terça-feira, 29 de março de 2011

Morre aos 79 anos o ex-vice-presidente José Alencar


Empresário que lutava contra o câncer desde os anos 90 projetou-se para a política nacional ao se tornar vice de Lula

Morreu hoje em São Paulo, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. Mineiro de Muriaé, o empresário do setor têxtil que entrou para a política e transformou-se em vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava internado desde o início da tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, pouco mais de dez dias depois de receber alta.

Alencar lutava contra o câncer desde a década de 90. Seu quadro agravou-se nesta semana, quando os médicos detectaram uma nova perfuração intestinal. O estado de saúde do ex-vice era grave ao ponto de impedir que fosse realizada uma nova cirurgia para tentar reverter o problema. Em novembro de 2010 e em julho de 2009, Alencar passou por três cirurgias para tratar o mesmo problema.

Ao longo dos anos, Alencar foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.
esde o início deste ano, Alencar teve de retornar em diversas ocasiões ao Sírio-Libanês. Passou por sessões de quimioterapia, tratou um quadro de hipertensão, teve um edema agudo do pulmão e precisou substituir um cateter no rim esquerdo. Nas poucas declarações públicas que concedeu nos últimos meses, fez questão de deixar claro que não temia as consequências da doença. "Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra", dizia.

Trajetória

Alencar nasceu em uma família humilde e montou um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, a Coteminas. Nascido em 17 de outubro de 1931, ele havia comemorado seu aniversário apenas uma semana antes de ser internado.


Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra.

Alencar, que era um dos 15 filhos de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a dar expediente aos sete anos na loja de seu pai. Aos 18 anos, montou seu primeiro negócio com dinheiro emprestado de seu irmão mais velho. Liderou mais de uma empresa até criar a Coteminas, que nasceu de uma sociedade com o deputado Luiz de Paula Ferreira iniciada no fim da década de 60.

A atividade industrial o levou à política. Antes de entrar em sua primeira disputa eleitoral, Alencar foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Sua primeira experiência nas urnas foi frustrada. Ele disputou e perdeu a eleição para o governo de Minas Gerais em 1994. Quatro anos depois foi eleito senador com mais de 3 milhões de votos pelo PL (hoje PR).

Vice

A escolha de Alencar para ocupar a vice de Lula em 2002 foi a fórmula encontrada para vencer a resistência de setores do empresariado brasileiro ao então candidato à Presidência e ex-líder sindical. Diante do envolvimento de seu partido com o escândalo do mensalão, Alencar optou por deixar o PL em setembro de 2005 e anunciou sua entrada no nanico PRB.
A luta de Alencar contra o câncer chegou a ser colocada na mesa na época em que Lula montava sua chapa à reeleição, em 2006. Nos bastidores, vários petistas se diziam preocupados com o estado de saúde do vice e diziam temer um abalo na campanha presidencial. Partiu de Lula a decisão de manter o empresário como número dois na chapa. Alencar fez campanha, permaneceu no governo e até chegou a cogitar uma candidatura ao Senado por Minas na eleição deste ano.

No período em que esteve no governo, Alencar chegou a acumular temporariamente o Ministério da Defesa, em 2004. Somadas todas as ocasiões em que substituiu Lula em casos de viagem ou outros impedimentos, o vice passou mais de um ano no exercício da Presidência da República. Mas uma das marcas de sua atuação foi o fato de ter se transformado em um crítico bem-humorado da política de juros. As sucessivas queixas sobre o impacto das altas taxas no setor produtivo viraram uma espécie de brincadeira do vice com a imprensa e com colegas no Palácio do Planalto.

Detran garante que não liberou habilitação de Carli Filho


Informação circulou pela internet que ex-deputado poderia dirigir


A assessoria do Detran do Paraná garantiu nesta sexta-feira que o ex-deputado Fernando Carli Filho não recuperou sua carteira de habilitação. A informação circulou pela internet e teria tido origem na página do Facebook de Gilmar Yared de que o ex-deputado teria recuperado o direito de dirigir. Carli ainda responde criminalmente pelas mortes de Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo, por ter provocado o acidente em que os dois jovens foram vítimas.

De acordo com as informações do Detran, o ex-deputado não procurou o órgão para tentar recuperar o documento que continua apreendido. Do ponto de vista legal, Carli Filho teria que passar pelo curso de reciclagem e entrar com o requerimento.

Carli já estava com a habilitação suspensa, embora ainda apreendida, na ocasião do acidente, em que estaria embriagado, trafegando a mais de 160 km/h no bairro Mossunguê.

Na última semana, a família de Carli Filho entrou com um pedido ao Detran para tentar recuperar o carro que o ex-deputado ocupava na ocasião do acidente.

Depressão entre jovens. Causa pode ser o Facebook



Segundo informações de um importante grupo de médicos norte-americano, as redes sociais podem causar depressão, chamada de “depressão devido ao Facebook”. Segundo eles, os mais afetados são aqueles obcecados pelo site e que ainda possuem alguma tendência depressiva.

Os especialistas ainda estão analisando as evidências de depressão entre os jovens. Eles divergem se a depressão é oriunda de outros problemas ou se esta relacionada ao uso do site.

Conforme os pesquisadores, o Facebook possui aspectos que podem ser difíceis para crianças e adolescentes com baixo estima.

O ideal do site é a interação com amigos e atualização do status, contendo fotos de pessoas alegres, felizes em diversas ocasiões. Esse fato faria com que um adolescente desprovido dessa diversidade pensasse que ele não está à altura daquele grupo de amigos.

Na vida online as pessoas, no geral, tentam demonstrar uma pessoa que nem sempre é. Postando apenas fotos alegres, divertidas, com vários amigos. Assim, um adolescente com baixo-estima pode sentir-se inferior aos outros.

A dica dos especialistas é conversar muito com filhos sobre diversos assuntos relacionados à internet, como o próprio efeito do Facebook, o cyberbullying e também sobre conteúdos inapropriados aos jovens.

Estado de saúde do ex-presidente José Alencar é crítico, alertam os médicos



É crítico o estado de saúde do ex-vice-presidente da República José Alencar. Segundo o último boletim da equipe médica que o atende no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgado no início da tarde desta terça-feira, ele foi encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com um quadro de obstrução intestinal, causada por crescimento de tumores. O ex-vice-presidente, de 79 anos, luta há mais de uma década conta um câncer no intestino e já passou por mais de dez cirurgias.

Leia, na íntegra, o último boletim médico:

“BOLETIM MÉDICO
29/03/2011 – 11h45

“O Ex-Vice-Presidente da República José Alencar segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, com quadro de oclusão intestinal e peritonite, em condições críticas. O paciente está sedado, sem dor, na companhia de seus familiares e estão sendo oferecidas as medidas de suporte necessárias. As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.

Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira – Direto Técnico
Dr. Paulo Ayroza Galvão – Diretor Clínico.”

Cesar Filho recebe cumprimentos de vereador de Inácio Martins



O vereador Nelsinho Andrade, de Inácio Martins, aproveitou sua viagem a Curitiba para cumprimentar o deputado Cesar Silvestri Filho e registrar a torcida pelo desempenho parlamentar do deputado.

Deputado César Silvestri Filho acompanha entrega de casas populares em Laranjal Publicado em 28/3/2011



O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, entregou as chaves das novas casas para 36 famílias de Laranjal, Região Sudoeste do Estado. O deputado estadual Cesar Silvestri Filho, que recebeu a confirmação da construção de 600 casas populares em Guarapuava, também participou da cerimônia.
O município de Laranjal possui uma população de quase sete mil habitantes. Com um investimento de R$ 1,2 milhão o conjunto atenderá as famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos ao mês.
Para o prefeito de Laranjal, João Elinton Dutra, sem a presença da Cohapar se tornaria inviável para o município a construção destas casas. “O município possui um grande déficit habitacional, como ocorre em todos as cidades em desenvolvimento, e a entrega destas casas, hoje, só se tornou possível graças à parceria do Estado, por meio da Cohapar”, disse o prefeito.
GUARAPUAVA - Mounir Chaowiche apresentou na sexta-feira (25), durante um encontro com os funcionários, o novo gerente do escritório regional de Guarapuava, Edony Antonio Kluber.

Juízes prometem cruzar os braços por reajuste salarial



Os juízes federais vão fazer uma paralisação nacional de 24 horas, no dia 27 de abril, a fim de pressionar o Executivo e o Legislativo a aprovarem a revisão de 14,79% de seus vencimentos, constante do projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal que corrige, no mesmo percentual, o subsídio dos ministros do STF – hoje fixado em R$ 26.723 (teto do funcionalismo público). Além disso, os magistrados reivindicam simetria de direitos com o Ministério Público – como auxílio-alimentação e licença-prêmio.

De acordo com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, no dia da greve de protesto – aprovada por 83% da classe – os juízes federais só vão atender a demandas de emergência, como despachos de medidas cautelares, As audiências marcadas serão adiadas. Em 2000, uma paralisação semelhante chegou a ser marcada, mas acabou sendo suspensa na véspera, em virtude da retomada satisfatória de negociações.

Os juízes federais argumentam que não lutam por aumento, mas por reajuste dos subsídios, o que depende da aprovação do Projeto de Lei 7.749/2010, que reajusta de R$ 26.723 para R$ 30.675, a partir de 1º de janeiro, o subsídio-teto dos ministros do STF. A magistratura federal tem direito a 85% desse teto, conforme previsão constitucional.

Indígena é atropelado, não resiste e morre na 277



Um indígena foi atropelado na noite deste domingo (27/03) no Km 478 da BR 277 em Nova Laranjeiras.

A camionete Nissan/XTerra, da cor prata com placas ALH 9152 de Guarapuava conduzida por José da Costa atropelou o indígena João Maria Nensauh Bernardo.

Segundo a Policia Rodoviária Federal o indígena não resistiu aos ferimentos e morreu.
O corpo foi encaminhado ao IML de Cascavel.

Laranjeiras do Sul: Grave acidente deixa 6 feridos na BR 158



Um grave acidente deixou várias pessoas feridas na noite de sábado (26/03) na BR 158 em Laranjeiras do Sul.

O árbitro de futebol, Sadi Roussignol de 45 anos sofreu ferimentos graves.
Roussignol estava dirigindo um VW/Gol e acabou batendo frontalmente em um VW/Santana conduzido por Moisés Kailer que também se feriu.

Além dos dois condutores, foram hospitalizados também Terezinha Rossignol, 43, Cibele Rossignol, 12, Aline Rossignol,06 e Vera Lucia Lima,26.

Os feridos foram conduzidos ao Hospital São Lucas.

O árbitro Sadi Rossignol e Moisés Kailer foram encaminhados à UTI da Policlínica de Chopinzinho, onde continuam internados.

Os demais foram medicados e liberados, com exceção da Terezinha Rossignol que foi transferida para o Hospital São José, pois fraturou o fêmur e será operada.

Anabolizantes e suplementos são apreendidos pela policia em Guarapuava



A Policia Rodoviaria Federal/PFR realizou a apreensão de anabolizantes e suplementos de venda proibida no Brasil. O fato ocorreu em Guarapuava, no km 322 da BR 277, em uma operação rotineira.

Foi apreendido o veículo Audi A3, placa CRC-4499 de Taubaté/SP e presos o condutor E.L.C, 24 anos, e o passageiro G. S.L., 26 anos, por transportarem 173 frascos de anabolizantes e suplementos alimentares de origem estrangeira e de venda proibida no Brasil, 213 eletrônicos e um brinquedo.

A ocorrência foi encaminhada a Polícia Federal de Guarapuava.

Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava e autor de lei que vai proporcionar mais segurança a clientes de bancos



O Presidente da Câmara municipal de Guarapuava Admir Strechar (PMDB),e autor de um projeto de lei que dispõe sobre a instalação de painel opaco nas agencias bancarias com o objetivo de inibir a prática de crimes conhecidos como “saidinhas de banco, Já que muitos golpes têm início dentro da agência, com ajuda do uso do celular, que facilita a comunicação entre assaltantes dentro e fora do banco .Strechar disse que implantação do painel entre os caixas e demais clientes em espera nas agências, impossibilitando a visão das pessoas que estão sendo atendidas, vai proporcionar mais segurança aos clientes, pois as demais pessoas que estiverem na fila do banco não poderão visualizar quais as operações estão sendo realizadas pelo cliente, além de proporcionar uma maior privacidade.

O painel devera conter no mínimo 1’,80 m de altura .O projeto também determina as Agências Bancárias ,que mantenham em funcionamento um painel eletrônico, que indique o Caixa que esta disponível ao atendimento do próximo Cliente da fila de espera. O projeto já foi sancionado pelo Prefeito Fernando Carli e as Agências terão um prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para se adequar as exigências da Lei.O estabelecimento bancário que não se adequar recebera uma multa no valor de 50,000 UFM (cinqüenta Unidade Fiscal Municipal) por dia de descumprimento.

“Com esta lei, o cidadão alem da privacidade terá mais segurança quando precisar do serviço bancário”, disse Strechar.

Mais um hospital poderá fechar denuncia vereador



O Vereador Gilson Amaral (DEM) denunciou nesta segunda-feira, 28/03, durante Sessão da Câmara Municipal de Guarapuava, que mais um hospital poderá fechar suas portas em nossa cidade. O Parlamentar embasou seu pronunciamento citando encontro, que manteve com um empresário ligado a provedoria de uma casa hospitalar, mas não quis citar o nome, apenas afirmou que se trata de uma pessoa idônea e que há vários anos vem dando sua contribuição ao sistema de saúde. Segundo Amaral, o hospital teria uma divida em torno de quatro milhões de reais, sendo que a mesma vem aumentando mês a mês e sem uma perspectiva de poder quita La, sendo que isso poderá levar ao fechamento do mesmo. O Vereador disse que a sociedade não pode ficar alheia a essa situação e sugeriu a realização de uma Audiência Publica para debater o problema e encontra uma solução para o caso. “Se de fato mais um hospital fechar em nossa cidade será uma calamidade para a região”, disse Amaral. Já a Vereadora Maria Jose (PSDB), também se mostrou preocupada com essa problemática e propôs a participação dos Secretários de Saúde e prefeitos da regia na Audiência Publica ,pois segunda ela ,esse problema não só de Guarapuava mas de todos os municípios, que mandam seus doentes para nossa cidade para serem tratados.O Vereador Antenor Gomes de Lima (PT),propôs que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal faca uma visitas aos dois hospitais para se interaram da real situação financeira dos mesmos.

PPS expulsa 2 prefeitos e mais 35 filiados no PR




O diretório estadual do PPS paranaense realizou no último sábado (26 de março) uma reunião para avaliar os pareceres do Conselho de Ética a respeito de casos de infidelidade partidária, ocorridos no período eleitoral de 2010.

A legenda avaliou 171 processos, envolvendo 04 filiados, 14 vice-prefeitos, 11 prefeitos e 142 vereadores. O Conselho de Ética sugeriu 49 arquivamentos, 06 adiamentos, 69 penas médias (advertência interna) e 47 penas graves (expulsão).

Após avaliação em plenário com exposição de defesa por parte dos réus, o diretório estadual do PPS decidiu pela expulsão de 37 filiados mandatários (02 prefeitos, 04 vice-prefeitos e 31 vereadores) e uma censura pública (prefeito).


De acordo com o presidente do PPS no Paraná, deputado federal Rubens Bueno, o julgamento do Conselho de Ética é o ponto de partida para a reestruturação da legenda no estado. “Após o resultado vamos percorrer todas as regiões para restabelecer diretórios e preparar o partido para as eleições de 2012”, disse.


O Conselho de Ética recebeu diversas denúncias com base na Resolução Eleitoral n°1/2010 do Diretório Nacional. No parágrafo 1° do Art. 8°, “os filiados ao PPS, especialmente os candidatos, os detentores de mandato eletivo e todos aqueles que integram o diretório nacional, estadual, distrital, o diretório municipal ou comissão provisória organizadora e demais órgãos partidários, apoiarão exclusivamente candidatos a Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual apoiados oficialmente pelo partido”.

“No caso de chapa de deputados federais e estaduais o apoio será exclusivo aos candidatos do partido, independente de alianças ou coligações”.

Antes de emitir os pareceres, o presidente do Conselho de Ética do partido, Ivo Ericsson Camargo de Lima, declarou que o critério para incluir mandatários no processo foi a exigência de 30% de votos a deputado estadual e federal do total atingido pelos vereadores de determinado município.

O Conselho de Ética analisou os casos para atender a Resolução Orgânica 004/2010 do diretório nacional do PPS sobre fidelidade partidária, que exigiu um balanço das eleições nos estados, “visando acompanhar o desempenho e o comportamento dos Diretórios ou Comissões Provisórias Municipais, bem como dos dirigentes, candidatos, detentores de mandatos eletivos e filiados”.


O presidente do Conselho de Ética informou ainda que "a avaliação de alguns pareceres foi adiada devido às particularidades de alguns mandatários. Estes processos serão retomados na reunião semanal do partido. Quem foi processado teve direito à ampla defesa”.

NOMES DOS MANDATÁRIOS EXPULSOS OU SOB CENSURA PÚBLICA:

DIRETÓRIO NOME MANDATO ATO DO DIRETÓRIO INFRAÇÃO
Santo Antonio do Caiuá Jose Alves de Almeida Prefeito h -Expulsão GRAVE
Teixeira Soares Ivanor Luiz Muller Prefeito h -Expulsão GRAVE
Abatiá Jose Soares Nogueira Filho Vereador h -Expulsão GRAVE
Alvorada do Sul Jose Luiz Voltarelli Vereador h -Expulsão GRAVE
Atalaia Rafael Beckhauser Vereador h -Expulsão GRAVE
Bandeirantes Sidnei Demicio Vereador h -Expulsão GRAVE
Barracão Joao Maria Carvalho de Freitas Vereador h -Expulsão GRAVE
Cidade Gaucha Luiz Rogerio Moacir Vereador h -Expulsão GRAVE
Coronel Domingos Soares Laercio Casagrande da Cruz Vereador h -Expulsão GRAVE
Francisco Alves Douglas Domingues da Costa Vereador h -Expulsão GRAVE
Guaporema Jose Carlos Cardoso Vereador h -Expulsão GRAVE
Maria Helena Manoel Pereira de Medeiros Vereador h -Expulsão GRAVE
Nova Aliança do Ivaí Laura Tambra Alves Vereador h -Expulsão GRAVE
Perobal Everaldo Vieira de Oliveira Vereador h -Expulsão GRAVE
Pinhalão Pablo Vanzelli Moreira Vereador h -Expulsão GRAVE
Presidente Castelo Branco Jose Mascarenhas de Oliveira Vereador h -Expulsão GRAVE
Salgado Filho Edson Cappelin Vereador h -Expulsão GRAVE
Salgado Filho Raimundo Delmar Mazotti Vereador h -Expulsão GRAVE
Salgado Filho Volmar Duarte Vereador h -Expulsão GRAVE
Santa Cecília do Pavão Cristiane Estela Bonim Vereador h -Expulsão GRAVE
Santana do Itararé Antonio Claudio Mendes Vereador h -Expulsão GRAVE
Santo Antonio do Caiuá Jackson Vitoriano Piva Vereador h -Expulsão GRAVE
Santo Antonio do Caiuá Joao Antal Vereador h -Expulsão GRAVE
Santo Antonio do Paraiso Onofre Jackson Veiga Vereador h -Expulsão GRAVE
São Jerônimo da Serra Juarez de Jesus Pinheiro de Mello Vereador h -Expulsão GRAVE
São Jerônimo da Serra Marcelo Loreto Vereador h -Expulsão GRAVE
São Jorge do Oeste Edson Luiz Ribeiro dos Santos Vereador h -Expulsão GRAVE
São José da Boa Vista Marcelino Vitorino Vereador h -Expulsão GRAVE
São José da Boa Vista Orlando Leopoldino de Sousa Vereador h -Expulsão GRAVE
Sapopema Benedito Pereira da Silva Vereador h -Expulsão GRAVE
Tomazina Helio Targino Ribeiro Vereador h -Expulsão GRAVE
Vitorino Claudiovani Correa Vereador h -Expulsão GRAVE
Nova Aliança do Ivaí Valter Alves Vice-Prefeito h -Expulsão GRAVE
Nova Aurora Paulo Rodrigues Bessani Vice-Prefeito h -Expulsão GRAVE
Perobal Joao Claudio Guilherme Vice-Prefeito h -Expulsão GRAVE
Salgado Filho Ivo Battisti Vice-Prefeito h -Expulsão GRAVE

Quinta do Sol Antonio Roberto de Assis Prefeito b - Censura Pública MÉDIA

Governador receberá medalha da Ordem do Mérito Militar



O governador Beto Richa vai receber a medalha de Ordem do Mérito Militar, grau de Grande Oficial, em solenidade alusiva ao Dia do Exército, em 19 de abril, no quartel da 5ª Região Militar do Exército, em Curitiba. O anúncio foi feito pelo general-de-divisão Williams José Soares, que nesta quarta-feira (30) assume o comando da 5ª RME, em solenidade com a presença do governador.

“A medalha é uma homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado por amigos e parceiros em colaboração com o Exército Brasileiro”, disse Williams Soares. Ele substituirá o general-de-divisão Adhemar da Costa Machado Filho, que agora responde pelo Comando da Região Militar do Sudeste, com sede em São Paulo.

Em encontro com o governador nesta segunda-feira, Adhemar Machado Filho agradeceu as parcerias e o bom relacionamento que o governador mantém com o Exército Brasileiro, desde a época em que foi prefeito da capital, permitindo várias operações integradas. Ele disse que a instituição está sempre disposta a colaborar e deu como exemplo a instalação de uma ponte metálica na PR-408, no Litoral do estado, afetada pelas chuvas dos dias 10 e 11 de março. “Atendemos prontamente a um pedido do governador, em um momento de solidariedade, e colocamos à disposição o que estava ao nosso alcance”, disse o general. A ponte – pela qual passam diariamente 260 veículos – está sendo usada temporariamente para restabelecer o tráfego na rodovia.

O novo comandante da 5ª RME é paranaense de Agudos do Sul e estava atuando na área de Logística do Ministério da Defesa, em Brasília. O general Williams Soares disse que espera que a parceria com o governo do Paraná continue. “Sendo paranaense, sempre daremos apoio, de forma a garantir a integração entre a nossa instituição e a comunidade”, disse ele.

O governador Beto Richa já recebeu do Exército Brasileiro a Comenda Duque de Caxias — Medalha do Pacificador (2006); a Medalha Soldado da Paz (2007); e a Ordem do Mérito Militar — grau de Comendador (2009).

A indicação para o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar foi feita pelo general-de-Exército Túlio Cherem, chefe do Comando Militar do Sul (CMS).