficou exposto em uma das barracas. Mais de 800 pessoas passaram pelo local e arriscaram um palpite. A premiação ocorreu no palco principal por volta das 16h, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho e do secretário de Governo, Cezar Silvestri.

Premiação
Peixe mais pesado:
1º lugar:Iachin Augusto Ribas - 10,7 kg (ganhou 20 kg de costela)
2º lugar:José Ferreira de Campos - 4,2 kg (10 kg de costela)
3º lugar: Luiz Cezar Discka - 1,6 kg (5 kg de costela)
Peixe mais comprido:
1º lugar: Luis Carlos do Nascimento - 58,5 cm (20 kg de costela)
2º lugar:Roberto Márcio Pimentel - 54,5 cm (10 kg de costela)
3º lugar:Alcione Gubrt - 52,5 cm (5kg de costela)
Peso do peixe:
Cinco pessoas acertaram o peso do peixe - 32,5 kg. Foram eles: João Pedro Correia do Nascimento, Beraldo Socoloski, Rosildo Santos Garais, Felipe Luchesi Galvão e Adriano Siqueira Machado.

Famílias aproveitam a programação esportiva do Dia do Trabalhador


 
Quem esteve no Parque do Lago nesta quarta-feira, 1ºde maio, teve a oportunidade de participar ou assistir várias modalidades esportivas. A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Esportes desenvolveram atividades e competições para toda a família. No início da manhã, o projeto Caminhando com Saúde abriu a programação, com aproximadamente 200 participantes.




A corrida rústica também reuniu um grande número de participantes. Cerca de 150 corredores percorreram 6 quilômetros pelas principais ruas da cidade. “Essa corrida é importante não só para quem pratica esporte regularmente, mas também para a comunidade em geral que acaba se conscientizando da importância de manter uma vida saudável” , avalia Alessandro Mariano, 17 anos, que chegou em primeiro lugar.


Uma novidade no Dia do trabalhador foi o bicicletaço, que saiu da Kopanski seguindo para o Parque do Lago, com participantes de diversas idades. “Além do incentivo ao esporte, o bicicletaço proporciona um passeio agradável com toda a família.”, disse Paulo Roberto Martins, 38 anos, que pedalou ao lado da mulher e dos dois filhos. Ainda pela manhã, aconteceu a corrida de 1000 metros dos carteiros e os campeonatos de skate, vôlei de areia, futevôlei, basquete, entre outros.


Além das modalidades mais populares, aeromodelismo, automodelismo e drift trike tiveram espaço garantido. O automodelismo é praticado com pequenos carros de controle remoto que se movimentam sobre um terreno com inclinações. “É um esporte de adrenalina, mas, ao mesmo tempo, não tem contato físico. É uma modalidade nova e bastante interessante. Temos que parabenizar a prefeitura que nos apoiou e nos concedeu o espaço neste feriado”,ressalta o gerente operacional Leandro Carlos Bertão, 36 anos, praticante há 8 meses.


No drift trike, os participantes deslizam sobre o asfalto em carrinhos. Um grupo, que pratica o drift há quase dois anos, veio de Curitiba somente por causa do evento. São 25 amigos apaixonados pelo esporte. “Nós reunimos o pessoal, viemos para praticar o drift trike e aproveitar o feriado com os amigos. O evento de hoje é importante também para que as pessoas conheçam mais este esporte”, disse o mecânico Guilherme Pacak, 28 anos.


Todas as competições ofereceram premiações aos primeiros colocados, com apoio de entidades e parceiros da Secretaria de Esportes. Na concha acústica da Usina do Conhecimento, foi realizada uma competição de dança de rua. Além disso, as crianças aproveitaram a recreação monitorada, com brinquedos infláveis e cama elástica. No Ginásio Trianon, Sesc e Campo Municipal ocorreram torneios de truco, futebol feminino, futebol sete, respectivamente.


Assessoria de Imprensa PMG