segunda-feira, 22 de julho de 2013

Guarapuava registra neve na noite desta segunda

Fenômeno começou por volta das 20h30 na cidade.
Segundo o Simepar, pode nevar em várias cidades paranaenses.

 
Começou a nevar por volta das 20h45 em Guarapuava, região central do Paraná. De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.
Alguns leitores mandaram imagens para o G1 da neve na cidade. Jaqueline Machado, que mora no bairro Boqueirão, disse que nunca tinha visto neve na vida. “O quintal está totalmente branco. Estou impressionada com os floquinhos. A gente está desde ontem esperando cair”, conta
Ainda de acordo com o Simepar, pode nevar em várias cidades paranaenses, inclusive em Curitiba. Para a capital, a previsão é que a neve deve cair durante a madrugada. Às 21h35, caía uma chuva fina, com bastante intensidade. Conforme o meteorologista Samuel Braun, para a neve cair, é preciso que a temperatura fique abaixo de 2°C, o que criaria a condição ideal para o fenômeno.
 

Eva Schran aponta ações do município em evento empresarial da Acig

 
"Acreditamos que empresas fortes tornam o município mais forte, por isso as empresas guaravapuavanas, sejam pequenas ou de grande porte, são essenciais para o avanço econômico e social da cidade. Neste sentido, a prefeitura está de portas abertas para receber a todos, pois o diálogo entre município e classe empresarial é fundamental para garantirmos o desenvolvimento". Essas foram as palavras da prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, durante a entrega do Prêmio Mérito Empresarial, no último sábado (20), no Pahy Centro de Eventos. O evento é promovido pela Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava).
 
Eva Schran parabenizou os vencedores e todos os empresários que acreditam e investem em Guarapuava. "Estamos realizando ações para trazer benefícios ao setor empresarial como a busca de recursos junto ao Governo Federal. Também colocamos em vigor a Lei Geral da Microempresa. Além disso, estamos investindo em cursos profissionalizantes para oferecer mão de obra qualificada ao mercado de trabalho". Atualmente, a prefeitura oferece os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) a famílias de baixa renda, com capacitação gratuita.

Merendeiras participam de oficinas de capacitação e valorização

 
Desde esta segunda-feira (22), a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Educação promovem oficinas de capacitação e valorização das merendeiras. Cerca de 190 funcionárias, divididas em dois grupos (manhã e tarde), participam do evento, coordenado pela equipe da Merenda Escolar. A secretária Sandra Zannette, na abertura do evento, destacou a importância das oficinas abordarem temas voltados à capacitação profissional, mas principalmente que valorizem o ser humano.
 
Vários temas serão abordados até quarta-feira (24), na Unicentro, com a parceria de secretarias municipais e entidades, entre eles nutrição, primeiros socorros, segurança no trabalho, além de saúde da mulher e espiritualidade. Também há momentos de descontração e atividades motivacionais. “Está sendo um evento muito bom e agradável. O conteúdo desenvolvido pela Secretaria de Educação este ano favorece a participação das merendeiras. Os temas valorizam o lado profissional e também as mulheres, que são maioria no setor. Temos apenas um homem no quadro funcional”, disse a diretora do Departamento de Merenda Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.
 
A prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, apresentou a missão e os objetivos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. “A secretaria, criada nesta gestão em 8 de março, busca a autonomia econômica e social das mulheres e o combate à violência. Trabalhamos em rede, com apoio de conselhos, Ministério Público, polícias Militar e Civil, secretarias municipais, entidades e comunidade”, especifica.

Secretaria promove o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero


Com o objetivo de debater a igualdade entre homens e mulheres nas salas de aula, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.

O evento será realizado nesta quinta-feira (25), a partir das 8h30, no auditório da Faculdade Guairacá, sendo voltado aos professores das disciplinas de Artes, Educação Física e Ensino Religioso, dos Cmeis e do 1º ao 5o ano das escolas municipais.

O encontro visa impulsionar o processo de construção coletiva, permitindo aos profissionais a inovação metodológica que irá contribuir para a formação mais justa e igualitária da sociedade. “Vemos que, mesmo em pleno século 21, há um machismo muito grande na sociedade e, para começarmos a mudar esse quadro, a igualdade de gêneros deve ser debatida desde cedo”, diz a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, destacando que o evento é inédito.

Eva explica ainda que a escolha desses professores foi feita porque possuem alta rotatividade em todas as salas, tendo contato com um número maior de alunos. “Eles têm a oportunidade de desenvolver atividades em diversas turmas, com crianças de várias idades”, reforça. Pensando em proporcionar formação continuada aos professores, até o final do ano serão realizados novos encontros onde o mesmo tema será debatido com outras abordagens.

As atividades começam pela manhã com uma palestra com a professora Lirani Franco, formada em Educação Popular. Ela foi a primeira secretária do Estado de Gênero e Igualdade Racial e falará sobre como trabalhar a igualdade de gênero nas escolas. Após o intervalo para o almoço, haverá uma apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Em seguida, a professora especialista em Educação, Cultura e Sociedade, e Pedagogia Escolar, com ênfase em supervisão, orientação e administração escolar, Janaína Jaskiu, falará sobre as representações de gênero no cotidiano escolar.

Para encerrar a tarde, os professores serão divididos em três grupos para participarem das oficinas temáticas. Oficinas:
•Ensino de artes para a igualdade de gênero - com a professora Michele Lima
•Jogos cooperativos e igualdade de gênero - com a professora Cristine Vargas
•Valores e igualdade de gênero - com a professora Rosemeri Moreira

Programação: 8h - Recepção 8h30
– Abertura 9h – Palestra “Como trabalhar a igualdade de gênero nas escolas” - Lirani Franco
12h – Intervalo 13h30 – Apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra
14h – Palestra “As representações de gênero no cotidiano escolar” - Janaína Jaskiu
15h – Oficinas temáticas 17h – Encerramento