sábado, 19 de março de 2011

Obama é recebido no Palácio do Planalto por Dilma Rousseff




O presidente dos EUA, Barack Obama, foi recebido neste sábado com honrarias militares no Palácio do Planalto. O presidente americano passou as tropas em revista e, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e da primeira-dama Michelle Obama, ouviu a execução dos hinos americano e brasileiro. Após a foto oficial, os dois líderes seguiram para uma exposição de artistas brasileiros dentro do palácio e seguiram para uma reunião privada.

A cerimônia começou um pouco mais de duas horas depois de Obama chegar, com sua família, à Base Aérea de Brasília, para começar a primeira etapa de um giro latino-americano de cinco dias que incluirá o Chile e El Salvador e foi descrito pela Casa Branca como "emblemático".
Em sua mensagem semanal, que coincide com o início de sua primeira viagem pela região, Obama afirmou neste sábado que a aliança com a América Latina é cada vez mais "vital" para os EUA. "Sempre tivemos um vínculo especial com nossos vizinhos do sul. É um vínculo que nasce de uma história e de valores comuns, e milhões de americanos com raízes na América Latina o reforçam", afirmou Obama em seu discurso gravado, divulgado nos EUA na manhã deste sábado.

Com sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha, o líder americano desembarcou às 7h42 na Base Aérea depois de o avião Air Force One ter pousado às 7h31. Após o desembarque, Obama e sua comitiva seguiram para o hotel Golden Tulip, onde ficaram antes do encontro com Dilma.

Logo após a chegada à base aérea, representantes do governo brasileiro e americano assinaram dez acordos e tratados de cooperação. Entre os documentos há memorandos para o Comércio e para parcerias em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

A viagem, que ocorre em meio à tragédia do Japão e à crise na Líbia, foi descrita como muito importante pelo governo americano. "Vemos uma enorme convergência de interesses entre Brasil e EUA, e um momento enorme de oportunidades", afirmou nesta semana o conselheiro adjunto de Segurança Nacional dos EUA, Ben Rhodes.

Washington quer aproveitar o enorme potencial econômico da relação bilateral com o Brasil, que se transformou na sétima potência econômica e cujas trocas comerciais com os EUA dobraram na década passada.

Depois que China superou os EUA como principal comprador das exportações brasileiras, Washington quer recuperar a iniciativa e está interessado, segundo a Casa Branca, em desenvolver uma colaboração em energia e infraestruturas - principalmente em relação aos investimentos que o Brasil terá de fazer para os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, o Brasil conta com reservas de petróleo que equivalem ao dobro das americanas e vê a perspectiva de se transformar em exportador da matéria-prima. No encontro, os dois presidentes devem também abordar a colaboração em energia nuclear.

Gabriel O Pensador visita Secretaria da Educação do Paraná



O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Jorge Wekerlin, recebeu nesta sexta-feira (18) a visita do secretário municipal de Esporte e Lazer de Curitiba, Marcelo Richa, e do cantor e escritor Gabriel O Pensador.

Gabriel veio apresentar uma proposta de incentivo à leitura para crianças e jovens. O trabalho de Gabriel reúne seus dois livros de poemas e poesias, “Diário Noturno”, direcionado ao público jovem, e a obra ganhadora do Prêmio Jabuti como melhor livro infantil, em 2006, “Um Garoto Chamado Rorberto”, para o público infantil. “Gosto de passar para a garotada que, além de gostar da leitura, escrever também é importante”, afirmou o cantor.

Jorge Wekerlin afirmou que parcerias de incentivo à leitura e à discussão de temas atuais motivam os jovens a estudar e participar mais da escola. “Temos que mostrar para o estudante as várias oportunidades de estudar e aprender”, disse.

Para o secretário Marcelo Richa ações, como o projeto Comunidade Escola, da Prefeitura Municipal de Curitiba, facilitam a integração das crianças à escola. “Vemos que no município o aluno e a família estão próximos do ambiente escolar e trabalhos como esse ampliam esse objetivo”.

Governador afirma que o Iapar voltará a ser referência nacional em pesquisas



O governador Beto Richa disse nesta sexta-feira (18), em Londrina, que o governo fará investimentos para que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) volte a ser referência nacional em pesquisa e inovação tecnológica. Richa visitou a sede do Iapar acompanhado do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, e do presidente do instituto, Florindo Dalberto. “Asssumimos um compromisso com os servidores e com o presidente do Iapar de investir para que o instituto recupere o papel de destaque que teve no passado”, afirmou.

O governador conheceu os laboratórios de sementes e de biotecnologia vegetal, onde são desenvolvidas pesquisas voltadas à melhoria de culturas como café, cítricos e cana-de-açúcar, entre outros produtos agrícolas. Richa disse que nos últimos anos o Iapar não mereceu a atenção devida do governo e que possui quadros técnicos de pesquisadores que estão entre os melhores do País e que são responsáveis por muitas inovações tecnológicas.

“Os funcionários contam que durante o governo José Richa o Iapar estava bem estruturado, tinha os recursos necessários para investir em tecnologia, inovação e pesquisa, o que é fundamental para o fortalecimento da nossa agricultura. Nós traremos esse apoio de volta”, afirmou o governador.

Florindo Dalberto disse que a visita foi fundamental para o governador se aprofundar sobre o que representa e tem representado historicamente a tecnologia no suporte ao desenvolvimento da agricultura do Estado. Segundo ele, o Iapar tem toda uma trajetória de resultados e Beto Richa pôde comprovar isso visitando os laboratórios, conversando com os pesquisadores, e conferindo a sua infraestrutura. “O governador verificou que o Iapar pode contribuir nas áreas de ponta como a biotecnologia, a bioenergia, o grande potencial que a instituição tem para dar e, mais do que tudo, ele colocou na sua pauta de preocupações e ações a questão da pesquisa, da tecnologia, da inovação, que aliás está muito presente em seu plano de governo”, afirmou.

Entre as pesquisas em andamento no Iapar no momento estão o desenvolvimento de plantas resistentes ao cancro cítrico; de espécies de cana com maior tolerância à seca; e de um tipo de café com controle maior da maturação, permitindo colheita de frutos mais uniformes e aumentando a qualidade da bebida. “Somos a primeira instituição no País a desenvolver essa tecnologia”, explicou a bióloga Sandra Bellodi.

O deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Ademar Traiano acompanharam o governador.

EXPOLONDRINA - O governador participou na quinta-feira (17) do lançamento da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2011, uma das mais importantes feiras agropecuárias do País. A 51ª edição da exposição, organizada pela Sociedade Rural do Paraná, deverá receber um público aproximado de 480 mil pessoas entre 7 e 17 de abril no parque de exposições Ney Braga. A entidade estima que o movimento global de negócios durante o evento supere R$ 200 milhões.

“Esta é uma das principais feiras do gênero no Brasil. Eu venho aqui desde criança, quando via exposições de gado, os rodeios”, disse o governador. “Acompanho ano a ano o crescimento dessa exposição, que além de ser uma opção de lazer na região, é uma vitrine de tecnologias do agronegócio e das riquezas do nosso Estado e uma oportunidade para grandes negócios”, disse Richa.

Neste ano a Expo Londrina terá como tema O Show de Quem Produz. Estão previstos 27 leilões, a etapa nacional de rodeio do Professional Bull Riders e uma extensa programação de shows e outros eventos culturais. A Emater terá um estande na exposição para divulgar programas e projetos da Secretaria da Agricultura.

JAPÃO - Durante a solenidade de lançamento da ExpoLondrina, Beto Richa pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão, deixando milhares de vítimas e devastando uma grande área ao norte do país asiático. “É um gesto de solidariedade com nossos irmãos e com a comunidade japonesa, que deu uma grande contribuição para a construção do nosso estado”, disse Richa.

Cubas assume a Polícia Ambiental que abrange 80 municípios



Mudanças para a Policia Ambiental em Guarapuava, pois o Capitão Cristiano Cubas estará no comando da 3ª Companhia da Polícia Ambiental que é dividida em quatro pelotões que estão sediados em Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Guarapuava, incluindo Segredo.

Sua jurisdição abrange 80 municípios e tem um efetivo composto por 130 policiais e cerca de 20 viaturas.

Ele diz que mudanças serão necessárias, mas o primeiro passo será o monitoramento interno da corporação com a criação de um Serviço Reservado (P2) que vai investigar a atuação de policiais com o objetivo de reprimir a corrupção.

Será também colocado em Pato Branco um efetivo, que hoje está sem, composto por cinco policiais por turno de serviço e transferir a sede de Pato Branco para São Mateus do Sul que vai abranger desde a Lapa até Pato Branco.

Segundo Cubas “Cada pelotão terá um comandante com autonomia para intensificar o trabalho na área ambiental”, afirmou.

O trabalho da Policia Ambiental inclui fiscalização de caça e pesca predatória, a degradação do meio ambiente, desmatamentos, extração ilegal de madeira, a preservação da fauna e da flora.

E para ter sucesso na eficiência do trabalho, a população precisa continuar denunciando, pois sem a parceria da sociedade o trabalho é impraticável.

IML em Curitiba: Geladeira virou “cemitério” para corpos de indigentes



Todas as denúncias feitas pelo Paraná Online sobre as péssimas condições de funcionamento do Instituto Médico Legal de Curitiba foram confirmadas nesta quinta -feira (17/03), pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que realizou uma vistoria no órgão. Também dois depoimentos foram colhidos e protocolados na OAB.

Em medida de urgência, a Ordem irá solicitar à Vigilância Sanitária uma vistoria nas saídas de esgoto do IML. “A porta da geladeira dos corpos fecha e sai aquele chorume. Os funcionários colocam sacos de limpeza para segurar e vão lavando e torcendo panos no esgoto. A grande preocupação é que isto vai direto para o esgoto normal”, conta Isabel Kugler Mendes, vice-presidente da Comissão.

Outra medida urgente é resolver o impasse para enterro dos corpos sem identificação. A diretoria do órgão confirmou que mais de 20 cadáveres já tem alvará da Justiça para serem sepultados como indigentes, mas a prefeitura alega que não tem terreno nos cemitérios municipais.

Equipamentos

Na sala de radiologia, a Comissão encontrou apenas dois aventais cobertos com chumbo em meio a outros já deteriorados. “Os funcionários, mesmo de outros setores, estão expostos à radiação, já que a sala não tem as mínimas condições de segurança”, relata Isabel.

O aparelho de raio-x é novo, mas o cromatógrafo, que identifica presença de substâncias tóxicas no organismo, está com defeito há meses. A informação foi confirmada pelo diretor do instituto, médico Porcídio de Castro Vilani.

“O equipamento ficou oito meses quebrado e mandaram para São Paulo, único lugar onde é possível arrumar. Quando voltou, tinham 1.500 exames atrasados. Trabalharam noite e dia para recuperar o serviço e o equipamento quebrou de novo. Desde novembro está parado”, ressalta Isabel.

De acordo com ela, os funcionários do necrotério utilizam guarda-pó de tecido e não possuem luvas ou sapatos especiais. Não há nenhuma proteção. As mesas de necropsia são como mesas de consultório, sem nenhuma estrutura para evitar o vazamento do sangue dos corpos.

“Dois corpos putrefeitos na mesa e descia aquele chorume para o chão, onde dali a pouco estariam médicos e enfermeiros caminhando. Na geladeira dos corpos sem identificação, é como se os funcionários pegassem sacos de lixo de 100 litros e jogassem aleatoriamente. Uma coisa terrível”, lamenta.

Nos laboratórios também falta espaço para trabalhar. As geladeiras que mantém as substâncias a serem examinadas ficam emparelhadas, deixando na sala disponível apenas um corredor pequeno para que os funcionários realizem os exames. O prédio, com mais de 30 anos, não tem espaço para reforma.

Também faltam funcionários. De acordo com Vilani, o Paraná inteiro precisaria de 160 médicos legistas e possui apenas 73. “Faltam profissionais em todas as áreas. Os que ainda trabalham lá são verdadeiros heróis, que não recebem sequer a insalubridade. É um verdadeiro descaso”, frisa Isabel.

O relatório da vistoria deverá ser concluído até o início da próxima semana. Com ele, o presidente da comissão, Juliano Breda, irá se reunir com a diretoria da OAB e definir as medidas a serem solicitadas à Secretaria de Segurança Pública, ao poder judiciário e ao Ministério Público.

Ex-vereador de Candói morre em acidente na BR 373



Pedro Tavares, o Pedrinho morreu no local do acidente

Pedro Tavares, o Pedrinho morreu no local do acidente

Um acidente tirou a vida do ex-vereador e candidato a prefeito na ultima eleição, Pedro Tavares Pereira de 44 anos.

O acidente ocorreu na BR 373, no KM 407, próximo à Paz aos 30 minutos desta quinta-feira (17/03).

Pedro no momento do acidente conduzia uma moto com placas ALO 1824 quando colidiu frontalmente com o VW/Saveiro com placas ANX 5658, conduzida por Sidnei Amancio, que sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Santa Clara de Candói.

Pedro Tavares, o Pedrinho como era conhecido morreu no local do acidente. O corpo foi encaminhado ao IML de Guarapuava.

Argentino é preso com 12 Kg de crack em Pato Branco

Posted: 18 Mar 2011 05:18 AM PDT

Doze quilos de crack foram apreendidos em Pato Branco nesta quinta-feira (17), por volta das 13h30. A droga estava dividida em doze tabletes encontrados num compartimento em baixo do banco do motorista do Citroen Xsara Picasso, placas DVC 7587 de Foz do Iguaçu, conduzido pelo argentino Marcos Rubem Burgos, 54 anos. A apreensão aconteceu depois de abordagem realizada no Trevo da Catani, PRT 280. Uma denúncia anônima auxiliou a Polícia Militar, através do serviço reservado, na abordagem do veículo. O detido, a droga e o carro foram entregues na Delegacia de Polícia Federal, em Guarapuava.

Fotos: Polícia Militar
01 08 02 03 04 05 06 07

Furto de moto em Santa Izabel D´Oeste

Posted: 18 Mar 2011 05:12 AM PDT

Uma Honda Broz, placa ALH 5344 de São Jorge D´Oeste, de propriedade de Jair Locatelli, foi furtada nesta quinta-feira (17), em Santa Izabel D´Oeste. A moto foi deixada estacionada na Rua Acácia por Nair Andretta Gonçalves, moradora na Linha São Paulo. Ao retornar no local a mesma constatou o furto e acionou a Polícia Militar.

Deputado César Filho , Prefeitos e lideranças políticas participaram de encontro em guarapuava



Aconteceu Nesta sexta, No Atalaia Palace Hotel, encontro de Prefeitos e outras lideranças políticas da região. Uma reunião de trabalho com o deputado estadual Cesar Filho. Participaram da reunião, Chefes de Núcleos Regionais do Governo do Estado, professores de colégios estaduais, técnicos e lideranças comunitárias também se fazem presentes. O objetivo do encontro é a integração dos chefes de núcleos com os municípios atendidos pelas regionais com sede em Guarapuava.
Os trabalhos estão sendo coordenados por Cesar Filho. Durante seu pronunciamento o parlamentar, disse que está motivado com o seu mandato na Assembleia Legislativa. Observa, porém, que as demandas da região são imensas e que a agilidade das ações esbarram na burocracia do Legislativo. “Estamos imprimindo o nosso ritmo de trabalho, contatando secretarias e órgãos do Governo”, diz. “Estou sendo chato nas insistências, pois aprendi nos oito anos em que trabalhei em Brasília que muitas coisas se conquista pela insistência e não pelo argumento”, observa.
Em seguida, Cesar Filho solicitou a compreensão e o empenho dos chefes regionais no atendimento aos prefeitos. “Quando um prefeito pede ou reclama ela não está fazendo em seu nome, mas representando milhares de pessoas as quais ele representa. Por isso, para que não haja insistência, os problemas devem ser resolvidos de imediato”, sugeriu