terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cesar Filho tem ritmo de trabalho intenso antes da posse‏



Legenda: Cesar Filho durante reunião com vereadores do município de Manoel Ribas


Antes mesmo de assumir oficialmente seu mandato como deputado estadual, Cesar Silvestri Filho (PPS) já trabalha intensamente em Curitiba. Depois de concluir a indicação das chefias para os núcleos regionais de Guarapuava, o deputado cumpre uma extensa agenda de compromissos, recebendo lideranças políticas, prefeitos, vereadores de diversos municípios paranaenses. Cesar Filho também acompanha de perto a condução dos trabalhos de Cezar Silvestri, frente à Sedu (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná).

O ritmo de trabalho têm sido intenso. “Não tivemos descanso. Estamos trabalhando de forma ininterrupta desde que passaram as eleições, para podermos iniciar nosso mandato com força total. Mesmo não estando ainda com o gabinete aberto na Assembleia estamos, constantemente, em contato com prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todos os municípios que representaremos”, destacou enfatizando que, durante o exercício de seu mandato, pretende manter um canal aberto de diálogo com todos os municípios que representa. “As portas do nosso gabinete estão sempre abertas e a nossa intenção é manter um relacionamento próximo com todas as lideranças, fazendo um mandato participativo e voltado aos interesses dos municípios e da população”, destacou.

Assessoria de imprensa – Dep. Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334
Contato: 42 3623 6586 – 42 9977 1656
Guarapuava - Paraná

HOMENAGEM À ZILDA ARNS



O secretário estadual da Educação, o vice-governador Flávio Arns, representa o Estado do Paraná nas solenidades em homenagem à Dra. Zilda Arns, em ocasião do primeiro ano de seu falecimento. Os eventos serão realizados em Forquilhinha (SC), cidade natal da fundadora da Pastoral da Criança.

Arns, sobrinho de Zilda, acredita que o seu exemplo de união e entusiasmo na luta por um ideal está cada vez mais forte entre os líderes e voluntários da Pastoral da Criança. “Mais do que o sentimento de saudade, todos nós e os milhares de brasileiros que admiram o trabalho da tia Zilda nos inspiramos em seu exemplo”, disse.

As solenidades que marcam um ano da morte de Zilda Arns estão sendo promovidas pela Prefeitura de Forquilhinha e pela Pastoral da Criança da Diocese de Criciúma. Na ocasião, será inaugurado um memorial em homenagem à medica, seguido de celebração eucarística.

ZILDA ARNS - Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina. Três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, faleceu em 12 de janeiro de 2010 em um terremoto no Haiti, onde iria ministrar uma palestra na conferência Nacional dos Religiosos do Caribe.

CASA MÃE HELENA - A Casa Mãe Helena, Centro Regional de Treinamento da Pastoral da Criança em Forquilhinha, foi inaugurada no dia 17 de abril de 2004, com a presença de diversas autoridades, entre elas, a doutora Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.



Serviço:

Inauguração do memorial e celebração eucarística em homenagem à Dra. Zilda Arns.

Data: 12 (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Casa Mãe Helena – Centro – Forquilhinha/SC

Na Copel, Richa reafirma compromisso com empresa pública e forte e funcionários valorizados



O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (11) da apresentação da nova diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que tem como diretor-presidente o engenheiro Lindolfo Zimmer. “Assumi vários compromissos com os copelianos e estou aqui para demonstrar que esta empresa terá o tratamento de respeito que merece e a valorização e reconhecimento dos que nela trabalham”, disse Richa. “Nomeamos uma diretoria com pessoas qualificadas, competentes, sérias e identificadas com os funcionários desta empresa que é orgulho de todos os paranaenses”, afirmou o governador, em solenidade no Polo Administrativo do Km 3 da Copel, em Curitiba.

Richa reafirmou o compromisso de manter a Copel sob o controle do Estado, forte e no topo entre as empresas de energia deste país e uma empresa referência de bons serviços prestados. “Não serei um ditador de regras, serei um facilitador. E sei que, o governo não atrapalhando, os copelianos sabem o que fazer nesta importante companhia de energia”, disse.

O governador afirmou que a Copel perdeu muito espaço no mercado nacional de produção, geração e transmissão de energia e que a empresa foi atrapalhada por medidas como a constituição de parcerias. “Agora vamos cuidar para garantir a expansão e fortalecimento da Copel nas suas áreas de excelência”, disse. “Temos uma grande missão para a Copel também nos projetos de desenvolvimento econômico e social sustentáveis, como foi o Clic Rural, o maior projeto de eletrificação rural do país, no governo José Richa”, disse. “Temos grandes projetos e um deles é levar as fibras óticas da Copel a todos os municípios do Estado.”

O novo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, que foi funcionário da empresa por quase 40 anos (desde 1965), falou da satisfação do reencontro com a comunidade copeliana, combinando a maturidade e a experiência, e do sonho de contribuir em conjunto para reerguer a empresa, de forma que a Copel volte a ocupar o lugar que merece no cenário nacional.

Zimmer disse que se inicia um período de reconstrução e da retomada de muitos avanços conquistados outrora. “A Copel tem uma cultura de gestão ética e responsável, de respeito aos seus empregados, seus consumidores e acionistas, e uma gestão necessária para que a empresa não trilhe rumos arriscados”, disse.

O presidente afirmou que a empresa precisa com urgência de um plano de cargos e salários sólido e consistente, que motive e permita indicar claramente a seus colaboradores o desenvolvimento de suas carreiras. “Ajudaremos a construir um Paraná melhor, com mais oportunidades, mais emprego, buscando meios de desenvolver a economia, melhorando a qualidade de vida e a esperança de um futuro melhor”, disse.

Zimmer também definiu numa série de diretrizes para atingir os objetivos planejados e a primeira é que “a criatividade está liberada. Lembrando sempre que boas ideias não respeitam organograma”, disse.

Zimmer assegurou que havera muitas mudanças. A Copel incentivará a busca incessante por resultados, oferecendo alta velocidade de resposta. Com gestores que se identificam com o setor elétrico, que tem história de trabalho e de realizações, que conhecem e respeitam a legislação e que tem projetos e a Copel deverá voltar a ser um exemplo de destaque e presença importante junto à sociedade e as instituições que balizam suas atividades.

“A Copel tem um corpo funcional competente e preparado e disposto a retomar seu lugar entre as empresas do setor. É preciso apenas revitalizar a alma da empresa que deve voltar a conquistar o coração de seus clientes, que são a nossa razão de ser. Devemos tratá-los com dignidade e respeito. Satisfazer suas necessidades dentro de nossas obrigações societárias, sem perder de vista os requisitos de qualidade de energia exigidos pelo agente regulador”, afirmou

A Copel terá por meta a busca de rentabilidade adequada em projetos, de forma a agregar valor à empresa, conduzindo-a ao futuro com solidez. Quando for conveniente a participação minoritária nos projetos, a Copel estará presente em maior número de leilões de concessão, para geração e transmissão, otimizando o investimento para obtenção de retorno condizente com os anseios dos acionistas. “Não faz nenhum sentido termos taxa de retorno inferiores ao custo de oportunidade dos recursos, o que significa destruir valor da empresa”, disse Zimmer.

Além das usinas hidrelétricas, serão desenvolvidos projetos de outras fontes renováveis, com ênfase na energia eólica. A empresa também voltará a investir em distribuição, especialmente em melhorias e na expansão do sistema. Os patamares de investimento devem ser superiores a 15% da receita líquida, para assegurar uma qualidade adequada do fornecimento.

“Com resultados melhores e com uma maior parcela de dividendos distribuídos aos acionistas, que beneficiem o governo do Paraná, este poderá contar com mais recursos para investir em outras áreas e programas prioritários de interesse público, fazendo com que a Copel cumpra com seu papel de agente de desenvolvimento estadual”, afirmou Zimmer.

O presidente disse ainda que a Copel precisa avançar mais na área de Pesquisa e Desenvolvimento, voltar a estimular os avanços tecnológicos e ter de novo um Lactec com destaque nacional, em parceria com universidades e indústrias e que volte a apresentar soluções inéditas para o setor elétrico.

A estratégia de comercialização mais sólida na párea de geração para os próximos anos aproveitando oportunidades que surgirão nos próximos anos.

A Copel trabalhará como um catalisador para a atração de indústrias, propiciará o desenvolvimento da economia através do apoio aos detentores de outorga de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH - até 30 megawatts) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH - até 1 MegaWatt), através de suporte técnico para o desenvolvimento dos projetos, acesso ao sistema de distribuição ou derivados e apoio na absorção da energia gerada.

Também serão retomados com ênfase os projetos de telecomunicação, utilizando de forma mais abrangente o anel de fibras óticas, trazendo mais produtividade e eficiência às operações do sistema elétrico. “Projetos importantes poderão ser desenvolvidos em parceria com o governo do estado, para o melhor aproveitamento do potencial dessa tecnologia”, disse Zimmer.

“A Copel será uma empresa 2.0, usando tecnologia e conhecimentos de ponta na área digital. Ficaria muito feliz de ver toda a Copel vibrar sincronizada na mesma freqüência e intensidade em todos os assuntos pertinentes ao nosso plano diretor”, conluiu.

A solenidade teve a presença do diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, do deputado estadual Valdir Rossoni, secretários de estado, dirigentes de entidades da sociedade civil organizada e funcionários da Copel.



DIRETORIA DA COPEL

Lindolfo Zimmer: diretor-presidente

Ricardo Portugal Alves: diretor de Finanças, Relações com Investidores e de Controle de Participações

Jorge Andriguetto Júnior: diretor de Engenharia

Jaime de Oliveira Kuhn: diretor de Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações

Pedro Augusto do Nascimento Neto: diretor de Distribuição

Yára Christina Eisenbach: diretora de Gestão Corporativa

Julio Jacob Júnior: diretor jurídico

Gilberto Mendes Fernandes: diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial



LINDOLFO ZIMMER é engenheiro mecânico e economista (UFPR), com pós-graduação em administração industrial, é servidor público concursado da Copel desde 1965. Foi diretor de Marketing (2000-2003), diretor de Operação (1995-1999), diretor de Engenharia e Construções (1979-1982), presidente do Comitê de Gestão da Copel Telecomunicações e Copel Transmissão, membro do Comitê de Gestão da Copel Geração e Copel Distribuição, gerente da Divisão de Manutenção Mecânica da Diretoria de Operação, gerente da Divisão de Engenharia Mecânica da Diretoria de Engenharia e Construção, entre outros cargos de gerência e direção na empresa. Natural de Canoinhas (SC), tem 68 anos.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho



O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho



O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho



O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho



O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho



O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho

O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Produção industrial do Paraná avança 11,5% em novembro



A produção industrial paranaense cresceu 11,5% em novembro de 2010 na comparação com o mês de outubro – segundo melhor resultado do país. Com isso, o Estado recuperou a perda de -7,6% registrada em outubro passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11), pelo IBGE. De janeiro a novembro, o Paraná alcançou alta de 15,6%, índice à frente de São Paulo (10,9%), Rio de Janeiro (8,8%), e superou os demais estados do Sul, como o Rio Grande do Sul (7,5%) e Santa Catarina (6,6%).

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou estar confiante no fortalecimento da economia do Estado e no crescimento contínuo da produção industrial. “Teremos um forte período de industrialização a partir de 2011. Vamos melhorar as condições para as empresas aqui instaladas e incentivar novos investimentos no Estado”, ressaltou.

Barros antecipou que um dos focos da atração desses novos investimentos é a descentralização dos parques industriais. “Nosso objetivo é a instalação de empresas por todo o Estado, principalmente nas pequenas e médias cidades paranaenses”.

SETORES – Na comparação com outubro de 2009, a produção industrial estadual cresceu 13,6%. Dentre os setores com resultado positivo nesta comparação, destacam-se outros produtos químicos (34,0%), edição e impressão (26,7%), veículos automotores (21,8%), mobiliários (16,1%), produtos de metal (15,5%), alimentos (13,3%), minerais não metálicos (12,2%), celulose, papel e produtos de papel (9,2%), máquinas e equipamentos (7,7%), madeira (5,6%), refino de petróleo e álcool (2,4%), bebidas (1,8%). Os setores com resultado negativo foram borrachas e plásticos (-3,6%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,9%).

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), o bom resultado da produção industrial no Paraná pode ser creditado à recuperação de alguns segmentos que tiveram forte queda em outubro, como edição e impressão (livros didáticos) e outros produtos químicos, sobretudo fertilizantes. “O aumento na produção de veículos automotores, principalmente caminhões, puxa a demanda por bens intermediários, como máquinas e equipamentos e produtos de metal”.

Na análise, também foram vistos avanços na produção de alimentos, com destaque para a produção de carnes de aves, açúcar e derivados de soja, além do bom momento da construção civil e a produção de minerais não-metálicos. Ainda, de acordo com pesquisador, “facilidades para obtenção de crédito e emprego e renda em alta estão por trás dos bons resultados da indústria do Paraná”.

Beto Richa destaca contribuição do escotismo para construção de sociedade ética



A contribuição do escotismo para a construção de uma sociedade mais justa, pautada pela ética e pela cidadania, foi destacada pelo governador Beto Richa na abertura da 39ª Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference) na noite desta segunda-feira (10), em Curitiba. O evento, que vai até sexta-feira (14), tem a participação de 1.100 delegados de 140 países, discutindo o tema Líderes da Inovação. “Participei como prefeito, em 2005, da luta para que Curitiba fosse a cidade sede desta conferência”, lembrou. Esta é a primeira vez que a conferência mundial é realizada em um país da América do Sul.

O alto nível do escotismo em Curitiba foi destacado pelo presidente do Comitê Mundial dos Escoteiros, William Cronk. “Este é o maior movimento mundial voltado à formação de jovens e crianças. São mais de 30 milhões de integrantes em todo o mundo, e a atuação do movimento em Curitiba é uma referência”.

O secretário de Estado da Educação e vice-governador Flávio Arns informou que o Paraná tem a meta de multiplicar o número de participantes. “O escotismo é exemplo de atividade que inclui a orientação e contribui para manter crianças e jovens ocupados de forma saudável. Atualmente, há 7 mil escoteiros no Paraná e a nossa meta é chegar a 70.000”, disse Arns, que ainda ocupa a função de presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil.

CIDADANIA – A angolana Irmã Gabriel, 23 anos, faz parte do movimento há 11 anos e entende o escotismo como uma escola para a vida. “Trabalhamos para ajudar a influenciar os jovens a participar ativamente da vida em comunidade e, desta forma, contribuímos para afastá-los da delinqüência, das drogas e da violência”, afirmou.

ESCOTISMO – O presidente do comitê de organização da Conferência Escoteira Mundial, vereador Paulo Salamuni, destacou a importância da realização do evento mundial em Curitiba. “Queremos alavancar o crescimento dos grupos escoteiros em toda a América Latina, porque quanto mais escoteiros tivermos, melhores serão os cidadãos”

A assembléia geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro reúne-se a cada três anos, em diferentes países. O evento visa promover a unidade, a integridade e o desenvolvimento do Movimento Escoteiro Mundial. Curitiba disputou o direito de sediar o evento com as cidades de Sidney e Hong-Kong.