quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vice-prefeita será entrevistada no Programa Conexão Futura


 
A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eva Schran, participa do Programa Conexão Futura, nesta quarta-feira (22), às 14h55, ao vivo pelo telefone. O convite é reflexo da proporção alcançada pela campanha contra o assédio sexual no trabalho, desenvolvida pela secretaria este mês para comemorar o Dia do Trabalhador. “Nossa campanha ganhou excelente repercussão e, como o tema será discutido no programa, fui convidada a participar. Fico contente, pois a administração municipal está sendo exemplo para o país”, disse Eva.
 
O Conexão Futura foi criado para ocupar a tarde do Canal Futura para discutir vários temas relacionados à educação, saúde, trabalho e geração de renda. O programa, que é voltado a educadores, alunos e agentes sociais, intercala entrevistas em estúdio com depoimentos e entradas ao vivo. A exibição acontece de segunda a sexta, ao vivo, a partir das 14h30. A entrevista pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.conexaofutura.org.br.
 
 
 
Escolas municipais recebem doação de livros de escritores guarapuavanos
As escolas municipais de Guarapuava receberam, na tarde desta terça-feira (21), a doação de exemplares de livros da coleção “Que Bicho é Esse”. Os autores, Norbert Heinz e Patrícia Carla Giloni-Lima, responsáveis pela confecção de todo o material, doaram 100 livros que foram entregues, na Casa da Cultura, para as diretoras e supervisoras das instituições.
Os materiais - coloridos, diferentes e atrativos - servem de apoio para alunos e professores. “A ideia é desenvolver 15 livros que diferenciem animais que são parecidos entre si. Por exemplo, na primeira edição, nós diferenciamos e explicamos sobre tartaruga marinha, cágado e jabuti”, explica o autor. Os autores estão trabalhando para lançar o terceiro livro. “Essa coletânea é um instrumento de pesquisa muito rico em informações. Os alunos gostam de aprender com coisas diferentes”, opina a diretora da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, Silvana Proche de Oliveira.
 

Samu inicia campanha de orientação e conscientização em Guarapuava

 
Aproveitando a semana acadêmica de enfermagem da Faculdade Campo Real, o Departamento de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira de uma série de palestras que serão promovidas nas escolas públicas e privadas e instituições de ensino superior de Guarapuava. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), conscientizar sobre a importância da atuação correta em situações de risco e orientar sobre os problemas ocasionados com os trotes.
 
 Durante a palestra, na noite desta quarta-feira (22), na Campo Real, os acadêmicos de enfermagem receberam informações, instruções e puderam entender melhor a atuação do Samu.“O Serviço Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com esse atendimento, que funciona 24 horas, estamos reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e atuando com uma central de regulação médica. O serviço conta com uma equipe de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, psiquiátrica e gineco-obstétrica”, resume a enfermeira do Samu, Audinéia Xavier.
Trotes
Os participantes também foram alertados e conscientizados sobre as falsas ligações que ocorrem diariamente para a central 192. “O fato de a ligação ser gratuita faz com que muitas pessoas brinquem com isso. Até maio deste ano, nós já recebemos 8.608 ligações, 2.325 eram trotes. Acontece da equipe se deslocar até o local e não encontrar nenhum caso a ser atendido. Isso dificulta nosso trabalho, pois poderíamos estar salvando uma vida”, alerta.
A palestrante também mostrou fotos da estrutura do Samu e as melhorias que ainda serão feitas. Após apresentação, os alunos conheceram a ambulância e os equipamentos utilizados nos atendimentos. “Para nós, futuros profissionais, esse conhecimento é muito importante. Hoje, eu aprendi muitas coisas que eu ainda não sabia”, comenta Milena Gasparin, do 3º ano de enfermagem.