sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Audiência pública proposta por Cesar Filho debate condições de segurança da BR-277 em Guarapuava


O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) presidiu na noite de quinta-feira (22) a audiência pública que debateu as condições de segurança e melhorias viárias na BR-277, no trecho entre o acesso a Candói (Três Pinheiros) e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis. A reunião, realizada na Câmara Municipal Guarapuava, durou cerca de quatro horas. Rpresentantes das concessionárias Ecocataratas e Caminhos do Paraná, parlamantares, integrantes do Ministério Público e representantes da sociedade civil organizada discutiram as alternativas de melhorias para a rodovia.
O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), destacou a importância da audiência, solicitada por Cesar Filho. “É muito importante a mobilização e a participação de todos os setores da sociedade civil para conscientizar os representantes das concessionárias e do Estado sobre as reais demandas da população”, comentou.
Segundo Rangel, está previsto para a próxima semana uma reunião entre os integrantes da Comissão de Obras da ALEP, o secretário de Logística e Infraestrutura, José Richa Filho, e a Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para tratar da possibilidade de implantação de redutores de velocidade nos trechos do perímetro urbano sob a administração do município.
“Na próxima semana vou procurar o secretário de Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes para tratar dessa questão e solicitar que esse controle dos radares seja feito pelo Guaratran”, anunciou Cesar Filho.
A instalação de qualquer dispositivo redutor de velocidade não faz parte das obrigações contratuais das concessionárias, mas depende necessariamente de estudos técnicos elaborados pela Polícia Rodoviária Federal em conjunto com o DER/PR.
Cesar Filho disse que é imprescindível aumentar a segurança viária em todo o perímetro urbano da BR-277 em Guarapuava. “As entradas e saídas de empresas, os acessos às avenidas e, principalmente, às marginais devem ser prioridade”, salientou. O parlamentar ressaltou a discrepância entre os valores cobrados pelas concessionárias de pedágio e o valor investido diretamente em obras nesses trechos.
Danielle Blaskievicz
daniblaski@uol.com.br
MSN: daniblaski@hotmail.com
(41) 9964-2337

Provopar trabalha para qualificar baixa renda e apoiar projetos em Guarapuava


A Coordenadoria de Qualificação Profissional e Geração de Rendas do Provopar está realizando em Guarapuava, nesta quinta-feira (22), uma série de visitas a entidades, visando conhecer o trabalho e contribuir com projetos para qualificar a produção.
Para isso, a coordenadora estadual do projeto Ana Maria Taques Ghignone e equipe, acompanhada pela conselheira estadual Cristina Rauen Silvestri e pelo chefe regional da Secretaria da Família, Celso Góes, fazem as visitas. Às 19 horas de hoje, na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), a equipe reúne-se com representantes das três lojas maçônicas da cidade.
O primeiro encontro foi na Associação de Catadores de Lixo Reciclável, localizada às margens da BR-277. A entidade congrega cerca de 150 catadores e foi criada na primeira gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. A proposta do Provopar é incrementar o trabalho já existente numa ação conjunta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sanepar e Prefeitura.
No início da tarde a comitiva foi ao Instituto Educacional D. Bosco para conhecer
os trabalhos realizados pela entidade na Vila Carli, Jardim das Américas e Paz e Bem,
Atualmente, são atendidas cerca de 400 crianças e adolescentes, trabalho que também é estendido aos pais e familiares. “Não adianta só pensar na criança e no adolescente e não trabalhar o contexto em que ele vive”, argumentou Padre Dácio Bona. Às 16h30 será a vez da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, na Colônia Socorro.
De acordo com a coordenadora do projeto do Provopar, Ana Maria Taques Ghignone, o Provopar está tendo um novo perfil. “Deixamos a política assistencialista para fazermos promoção social. Por isso, estamos fazendo esse levantamento para que possamos ofertar cursos de capacitação e auxiliar na logística”, afirma Ana.

Além da qualificação profissional, os cursos procuram despertar nas pessoas o espírito empreendedor. A meta é formar milhares de empreendedores no interior do Paraná, gerando emprego e renda. “O nosso objetivo é coordenar a execução de cursos de qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos, visando sua integração social e emancipação econômica, através da geração de renda”, afirmou Ana Ghignone.

O curso não será voltado apenas para os artesãos, mas faz parte de um projeto muito mais amplo, denominado “Meu futuro, meu negócio”, que busca criar oportunidades de geração de renda para famílias vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia. Estas famílias são convidadas inicialmente a participar de ações de capacitação e qualificação, com objetivo de desenvolver as características empreendedoras pessoais.


“O despertar para novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda, através da criação de produtos artesanais e ou serviços, estimula a continuidade na ação.

Dependendo do grupo, que é formado por representantes destas famílias, maiores de 16 anos, novos desafios são propostos, para que estejam preparados para as oportunidades que o mercado oferece”, destacou. 

Fonte: Rede Sul de noticias

Programa "Morar Bem" é lançado em Guarapuava




Aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava o lançamento do programa "Morar Bem", em parceria com a Cohapar,Emater, Caixa Economica e Secretaria de Agricultura.
O objetivo é  de proporcionar melhores condições de vida para pequenos agricultores da nossa Região e em todo Paraná.
Prefeitos de vários municípios das regiões  assinaram os convênios do Programa.  Cada município receberá entre 10 e 20 unidades em locais que serão determinadas pela Emater.
Segundo Mounir Chaowiche, os produtores seguirão critérios estabelecidos pela Cohapar e pelos órgãos que compõem as parcerias.
Para o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, "o programa vai proporcionar  melhoria de vida aos produtores rurais". 
O evento contou om a presença do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, dos deputados Cesar Filho. Bernardo Carli,  chefe do Escritório Regional da Cohapar, Edony Kluber, presidente da Amocentro,   prefeito de Boa Ventura de São Roque, José Forekeviscz, entre outras autoridades.  
Veja fotos clicando no link abaix:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.218410551553838.54101.100001546854511&l=7d05b59d38&type=1