A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres recebeu a visita de um grupo de mães da Apae. As 30 visitantes conheceram as atividades e a estrutura do local, além de receberem orientações de profissionais da área de Direito e Serviço Social sobre as violências física e psicológica. “Foi importante receber a visita dessas mães. Isso mostra que a comunidade está interessada em nosso trabalho”,comentou a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Secretaria de Indústria e Comércio promove reunião com ambulantes sobre o 1º de maio
No final da tarde desta quarta-feira (17), a Secretária de Indústria e Comércio realizou um encontro com os vendedores ambulantes sobre a programação que será desenvolvida no 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Parque do Lago. Durante a reunião, no Paço Municipal, os ambulantes assistiram palestra sobre higienização de alimentos, com representante da Vigilância Sanitária. Também participaram de um sorteio para definir a disposição das tendas de vendas durante o evento.
“A administração municipal quer que os comerciantes ambulantes sejam reconhecidos como empreendedores. Dessa maneira poderemos organizar melhor os eventos públicos e os serviços prestados à população. Nesta reunião, estamos fazendo o cadastro e especificando critérios que foram estabelecidos para que eles desenvolvam cada vez melhor suas atividades”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur.
Guaratran e Colégio Sesi realziam blitz educativa
Na manhã desta quarta-feira (17), o Guaratran e o colégio Sesi-PR realizaram uma blitz educativa sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores). O material e bafômetro descartáveis foram distribuídos aos motoristas que trafegavam na avenida Moacyr Julio Silvestri, próximo à loja Havan.
O folder sobre o DPVAT traz informações sobre como solicitar o seguro, prazos, valores e quem tem direito. Quem recebeu o bafômetro também recebia orientações técnicas de utilização. “É fundamental a educação no trânsito para que as pessoas possam seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro e evitar acidentes”, afirma o coordenador do Guaratran, Altair Bonassa. A iniciativa integra a oficina “Todo Mundo em Trânsito”, do Colégio Sesi-PR. “É importante debatermos esses assuntos com jovens que se tornem motoristas conscientes e também repassem as outras pessoas”,comenta o professor Willian Kolc.
Conselho Municipal do Meio Ambiente discute as diretrizes do código ambiental
Na manhã desta quarta-feira (17), aconteceu a terceira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro, realizado no Parque das Araucárias, teve o objetivo de discutir novas questões a serem incluídas no Código Municipal Ambiental. A aprovação do documento é um dos quesitos necessários para que Guarapuava possa promover a descentralização do licenciamento e fiscalização das atividades que geram impacto ambiental local.
Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, destacou que Guarapuava será o segundo município paranaense a estabelecer um código ambiental. “Por Guarapuava ser uma cidade de referência na região, nosso código poderá servir de base para outros municípios”, esclarece Celso. Após a aprovação do documento pelo conselho, será elaborado um projeto de lei e encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação, aprovação e implantação do código.
Atualmente, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) é o único órgão que pode efetuar o licenciamento e fiscalização ambiental. Para o secretário, a descentralização dessas atividades trará mais democratização e agilidade aos processos. A próxima reunião será no dia 8 de maio, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fica no Parque das Araucárias.
Em reunião com taxistas, Cesar Filho fala sobre padronização da frota e atualização da lei
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, se reuniu com taxistas na noite desta terça-feira (16), na Rodoviária Municipal. Foram discutidos vários assuntos de interesse da categoria, entre eles, a padronização dos carros. “Foi uma excelente conversa, franca e aberta, na qual falamos sobre diversos assuntos importantes para que os taxistas exerçam sua função da melhor forma. Eles fizeram justas reivindicações que iremos atender”, comenta o prefeito, que esteve acompanhado dos secretários municipais Ivanês Josefi (Administração) e Flávio Alexandre (Habitação e Urbanismo), do procurador Fábio Decker e do diretor técnico da Surg e presidente do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), Cesar Sanchez.
Durante a reunião, ficou definida a atualização da legislação dos serviços de táxi. “Já está em andamento o projeto, através do Executivo, do Comutra e de uma comissão, que inclusive tem representantes dos taxistas. Muito em breve será encaminhado à Câmara e temos a certeza que os vereadores serão favoráveis a essa mudança, pois a legislação é bastante antiga e precisa ser modernizada”, avalia Sanchez.
A nova legislação irá contemplar a padronização dos carros, estabelecendo cor, identidade visual e a numeração do ponto ao qual o motorista pertence, por exemplo, o que ajudará na segurança dos usuários. Outro benefício será a ampliação da fiscalização, com o objetivo de coibir os taxistas clandestinos. “Atualmente o Departamento de Fiscalização Geral faz o trabalho, mas vamos melhorar com a atuação dos agentes de trânsito do Guaratran para atender esta reivindicação dos taxistas”, adianta o presidente do Comutra.
Durante a reunião, Cesar Filho falou que a Agência de Fomento do Governo do Paraná possui uma linha específica de crédito para taxistas. “Esse programa oferece uma série de facilidades e prazos ampliados para atender os taxistas, por isso vamos criar um local específico na prefeitura para que os taxistas obtenham mais informações sobre o assunto e utilizem o crédito destinado especificamente à categoria”.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Guarapuava, Hélio Rocio Ferreira de Oliveira, parabenizou a iniciativa da prefeitura de conversar com os taxistas sobre várias demandas. “É a primeira vez, em 35 anos de táxi, que tenho uma conversa aberta e com liberdade com o prefeito”, disse, afirmando uma de suas principais preocupações sempre foi a padronização dos táxis. “Foi abordado na gestão passada, mas não deu tempo de ser aprovado. Agora vamos alcançar essa antiga reivindicação”.
Neste fim de semana, Associação Guarapuavana de Basquete disputa a 2ªetapa da Taça Paraná
A AGB (Associação Guarapuavana de Basquete) participa, neste final de semana (20 e 21), da 2ª etapa da Taça Paraná de Basquete. Os jogos acontecem em Curitiba e a equipe local precisa vencer duas partidas para se classificar em primeiro para a fase final, que será disputada em Campo Mourão. Nove atletas amadores guarapuavanos e três de outras cidades compõem a equipe adulta - 22 a 29 anos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, os treinos acontecem quatro vezes por semana, no Ginásio de Esportes Santa Terezinha.
“O apoio que recebemos da Prefeitura de Guarapuava impulsiona a equipe a se dedicar aos treinos, pois sabemos que teremos condições de participar dos campeonatos de basquete”, enfatiza o presidente da Associação Guarapuavana de Basquete, Charllyson Wilson Cordeiro. “A equipe irá competir na segunda etapa com um treinador oficial, o que proporciona melhor preparo e mais segurança em quadra”, afirma. A Taça Paraná de Basquete começou no dia 20 de março e vai até o dia 10 de maio. Além da equipe de Guarapuava, mais sete estão disputando o campeonato.
Destaque
O ala Rubens Unger, 32 anos, destaque na Taça Paraná de Basquete em 2012, foi premiado, no último sábado (13), pela FPRB (Federação Paranaense de Basketball), por ter sido o maior pontuador do torneio, com 191 pontos marcados. Ele recebeu o prêmio do presidente da FPRB, Amarildo Rosa, e pela ex-atleta Hortência Marcari. “Foi emocionante receber este prêmio, principalmente porque estava representando Guarapuava. Sempre me dediquei muito a esse esporte e hoje é muito bom poder ter esse reconhecimento”, declara o atleta Rubens Urger.
Para ele, o esporte em Guarapuava está passando por uma fase de reconhecimento. “A Secretaria Municipal de Esportes tem apoiado diversas equipes em várias modalidades, proporcionando participações em campeonatos fora da cidade, treinamento, assistência técnica e incentivo”, enumera o atleta.
Estado e prefeitura assinam convênio para conclusão da pavimentação do Residencial 2000
A Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) vai repassar R$ 3.323.134,62 ao município de Guarapuava para a execução de obras de infraestrutura no Residencial 2000. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e pelo presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, em Curitiba.
O prefeito destaca que a obra inclui pavimentação, com construção de meio-fio, calçadas e rampas em concreto, drenagem, galeria de águas pluviais e sinalização. “Essa é a diretriz da atual administração. Será um trabalho completo, seguindo os padrões estabelecidos no projeto da Cohapar e que vão garantir mais qualidade e durabilidade ao serviço”, resume, lembrando que o município ficará responsável pela execução e manutenção do serviço.
Os recursos serão repassados através da Caixa Econômica Federal. “Agora vamos poder atender demais trechos e beneficiar mais famílias, pois o convênio anterior prevê apenas as ruas entre a rotatória e a XV de Novembro”, esclarece o prefeito, referindo-se ao convênio, assinado no ano passado, para a pavimentação de trechos de dez ruas do residencial, uma exigência para a construção das 500 novas moradias, que foram viabilizadas pela Cohapar, durante o mandato de Cesar Filho como deputado.
Em maio, Agência do Trabalhador funcionará em novo horário
A partir do dia 2 de maio, a Agência do Trabalhador de Guarapuava funcionará das 8 às 16h30, sem fechar para o almoço. Com a mudança do horário, a população terá três horas a mais para utilizar os serviços. O principal benefício será a eliminação das filas de espera, fazendo com que as pessoas sejam atendidas rapidamente. “A mudança, solicitada pelo prefeito Cesar Filho, tem como principal objetivo fazer com que a população tenha um atendimento mais eficaz”, assegura o gerente da agência, Adalberto Campos.
Atualmente, a agência funciona das 8 às 11h30 e das 13h às 15h30.“O serviço está sendo estendido para que o cidadão tenha mais opções de horário para ir até a agência. Além disso, queremos que os guarapuavanos recebam um atendimento mais digno e com mais qualidade”, ressalta Adalberto.
A Agência do Trabalhador possui 13 funcionários responsáveis pelo atendimento direto da comunidade, sendo dois na recepção, quatro na intermediação, três para a captação (encarregados de recepcionar as vagas das empresas) e quatro no atendimento do seguro-desemprego. A unidade fica na rua Vicente Machado, 1558, Centro. O telefone para contado é (42) 3630-2200.
Colônias do distrito de Entre Rios recebem melhorias
O quarto mutirão de limpeza e conversação da Surg está acontecendo, nesta terça-feira (16), na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. Cerca de 150 funcionários foram distribuídos pelas ruas para os serviços de desobstrução de galerias pluviais, tapa-buracos, poda de árvores, retirada de mato e lixo, corte de grama, sinalização, entre outros. O prefeito Cesar Silvestri Filho acompanhou os trabalhos.
Ele esteve na Escola Municipal do Campo Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, onde estudam mais de 500 alunos, da Educação Infantil ao 5ºano, visitou o prédio e, como de costume, conversou com professores e alunos nas salas de aula. Com a garotada, o prefeito destacava a importância da dedicação aos estudos e de respeitar os pais e os professores.
Priscila Piasecki, professora do 3º ano, aproveitou a oportunidade para falar com o prefeito sobre a adesão ao Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa. “É uma medida importante, pois comtempla nossa motivação, a parte financeira e a área pedagógica.
Guarapuava ganha com esse pacto”, avalia. “Estamos estruturando várias ações na educação e uma delas será o Plano de Cargos e Salários”, acrescenta o prefeito.
Na creche do distrito, Cesar Filho elogiou o trabalho dos funcionários e da direção. Junto com a comunidade, as funcionárias deram novas cores ao jardim. Garrafas pet que iriam para o lixo foram transformadas em objetos decorativos. Para finalizar, o prefeito conheceu a estrutura do posto de saúde e ouviu as demandas de funcionários e pacientes. “Vamos sempre ouvir a população e os profissionais que atuam diretamente nas escolas ou postos de saúde e também visitar os locais para vermos de perto a realidade”, garante.
O trabalho da Surg será realizado em todas as colônias do distrito. “As equipes retornam aqui nos próximos dias para finalizarmos os serviços”, adianta o presidente da Surg, Fernando Damiani. A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schan, a secretária de Educação, Sandra Zannette, e vereadores também estiveram em Entre Rios.
Assinar:
Postagens (Atom)