quarta-feira, 16 de março de 2011

Produtoras rurais serão homenageadas em sessão solene



Em sua 9° edição, o Diploma Mulher Cidadã, oferecido pela Câmara Municipal de Guarapuava, vai homenagear 11 mulheres em sessão solene nesta quarta-feira, dia 16 de março, às 20 horas.

O evento é organizado com o objetivo de tornar público a contribuição feminina para o desenvolvimento municipal e valorizar a prática de atitudes cidadãs. As mulheres que recebem o diploma são indicadas por entidades de Guarapuava, como o Sindicato Rural de Guarapuava, que desta vez indicou a agropecuarista Mercedes Saldanha Loures Faria de Lacerda.

Mercedinha, como é conhecida na região, é descendente do Capitão Rocha, um dos desbravadores da região. Filha de José Alves Loures e Alzira Saldanha Loures, foi casada com Nelson Faria de Lacerda, é mãe de Nelson Luiz e Maria das Mercês; e avó de Franciele, Nelson e Maria Antônia.

De família de agropecuaristas, nos anos de 2003 e 2004 sofreu com a invasão da sua propriedade rural, mas mesmo passando por esse tempo difícil, nunca perdeu o entusiasmo e a alegria de viver.

Aliada às funções da propriedade rural, Mercedinha concilia as responsabilidades ministeriais assumidas junto à Catedral Nossa Senhora de Belém. Sempre ativa, pratica esportes desde 2008, exemplo para jovens e adultos.

Outra produtora rural que será homenageada é Claraci Borges, destaque na produção de leite regional, indicada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Sindicato Rural promove Encontro de Produtoras Rurais



O Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), promove na segunda-feira, dia 21 de março, um Encontro de Produtoras Rurais alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

O evento será a partir das 14 horas, no anfiteatro da entidade, e reunirá mulheres ligadas ao meio agropecuário, como produtoras rurais e empresárias do setor de Guarapuava, Candói, Cantagalo e outros municípios da região.

O palestrante José Carlos Poli vai falar sobre “A força da mulher moderna: a hora e a vez da mulher”. Poli é administrador de empresas, especialista e marketing, planejamento estratégico e qualidade total, com MBA em Gestão de Pessoas.

Segundo o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o encontro visa valorizar a mulher, destacando a importância dela no setor agropecuário. “O Sindicato Rural, através de cursos e palestras, como o Programa Mulher Atual do SENAR, trabalha vários temas como sucessão familiar, gestão da propriedade e sindicalismo, despertando a consciência da mulher sobre sua importância na sociedade atual, reforçando suas competências e habilidades para enfrentar novos desafios. Trabalhamos para formar mulheres empreendedoras”, destaca.

Botelho ainda lembra que existe uma comissão feminina dentro da entidade, que será reativada, com a realização de reuniões periódicas, palestras e promoções. “Podemos agendar também uma nova turma do Programa Mulher Atual, se houver interesse de nossas associadas”, destacou.

O Sindicato Rural possui hoje 910 produtores rurais associados, sendo 128 mulheres, que direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento da agropecuária regional.

O evento, direcionado a produtoras rurais e empresárias do setor, ainda terá coquetel e brindes. A inscrição deve ser feita pelo telefone (42) 3623-1115 e a entrada para a palestra será 1 quilo de alimento não-perecível (Campanha Produtor Solidário).


Assessoria de Imprensa – Release 408 – 16.03.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Cronologia da tragédia no Japão



TÓQUIO — A seguir, os principais eventos da tragédia que marcou o Japão nos últimos dias (sempre hora local).

Sexta-feira, 11 de março:

- Um terremoto submarino de magnitude 8.9, um dos mais poderosos já registrados, atinge o litoral nordeste do Japão antes das 15h00, hora local. As autoridades emitem um alerta de tsunami.

- Um tsunami de 10 metros arrasa o litoral nordeste do Japão.

- Um primeiro balanço da polícia fala em mais de mil mortos e desaparecidos.

- Dezenas de réplicas abalam a região, algumas com magnitude 7.

- As autoridades anunciam que quatro usinas nucleares na área atingida pelo terremoto foram desativadas. Onze das quase 50 centrais param de produzir energia.

- Alerta de tsunami em todos os estados do Pacífico, da Oceania e da América Latina.

Sábado, 12 de março:

- O governo japonês ordena a evacuação das pessoas que moram nos arredores da usina Fukushima 1, onde o terremoto fez com que os sistemas de refrigeração falhassem, criando o receio de uma fusão.

- Explosão na usina nuclear Fukushima 1. O teto do prédio de contenção do reator 1 desaba. O acidente é catalogado como de nível 4 em 7 na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES, na sigla em inglês).

- O Japão mobiliza 100.000 militares para socorrer os habitantes e requesita ajuda à comunidade internacional, incluindo os militares americanos posicionados no país.

- Vídeos mostram a extensão dos danos causados pelo tsunami, que arrasou cidades e áreas rurais inteiras.

- Quatrocentos corpos são encontrados no porto de Rikuzentakata, e 300 numa praia de Sendai (província de Miyagi).

- O Serviço Meteorológico Americano anuncia que a força do terremoto moveu Honshu - a principal ilha japonesa - cerca de 2,4 metros.

Domingo, 13 de março:

- A operadora Tokyo Electric Power (TEPCO) não exclui que o combustível do reator número 2 tenha derretido devido à falha no sistema de resfriamento.

- O governo diz que 230.000 pessoas num raio de 20 km foram evacuadas da vizinhança dos reatores atingidos.

- A polícia da província de Miyagi, uma das mais atingidas pelo tsunami, afirma que o número de mortes pode superar 10.000 apenas nesta região.

- O primeiro-ministro Naoto Kan diz que o Japão enfrenta a pior crise desde o final da Segunda Guerra Mundial.

- O governo anuncia um racionamento de energia por causa do fechamento das usinas. Milhões de habitantes sofrem com a falta de água, energia e alimentos.

- Chegam as primeiras equipes de socorro da Austrália, Nova Zel&ândia, Coreia do Sul, Suíça e Grã-Bretanha.

Segunda-feira, 14 de março:

- Novo terremoto ocorre a 150 km de Tóquio com novo alerta de tsunami, que é logo cancelado.

- Ocorrem explosões no reator 3 de Fukushima 1, sem ocorrência de danos, segundo a Tokyo Electric Power (TEPCO). As barras do reator 2 chegama ficar totalmente expostas.

- Equipes de resgate encontram mais de 2.000 corpos na província de Miyagi.

- A ONU diz que 1,4 milhão de japoneses estão sem água potável e que mais de meio milhão já foram evacuados.

- O Serviço Geológico Americano corrige a magnitude do terremoto de sexta-feira para 9.

- A Bolsa de Tóquio cai 6,18%, arrastando outros mercados asiáticos. Os fabricantes de automóveis suspendem sua produção. O Banco Central do Japão injeta 131,6 bilhões de euros para facilitar o financiamento das empresas e estabilizar os mercados.

Terça-feira, dia 15 de março:

- Explosão pela presença de hidrogênio no reator 2 de Fukushima 1 e incêndio no reator 4. Leve alta de temperatura nos reatores 5 e 6.

- O balanço oficial e parcial de mortos passa de 3.000, e o número de desaparecidos é de quase 7.000.

- O banco central do Japão injeta mais 70 bilhões de euros no sistema financeiro para apoiar a economia japonesa.

Quarta-feira, 16 março:

- Novo incêndio no reator 4 da usina de Fukushima.

- Cilindro de confinamento do reator 3 danificado, segundo o governo.

- Balanço oficial provisório do terremoto e tsunami: 3.771 mortos, 8.181 desaparecidos e 1.990 feridos.

- Tremor de magnitude 6 em Tóquio.

- O imperador Akihito fala à nação sobre sua preocupação com a crise nuclear vivida pelo Japão.

Hospital São Vicente tem nova Provedoria



O Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava tem nova Provedoria. O advogado Antonio Cesar Ribas Pacheco venceu a eleição que aconteceu às 18h30 de terça-feira (15). Viviane Siqueira Ribas é a vice-provedora. Maiores detalhes daquia a pouco. A chapa que venceu é de oposição aos provedores que estavam no comando do mais tradicional hospital de Guarapuava e que era comandada por Maria do Rocio Burko e Luiz Alberto Toledo.

Veviurka e Minski iniciam a busca pelo bi na Copa Troller



A dupla Roque Veviurka e Alberto Minski inicia, neste final de semana, a busca pelo bi campeonato na Copa Troller Sudeste 2011. Integrantes da equipe Maxxis Pneus, Veviurka (piloto) e Minski (navegador) participam, da primeira etapa do campeonato deste ano que será realizada na cidade paulista de Itu, competindo na categoria Master..

Nos dias que antecedem a prova, os dois seguem em ritmo intenso de treinamento. “Como é a primeira prova da competição estamos percorrendo alguns trechos de estradas semelhantes aos que vamos encontrar em Itu e também testando os novos pneus da Maxxis que a equipe utilizará na temporada. Nesses últimos dias faremos treinos mais técnicos”, revelou Veviurka.

É a primeira vez que a dupla corre em Itu, mas a região paulista já é conhecida dos Guarapuavanos. “Pelas informações da organização serão trechos de cascalho em sua maioria”, detalhou Minski.

Mesmo sendo a primeira etapa, a dupla segue com objetivos bem definidos, rumo ao interior de São Paulo. “É um campeonato longo onde toda a etapa é praticamente uma final, portanto o importante é acumular pontos, pois cada décimo de segundo pode fazer falta na decisão do campeonato”, complementou Veviurka, enfatizando que essa não deverá ser a única competição que a dupla irá participar esse ano. “Não definimos ainda todas as provas que vamos disputar, mas deverão ser de 10 a 12 corridas até o final do ano, seis serão somente da Copa Troller”, enfatizou.


Competição


A competição deste ano já conta com mais de 135 inscritos de sete estados. Até agora, a categoria com maior número de inscritos é a Expedition, A Copa Troller Sudeste 2011 terá duas novidades. A primeira é em relação ao regulamento, já que este ano o calendário terá um aumento no número de provas. Cada uma das etapas agendadas terá duas provas, ou seja, uma até o neutro e outra no restante do percurso. Assim, as duplas vencedoras da etapa serão definidas através da somatória das duas disputas, o que garantirá mais competitividade ao campeonato, segundo seus organizadores.

Já a segunda novidade deste ano é a criação de mais uma categoria, a Passeio. Além da Master, Graduados, Turismo e Expedition haverá mais uma opção aos interessados, destinada às famílias e a novos participantes. A nova categoria terá um trajeto diferenciado, não terá planilhas e será realizada em esquema de comboio, garantindo a segurança dos novos participantes.

Projeto de Lei quer isentar taxas para emissão de 2.ª via de documentos de pessoas vítimas de catástrofes‏



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho apresenta , na Assembleia Legislativa do Paraná, um Projeto de Lei para isentar a cobrança das taxas da expedição da segunda via de certidões e de documentos pessoais de cidadãos que tenham sido vítimas de catástrofe natural, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana nas cidades de Antonina, Morretes e Paranaguá, no litoral do Paraná.

A proposta tem como objetivo facilitar o resgate da cidadania de pessoas que tiveram seus documentos e seus bens comprometidos em decorrência de episódios ambientais que resultaram no decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública municipal ou estadual.

De acordo com o Projeto de Lei que será protocolado na quarta-feira (16), estarão isentos de cobrança as segundas vias das certidões de Nascimento, Casamento, Registro de Imóveis, Registro de Veículo, além de documentos emitidos por órgãos de competência do Estado do Paraná, como carteira de identidade e carteira de habilitação. “Diversas famílias paranaenses foram vítimas das enchentes e deslizamentos no litoral do Estado. Elas estão abaladas e para retomarem suas vidas precisam refazer seus documentos. Sem isso, são impedidas pela burocracia, pois encontram dificuldades para fazer movimentações bancárias e obter financiamentos”, explicou o parlamentar.

Assessoria de imprensa

Gabinete do Deputado Cesar Silvestri Filho

Jornalista Danielle Blaskievicz

daniblaski@uol.com.br

(41) 3350-4262/(41) 9964-2337

No Plenário, Cesar Filho cobra solução para o SAS



O deputado Cesar Silvestri Filho cobrou providências do Governo do Estado sobre a falta de atendimento médico aos servidores públicos estaduais de Guarapuava e região. Durante a sessão plenária desta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa do Paraná, o parlamentar disse que quase 16 mil servidores públicos estão sem assistência médica. Isto acontece desde novembro de 2010, em decorrência do fechamento do Hospital Estrela de Belém, que era a instituição credenciada para fazer o atendimento do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) na região. “Milhares de pessoas estão sem qualquer tipo de atendimento”.

Cesar ressaltou que outros hospitais da cidade não aceitam negociar com o Departamento de Atendimento à Saúde (DAS), órgão da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) responsável pelo SAS, por se tratar de uma operação deficitária. “O que está emperrando as negociações com outros hospitais é uma questão financeira. Para ser viável, os hospitais precisam receber pelo menos o dobro do que é pago hoje. Enquanto esse impasse perdura, a realidade é muito cruel para os servidores”, destacou o deputado, que já se reuniu com o secretário de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani, e com o médico José Fernando Macedo, superintendente do DAS e presidente da Associação Médica do Paraná.

“Temos que reconhecer que o SAS, da forma como funciona hoje, é uma situação fictícia. O Estado finge que dá assistência aos seus servidores e estes fingem que estão sendo atendidos. Não há contrapartida dos servidores e a prestação do serviço é de baixíssima qualidade”, enfatizou o parlamentar, cobrando uma solução integrada entre as secretarias de Estado da Administração e Saúde, juntamente com as secretarias municipais e os hospitais filantrópicos da região.


Assessoria de imprensa

Gabinete do Deputado Cesar Silvestri Filho

Jornalista Danielle Blaskievicz

daniblaski@uol.com.br

(41) 3350-4262/(41) 9964-2337