segunda-feira, 24 de março de 2014

Defesa de Carli Filho entra com recurso para impedir juri popular

Recurso deve ser julgado na próxima semana




A defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho entrou com recurso para alterar os termos da decisão que determinou a remessa do caso para julgamento pelo júri popular.

A Defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, levada a efeito pelo advogado Criminalista René Dotti, entrou com recurso de embargos de declaração no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Este recurso da defesa deverá ser julgado na próxima quinta-feira (27) ou em seções posteriores, pela mesma Primeira Câmara Criminal e Relator Desembargador Telmo Cherem.

O advogado Criminalista Elias Mattar Assad, que funciona no processo como assistente da acusação pela família da vítima Gilmar Rafael Yared, declarou que o recurso tem cunho meramente protelatório e que nada há para ser aclarado ou modificado na paradigmática decisão do TJPR .

Prefeitura pavimenta rua Mário Virmond com pedras irregulares

 
visita as obras 21mar (13)
Vistorias em obras integram a agenda do prefeito Cesar Silvestri Filho toda semana. Observar o andamento e finalizações, além de conversar com a população, são fundamentais para o gestor municipal. Na última sexta-feira (21), ele esteve em diversos bairros e no Distrito da Palmeirinha. Um dos locais foi a rua Mário Virmond, no Industrial, onde está em execução a pavimentação com pedras irregulares, obra em parceria com empresários. “É um trabalho muito importante para a população e o empresariado da região, necessário há muitos anos e que estamos colocando em prática”, ressaltou o prefeito.
Nesta fase, a Surg vai pavimentar 1.800 metros com pedras irregulares. “Com essa obra vamos pavimentar toda a rua, pois finalizamos um quilômetro próximo à empresa Iberkraft, com a qual fizemos uma parceria para a execução”, especificou Cesar Filho, que esteve acompanhado do secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, do encarregado de obras da Surg, Germano Flores, e dos vereadores Valdomiro Batista, o Jabur, e Germano Toledo Alves.
No bairro Santana, o grupo conversou com moradores sobre o asfalto novo aplicado na rua Alcebíades Rodrigues. “Agora dá para estender a roupa”, disse uma moradora, destacando que agora não tem “mais barro nem lama”. Ruas próximas, inclusive na região do Sol Nascente, foram restauradas. No Jordão, o prefeito definiu o local para implantação do Centro de Apoio ao Turista, que terá recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 600 mil. Será construído próximo à pista de Motocross. Também no Jordão, está sendo ampliada a Unidade Básica de Saúde e construída uma creche. “Através de doações de empresários, de mutirão comunitário, apoio da prefeitura e vereadores, além da arrecadação durante a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross, no ano passado, teremos a satisfação de entregar essa creche”, disse o vereador Jabur.
Na rua Barão do Rio Branco, entre a Capitão Rocha e a Quintino Bocaiúva, no Centro, prossegue o trabalho de manutenção e pavimentação. Obras foram concluídas na Vila Carli e Conradinho e outras prosseguem, como a construção de passarelas sobre córregos. Na Palmeirinha, a rua Dom Pedro II está sendo alargada. Também receberá calçada e meio-fio, o que vai melhorar o fluxo de veículos e de pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída da Escola Municipal do Campo Manoel Moreira e do Colégio Estadual da Palmeirinha.

Mobilização pelos Direitos da Mulher reúne autoridades e comunidade

 
mobilizacao direitos da mulher (56)
Durante dois dias (20 e 21), Guarapuava reuniu autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal, Poder Judiciário e comunidade no empenho de agir com urgência no combate à violência contra a mulher. A Mobilização pelos Direitos da Mulher é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal da Justiça do Paraná.
O evento contemplou as várias facetas da violência de gênero com palestras sobre o Pacto Nacional de enfrentamento à violência, inclusão social para mulheres, reabilitação do agressor, tráfico de mulheres e feminicídio, além de mostrar um panorama da realidade das políticas públicas estaduais e o atendimento das vítimas nas delegacias da Mulher no Paraná. Também foi introduzido o Botão do Pânico, dispositivo que auxiliará as mulheres em situações de risco, alertando às forças policiais de uma possível ameaça. “Estamos inovando no combate à violência. O Botão do Pânico é mais uma ação concreta para a redução do alto índice de agressões”, explica o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A mesa de abertura composta pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, pela vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran, pela coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Enfrentamento da secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Luana Grillo, pela coordenadora do Cevid, desembargadora Denise Krüger, pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Vasconcelos, pela titular do Juizado Especial de Violência Doméstica de Curitiba, juíza Luciane Bortoleto, pela juíza da 1ª Vara Criminal, Carmen Mondin, pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Nestário Queiroz, e por outras autoridades, fez questão de ressaltar a importância do combate que está sendo realizado e garantir que mais políticas públicas vão ser criadas para que as mulheres não sejam mais desrespeitadas. “A Lei Maria da Penha se caracteriza como a 3ª melhor do mundo no combate à violência contra a mulher, uma grande conquista nesta luta. É momento de comemorarmos, sem esquecer que ainda devemos instituir mais políticas públicas, erradicando a violência e garantindo a integridade da mulher”, conta a desembargadora Denise Krüger.
“Nossa proposta é discutir e pautar a violência na sociedade. Essas atrocidades acontecem todos os dias e em todos os lugares. Como reagimos a elas? Devemos combatê-la, com muito empenho, e é isso que a secretaria da Mulher tem procurado fazer neste um ano de gestão”, ressalta a secretária municipal Eva Schran. Segundo o prefeito Cesar Filho, para garantir que o número de agressões seja reduzido de forma significativa, a prefeitura continua pensando e desenvolvendo políticas públicas concretas. “Além do Botão do Pânico, logo estaremos implementando a Casa Abrigo, garantindo mais segurança e esperança à mulher, a protegendo e qualificando para que ela possa se emancipar e ter o respeito que merece”, finaliza.