terça-feira, 23 de abril de 2013
Reunião dará início ao processo de regularização fundiária no município
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Agricultura de Guarapuava, o ICTG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociência do Estado do Paraná) e a Emater realizam reunião com pequenos agricultores da região para darem início ao processo de regularização fundiária no município. O encontro acontece no salão azul da Catedral Nossa Senhora do Belém, às 9h30, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho e do diretor presidente do ITCG do Paraná, Amílcar Cavalcante Cabral.
Vinte e seis técnicos do ITCG de Curitiba vão orientar os agricultores sobre as etapas da regularização fundiária e a elaboração dos documentos das propriedades. “Guarapuava possui hoje uma média de 3.400 produtores rurais, sendo que 30% precisam regularizar suas propriedades. Portanto quase 1.000 famílias serão beneficiadas. Nós queremos regularizar em 2013, no mínimo, 300 propriedades, 150 já neste primeiro semestre”, enumera o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro. “Esse encontro marca o início do nosso trabalho, que será longo, mas trará um desenvolvimento nunca visto na produção agrícola de Guarapuava”, afirma.
O processo de regularização fundiária consiste em três etapas: cadastro, georreferenciamento e titulação. Os pequenos produtores rurais de Guarapuava, divididos em grupos de acordo com a comunidade, serão convidados a comparecer a Secretária de Agricultura, a partir do dia 6 de maio, para efetuarem o cadastro dos imóveis rurais. Após, ocorrerá o georreferenciamento, que consiste na medição atualizada das propriedades por meio da utilização de aparelhos GPS, via satélite. “Com isso, é possível reduzir as diferenças existentes entre área declarada na escritura e situação real do imóvel. Assim, os imóveis passíveis de regularização poderão nesta etapa receber o título de posse. Para isso, o agricultor precisa comprovar, por meio de documentos, que mora na terra, vive dela e pratica a agricultura familiar”, esclarece Vezzaro.
Com esses documentos, os pequenos produtores terão acesso a políticas públicas oferecidas pelos governos municipal, estadual e federal. “Nosso papel é transformar a qualidade de vida do pequeno agricultor. Com essa regularização, eles terão acesso a crédito rural e assistência técnica, por exemplo, para que possam produzir melhor. A preocupação do prefeito Cesar Filho é que esse produtor rural possa se desenvolver e ajudar no desenvolvimento de toda a nossa região”, finaliza o secretário.
Serviço: Reunião sobre a regularização fundiária
Data: sexta-feira – 26/04/13
Horário: 9h30
Local: Salão azul da Catedral Nossa Senhora do Belém
RESUMO DE NOTÍCIAS
Encontro sobre resíduos sólidos reúne representantes de 42 municípios
As secretarias de Estado e de Guarapuava do Meio Ambiente realizaram, nesta segunda-feira (22), na sede da Sociedade Rural, uma oficina para a apresentação do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos Urbanos do Paraná, com a presença de representantes de 42 municípios. Durante a manhã, o prefeito Cesar Filho esteve no local. “Temos de pensar em coleta de materiais recicláveis como um negócio e de uma forma regional, por isso fico muito satisfeito que nosso município sedie esse tipo de discussão”.
O tema continuará em discussão amanhã e quarta-feira, durante a oficina de capacitação e discussão da proposta do consórcio público intermunicipal da região 17, composta por Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond. A reunião é direcionada aos prefeitos.
Guarapuava se destaca na 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross
Entre as 18 modalidades disputadas na 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross, que aconteceu no último domingo (21), a equipe de Guarapuava foi a campeã equipe, 78 pontos. O evento, realizado no Parque as Crianças, reuniu 69 atletas de Guarapuava, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul).
Promovido pela Secretaria de Esportes, a FPB (Federação Paranaense de Bicicross) e a Guarapuava Bicicross, a copa teve 37 representantes de Guarapuava. Roberto Maciel, o Tinho, 20 anos, que há 4 anos pratica o esporte, conquistou o 3° lugar na categoria Elite Cruiser Aro 24, uma das mais disputadas. “O apoio que estamos recebendo nesta administração nos motiva muito para treinarmos e seguir avante, levando o nome da cidade por onde passamos”, comenta Tinho.
A 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross reuniu um grande público. Os ciclistas visitantes aprovaram a estrutura e a organização. “Isso permitiu que fizéssemos uma boa prova. Guarapuava está de parabéns”, disse o atleta profissional, Ricardo Belter, 28 anos, de Toledo, vencedor na categoria Elite Men.
Secretaria de Saúde vacina 11.796 pessoas contra a gripe
Desde o dia 15 deste mês, a Secretaria de Saúde de Guarapuava promove a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Já foram imunizadas 11.796 pessoas do grupo prioritário, o que significa 45.58% do grupo estabelecido como prioritário pelo Ministério da Saúde, que somam 25.899 guarapuavanos. O dia D contra a gripe foi realizado no último sábado (26). “Nossa média cresceu muito em comparação ao ano passado. O interesse da população é maior e o trabalho da equipe dos postos de saúde está sendo bem feito”, elogia o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fernando Pedrotti.
Crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, puérperas (período de 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas fazem parte de um grupo especial, definido anualmente pelo Ministério da Saúde, com prioridade para receber a vacina. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar receita médica de uso contínuo. A vacina é contraindicada para quem tem alergia à proteína do ovo ou já apresentou alguma complicação anterior por causa da dose.
As unidades de saúde de Guarapuava estão abertas de segunda à sexta-feira das 8 às 17h, exceto as do Bonssucesso, Boqueirão, Vila Bela e Morro Alto, que atendem até às 21h.
Basquete de Guarapuava fica fora da final da Taça Paraná
A AGB (Associação Guarapuavana de Basquete) disputou, neste final de semana (20 e 21), da 2ª etapa da Taça Paraná de Basquete, em Curitiba. A equipe venceu a primeira partida contra Pato Branco, mas perdeu o segundo para Curitiba, não garantindo a classificação para a fase final, que acontece em Campo Mourão, em maio.
Nove atletas amadores guarapuavanos e três de outras cidades compõem a equipe adulta – 22 a 29 anos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, os treinos acontecem quatro vezes por semana, no Ginásio de Esportes Santa Terezinha. “Realizamos nosso primeiro jogo com um técnico e notamos uma grande diferença, apesar de não avançarmos na Taça Paraná. Agora a equipe se prepara para a Liga Sudoeste, que acontece em maio”,explica o presidente da Associação Guarapuavana de Basquete, Charllyson Wilson Cordeiro.
Prefeitura promove feira do livro no próximo sábado
Em comemoração ao Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura realizam, como parte do projeto Vem Ler, uma feira do livro. Será no próximo sábado (27), no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, das 9 às 12h, com exposições, apresentações de música e dança, troca e venda de livros, contação de histórias e recital de poesias. Além disso, haverá a tribuna livre para que o público em geral possa mostrar seu talento.
A feira terá várias barracas temáticas. O Museu de Guarapuava e a Casa de Artes irão montar uma exposição para relembrar a história da cidade através de maquetes, quadros, primeiros livros, a carta régia e outros itens. As apresentações de música serão com a Banda Jovem de Guarapuava, Musa, Angelsom, Marcos Bebici e o Coral Municipal. Haverá também mostra de caricaturas, tirinhas e charges, desenho em grafite e trabalhos manuais confeccionados em oficinas ofertadas pelo Departamento de Cultura.
O evento está sendo coordenado pelo Departamento de Cultura e faz parte da Corrente Cultural de Guarapuava, que envolve todas as áreas artísticas e culturais do município, levando ao público a magia da dança, do teatro, da música, da leitura, das artes visuais e as mais diversas formas de manifestação artística. “Há muito tempo não acontecem eventos culturais dessa dimensão em Guarapuava. A nova gestão está reativando esse interesse pela cultura através do projeto Corrente Cultural, o que é importante para motivar a população de Guarapuava a participar das atividades”, destaca a professora e coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa. Em caso de chuva o evento será transferido para uma nova data.
Coordenador estadual de políticas públicas sobre drogas visita Guarapuava
Pensando na ampliação do diálogo entre o Município e o Estado, Guarapuava recebeu, nesta segunda-feira (22), a visita do coordenador estadual de políticas públicas sobre drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista. O objetivo foi planejar ações a serem desenvolvidos no município a partir do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada, que acontecerá em maio. “O que se pretende com o evento é conscientizar a equipe técnica que devemos trabalhar em rede. Com esse trabalho estaremos mostrando que as questões sobre as drogas são possíveis de realizar”,disse Peixoto.
Com a visita, o coordenador entendeu um pouco sobre o funcionamento dos programas municipais e privados voltados à prevenção, tratamento e reinserção dos dependentes químicos. Ele esteve na Faculdade Campo Real, que desenvolve o curso de pós-graduação em dependência química. Também visitou uma das instituições da rede de atendimento da cidade especializada em tratamento de drogas. “Encontro Social Responsabilidade Compartilhada trará muitos benefícios para a cidade, fazendo com que as parcerias que Guarapuava irá estabelecer com o Estado a transformem em referência no Centro-Oeste”, analisa.
Encontro Social Responsabilidade Compartilhada
O Encontro Social será promovido pela Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, entre os dias 7 e 9 de maio, na Faculdade Campo Real. Serão abordados diversos temas, como a atuação do Sistema Único de Assistência Social no enfrentamento do crack e outras drogas e a construção de conceitos sobre drogas na transição da infância para a adolescência.
Mais informações sobre o evento e inscrições estão no site www.camporeal.edu.br.
Prefeitura promove feira do livro no próximo sábado
Em comemoração ao Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura realizam, como parte do projeto Vem Ler, uma feira do livro. Será no próximo sábado (27), das 9 às 12h, com exposições, apresentações de música e dança, troca e venda de livros, contação de histórias e recital de poesias. Além disso, haverá a tribuna livre para que o público em geral possa mostrar seu talento.
A feira terá várias barracas temáticas. O Museu de Guarapuava e a Casa de Artes irão montar uma exposição para relembrar a história da cidade através de maquetes, quadros, primeiros livros, a carta régia e outros itens. As apresentações de música serão com a Banda Jovem de Guarapuava, Musa, Angelsom, Marcos Bebici e o Coral Municipal. Haverá também mostra de caricaturas, tirinhas e charges, desenho em grafite e trabalhos manuais confeccionados em oficinas ofertadas pelo Departamento de Cultura.
O evento está sendo coordenado pelo Departamento de Cultura e faz parte da Corrente Cultural de Guarapuava, que envolve todas as áreas artísticas e culturais do município, levando ao público a magia da dança, do teatro, da música, da leitura, das artes visuais e as mais diversas formas de manifestação artística. “Há muito tempo não acontecem eventos culturais dessa dimensão em Guarapuava. A nova gestão está reativando esse interesse pela cultura através do projeto Corrente Cultural, o que é importante para motivar a população de Guarapuava a participar das atividades”, destaca a professora e coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa. Em caso de chuva o evento será transferido para uma nova data.
Cesar Filho elogia iniciativa do TCE em qualificar os gestores públicos
Guarapuava sedia, até o final desta tarde (22), o quarto de uma série de seminários de orientação para o correto exercício da gestão pública, promovido pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). O prefeito Cesar Filho elogiou a iniciativa, durante a abertura do evento, que está sendo realizado na Câmara de Vereadores. “O Tribunal de Contas do Paraná está desempenhando seu papel de qualificar os gestores públicos para que não se limite à função fiscalizadora e punitiva. Aqui são apresentadas ferramentas para que os municípios saibam gastar com eficiência e transparência”, avalia.
Representantes de municípios da região Centro-Sul participam do evento, entre eles secretários municipais e funcionários das áreas de controladoria, contabilidade e procuradoria da Prefeitura de Guarapuava, além de vereadores. Entre os temas a serem abordados estão os mecanismos legais para uma gestão responsável, os desafios do primeiro ano de mandato, a agenda de obrigações perante o TCE e as novas normas brasileiras de contabilidade pública. “Devemos compreender o papel disciplinador do TCE para que não tenhamos preocupação futuras nem com o tribunal nem com o judiciário”, reforça o prefeito Cesar Filho.
O presidente do TCE, Artagão de Mattos Leão, afirmou que a qualificação de gestores e servidores para uma gestão pública cada vez mais eficaz, em benefício do cidadão, está entre as prioridades de sua gestão. Ele assumiu a presidência em janeiro para o biênio 2013-2014. O ciclo de seminários Parâmetros para uma Boa Gestão Pública é organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP).
Assinar:
Postagens (Atom)