terça-feira, 23 de julho de 2013

Guarapuava registra neve após 48 anos e ganha destaque em todo o país

 
Parque do Lago (4)
Guarapuavanos e visitantes e todas as idades puderam presenciar um fenômeno. Após 48 anos, o município registrou neve, fazendo com que as famílias saíssem às ruas por volta das 20h30, desta segunda-feira (22). Em poucos segundos, o assunto se espalhou pelas redes sociais. A neve transformou os cartões postais da cidade e o comportamento da população. Quando amanheceu, a imagem era a mesma, como se ninguém tivesse conseguido dormir. Foi uma terça-feira bastante gelada, com diversão e muitas fotos. “Foi lindo ver as famílias nas ruas, felizes, aproveitando para brincar na neve. Um momento inédito”, disse a farmacêutica Rosalina Pedrosa.

O registro de neve colocou Guarapuava em destaque nos diversos sites, rádios, blogs e noticiários de todo o Estado e país. Numa rápida pesquisa na internet, a assessoria de imprensa da prefeitura encontrou 50 sites que citavam o município. A neve no Paraná foi causada por uma forte massa de ar frio que avançou com força pelo Estado. Para os próximos dias, o Simepar prevê geada, menos no Litoral. Em Guarapuava, a mínima deve ser de -4ºC e a máxima de 12ºC. “Em 1975, caíram flocos que pareciam neve, mas nada se compara ao que pude presenciar agora. Eu tinha 19 anos. Agora, anos 57, acompanhei com as minhas filhas. Foi muito bom”, disse a doceira Lindamir Zeni Ducat.

Durante a tarde desta segunda-feira (22), a Secretaria de Assistência Social entregou roupas, alimentos, colchões e cobertores a famílias que solicitaram atendimento no Cras Morro Alto. Foram beneficiados moradores do Morro Alto, Adão Kaminski e Recanto Feliz.

Neve causa estragos e acidentes em Guarapuava, no interior do Paraná

Um dos acidentes deixou duas pessoas mortas e três feridas, na BR-277.
Telhados de uma loja e de um ginásio de esportes desmoronaram.

 


A incidência de neve causou estragos e pelo menos dez acidentes em Guarapuava, na região central do Paraná, na noite de segunda-feira (22), segundo o Corpo de Bombeiros. Um dos acidentes, que envolveu um carro e um caminhão na BR-277, deixou duas pessoas mortas e três feridas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista escorregadia facilitou para que os condutores perdessem o controle.
Os telhados de uma loja e de um ginásio de esportes desmoronaram por causa do peso na neve. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Por volta da meia-noite, a PRF precisou bloquear a BR-277, nos km 302 e 388. Em ambos os casos, o motivo foi o gelo na pista. Na manhã desta terça-feira (23), os trechos já tinham sido abertos.
O fenômeno foi registrado pelos moradores da cidade por volta das 20h30. De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.
Ainda segundo a PRF, não tinham sido registrados outros acidentes em virtude da neve nesta terça-feira.