segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Espetáculo de ballet abrirá programação natalina de Guarapuava

 
ensaios

Faltando poucos dias para as apresentações do ballet “O quebra-nozes”, funcionárias das escolas municipais, Cmeis e Casa da Cultura finalizam a confecção dos figurinos que vão dar vida aos cerca de 650 personagens do espetáculo. São alunos de 25 instituições de ensino municipais que ensaiam em vários locais e prometem emocionar o público nos próximos dias 22 e 23, às 20h, no Pahy Centro de Eventos. As apresentações, que são gratuitas, abrem a programação do Natal Encantado, que a Prefeitura de Guarapuava está organizando este ano.
Com a direção da bailarina Marcela Mendes, do Studio de Dança La Bayadère, o espetáculo traz delicadas coreografias de dança e teatro. As crianças vão contar a história de amor e amizade entre um soldado de brinquedo que se torna um príncipe e a pequena Clara. Juntos, eles vivem grandes aventuras. Maria Clara Karpstein, 9 anos, que será um soldadinho de chumbo, está ansiosa. “Sempre quis fazer uma apresentação de ballet porque eu acho muito bonito”, conta a aluna da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula. Regiane Mariza Aguiardi acompanha os ensaios da filha Carolayne Nayara e diz que está achando tudo maravilhoso. “É uma oportunidade para muitas crianças que não podem participar de uma escola de dança. A organização está de parabéns”, opina.


Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim, toda equipe está comprometida para proporcionar aos guarapuavanos uma programação de natal inesquecível. “A Prefeitura de Guarapuava está trabalhando para que as pessoas fiquem encantadas, pois é isso que o tema natalino proporciona”. Para a professora de bordado Nilva Rostirolli, todo o esforço e dedicação será refletido no dia da apresentação. “Ver as crianças vestidas com as nossas roupinhas, dançando e encantando o público vai ser gratificante”.
A programação natalina continua no dia 7 de dezembro com o Coral dos Anjos, no Parque do Lago, a partir das 19h. Todas as escolas municipais vão participar do evento. Serão 2.500 crianças, vestidas de anjos, que vão cantar diversas músicas natalinas ao redor do lago. “Quando anoitece, começa a apresentação, que este ano terá uma linda surpresa”, adianta Rosevera. Já a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promete surpreender com a estrutura que está sendo montada na Praça 9 de Dezembro, onde ficará a Casa do Papai Noel. “A abertura do local e a chegada do Papai Noel vão acontecer no dia 9 de dezembro, aniversário da cidade”, observa o secretário Sandro Abdanur. Outros eventos vão integrar a programação natalina de Guarapuava e serão divulgados a partir de dezembro.

Serviço: Espetáculo de ballet “O quebra-nozes”

Datas: 22 e 23 de novembro

Hora: 20h

Local: Pahy Centro de Eventos

Entrada gratuita

Mutirão de limpeza no Jordão antecede a 1ª Caminhada Internacional na Natureza

 
mutirão jordão (22)

A Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), um mutirão de limpeza na região do Parque do Jordão onde acontece, neste domingo (24), a 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão. Equipes estão percorrendo os 13 quilômetros do trajeto, fazendo limpeza, roçadas, abrindo as trilhas e colocando placas de sinalização, além de fixar tachões nas ruas. O mutirão prossegue até quarta-feira.
Segundo um dos organizadores da caminhada, o diretor do Departamento de Turismo, Márcio de Sequeira, o objetivo do mutirão é garantir segurança aos participantes, além de facilitar o percurso pelas trilhas. “A caminhada vai ser um momento de lazer, onde as pessoas poderão conhecer as belezas naturais da região. Para que isso aconteça, a Prefeitura de Guarapuava está preparando tudo antecipadamente garantindo segurança e acessibilidade a todos”, afirma. “A Surg também vai fixar placas nomeando árvores, flores e plantas, para que as pessoas possam conhecer as espécies de fauna e flora”, adianta.
As inscrições para a caminhada são gratuitas e devem ser feitas diretamente na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Emater e Sesc. Quem preferir pode preencher a ficha de inscrição, que está disponível no site da prefeitura (www.guarapuava.pr.gov.br), imprimir e entregar em um desses locais. Antes da caminhada, será servido um café colonial com produtos da Aprovale, ao preço de R$ 7,00. E após, terá almoço preparado pelo CTG Chaleira Preta, no valor de R$ 13,00. Os dois podem ser reservados antecipadamente no momento da inscrição. Durante o evento, também haverá exposição e venda de produtos coloniais, artesanato e apresentações artísticas.
A 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão é realizado pela Prefeitura de Guarapuava, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Emater, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Unicentro, IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), Anda Brasil, Sesc, Companhia CVale, RPC TV, Rede Sul de Notícias, Diário de Guarapuava e Rádio Cultura.

Secretaria de Agricultura inicia Feira do Produtor no próximo dia 28

 
reunião (2)

A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Agricultura promovem, no próximo dia 28, das 16 às 20h, na Paróquia Dom Bosco, Vila Carli, a abertura da Feira do Produtor. Em reuniões com os agricultores familiares e expositores, a equipe do município repassa os detalhes da organização da feira, que terá uma grande diversidade de produtos à disposição dos guarapuavanos. As vendas também vão garantir renda extra às famílias.
De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a feira deve ter a participação de 40 feirantes, entre agricultores e artesãos. “Quem prestigiar a feira pode levar para casa verduras, pães, mel, sucos, salames, tapioca, pastel e muitas outras coisas”, adianta ele. “A feira será uma oportunidade de negócio que o programa Vida Rural está proporcionando para vendedores e consumidores”, destaca. A feira acontecerá todas as quintas-feiras, das 16 às 20h, na Paróquia Dom Bosco, tendo como parceiros a Unicentro, Emater, Ampeg (Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores) e Igreja Dom Bosco.
Altino Soares Nizer, que produz verduras no Faxinal do Saltinho, no Distrito do Guairacá, gostou da ideia da feira e, principalmente, do local. “É abrigado da chuva e do vento, fazendo com que o tempo não interfira no andamento, diferente do que acontece com as vendas na rua”, aponta o agricultor de 68 anos, reforçando que agora pretende aumentar sua produção. Elisete Aparecida Joska, do Assentamento Bananas, vai vender produtos de panificação. “Participei de diversos cursos de panificação, inclusive da Secretaria de Agricultura, e agora vou oferecer uma grande variedade de produtos”, declara ela. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura.