terça-feira, 5 de novembro de 2013

Resumo de Notícias

 
IMG_0316

Secretaria de Educação e Eletrosul desenvolvem o projeto Casa Aberta

A Eletrosul Centrais Elétricas, do Ministério Federal de Minas e Energias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, está desenvolvendo o projeto Casa Aberta. O objetivo é informar, de forma lúdica e com linguagem adaptada à compreensão das crianças, conceitos sobre geração de energia elétrica, transmissão, distribuição, os perigos, como evitar o desperdício, as principais fontes, as fontes alternativas de energia, os cuidados com o meio ambiente, entre outros.
As palestras, ministrada pelo técnico instrutor da Eletrosul, José Binda, iniciaram nesta segunda-feira (4) e prosseguem até terça-feira (12). Mil alunos do 5º ano das escolas municipais participam da programação e vão receber um kit, com mochila personalizada, cartilhas informativas, caneta, régua e um boneco com o personagem do projeto.






Começa o 2º Mutirão de Coleta de Lixo Eletroeletrônico
A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava e o Sescap-PR iniciaram, nesta terça-feira (5), o 2º Mutirão de Coleta de Lixo Eletroeletrônico. Os materiais estão sendo entregues nos ecopontos, que estão montados no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, e na praça Nova Pátria, na Colônia Vitória, em Entre Rios, das 9 às 17h. A ação prossegue até a sexta-feira (8). A equipe da Secretaria de Meio Ambiente orienta que grandes quantidades de lixo devem ser entregues no Parque das Araucárias, que fica na BR-277, bairro Primavera, no mesmo horário.
A população pode entregar qualquer objeto eletroeletrônico sem uso, como, por exemplo, monitores de computador, televisores, rádios, ferros de passar, fornos elétricos, baterias de celulares, entre outros. Os materiais coletados serão destinados à empresa Recicla Eletrônicos de Curitiba, como ocorreu no primeiro mutirão promovido em junho, quando foram arrecadadas 15.600 toneladas de lixo eletrônico. Nesta tarde, o comerciante, José Joelson Pinto, 34 anos, entregou três velhos monitores de TV. “Esses eletroeletrônicos estavam trancando espaço na minha casa há anos. Se não fosse essa iniciativa, eles ficaram lá por mais alguns anos, sendo que o descarte em lixo comum é proibido, pois pode causar danos a saúde”.





Alunos vão participar de atividades da caravana do Emcena Brasil
A caravana do Emcena Brasil passa com seu teatro móvel por Guarapuava nesta quarta e quinta-feira (06 e 07). Montada na Praça da Fé, a tenda do projeto irá oferecer oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, show de música, sessão de cinema e outras atividades artísticas, das 15h às 22h. Realizado por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), o projeto é uma realização da Cia. Abaréteatro, com o patrocínio da Monsanto do Brasil e o apoio da Prefeitura de Guarapuava e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Crianças do 1º ao 5º ano das escolas municipais vão participar das atividades desenvolvidas entre 15 e 17h. Segundo a Secretaria de Educação, o projeto deve envolver cerca de 700 alunos, divididos em duas turmas. A estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar o público, promete encantar a garotada, além da variada programação, que oferece a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, com a vantagem de ser totalmente gratuito.
Nos últimos cinco anos, o Emcena Brasil já percorreu mais de 150 cidades em todo o país, atendendo mais de 300 mil pessoas. Em 2013, a caravana já passou por cinco municípios da região Sul do Brasil. A Cia. Abaréteatro, que capitaneia o projeto desde 2007, traz na programação cinco renomados grupos de teatro, mamulengos, música e circo, que se apresentam com os seus principais espetáculos. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, além de diversas premiações e participações em Festivais de Teatro e Cultura, no Brasil e no exterior.

Programação

Quarta-feira (dia 6)
15h - Teatro para crianças
16h - Contação de Histórias
16h - Confecção de desenho e plantio de sementes
19h - Espetáculo de Mamulengo
20h - Sessão de Cinema
21h - Espetáculo para adultos

Quinta-feira (dia 7)
15h - Teatro para crianças
16h - Contação de histórias
16h - Atividades na Gibiteca e Biblioteca
19h - Show Musical – convidado local
20h - Espetáculo Circense

Pronatec forma turmas de operador de empilhadeira e mecânico de motores

 
formatura pronatec nov (57)

Nesta segunda-feira (04), o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) formou mais 32 alunos nas turmas de operador de empilhadeira e mecânico de motores a diesel. Com carga horária de 200 horas, os cursos foram realizados através da parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social, Sest/Senat e Agência do Trabalhador de Guarapuava. O evento reuniu familiares e amigos dos formandos na Chácara das Hortências, no bairro Jordão. O prefeito Cesar Silvestri Filho prestigiou a formatura.
O prefeito parabenizou os formandos e destacou que os cursos trazem benefícios aos formandos e à cidade, impulsionando as mudanças pelas quais Guarapuava está passando quando se fala em qualificação da mão de obra e geração de empregos. “Nosso município vivia um momento no qual não havia profissionais devidamente qualificados. Agora estamos preocupados com o aumento da oferta de cursos para a população, com o fortalecimento das nossas empresas e a atração de novos investimentos, pois, além de capacitar, estamos auxiliando para que haja aumento no número de vagas no mercado de trabalho”. Este ano o Pronatec já formou 226 alunos em Guarapuava nas mais diversas áreas.
Nesses dois cursos, formaram-se pessoas de todas as idades. Domingos Antonio Dambros, 76 anos, fez o curso de operador de empilhadeira, gostou e quer participar de outros. “Fiz a matrícula para ocupar um pouco a cabeça e porque é importante sempre aprender coisas novas. Nas aulas, aproveitei para fazer amigos e agora quero trabalhar nessa área”, conta o caminhoneiro aposentado. Já para o motorista José Maurício Ferreira, 45 anos, aproveitou o Pronatec para se atualizar. “Achei excelente. Aprendi uma nova profissão e me atualizei. Vou indicar para amigos também procurarem o programa”, ressalta o recém-formado operador de empilhadeira.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, a entrega do diploma é apenas o começo. “Vocês podem e devem levar seus currículos na agência. Faremos questão de acompanhar o ingresso de vocês no mercado”, disse aos formandos. Também estiveram na formatura o diretor do Conselho Nacional do Transporte e conselheiro do Sest/Senat do Paraná, Luiz Anselmo Trombini, o dirigente do Sest/Senat, Paulo Afondo Ferreira Silveira, e os instrutores Samuel Scheller Sydor e Fabrício Lupepsa.