segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Inscrições para Conferência de Desenvolvimento Regional encerram amanhã




Termina às 23h59 de amanhã, o prazo para que os interessados efetuem a inscrição para participar da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Paraná, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no CIETEP, em Curitiba. As inscrições são feitas através do site do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Podem participar representantes de quatro segmentos: governamental, sociedade civil organizada, setor empresarial e acadêmico. Estão disponíveis também inscrições para participantes ouvintes, que terão acesso às palestras da conferência. 


A conferência é uma realização do Ministério de Integração Nacional e o gover

As conferências estaduais serão realizadas até o dia 30 de setembro, as macrorregionais de 17 de outubro a 15 de novembro e a nacional de 12 a 14 de dezembro, em Brasília (DF). O site do Ipea para as inscrições é: http://www.ipea.gov.br/code/
no do Paraná, através das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Planejamento e Casa Civil, juntamente com o Ipea, e reunirá, em mesas e painéis, representantes da sociedade civil, academia, empresariado e poder público para debater os temas relacionados ao desenvolvimento do país e do estado, auxiliando na construção dos princípios e diretrizes para a nova versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional
 
Os trabalhos estão estruturados em quatro eixos temáticos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e Transversalidade - vetores de desenvolvimento regional sustentável.


Cesar Filho e Eva Schran fazem campanha no Parque das Árvores

Cesar Silvestri Filho faz campanha no Parque das ÁrvoresEmpresários e funcionários do comércio do Bonsucesso e Conradinho, que integram o Parque das Árvores, receberam, na tarde desta segunda-feira (17), a visita dos candidatos da coligação Aliança para o Progresso. Cesar Filho (PPS) e Eva Schran (PHS) explicavam suas principais propostas, principalmente as direcionadas aos moradores e estabelecimentos comerciais desses bairros.
Edmar Soares possui uma fábrica de estofados e emprega mais duas pessoas. Para o microempresário, Guarapuava precisa crescer para que sejam criados mais postos de trabalho. “Eu queria empregar mais duas ou três pessoas, só preciso que o município nos ofereça condições de crescer”, falou, ouvindo de Cesar Filho suas propostas, como os programas Profissão Empresário e Guarapuava Competitiva.
Enquanto Edmar quer gerar mais emprego, Daiane Ribeiro, 28 anos, espera uma chance. “Já trabalhei em lojas e mercados e agora estou até pensando em ir embora para outra cidade por falta de oportunidade. Mas, por enquanto, vou aguardar e ver se as coisas mudam”, falou.
Entre as propostas de Cesar Filho e Eva também está a recuperação de calçadas e meio-fio nas ruas e avenidas dos bairros, além de melhorias na iluminação, proporcionando mais segurança na região e valorizando as residências e também as lojas e mercados. Projeto que agradou e muito dona Maria Cristina Marques, de 78 anos, que espera ver Guarapuava avançar, para que  seus filhos, netos e bisnetos tenham novas oportunidades.

Na Festa de São Cristóvão, Cesar Filho é recebido com carinho pelas famílias‏


Cesar Filho marcou presença na Comunidade do Rio das Pedras, neste domingo (16), onde milhares de pessoas comemoram o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Próximos aos carros, caminhões, embaixo das árvores, em qualquer lugar havia famílias reunidas, que receberam com carinho o candidato da coligação Aliança para o Progresso, que estava acompanhado do deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri.
A família Chimiloski participa todos os anos do tradicional evento. Dona Ilza, moradora da comunidade, quis conhecer Cesar Filho pessoalmente. “Sempre votamos no avô dele, uma pessoa boa e bom político, agora é a vez do neto”, afirmou a agricultora aposentada. “Resolvi mudar meu voto este ano e escolhi o Cesar Filho”, acrescentou a sobrinha de dona Ilza, Silvani. Já a irmã dela, Leoni, tomou a decisão faz tempo. “Ele é jovem, mas também experiente. Mostrou isso como deputado”, comentou.
Gilbrair Batista é pedreiro, mora no Residencial 2000 e veio para a Festa de São Cristóvão acompanhado da família. Quando avistou Cesar Filho, fez questão de ir ao encontro do candidato para cumprimentá-lo. “Meu voto é do Cesar porque ele já mostrou como trabalha. Olhe o que ele já fez pelo Residencial 2000 com a escola, com o asfalto, com mais 500 casas para o nosso bairro”, disse.
Acompanhando o movimento da Festa enquanto esperava que Cesar Filho viesse cumprimentá-la, dona Sirley Ribeiro desabafou com o candidato. “Queremos um prefeito que se prometer alguma coisa, possa cumprir porque estamos cansados de ser enganados. Queremos emprego, saúde, educação e, principalmente, respeito”.
Adaiane, de 19 anos, e sua amiga Ivonete, disseram que estão acompanhando as propostas de Cesar Filho e que ele é o candidato mais preparado para fazer Guarapuava avançar. “Cesar Filho já provou que trabalha pelo povo. Acompanho ele desde que foi candidato a prefeito e naquela época meu voto já era dele! Continuo acreditando nas suas propostas e tenho certeza que agora é a nossa vez!”, exclamou Adaiane.