quinta-feira, 3 de julho de 2014

Motoboys devem receber adicional de 30% no salário por periculosidade

Em Guarapuava, benefício é garantido para profissionais registrados.

Terceirizados e autônomos ainda não sabem se vão receber aumento.


 G1 PR
O projeto de lei 2865/2011, sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT), reconhece que as profissões de mototaxista, motoboy, motofrentista exercem atividades perigosas. Assim, a categoria tem o direito ao adicional de periculosidade de 30% sobre o valor do salário. Em Guarapuava, na região central do Paraná, os profissionais registrados comemoram o aumento ganhado. Entretanto, os trabalhadores autônomos e terceirizados ainda não recebem e não sabem se receberão o benefício.
“Todos os dias, quantos acidentes vemos por aí? Faz tempo que a gente está brigando pelo aumento. O nosso trabalho é um serviço de risco”, explica o motofrentista Marcos Ronei Chiquito, que é registrado.
A maioria dos motoboys, que não é registrada, ganha por entrega feita. Para ter o benefício, o único jeito é repassar o adicional diretamente ao consumidor final. "Para nós fica difícil, também queremos o aumento", afirma o motofretista terceirizado Alan Carlos Ribeiros.
Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Guarapuava, Cibelle Farias, a lei deve servir de incentivo para a regulamentação trabalhista do setor. “Que o adicional de periculosidade não chegue apenas aos 2 milhões de trabalhadores já registrados. A intenção é que, com uma conjugação de esforços das instituições, haja um trabalho preventivo inicialmente. Depois, até repressivo para que o trabalhador seja contratado e tenha o pagamento, os direitos sociais, além do adicional”, explica.

RESUMO DE NOTÍCIAS

IMG_4883
Surg finaliza mais um trecho de asfalto no Xarquinho
Dando continuidade aos trabalhos de melhorias urbanas, a Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) finaliza mais um trecho com novo asfalto no Xarquinho nesta quinta-feira (03). Com 600 metros, a obra está sendo feita na rua Ana Luiza Pielak e beneficiará moradores que sofriam com o pó ou a lama.
O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve no local para acompanhar a execução do serviço, além de conversar com os moradores. “O asfalto traz qualidade de vida. Estamos intensificando o trabalho para atender toda a população”, ressalta o prefeito. Após o término da obra, as equipes da Surg seguem para o bairro Primavera para execução de asfalto na rua Otaviano Bittencourt Martins.




Profissionais do Graer auxiliam ação da Polícia Militar
Após inaugurada pelo governador Beto Richa e o prefeito Cesar Silvestrio Filho, na semana passada, a base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) teve sua primeira ação na tarde desta terça-feira (1º). A aeronave e os profissionais auxiliaram a Polícia Militar na perseguição a um homem que havia roubado uma moto há alguns dias. O indivíduo estava no Jardim das Américas e desapareceu. A moto foi recuperada.
A segunda base descentralizada do Paraná está instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, em Guarapuava. A aeronave, que ficará disponível 24 horas, vai atender 1,2 milhão de paranaenses todo o Centro-Sul do Estado. A instalação da unidade, uma solicitação do poder público municipal e associações comerciais da região, complementa as ações do PRD (Plano de Recuperação de Danos) lançado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho para reestruturar o município e trabalhar com a prevenção de catástrofes naturais. A base presta serviços de resgate aéreo (transporte de pacientes em situação de urgência e emergência e transporte de órgãos para transplante) e de segurança pública (suporte para operações policiais).

Guarapuava recebe etapa do circuito de meias maratonas paranaense
No dia 07 de dezembro, será realizada a Meia Maratona de Guarapuava. A etapa integra o projeto do Circuito de Meias Maratonas Paranaense, que além de contar com a edição guarapuavana, realizará provas nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel. A realização é do Nosso Time Projetos Esportivos, com o apoio da Prefeitura de Guarapuava.    
A Meia Maratona de Guarapuava tem cinco modalidades: 21 km, 21 km de revezamento em duplas, 21 km de revezamento em trios, caminhada e maratona kids. Pelo Centro da cidade, o percurso totaliza 21.097 metros, aferidos e certificados oficialmente pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). De acordo com um dos organizadores do evento, Marcelo Gomes, esse é mais um incentivo ao atletismo. “A prova contará pontos para o ranking paranaense de Meias Maratonas, algo inédito no Estado. As maiores cidades do Paraná receberão as etapas do Circuito, Guarapuava não poderia ficar de fora. Esperamos que todos os tipos de corredores participem dessa festa”, destaca.
As inscrições seguem até 29 de novembro e podem ser feitas através dos sites www.esportepraviver.com.br e www.assessocor.com.br.


PREFEITURA LANÇA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO

marina cavana














Na próxima segunda-feira (07), a partir das 19h30, na Faculdade Guairacá, as secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo, de Comunicação Social e de Educação e Cultura realizam o lançamento do Festival de Inverno de Guarapuava 2014, que acontecerá na segunda quinzena de julho. Após a apresentação da programação do festival, o público vai prestigiar um concerto de musicistas italianos: o violinista e maestro Elio Orio e a pianista Marina Cavana.
Em um concerto de alta performance, Elio Orio e Marina Cavana apresentam peças do compositor clássico Wolfgang Mozart; do musicólogo italiano Ottorino Respighi; e do organista belga Cesar Franck. Orio, atualmente diretor do Conservatorio di Musica Antonio Buzzolla di Adria, foi professor de violino por 20 anos e trabalhou para importantes orquestras italianas, como Orquestra do Teatro Carlo Felice de Genova e Orquestra do Teatro dell’Opera de Roma. Marina também tem um extenso currículo, com a conquista de diversos prêmios. Ela despontou na carreira em 1994, como pianista e cravista da Accademia Musicale dell´Emilia Romagna e colaboradora em concertos com a Orquestra Sinfônica Arturo Toscanini, de Parma. Atualmente é professora titular do Conservatório Antonio Buzzolla, em Adria.
Os convites para o concerto podem ser retirados, gratuitamente, a partir desta sexta-feira (04), no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro, ao lado da Catedral.

Programa do concerto
Mozart – Sonata in sol magg Kv. 301
Allegro con spirit
Allegro

Ottorino Respighi - 5 pezzi P. 62
Romanza
Aubade
Madrigale
Berceuse
Humoresque

Cesar Franck - Sonata in la magg
Allegretto ben moderato
Allegro
Recitativo-Fantasia

Allegretto poco mosso

DISTRITO DA PALMEIRINHA RECEBE CURSO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

mulheres empreendedoras (1)
Com objetivo de fortalecer o papel da mulher no ambiente empreendedor e proporcionar a partilha de experiências, as secretarias municipais de Políticas para Mulheres e de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Sebrae, promovem o curso Mulher Empreendedora – fortalecendo a identidade feminina para os negócios. Nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), empreendedoras e futuras empresárias recebem orientações e participam de atividades. O encontro ocorrer no salão da Paróquia Imaculada Conceição, no Distrito da Palmeirinha, das 9 às 17h.
Além de orientar quem busca novos empreendimentos e alternativas de incremento de renda, o curso proporciona novas etapas para quem já passou pelo Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres. “A parceria com o Sebrae é uma oportunidade para desenvolver ainda mais o espírito empreendedor das mulheres. No Projeto Orquídea, elas aprenderam o artesanato e, com esse curso, irão além. Com essas noções técnicas de empreendedorismo, estarão aptas a expor seus produtos de forma adequada”, avalia a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
Para a professora e participante do curso, Cristiane Rafaela Conte, as características do empreendedorismo feminino podem ser aplicadas em seu cotidiano. “Estou dando continuidade as minhas atividades executadas no Projeto Orquídea. Após esses dois dias, irei buscar novos conhecimentos e métodos de organização. Estou elevando a minha autoestima e reconhecendo o meu papel no mercado de trabalho, além de receber a capacitação adequada”, opina.

No primeiro dia do curso, as participantes passam por processos de apresentação e recebem noções básicas a respeito da compreensão da importância da mulher na construção e evolução da sociedade. No segundo, serão abordados temas como A mulher e o empreendedorismo; e Tornando-se uma mulher empreendedora. A credenciada do Sebrae e responsável por ministrar o curso, Heloá Vitorina, enfatiza a importância das parcerias estabelecidas com a Prefeitura de Guarapuava. “O objetivo do curso Mulher Empreendedora é incentivar o crescimento econômico do município, associado à inclusão da mulher no mercado de trabalho”, enfatiza. As participantes receberão certificados de participação.