segunda-feira, 17 de junho de 2013

Centro de Artes receberá exposição de Rocco Caputo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta sexta-feira (21), o Departamento de Cultura de Guarapuava abrirá, no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, a exposição Corpo e Corpografia do artista ítalo-brasileiro Rocco Caputo. A mostra reunirá mais de 60 obras, entre pinturas e desenhos feitos com carvão, giz pastel e tinta óleo. Na abertura, às 19h30, o pintor estará presente para conversar com os visitantes.
Pintor, escultor, mosaicista e professor, Caputo, que nasceu Piracicaba (SP), formou-se na Accademia di Belle Arti da cidade de Foggia, na Itália. Ele pinta desde 1970 e, pela primeira vez, mostrará seu trabalho no Paraná. Além de Guarapuava, vai expor em Curitiba. No sábado (22), o artista fará um ateliê aberto, das 14 às 17h, na qual demonstrará a pintura de um rosto humano com óleo sobre tela. As vagas para essa apresentação são limitadas, as inscrições devem ser feitas no Centro de Artes e custam R$ 35,00.
A exposição permanece no Centro de Artes até o próximo dia 4 de julho. As visitas podem ser feitas das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30. O Centro de Artes fica na rua Marechal Floriano Peixoto, nº1399, ao lado da Catedral. A visitação é gratuita. Mais informações e agendamentos de grupos pelo telefone (42) 3623-1306.

Prefeitura promove Conferência do Meio Ambiente nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira (19), durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente, Guarapuava discutirá a questão dos resíduos sólidos, com a finalidade de indicar prioridades de atuação ao Ministério do Meio Ambiente. Também será organizado um documento para ser apresentado na etapa macrorregional. O evento, coordenado pela prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente, acontecerá na Faculdade Campo Real, das 8h30 às 17h.
 
 
Pela manhã, após a abertura oficial, haverá uma palestra sobre a Política de Resíduos Sólidos Estadual e Nacional. Depois, os participantes serão divididos em grupos para discutirem os quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentável; redução de impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; e educação ambiental. Na parte da tarde, cada grupo irá expor cinco itens sugerindo melhorias para as ações que envolvem resíduos sólidos.
 
Também na parte da tarde, serão eleitos 50 delegados para participarem da Conferência Macrorregional do Meio Ambiente, dia 2 de julho, sendo 25 representantes da sociedade civil organizada, 15 do ramo empresarial e 10 de órgãos públicos. “A preparação para a conferência começou há alguns meses. Já houve o curso de metodologia para a realização do evento no começo do mês de maio e, esta semana, escolhemos os 12 membros da comissão organizadora, os quais serão fundamentais para o bom andamento da conferência”, explica o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.
Programação
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestras: Política Nacional de Resíduos Sólidos/ Marco Antonio Silva (IAP)
10h30 – Intervalo
10h45 – Leitura do regimento
11h15 – Apresentação da metodologia de trabalho
11h45 – Intervalo para o almoço
13h30 – Eixos temáticos
15h - Intervalo
15h15 – Plenária (aprovação de propostas)
16h30 – Escolha dos delegados
17h – Encerramento

Guarapuava recebe atletas de todo o Estado no Campeonato de Judô

 
Durante todo o sábado (15), o ginásio do Sesi recebeu foi tomado por judocas de todo o Paraná. Guarapuava recebeu o Campeonato Paranaense de Judô sub-13 e sub-23. Em três áreas de luta, os atletas competiram em 32 categorias. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e a Federação Paranaense de Judô.
 
A torcida compareceu para prestigiar os atletas, como a família da judoca guarapuavana faixa amarela, Ana Clara Carraro Paesani, 11 anos. A mãe, Francielli Patrícia Carro, sempre acompanha a atleta em competições. “Hoje viemos eu, meu marido e meus pais. O apoio da família é fundamental nesses momentos”. A faixa amarela Fernanda Rigoni, de Palmeira, também recebeu grande apoio. “A Fernanda começou a lutar por vontade própria e, com isso, fez com que toda a família também gostasse do judô”, assegura o pai da menina, André Luiz Rigoni.
 
Os judocas mais experientes também estiveram em Guarapuava. O atleta curitibano faixa preta Felipe Fernandes Soares, 18, já participou de vários campeonatos e aprovou a recepção dos guarapuavanos. “O frio que faz hoje não estraga a beleza do evento. Competições como essa ajudam a dar visibilidade ao esporte e Guarapuava sempre realiza bem os eventos, o que ajuda na divulgação do judô”.
 
O coordenador do evento, o sensei Onofre Carioca, avalia que a competição superou as expectativas e os parceiros foram fundamentais para o bom andamento do torneio. “Junto com a federação, fizemos uma festa maravilhosa em Guarapuava e também não podemos esquecer a participação do Samu, que foi essencial para atender nossos atletas paranaenses”.
 
Na abertura oficial estavam presentes o secretário de Esportes, Celso Góes, e o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luis Iwashita, e representantes de entidades. A Banda Municipal de Guarapuava deixou o evento ainda mais alegre. Os vencedores desta etapa participarão do Brasileiro que acontecerá em agosto, em João Pessoa (PB), para categoria sub-13; e no Rio de Janeiro (RJ), para os atletas do sub-23.

Fase regional dos Jogos Abertos prossegue neste fim de semana

 
Após a abertura oficial, nesta sexta-feira (14), os Jogos Abertos do Paraná (JAPs) continuam movimentando Guarapuava. Cerca de 1.000 atletas, que representam 18 municípios, querem garantir uma vaga na final que acontece em agosto. Esta fase é a regional série B e prossegue no próximo final de semana. As competições acontecem nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, do Visconde de Guarapuava, Santa Terezinha e do Guarapuava Esporte Clube, além da Sociedade Atalaia.
 
Torcedores, familiares, amigos e equipes técnicas lotam e animam os locais de competição para dar apoio e incentivo aos atletas. “Vim de Quedas do Iguaçu para ver meu irmão jogar basquete. O apoio da família sempre ajuda nos momentos decisivos do jogo”, declara o contador Emanuel dos Santos, 28 anos. Na Sociedade Atalaia, onde acontecem as partidas de bocha e bolão, enquanto esperavam para competir, os atletas e torcedores se reuniram para conversar e tocar violão. “Estamos nos distraindo para espantar o frio e a chuva”, afirma Osvaldo Macedo, de Bituruna. Os atletas e torcedores que não ficaram em alojamentos, estão hospedados em hotéis, o que proporciona uma grande movimentação nos comércio estabelecimentos comerciais e restaurantes.
 
Em sua 56ª edição, os Jogos Abertos do Paraná são disputados em um novo formato, desde o ano passado. A fase regional, antes disputada em uma semana, foi dividida em dois fins de semana. A iniciativa facilitou a maior participação dos atletas que competem pelas modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei.
 
Segundo secretário de Esportes, Celso Góes, Guarapuava esta vivenciando um momento de renovação esportiva. “O incentivo da atual administração está fazendo com que portas se abram e reabram como é o caso dos Jogos Abertos do Paraná que, há 16 anos, não aconteciam aqui. Guarapuava está voltando ao lugar de onde nunca deveria ter saído”, afirma, parabenizando toda a sua equipe pela organização do evento.