sexta-feira, 16 de setembro de 2011
PM RECUPERA GADO FURTADO EM BOA VENTURA DE SÃO ROQUE
Nesta quarta-feira (14.09), policiais militares dos Destacamentos de Turvo e Boa Ventura de São Roque, com apoio de uma equipe da Patrulha Rural da 3ª Cia. PM – Pitanga iniciaram diligências após receberem informações de que algumas cabeças de gado (4) que haviam sido furtados em data anterior no município de Boa Ventura de São Roque, estariam em uma propriedade rural na localidade de Passo Grande (município de Turvo).
As equipes deslocaram até o local indicado, onde o gado não foi localizado, porém obteve-se a informação de que os animais já haviam sido levados para uma fazenda de confinamento na localidade de Passa Quatro (município de Turvo). Diante de tal informação, a equipe logrou êxito em localizar a fazenda e também os animais.
Entrado em contato com o proprietário da fazenda, o qual relatou ter comprado e pagado os bois de um indivíduo conhecido. A equipe de Boa Ventura de São Roque esteve no local com as vítimas do furto, os quais fizeram o reconhecimento dos animais (dois de cada vítima), dois com a marca OC e dois sem marca aparente.
A equipe da Patrulha Rural da 3ª Cia. PM – Pitanga, com apoio da equipe de Boa Ventura de São Roque realizaram buscas e lograram êxito na localização do suposto vendedor dos animais na localidade de Terra Santa (município de Boa Ventura de São Roque).
Diante dos fatos os envolvidos e os animais foram encaminhados até a Delegacia de Policia Civil de Turvo, para os procedimentos cabíveis.
Guarapuava, 15 de setembro de 2011.
Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Imagem ilustrativa retirada do site da PMPR.
Cesar Filho apresenta para Fernanda Richa projetos sociais realizados pelo Instituto Dom Bosco de Guarapuava
O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) e o padre Dácio Bona, que está desenvolvendo projetos sociais no Instituto Educacional Dom Bosco, em Guarapuava, estiveram esta semana com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. O objetivo da reunião foi apresentar os trabalhos realizados pela entidade em bairros como a Vila Carli, o Jardim das Américas e Paz e Bem, em Guarapuava, e ainda viabilizar parcerias com o Governo Estadual que permitam a manutenção dos projetos.
Atualmente, são atendidas cerca de 400 crianças e adolescentes, trabalho que também é estendido aos pais e familiares. “Não adianta só pensar na criança e no adolescente e não trabalhar o contexto em que ele vive”, argumentou Padre Dácio.
Para atender a este público, que freqüenta desde atividades de formação pessoal até cursos de qualificação profissional – a partir dos 14 anos – Padre Dácio conta com uma equipe de 25 profissionais, sendo que 20 são funcionários da instituição e cinco são estagiários cedidos pela Prefeitura de Guarapuava. “Em virtude do perfil do nosso trabalho, é fundamental o apoio dos órgãos públicos, da comunidade e da sociedade civil. Sem essa rede, o trabalho se torna inviável”, comentou.
Entre os adolescentes atendidos, 15 vagas do projeto são disponibilizadas àqueles que estão em conflito com a lei e que, por determinação judicial, precisam cumprir medidas socieducativas em meio aberto.
Oficinas
Os participantes com até 14 anos podem participar das oficinas de musicalização, violão, artesanato, xadrez, recreação orientada e iniciação à informática e digitalização.
A partir dos 14, há oficinas de pré-profissionalização, como informática, espanhol e violão. Os adolescentes que têm entre 15 e 18 anos podem freqüentar cursos de capacitação como panificação, marcenaria e auxiliar administrativo. “Queremos implantar, ainda este ano, cursos de costura industrial e mecânica e elétrica automotiva, para pais e familiares desses adolescentes”, contou o religioso.
Todo o trabalho tem como linha pedagógica o sistema preventivo de Dom Bosco, que é baseado no tripé amor, razão e religião. “É um modelo que segue o atendimento especial à criança e ao adolescente, como sujeito de desenvolvimento integral. Há 180 anos, Dom Bosco já colocava em prática o que o Estatuto da Criança e do Adolescente exige hoje no Brasil”, enfatizou.
Projeto
A secretária Fernanda Richa orientou o Padre Dácio a apresentar seu projeto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) para obter recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) estadual. Além disso, colocou a equipe da Secretaria da Família para orientar o religioso na elaboração dos projetos.
Padre Dácio lembrou que o FIA – seja em nível estadual, federal ou municipal – é uma importante fonte de captação de recursos para entidades, mas ainda desconhecido da grande maioria da população. “As pessoas não sabem que podem doar parte do imposto de renda devido para obras e ações sociais destinadas ao público infanto-juvenil”, destacou. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido. Já empresas podem destinar 1% deste valor.
Inicia domingo o Vestibular de Primavera da Unicentro
São ofertadas 825 vagas para os 34 cursos de graduação da instituição.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realiza nos dias 18 e 19 de setembro as provas do Vestibular de Primavera, o primeiro processo seletivo de acesso aos cursos de graduação para 2012. As provas, para os 6511 candidatos, iniciam às 14h, sendo que os portões abrem às 13h30.
Durante o vestibular, o Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, recebe 1980 vestibulandos; no Cedeteg, também em Guarapuava, são esperados 960 candidatos; para o Câmpus de Irati, inscreveram-se 1459 estudantes; o Câmpus Avançado de Chopinzinho conta com 649 candidatos; Laranjeiras do Sul, 482; Pitanga, 481; Prudentópolis, 431; e a extensão de Mallet recebe 68 vestibulandos.
No dia 18 de setembro, os candidatos respondem as provas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna, além da tradicional Redação. No dia seguinte (19), será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, com os candidatos respondendo as questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Coorps) da Unicentro informa que os vestibulandos tem até 18 de setembro para retirar o cartão de inscrição, no site: www.unicentro.br/vestibular. Os candidatos devem entregar ao fiscal de sala, no primeiro dia de provas, o requerimento de inscrição assinado, com uma foto 3x4cm (colorida e recente) e a fotocópia da cédula de identidade, coladas nos campos indicados.
O Manual do Candidato, contendo as informações do Vestibular de Primavera, está disponível no site www.unicentro.br/vestibular. A Unicentro também disponibiliza o perfil geral dos vestibulandos, clique aqui para acessar.
CONCORRÊNCIA
Para o primeiro vestibular de 2012, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, os cursos mais concorridos são Publicidade e Propaganda, com 17,5 candidatos por vaga; Administração - noite, com 16,19; e Ciências Contábeis - noite, com 12,5.
No Câmpus Cedeteg, também em Guarapuava, o curso mais procurado foi Medicina Veterinária, com 31,65 vestibulandos por vaga; seguido de Agronomia, com 21,95; e Farmácia, 19,83.
Em Irati, a maior concorrência é em Psicologia, com 20,33 inscritos por vaga; a segunda maior procura é em Administração - noite, com 15,31; e a terceira em Engenharia Ambiental, 11,44.
A relação candidato/vaga completa pode ser conferida no site: www.unicentro.br/vestibular.
Mais informações na Diretoria de Processos Seletivos, pelos telefones (42) 3621-1034 (Guarapuava) e (42) 3421-3068 (Irati), ou ainda pelo e-mail: vestibular@unicentro.br.
Chapa Rumo Certo obtém ampla vitória na Unicentro
A chapa Rumo Certo obteve ampla vitória nas eleições de ontem (15) na Unicentro, conseguindo enorme taxa de apoio onde concorria sozinha (para Reitoria e Câmpus Santa Cruz) e maioria onde havia disputa (câmpi Cedeteg e Irati). Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrório de Souza, candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, receberam 89,68% dos votos. No Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas e Darlan Weide (diretor e vice-diretor, respectivamente) atingiram 86,54% dos votos.
No Cedeteg, os professores Juliano Resende e Sonia Kurchaidt foram eleitos diretor e vice-diretora com 57,98% do votos, contra 39,71% da chapa concorrente. Em Irati, os professores Edelcio Stroparo e Maria Rita Ledesma chegaram aos 64,41%. A oposição ficou com 33,28%.
As posses acontecem no começo de 2012. As propostas de campanha da Rumo Certo podem ser conferidas em www.unicentronorumocerto.com.br.
Confira as fotos das eleições da Unicentro no Banco de Imagens da instituição.
Assinar:
Postagens (Atom)