quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cultura “Nossa História” relembra acidentes aéreos históricos



Os acidentes aéreos históricos são o tema do programa "Nossa História" deste sábado (11), transmitido às 19 horas pela rádio E-Paraná am 630. Relatórios oficiais e relatos inéditos serão apresentados por especialistas, que comentarão acidentes como os que vitimaram o rei do swing Glenn Miller, em 1944, tema do filme "Música e Lágrimas", e vários políticos conhecidos em São José dos Pinhais, em 1958.

O programa "Nossa História" está no ar há 8 anos pela E-Paraná am 630 e também pode ser ouvido ao vivo pela internet acessando:

www.rtve.pr.gov.br

A produção e apresentação são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento.

Mais informações no blog:

www.nossahistoriaam630.blogspot.com

Cezar Silvestri alerta prefeitos para validade de certidões do TCE



O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, alerta os prefeitos municipais para a alteração do regimento interno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), feita no final de 2010. A alteração reduziu o prazo de validade das certidões para liberação de recursos de convênios firmados entre os municípios e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu/Paranacidade).

Até o final do ano passado, os municípios com até 50 mil habitantes deveriam prestar contas semestralmente ao TCE pelo Sistema de Informações Municipais. Os demais municípios (com mais de 50 mil habitantes) tinham que prestar contas a cada quadrimestre.

A resolução n° 24/2010 alterou o segundo parágrafo do artigo 289 do Regimento Interno do Tribunal e as certidões liberatórias passaram a ter validade de, no máximo, 60 dias, observados os requisitos da Agenda de Obrigações 2011 (regulamentada pela Instrução Normativa TCE n° 53/11).

“Grande parte dos municípios paranaenses ainda não cumpriu a agenda de obrigações do TCE/PR para os bimestres de 2011”, detalhou Cezar Silvestri. De acordo com ele, sem essa medida, o Tribunal não autentica as certidões liberatórias desses municípios, o que impossibilita os municípios de receberem recursos. “Sem este procedimento, a Sedu/Paranacidade fica impedida de efetuar os repasses de recursos referentes aos convênios firmados”, concluiu.

TJ decide se acata recurso do ex-deputado paranaense Carli Filho



O TJ (Tribunal de Justiça) decide no dia 16, quinta-feira da próxima semana, se acata ou não o recurso interposto pela defesa do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho contra a sentença do juiz da 2ª Vara do Júri de Curitiba, que determinou o seu julgamento pelo tribunal do júri. A acusação é de duplo homicídio doloso eventual pela tragédia do dia 7 de maio de 2009, no trânsito em Curitiba. No acidente, morreram Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida.

O recurso será relatado pelo desembargador Naor Macedo Neto, da 1ª Câmara Criminal do TJ. O Ministério Público opinou contrariamente ao recurso da defesa. O advogado criminalista René Ariel Dotti assumiu a defesa de Carli Filho.

O assistente da acusação, advogado Elias Mattar Assad, vai defender a manutenção da sentença de pronúncia e remessa do caso para julgamento pelo tribunal do júri de Curitiba.

Carli Filho era deputado quando houve o acidente. Com a repercussão negativa do caso, renunciou ao mandato. Na ocasião, revelou-se que ele não poderia dirigir porque estava com a carteira cancelada por excesso de multas. A perícia constatou que ele circulava a mais de 160 quilômetros por hora na rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, onde o limite é de 60 quilômetros por hora. O carro em que ele estava bateu no Honda Fit dos dois rapazes.

Vigilância Sanitária alerta que ração humana pode fazer mal à saúde



Vigilância Sanitária alerta que ração humana pode fazer mal à saúde
Para a Anvisa, o termo ração humana é inadequado porque pode levar muita gente a substituir as refeições por essas misturas que não são padronizadas e não têm todos os nutrientes necessários ao organismo.
Você já ouviu falar da ração humana? É um produto vendido em todo o país, e que começou a fazer sucesso como dieta. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avisou que este produto, na verdade, pode fazer mal à saúde.

Alguns componentes podem sim, porque podem aumentar a pressão arterial. A Vigilância Sanitária proibiu que esse produto seja chamado de ração humana, porque pode dar a impressão de que substituiu as refeições. Quem explica é o repórter Alan Severiano.

“É ótimo para o funcionamento intestinal”, comenta uma senhora. “Você sente que você está mais satisfeita. Aí você leva um tempo maior para a próxima refeição”, declara outra mulher.

Essas propriedades fizeram o consumo de ração humana crescer, mas a mistura de três ingredientes do senhor Edson tem que mudar de nome. “É uma bobagem mudar o nome. O pessoal já acostumou com a ração humana”, afirma.

No dicionário, “ração” quer dizer “alimento necessário para manter em boas condições o organismo”. Para a Anvisa, o termo ração humana é inadequado porque pode levar muita gente a substituir as refeições por essas misturas que não são padronizadas e não têm todos os nutrientes necessários ao organismo.

A mistura é rica em fibras, mas não em carboidratos e proteínas, como explica a Leila Nasser. Ela diz que a ração pode ser consumida como um complemento, mas que alguns ingredientes podem fazer mal à saúde: “se a pessoa tem hipertensão, o guaraná em pó pode elevar a pressão arterial. Essa pessoa pode correr o risco de ter problemas cardiovasculares”.

O ginseng, presente nessa fórmula, não pode ser vendido como alimento. Os fabricantes só poderão divulgar que misturas fazem bem à saúde ou ajudam a emagrecer, depois que a eficácia for comprovada pela Anvisa, sob pena de multa de R$ 1,5 milhão.

Vale sempre uma antiga recomendação: só usar esse tipo de produto, depois de consultar um médico.

Conama quer debater Código Florestal com Senado



O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) propõe ao Senado um processo de debate público sobre o projeto de reforma do Código Florestal. A proposição foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A preocupação do governo está em não repetir a derrota que teve na votação do Código na Câmara. Entre os pontos polêmicos aprovados está o que prevê a possibilidade de os Estados legislarem sobre o que pode ser cultivado em áreas de preservação permanente (APPs).

O conselho se dispõe a colaborar, "oferecendo subsídios em relação

aos dispositivos da proposta, ouvindo as contribuições dos diversos

setores, considerando, inclusive, os compromissos e responsabilidades

do Brasil no cenário mundial".

ARMAS E MUNIÇÕES APREENDIDAS DURANTE CUMPRIMENTO DE MANDADO EM PINHÃO



Por volta das 06h30min do dia 07.06.11 (terça-feira), uma equipe de policiais militares da Agência Local de Inteligência (ALI-16º BPM – Serviço Reservado) deslocou até a localidade de Faxinal dos Silvérios, no municípío de Pinhão, a fim de dar cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Juiz de Direito daquela Comarca.

O mandado foi cumprido em uma fazenda naquele Distrito, onde na residência do caseiro foi encontrada uma espingarda calibre 36, sem marca e numeração aparente, municiada com um cartucho intacto, sendo ainda relatado pelo mesmo que ele e seu patrão teriam escondido uma outra espingarda, a qual foi localizada e apreendida, se tratando de uma espingarda calibre 12, marca Boito, ainda apreendidos três recipientes de pólvorfa, um recipiente de chumbo, um recipiente de espoleta (apetrechos para recarga de cartuchos), bem como cinco cartuchos calibre 12 e dois cartuchos calibre 22.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao caseiro, o qual foi conduzido juntamente com as armas e munições apreendidas até a Delegacia de Pinhão.
Guarapuava, 07 de junho de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Fotos: ALI – 16º BPM.

VÁRIOS QUILOS DE CARNE E PRODUTOS VENCIDOS SÃO APREENDIDOS EM OPERAÇÃO CONJUNTA EM PITANGA



Nesta terça-feira (07.06), policiais militares da 3ª Cia. PM - Pitanga, participaram de uma operação conjunta com o Ministério Público da Comarca de Pitanga e também com a SEAB (Secretaria do Estado de Abastecimento).


O objetivo da operação foi a fiscalização de mercadorias com prazo de validade vencida e também vistoria de carnes abatidas clandestinamente, sendo vistoriados trinta e seis estabelecimentos comerciais da cidade de Pitanga entre mercados, mercearias e açougues. Foram apreendidos aproximadamente 200 Kg. de carne e peixe, e também uma grande quantidade de produtos com validade vencida.

A operação teve inicio as 07h30 e término as 14h e foi acompanhada do inicio ao final pelo Comandante da 3ª Cia. PM, Capitão Maurício Araújo dos Santos bem como pelo Promotor de Justiça Dr. André Del Grossi Assumpção, bem como participaram da operação seis fiscais da SEAB.
Os produtos apreendidos foram encaminhados para o aterro sanitário do município de Pitanga para destruição visto serem impróprios para o consumo.

Guarapuava, 08 de junho de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Fotos: 3ª Cia. PM – Pitanga.

Saúde Paraná cria câmara técnica para humanização da saúde



O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, instituiu nesta quarta-feira (8), durante reunião realizada no auditório da Secretaria da Saúde, a Câmara Técnica de Humanização da Saúde do Paraná. O grupo, que se reúne desde 2007 para aprimorar a Política Nacional de Humanização, contará com representantes de todo o Estado.

“A humanização é uma questão de atitude. É extremamente importante que este assunto seja debatido em todos os serviços de saúde, não só naqueles que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário.

Caputo Neto garantiu todo o apoio institucional para a formalização da câmara e ofereceu a estrutura da Escola de Saúde Pública para a realização do curso de formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização.

“O Paraná é um dos únicos estados que ainda não realizou nenhuma capacitação deste tipo”, explicou a coordenadora da Câmara técnica do Paraná, Regina Tanaka.

A câmara técnica realiza reuniões itinerantes uma vez por mês. “Queremos envolver todas as instituições que participam do grupo e mostrar a realidade cada serviço”, disse Regina. O próximo encontro, no início do mês de julho, será no Hospital de Clínicas.

O tema da reunião deste mês foi a saúde do trabalhador com foco no campo emocional, apresentado pela psicóloga Márcia Regina Santos, representante da Secretaria na Câmara Técnica. “A rotina do profissional de saúde por si só é estressante, por isso precisamos cuidar também destes profissionais”, explicou.

De acordo com ela, o processo de humanização deve acontecer de forma global, abrangendo os interesses da instituição e particularidades dos profissionais de saúde. “A humanização não pode ser imposta, tem que partir dos profissionais envolvidos”, ressaltou a psicóloga.

A chefe do departamento de Atenção ao Risco da Superintendência de Atenção Primária, Isa Hermann, também representa a Secretaria da Saúde na Câmara Técnica.

CONGRESSO – A Aliança Saúde realizará entre os dias 8 e 10 de agosto o II Congresso de Humanização e a I Jornada Interdisciplinar de Humanização com o tema principal “A dimensão do cuidado”. Mais informações no site www.pucpr.br/extensao ou pelo telefone (41) 3271-1118.