A Primeira reunião de transição da prefeitura de Guarapuava, aconteceu as17h, no Paço Municipal, com a participação dos coordenadores: Eva Schran, vice-prefeita eleita, e professor Vitor Hugo Zanette (da equipe do prefeito eleito Cesar Filho) e Ana Paula Polli e Leocádio Pupo (secretários municipais).
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Conclusão do trecho da Ferroeste deve reduzir custos de transporte em 65%, afirma Cesar Filho
Para o prefeito eleito Cesar Silvestri Filho, o anúncio da conclusão do trecho da Ferroeste entre Guarapuava e Paranaguá é o maior e melhor dos últimos 20 anos para o desenvolvimento da região. “Foi determinado pelo Governo Federal, em parceria como Governo do Estado, a licitação do projeto. Será uma ferrovia nova, moderna, saindo de Guarapuava, indo por Irati até o Porto de Paranaguá”, afirmou Cesar Filho, em entrevista a uma rádio de Guarapuava, neste sábado.
Segundo Cesar Filho, o novo traçado irá quase quintuplicar a velocidade média no trecho operado pela ALL atualmente, aumentando a capacidade de carga e permitindo que Guarapuava e região tenham um transporte eficiente, rápido e muito mais barato que o rodoviário. “Esse novo trecho deve reduzir os custos com transporte em aproximadamente 65%”.
Competividade
Com a redução dos custos, Guarapuava terá condições de ser mais competitiva na atração de investimento e novas indústrias, principalmente aquelas que focam na exportação. “Estamos perdendo muitas oportunidades. As indústrias acabam fazendo contas com o transporte rodoviário e preferem se instalar em cidades mais próximas da Região Metropolitana de Curitiba e Ponta Grossa. Guarapuava tem três praças de pedágio a mais. Ferrovia não tem pedágio”, constatou Cesar Filho.
Liderança
O prefeito eleito ressalta ainda que, aliado a um transporte ferroviário eficiente, o município terá a oferecer aos futuros empreendedores sua gente trabalhadora e a competência na produção, principalmente agrícola e florestal. “Como prefeito, lutarei sempre por projetos como esse, que interessam a toda região, seja na saúde ou como polo universitário. Guarapuava espera um prefeito que tenha essa visão, que crie uma relação amistosa e de cooperação com os municípios do entorno”.
Cesar Filho participa do lançamento do Programa Estadual para readequar e modernizar as estradas rurais
O prefeito eleito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), participou na manhã desta segunda-feira (12), do lançamento programa estadual Patrulha do Campo. O objetivo do programa é recuperar e modernizar estradas rurais, aplicando técnicas de engenharia que reduzam impactos ambientais e contribuam para evitar gastos maiores no futuro para conservação e manutenção das vias não pavimentadas. “Com essa parceria, o Governo do Estado assume parte das despesas para manutenção e melhorias das estradas rurais. Assim, nós garantimos o escoamento de nossa safra, a melhoria do transporte escolar e a fixação do homem ao campo”, disse Cesar Filho ao lembrar que grande parte da economia de Guarapuava e região é proveniente da agropecuária.
O governo vai disponibilizar, nesta primeira fase, 30 patrulhas do campo. Elas serão compostas por: escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladoras, rolos compactadores, caminhões comboio, caminhonete e cinco caminhões basculantes. O programa terá participação efetiva das prefeituras, que farão convênios com o Estado por meio de consórcios para receber máquinas e equipamentos que serão usados nas obras de melhorias. “Estamos cumprindo um compromisso de campanha assumido com todos os paranaenses: trabalhar de forma vigorosa e incessante para fortalecer a agropecuária que é a base da fonte de renda de grande parte de nossa população”, afirmou o governador Beto Richa.
Da parte do governo, o Patrulha do Campo será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). “Com esse programa, o Governo do Paraná se torna parceiro para dotar seus municípios de estradas rurais em boas condições, garantindo a qualidade de vida dos produtores rurais e o transporte da produção”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Além disso, a Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vão ceder os equipamentos e atuar na capacitação dos operadores de máquinas, ficam responsáveis pela elaboração dos projetos de readequação das estradas.
Assinar:
Postagens (Atom)