quarta-feira, 8 de junho de 2011

Gleisi Hoffmann passa a ser a décima mulher no Governo Dilma



A nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, toma posse hoje (quarta-feira) às 16:00 locais em substituição de Antonio Palocci, que apresentou sua demissão na terça-feira, abrindo a primeira crise política enfrentada pelo Governo Dilma.

Numa rápida declaração à imprensa após a nomeação na terça-feira à noite, a nova ministra adiantou que conduzirá o cargo de uma maneira mais técnica e menos olítica.


Casada com o actual ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann passa a ser a décima ministra da equipe de Dilma Rousseff, primeira Presidente do Brasil, que já havia entrado para a história do país formando o governo com maior número de representantes femininas.

Formada em direito pela Universidade de Curitiba, Gleisi Hoffmann fez sua trajectória política no Partido dos Trabalhadores (PT), que integra desde 1989. A nova ministra chegou a ser presidente do PT no Paraná, em 2008.

Antes de ser senadora, Gleisi Hoffmann ocupou dois postos importantes no sul do país - a secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul e a secretaria de Gestão Pública da prefeitura de Londrina, cidade do norte do Paraná.

Com especialização em Gestão Pública e Finanças, foi ainda directora financeira da Usina Hidroelétrica Binacional de Itaipu após integrar a equipa de transição para o governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Em 2010 foi eleita senadora com o maior número de votos pelo seu estado, com mais de três milhões de votos.

Acidente tira vida de um homem na BR 277



Na manhã desta terça-feira (07/06) às 8h ocorreu um acidente com vítima fatal no Km 392+500 metros da BR 277, entre a Lagoa Seca e o Pedágio de Candói.
O veículo Ford/Focus com placas de Candói conduzido por João Carlos Ferreira Gomes de 37 que morreu na hora bateu de frente com o caminhão Scania co placas de Toledo que estava carregado com farinha de trigo e era conduzido por Pedrinho Signoratti, que sofreu ferimentos leves.

O corpo de João Carlos foi encaminhado ao IML de Guarapuava.

Governador recebe propostas para o desenvolvimento do Norte Pioneiro



Prefeitos de 29 municípios do Norte Pioneiro entregaram nesta terça-feira (7) ao governador Beto Richa dois documentos com cerca de 90 reivindicações e propostas prioritárias para a região. Um deles trata do desenvolvimento rural da região e o outro, das áreas de infraestrutura e educação.

O primeiro caderno de propostas, denominado Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, prevê investimentos e ações capazes de promover o desenvolvimento rural dos municípios. O documento define propostas nas áreas de agricultura, ação social, aqüicultura e pesca, educação, meio ambiente, saúde e turismo. Entre as sugestões apresentadas estão o investimento no Hospital Regional do Norte Pioneiro e a construção de uma usina de asfalto na região.

O segundo documento entregue pelos prefeitos enumera as prioridades de curto e médio prazo para a região com relação a infraestrutura e educação. Entre as propostas estão a duplicação dos 228,7 quilômetros que ligam Piraí do Sul ao município de Jacarezinho; a construção de um novo aeroporto; a construção de 10 mil unidades habitacionais; e a implantação do ensino fundamental integral nas escolas da região.

“O governo tem uma dívida com o Norte Pioneiro, devido à falta de atenção nos anos anteriores. Quero garantir que vamos atuar para atender a essas sugestões”, disse o governador. Richa afirmou que uma equipe técnica do governo irá analisar as propostas para, na medida do possível, aplicá-las. Ele destacou ainda o trabalho que fez para o Norte Pioneiro como deputado estadual.

Segundo o prefeito de Ribeirão do Pinhal e presidente em exercício da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Dartagnan Calixto Fraiz, a intenção é que as propostas sejam inseridas no Plano Plurianual (PPA) do governo estadual. “É a primeira vez na história que nossos prefeitos elaboraram planos como esses. Queremos que o Norte Pioneiro prospere e tenha um lugar de destaque no Paraná. É um fato inédito, mas que pode se tornar histórico”, disse o prefeito. Ele afirmou que as ações propostas foram discutidas com várias entidades representativas e disse que as ações apresentadas vão desenvolver a economia da região.

O representante do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Paranapanema (G5) e prefeito de Ribeirão Claro, Maurício de Araújo, disse que o encontro com o governador é de grande importância e destacou a necessidade de integração no transporte de pacientes, partindo de Jacarezinho e passando pelas cidades que compõem o consórcio: Ribeirão Claro, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá e Carlópolis.

Participaram do encontro o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche; o secretário do Trabalho e Emprego, Luis Claudio Romanelli; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; o diretor-geral do Detran, Marcos Traad; e os deputados estaduais Reinhold Stephanes Júnior, Hermas Brandão Junior, Pedro Lupion e Jonas Guimarães.

NORTE PIONEIRO – A região conhecida como Norte Velho ou Norte Pioneiro corresponde a uma área de 10.436.35 quilômetros quadrados, o que equivale a cerca de 5,2% da área do Paraná. São 29 municípios com uma população estimada de 230 mil habitantes. A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é de 0,72.

SUDOESTE – Também nesta terça-feira (7), o governador Beto Richa recebeu vereadores que compõem a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop/13), entidade que representa 27 municípios. Os vereadores estiveram em Curitiba para uma reunião técnica com secretários de Estado de várias áreas, durante a qual conheceram as ações da gestão estadual e apresentaram as reivindicações de cada município.

Gleisi Hoffmann assume Casa Civil



A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é convidada por Dilma Rousseff e assume o cargo no lugar de Palocci. O pedido de demissão foi apresentado por Palocci e aceito por Dilma no início da noite desta terça-feira.

Técnica especializada em orçamento e política, Gleisi é um antigo quadro do PT. Apesar de a crise envolvendo Palocci ter exposto a fragilidade da articulação política do governo, a senadora do PT deve exercer no governo um papel gerencial, semelhante ao que a presidente teve no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - uma espécie de "Dilma da Dilma".

Gleisi é casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Em seu primeiro pronunciamento a senadora afirmou nesta terça (7) que está "orgulhosa" com o convite que recebeu para substituir Antonio Palocci na pasta.

"Quero agredecer a ela, que acreditou na minha capacidade de trabalho", afirmou.

A nova ministra da Casa Civil fará um pronunciamento no Senado nesta quarta-feira, às 14h30, e depois participará da cerimônia de posse 16h30 no Palácio do Planalto. Com a saída de Gleisi, deverá assumir a vaga no Senado o primeiro suplente Sergio de Souza, do PMDB.