sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cesar Filho vai à Alemanha em busca de novos investimentos

 
A convite da Cooperativa Agrária, o prefeito de Guarapuava acompanhará uma comitiva que vai à Alemanha reforçar o intercâmbio comercial, tecnológico e cultural. Para Cesar Silvestri Filho, o principal objetivo da viagem é a busca de novos investimentos. “Vamos confirmar nossa intenção de receber os investimentos estrangeiros e consolidar as parcerias. Nossa administração está empenhada em atrair a atenção de empresas para desenvolvermos e ampliarmos polos industriais”, avalia Cesar Filho.
 
O grupo vai cumprir intensa agenda nas cidades de Frankfurt, Rasttat, Friedrichshafen, Karlsruhe, Hamburg e Berlim, com visitas a prefeitos e empresários. Entre as empresas incluídas estão a Zeppelin Systems Friedrichshafen e a Peter Cremer Holding GmbH & Co. KG. Na capital alemã, o grupo terá uma reunião na Embaixada do Brasil. Em Rastatt, a comitiva brasileira vai comemorar os 25 anos da assinatura do termo de adoção que tornou co-irmãs a cidade barroca e Guarapuava/Entre Rios. O termo foi assinado em junho de 1988, por iniciativa dos suábios do Danúbio, para a promoção de intercâmbios de moradores, grupos culturais e representantes políticos. Embora seja uma viagem oficial, Cesar Filho vai arcar integralmente com suas despesas de transporte e da namorada, Renata Cruz, que o acompanhará. Eles viajam nesta segunda-feira (15) e retornam para Guarapuava dia 2 de agosto.
 
Transmissão de cargo
Nesta sexta-feira (12), às 18h, no gabinete do prefeito, aconteceu a cerimônia de transmissão de cargo. Cesar Filho passou o comando da cidade à vice e secretária da Mulher, Eva Schran. “Respeito e confio no trabalho e na lealdade da Eva. Admiro a grande mulher que ela é. Sei que deixarei Guarapuava em ótimas mãos”, afirmou Cesar Filho homenageando a atual prefeita com flores.
Segundo Eva Schran, esse é um marco histórico para a cidade, pois pela primeira vez em 200 anos, uma mulher, eleita pelo voto popular, assumiu o comando da administração de Guarapuava. “Eu estou muito feliz e tranquila. As mulheres da nossa cidade estão muito orgulhosas com mais essa conquista”, declara. Eva ainda contou que está preparada para assumir a função, pois atua em conjunto e confia no comprometimento de todas as secretarias. “Vou manter o modelo de gestão do Cesar Filho, portas abertas e transparência em todas as ações”. A vice-prefeita deve permanecer no cargo do dia 15 de julho a 3 de agosto, completando 18 dias. Em seu lugar, respondendo pelas ações da Secretaria da Mulher, irá assumir a servidora, Edilza Maria Silva da Luz.
Estiveram presentes e também prestaram as suas homenagens, os secretários do município, vereadores, servidores municipais e convidados. O secretário de Estado do Governo, Cezar Silvestri, que prestigiou a transmissão de cargo lembrou que nestes próximos dias o município continuará progredindo. “Tenho certeza que a Eva vai representar Guarapuava na altura de suas atitudes, pois esta é uma equipe que vem trabalhando com entusiasmo, dando voz à comunidade, atendendo aos anseios e necessidade da população”.

RESUMO DE NOTICIAS

Integrantes do Bicicross Guarapuava visitam prefeito
 
 
Atletas de várias idades, que integram a equipe Bicicross Guarapuava, estiveram no gabinete do prefeito Cesar Silvestri Filho. O grupo, que tem como presidente Felipe Maciel, o Paçoca, agradeceu o apoio da Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Guarapuava. Os pais de alguns ciclistas participaram do encontro, que aconteceu na última quinta-feira (11). O Bicicross Guarapuava representa o Paraná no Brasileiro de Bicicross e está em 5º lugar, com apenas 50 pontos a menos que o 1º.
 
 
 
Prefeito entrega certificados de dispensa de incorporação do 26° GAC
 
 
Na manhã desta sexta-feira (12), no ginásio de esportes do 26° GAC, a presidência da Junta de Serviço Militar de Guarapuava promoveu a solenidade de entrega dos certificados de dispensa militar de 2013. Foram entregues 496 documentos. “Vocês, jovens, hoje estão sendo, dispensados dos serviços militares, mas não da obrigação como cidadãos. Nos ajudem a construir uma Guarapuava cada vez melhor”, destaca Cesar Filho, que é  presidente da Junta de Serviço Militar.
 
Segundo o chefe da 25ª Delegacia do Serviço Militar da 15ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar), capitão Ernesto Reis, o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) é um documento de suma importância para todo cidadão, sem o qual o jovem fica impossibilitado de expedir documentos, como título de eleitor. Também não pode inscrever-se em concursos públicos e em instituições de ensino e empresas que exigem o certificado para efetuar a matrícula ou contratação.
 
A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, o capitão da Reserva Remunerada, Henrique Costa Neto, da servidora municipal da Junta de Alistamento Militar, Roseli Pedroso, do presidente da Câmara de Vereadores, Edoni Klüber, do vereador Mario Scheidt e do presidente da Surg, Fernando Damiani.
 
 
 
 
 
Etapa do Circuito Paranaense de Skate Amador será neste fim de semana
Guarapuava sedia, neste final de semana (13 e 14), a 3ª etapa do Circuito Paranaense de Skate Amador. São esperados aproximadamente 200 competidores de todo o Paraná, além de representantes dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Federação Paranaense de Skate e Associação Guarapuavana de Skate, a competição será divida em quatro categorias: mirim (8 a 11 anos); iniciante (12 a 14 anos); amador I e amador II. Nas duas últimas podem participar atletas a cima de 15 anos.
As inscrições devem ser feitas apenas no sábado, a partir das 9h, no local da competição (Ginásio Trianon). Os valores são R$ 15,00 para as categorias mirim e iniciante; e R$ 20,00 para amador I e II. As disputas começam às 10h, com a classificação dos participantes das categorias mirim e iniciante.
 
 
Segundo semestre reinicia no dia 29 nas escolas municipais
Os alunos das 43 escolas municipais de Guarapuava iniciaram as férias escolares do mês de julho nesta quinta-feira (11). A Secretaria de Educação e Cultura, em atendimento a Lei Complementar nº 11/2004, retoma o segundo semestre dia 29 de julho.
 

Em fórum regional sobre qualificação profissional, Cesar Filho destaca atuação do município

 
 
Durante o Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, realizado na tarde desta sexta-feira (12), no Pahy Centro de Eventos, o prefeito Cesar Silvestri Filho reiterou a parceria entre Município, Estado e Federação. Guarapuava já aderiu ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), sendo coordenado pela Secretaria de Assistência Social e parceria do Sistema S. “Estamos mostrando às empresas de fora que o município está preocupado em formar profissionais e isto já vem dando resultados. A confirmação da vinda de uma unidade da Irmol e da Target Eletronics para Guarapuava aponta que estamos colhendo os frutos da atenção que estamos dando à qualificação profissional”, destaca o prefeito.
 
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, esse é princípio para a construção de uma cidade multissetorial. “Pensar em qualificação profissional é realizar um investimento duradouro e que apresenta retorno direto para a cidade. Além do Sistema S, estamos iniciando uma parceria com diversas instituições de ensino, públicas e privadas, o que fará com que o município se torne ainda mais atraente para novos investidores. Novas empresas trarão desenvolvimento para Guarapuava e, em troca, ofereceremos mão de obra qualificada para que eles também cresçam, firmando um diálogo mútuo”.
 
O evento - promovido pelas secretarias estaduais de Educação, Trabalho e Emprego Solidário, Família e Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul - teve como objetivo informar, orientar e divulgar as ações e possibilidades de aceso aos programas de qualificação. Estiveram presentes também o secretário estadual do Trabalho e Emprego Solidário, Luiz Carlos Romanelli, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, prefeitos e representantes de 44 municípios que compõem os territórios Cantuquiriguaçu, Amocentro e Amsulpar, secretários municipais, além de representantes de empresas e entidades.