sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resumo de Notícias

 

bolachas


Casa da Farinha oferece curso de bolachas para alunas da Apadevi
Na tarde desta quinta-feira (07), a equipe da Casa da Farinha, da Secretaria de Assistência Social, esteve na Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) para promover um curso de bolachas doces e salgadas. O objetivo foi agregar conhecimentos e oferecer nova oportunidade de renda aos associados.
Com metodologia tátil, as professoras Marilene Cavalli da Costa e Célia Pelissari demonstraram passo a passo a produção das massas e recheios, além da decoração das bolachas. Aluna da Apadevi há mais de 20 anos, Aparecida Repechi, acompanhada do olhar cuidadoso da filha Andriele Fernanda, aprendeu diversas técnicas para a produção de bolachas de diferentes sabores. “O curso foi muito bom, aprendi diversas coisas e estou ansiosa para experimentar todas estas delícias que produzimos”, ressalta.
 


 



Alunos participam de palestra sobre educação sexual

Alunos do 5º ano da Escola do Campo Vila Palmira participaram, na manhã desta sexta-feira (8), na Faculdade Guairacá, de palestra sobre educação sexual ministrada por acadêmicas do curso de Enfermagem. O evento faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo PSE (Programa Saúde na Escola) promovido em Guarapuava pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura. Outras escolas também vão participar de atividades sobre esse e outros temas relacionados à saúde.
Os alunos receberam orientações sobre sexualidade, mudanças no corpo e psicológicas, higiene pessoal, respeito entre gêneros, entre outras. “Nós desenvolvemos uma parceria com o posto de saúde da Palmeirinha e, através do PSE, estamos desenvolvendo diversas ações com o tema saúde. É uma maneira de aprender a falar sobre o assunto e não simplesmente para crianças e adolescentes, oferecendo acesso à informação, contribuindo para que eles tenham condições de se cuidar e se defender de situações de risco”, explica a orientadora da Escola do Campo Vila Palmira, Vanessa Frigeri. O PSE é programa do Governo Federal.







Servidores municipais participam de curso do programa Licita Fácil

Funcionários da Prefeitura de Guarapuava e Câmara de Vereadores estão participando do curso “Compras governamentais com aplicação dos benefícios para MPE’, que integra a programação de atividades do programa Licita Fácil Guarapuava, do Sebrae, com parceria do Município, através do Programa Cidade Empreendedora. O curso finaliza na noite desta sexta-feira (08). “O objetivo é usarmos as compras públicas para impulsionarmos a economia local, criando um ambiente favorável e de ações efetivas para que as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais possam participar das licitações”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur.
O programa Licita Fácil Guarapuava também terá capacitações para fornecedores. No próximo dia 11, às 19h, na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), serão apresentados os dados da pesquisa de mercado sobre compras públicas. No evento, também ocorrerá a inauguração do escritório Licita Fácil. Segundo o consultor do Sebrae em Guarapuava, Felipe Krysa, serão oferecidas capacitações e assessoria às empresas compradoras e também para os fornecedores. 

Resumo de Notícias

 

exposicao projeto orquidea (3)

Mulheres do Projeto Orquídea participam de Feira de Artesanato da Unicentro

Os produtos confeccionados pelas mulheres que fazem parte do Projeto Orquídea, oferecido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, estão sendo vendidos na Feira de Artesanato da Unicentro até o dia 14 de novembro. As artesãs estão expondo trabalhos, como chinelos decorados, panos de prato, bordados, tricôs, crochê, entre outros. Segundo a secretária da Mulher, Eva Schran, além de ensinar um novo ofício, o projeto proporciona a participação em eventos, a exposição e venda dos produtos. “É uma ação em rede. Damos a oportunidades para as mulheres produzirem e venderem as peças de artesanato, trazendo uma renda extra, além de se tornarem empreendedoras autônomas, aprendendo a administrar o seu dinheiro”.
Para a professora de artesanato Lucia Padilha, 66 anos, do bairro Primavera, o projeto foi uma oportunidade de expandir o seu trabalho. “Além de praticar o artesanato, eu posso ensinar a outras mulheres para que possam, assim com eu, vender e ganhar um dinheirinho extra”, afirma. De acordo com a artesã Olga Bilek, o artesanato é uma terapia. “Produzir artesanato é muito gostoso e é importante que as pessoas conheçam e adquiram o nosso trabalho. Por isso acho muito importante participar de feiras como essa”.






Secretaria de Obras e Surg iniciam serviços na Colônia Vitória
A Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) iniciou, esta semana, o alargamento da rua Tiradentes, entre as ruas Goiás e Emílio Lack, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, há vários anos os moradores solicitavam o serviço. “A rua tinha apenas cinco metros de largura, o que dificultava o tráfego de veículos e, principalmente, a circulação de pedestres. Agora a rua terá sete metros de largura com meio-fio e calçada, aumentando a segurança dos moradores”, adianta. As obras serão concluídas em 30 dias.
Também na Colônia Vitória estão sendo feitas readequações nas galerias pluviais da avenida Paraná. A Secretaria de Obras está fazendo o cascalhamento na Vila Machado, Vila Leal e Vila Begail.




Praça 9 de Dezembro é fechada para os preparativos de Natal
Devido aos preparativos para o Natal em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Obras fechou a Praça 9 de Dezembro nesta quinta-feira (7). Tapumes foram colocados ao redor para que o local seja decorado e receba a Casa do Papai Noel, que diferente de outros anos, não será instalada na Casa do Imigrante. A data da reabertura do local e a programação natalina serão divulgadas posteriormente

Com o Samu Ativo, Secretaria de Saúde forma multiplicadores

 

logo-samu
A Secretaria Municipal de Saúde e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão promovendo a campanha Samu Ativo em Guarapuava. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a maneira correta de acionar o atendimento e ensinar os primeiros procedimentos em uma ocorrência de emergência. O projeto acontece nos colégios estaduais para formar grupos de alunos multiplicadores de informações.

“Nós vamos treinar pequenos grupos de 10 alunos por escola para que eles estejam aptos a transmitir tudo o que aprenderem para a população. Serão 8 horas de treinamento. Entre teoria e prática, o grupo vai aprender a maneira correta de acionar o Samu, que informações devem ser repassadas, além de conhecerem os primeiros procedimentos em caso de atendimento urgente, como a reanimação cardiopulmonar”, explica o coordenador do Samu, Franco Bittencourt.

A primeira instituição de ensino a participar do projeto foi o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara. Os alunos foram divididos em três equipes com dez integrantes. Neste sábado (9), eles estarão em frente à Praça Nove de dezembro, no calçadão da rua XV, informando a população sobre o tema. Também haverá exposição da ambulância e simulação de atendimento. O cronograma será retomado em fevereiro do próximo ano. Além do Samu Ativo, outros projetos estão em andamento, como a capacitação de professores das escolas municipais e estaduais em primeiros socorros; e a assinatura de um convênio com a Unicentro para a criação de um NEU (Núcleo de Educação em Urgência) para um treinamento contínuo com a equipe do atendimento de urgência e emergência.