Na manhã desta quarta-feira (17), aconteceu a terceira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro, realizado no Parque das Araucárias, teve o objetivo de discutir novas questões a serem incluídas no Código Municipal Ambiental. A aprovação do documento é um dos quesitos necessários para que Guarapuava possa promover a descentralização do licenciamento e fiscalização das atividades que geram impacto ambiental local.
Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, destacou que Guarapuava será o segundo município paranaense a estabelecer um código ambiental. “Por Guarapuava ser uma cidade de referência na região, nosso código poderá servir de base para outros municípios”, esclarece Celso. Após a aprovação do documento pelo conselho, será elaborado um projeto de lei e encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação, aprovação e implantação do código.
Atualmente, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) é o único órgão que pode efetuar o licenciamento e fiscalização ambiental. Para o secretário, a descentralização dessas atividades trará mais democratização e agilidade aos processos. A próxima reunião será no dia 8 de maio, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fica no Parque das Araucárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário