terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nokia N8 chega em outubro ao Brasil, mas já pode ser encomendado



A Nokia, traz ao Brasil um dos aparelhos mais esperados dos últimos tempos: o Nokia N8. O novo smartphone da Nokia é o primeiro a rodar o sistema operacional Symbian^3 e se destaca na área de entretenimento.

O N8 será o telefone mais poderoso da Nokia. Tem corpo em alumínio e tela AMOLED de 3,5 polegadas, câmera de 12 megapixels com lente Carl Zeiss e flash Xenon, capacidade de gravação de vídeo em alta definição (720p) e uma saída mini HDMI, que permite a ligação do aparelho diretamente a uma TV de alta definição.

O produto traz ainda conectividade Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 3.0, memória interna de 16 GB (expansível a 48 GB por meio de cartão microSD), processador de 680 MHz e o recurso USB On-the-go, que possibilita a leitura de pen drives diretamente pelo telefone.

De acordo com Gabriela Portugal, diretora de marketing da Nokia do Brasil, o “mais importante do que desfiar uma lista de siglas pra explicar o quanto o N8 é poderoso, vamos comunicar o que mais as pessoas podem fazer com ele: tirar fotos tão boas quanto câmeras digitais de ponta, compartilhar fotos e vídeos diretamente em TV de alta definição, postar rapidamente seu status e localização no Facebook e Twitter”.

Mulheres são mais chefes de família na classe C, diz Ibope



Na classe C, 32% dos lares são comandados por mulheres, contra 25% nas classes A e B

SÃO PAULO - As mulheres comandam 32% das famílias de classe C no Brasil, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ibope Mídia Brasil, com dados referentes ao ano de 2009. Nas camadas mais altas da população, o porcentual de mulheres que são chefes de famílias é menor: nas classes A e B, apenas 25% delas estão à frente das famílias.

"As mulheres são mais chefes de família na classe C e elas também decidem o que comprar para a casa", destaca Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.

A pesquisa ouviu cerca de 20 mil pessoas com mais de 12 anos nas principais regiões metropolitanas do País. Elas foram divididas por classes conforme o Critério Brasil de classificação econômica, que leva em conta a posse de bens para dividir a população em diferentes estratos. No caso da classe C - identificada pelo estudo como a nova classe média brasileira -, a renda mensal varia entre R$ 600 e R$ 2.099.

De acordo com o levantamento, a classe C também é mais jovem e composta por uma maioria de afrodescendentes (negros e herdeiros da miscigenação). Em Salvador, por exemplo, 41% da classe C é negra, enquanto em Brasília o porcentual é de 22%. A pesquisa informa ainda que quem está na classe C é geralmente mais saudável. Pela classificação utilizada, com base no Critério Brasil, 31% da classe AB1 está acima do peso - na classe C1 (uma subdivisão da classe C), este porcentual é de 27%. "Talvez porque as pessoas da classe C andem mais para ir ao trabalho ou se alimentem melhor, sem excessos, elas são mais saudáveis", explica Dora.

Idiomas

Na área de educação, no entanto, a classe média ainda leva uma desvantagem em relação às camadas mais altas. O Ibope Mídia revelou que 23% da população de classe C fala outro idioma e apenas 7% fala o inglês. Do total da população brasileira, 12% falam inglês e, entre as pessoas da classe A, a porcentagem chega a 25%. "A maioria da classe C tem o ensino médio, mas à medida que a pessoa melhora, ela quer estudar mais", acrescenta Dora.

Outro ponto de destaque é que, na classe C, os homens vivem menos. Os dados do Ibope Mídia revelam que, no estrato AB da população, 12% dos homens possuem entre 55 e 64 anos. Na classe C, a porcentagem de homens nesta faixa é menor, de 9%.

Consumo

A classe C também compra menos pela internet e costuma planejar bem as compras, principalmente as mais caras. "As compras são planejadas, mais que nas classes A e B", afirma Dora. "A classe AB simplesmente compra - ela não precisa planejar tanto. Já a classe C planeja tudo", completa.

Serra diz que não abraçará causas só para ter apoio de Marina



De olho no eleitorado de Marina Silva (PV), o candidato tucano à presidência, José Serra, disse que não pretende abraçar a causa ambiental apenas para seduzir quem votou na ex-ministra. "Não vou agora virar ambientalista de última hora, como não virei cristão de última hora, como não virei nada de última hora. Minhas posições são sempre muito claras, não fico mudando de uma hora para outra conforme a conveniência eleitoral".

Serra disse que conhece as diretrizes apresentadas no programa de Marina e avalia que há muitas coisas em comum com as suas. Ele entende, entretanto, que não são somente os votos da senadora que estão em questão. "É uma nova eleição".

Caso não obtenha o apoio da candidata derrotada no último domingo (3), o tucano afirmou que respeitará a decisão de Marina, qualquer que seja ela, e lembrou a relação próxima que seu partido mantém com o PV.

Serra retomou a campanha ao lado do governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), visitando as obras do novo trecho da avenida Jacu Pêssego que vai ligar o Rodoanel sul e a região do Grande ABC à zona leste de São Paulo. Na visita, Serra se mostrou confiante de que, caso eleito, irá ter a maioria do congresso ao seu lado para governar. Lembrado de que as eleições do último domingo montaram um cenário desfavorável a um possível governo seu na Câmara e no Senado, porque foram eleitos políticos da base aliada do PT, ele rebateu: "isso daí no Brasil nunca é assim. Você sempre tem gente nos partidos que é mais identificada com um projeto como o nosso. Tenho experiência de formar maioria e vou fazer uma maioria forte e organizada".

Também participou da visita a senhora Tereza Odília Gaza, que se diz irmã da primeira-dama Marisa Letícia. Ela, contudo, disse apoiar Serra e Geraldo por considerar "que o PT é muito radical". Tereza afirmou que, nas reuniões familiares que participa, o presidente Lula não conversa de política com ela, nem questiona suas posições. Mesmo sendo filiada ao PSB, que tinha o candidato Paulo Skaf concorrendo ao governo de São Paulo, ela revelou que votou em Alckmin e que, até agora, o seu partido, aliado da base governista, não a cobrou por seus posicionamentos políticos.



Marina vai definir seu apoio em até 15 dias



Senadora contou que já foi procurada por Serra e Dilma, que manifestaram a intenção de negociar sua adesão à campanha


Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). A escolha de qual candidato Marina Silva (PV) apoiará no segundo turno da eleição presidencial será anunciada em até 10 dias. A informação veio de coordenadores da campanha, após reunião com a senadora, que não descartaram uma terceira hipótese: a neutralidade entre os dois candidatos que já procuraram Marina. À noite, em São Paulo, a senadora disse que espera decidir nos próximos 15 dias.
No antigo comitê de Fabio Feldmann (PV), candidato derrotado ao governo de São Paulo, a senadora revelou que recebeu telefonemas de Dilma e Serra. A conversa com ambos foi rápida e não avançou além dos parabéns pela votação expressiva de Marina, que os cumprimentou pelo resultado nas urnas.
No domingo, a candidata conquistou 19,3% dos votos válidos ao Planalto - quase 20 milhões de eleitores. O resultado transformou Marina Silva em aliada disputada para a fase final.
De acordo com Marina, será estabelecido agora um processo de negociação dentro do PV, no qual a prioridade será ouvir a opinião dos grupos que apoiaram a sua candidatura e os principais pontos da plataforma do partido a serem apresentados aos dois candidatos que passaram para o segundo turno.
"Respondi (a Dilma e a Serra) que ia viver um processo e que ia me posicionar", disse, acrescentando ainda não ter uma decisão pessoal e que o primeiro passo será conversar com a coordenação nacional do PV. "Vou ser coerente com as minhas posições."

A senadora do PV disse também que o processo de definição do partido será aberto e democrático, "à altura" do obtido nas urnas no primeiro turno. "Temos a consciência de que o resultado que tivemos é muito maior que o partido", afirmou.

Por ora, Marina limitou-se a preparar um roteiro que prevê a convocação de uma convenção do PV, já prevista em caso de Marina não ir para o segundo turno. A data deve ser definida hoje.

O debate sobre o apoio a Serra e a Dilma, por enquanto, não tratará da participação do PV num futuro governo. Segundo Marina, a escolha será feita com base nas propostas de programa de governo apresentadas no primeiro turno. A coordenação da campanha fixará temas prioritários para discutir com Serra e Dilma.

No primeiro turno, Marina defendeu a erradicação do analfabetismo no conjunto de medidas para melhorar a qualidade da educação, que incluía aumento de gastos públicos no setor.

Aumento de gastos em educação e saúde estariam condicionados à melhoria da qualidade dos serviços, definida por meio de metas, previa o programa, que fala de uma terceira geração de programas sociais como o Bolsa-Família. A proposta previa ainda atenção especial às áreas de transporte público e moradia popular.

Enquete. Desde ontem, o Movimento Marina Silva pergunta a eleitores,pela internet, sobre qual deve ser a escolha da senadora. "Que posição você sugere à Marina no segundo turno?", diz a mensagem encaminhada por e-mail.

O texto reproduz parte do discurso Somos vitoriosos, feito por Marina na véspera. "O voto não é da Marina, nem de José Serra, nem da Dilma. O voto, fora de visão patrimonialista das coisas, é do eleitor", discursou ela ao admitir a derrota, no domingo.

Até ontem à noite, 1, 5 mil respostas haviam sido registradas pelo Movimento Marina Silva. As respostas se dividem no apoio a Serra e Dilma e há quem defenda a neutralidade.


Tópicos: , Brasil, Versão impressa

Criador da fertilização in vitro ganha Nobel de Medicina



Robert Edwards desenvolveu a técnica ao lado de Patrick Steptoe, que morreu em 1988

O britânico Robert Edwards foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2010 pelo desenvolvimento da fertilização in vitro, um avanço que ajudou milhões de casais inférteis a ter filhos.

"Suas conquistas tornaram possível tratar a infertilidade, uma condição médica que aflige uma grande proporção da humanidade, incluindo mais de 10% de todos os casais do mundo" , disse o comitê responsável pelo prêmio a fazer o anúncio, em Estocolmo.

Edwards, que tem 85 anos, começou a trabalhar com fertilização in vitro, ou IVF, um procedimento no qual o óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, nos anos 50. Ele desenvolveu a técnica em conjunto com Patrick Steptoe, que morreu em 1988.

Em julho de 1978, a britânica Louise Brown tornou-se o primeiro bebê nascido por meio do procedimento, que revolucionou os tratamentos de infertilidade.

"Aproximadamente 4 milhões de indivíduos nasceram graças à IVF", diz a nota do comitê Nobel. "Hoje, a visão de Edwards é uma realidade que traz alegria a pessoas inférteis de todo o mundo".

A probabilidade de um casal infértil levar um bebê para casa depois de um ciclo de IVF é, atualmente, de 20%, mais ou menos a mesma que um casal saudável tem de conceber uma criança naturalmente.


Steptoe e Edwards fundaram a primeira clínica de IVF em Bourn Hall, em Cambridge.

Em nota, a clínica disse que um dos momentos de maior orgulho de Edwards foi ficar sabendo que 1.000 bebês gerados por fertilização in vitro haviam nascido em Bourn Hall desde Louise Brown e levar a informação a Steptoe, que se encontrava gravemente doente, pouco antes de sua morte.

Marina propõe plenária no PV sobre 2º turno

Crescimento de candidata do PV tirou a vitória de Dilma no primeiro turno

Com quase 20 milhões de votos, Marina terminou o primeiro turno das eleições presidenciais em terceiro lugar, com 19% dos votos válidos, contra 46% de Dilma Rousseff (PT) e 32% de José Serra (PSDB). A candidata petista vai enfrentar o tucano no segundo turno, em 31 de outubro.

Apesar da terceira posição, o resultado foi festejado pelo PV, devido à ascensão da candidata nas últimas semanas e ao peso que seus votos terão no segundo turno. Considerando os votos por Estados, Marina acabou em primeiro lugar no Distrito Federal e em segundo no Rio de Janeiro.

"Essa jornada nos deixou felizes e nos fez sentir profundamente vitoriosos. Nós nos dispusemos a iniciar um processo político e a quebrar a ideia do plebiscito, e o Brasil ouviu o nosso apelo de pensar duas vezes", disse Marina Silva durante evento na sede do PV, em São Paulo.

"Estamos felizes, ainda que não tenhamos ido ao segundo turno, porque o Brasil foi para o segundo turno, para pensar duas vezes. Quem sair vitorioso, seja Serra ou seja Dilma, sairá mais legitimado", acrescentou.

Segundo a candidata, a plenária no partido é necessária para ouvir todos os "núcleos sociais" envolvidos no PV.

Durante o discurso de Marina, o clima na sede do PV era de euforia. Estavam presentes o vice na chapa presidencial, Guilherme Leal, o candidato do partido ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann, e o candidato ao Senado, Ricardo Young. Fernando Gabeira, derrotado na disputa pelo governo do Rio, não compareceu. Futuro de Marina Para o cientista político e professor da PUC-Rio Ricardo Ismael, independentemente do resultado, Marina Silva sai da eleição consolidada como uma liderança nacional fora do eixo PT-PSDB.

Gleisi convida Pessuti para reforçar campanha de Dilma



Petistas reuniram-se com o governador nesta terça-feira
Lideranças do PT estiveram reunidas nesta manhã de terça-feira, em Curitiba, para definir as estratégias de campanha no Paraná para a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. O encontro, realizado na sede do partido, contou com a presença da senadora eleita Gleisi Hoffmann, deputados estaduais e federais eleitos em 3 de outubro, além da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores.

“Vamos participar da segunda fase da campanha com o mesmo entusiasmo e a mesma garra que demonstramos no primeiro turno. Estamos unidos e muito motivados para garantir a vitória de Dilma Rousseff no dia 31 de outubro”, disse Gleisi Hoffmann.

Após a reunião, Gleisi e os deputados paranaenses participaram de um almoço com o governador Orlando Pessuti, que foi convidado para integrar a equipe de coordenação da campanha no Estado. “Fizemos questão de vir aqui para agradecer o governador, que trabalhou conosco desde a composição da aliança. Temos certeza de que ele continuará conosco nessa nova etapa da campanha”, disse Gleisi.

Estudantes do grafeno levam prêmio Nobel de física



Curiosamente, Geim também tem no currículo um prêmio Ig Nobel, obtido em 2000, por usar campos magnéticos para viabilizar a levitação de um sapo.

Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam o prêmio Nobel de Física de 2010 por experimentos inovadores com grafeno, um novo material mais forte que diamante, supercondutor de calor e, misturado com plástico, superflexível. Curiosamente, Geim também tem no currículo um prêmio Ig Nobel, obtido em 2000, por usar campos magnéticos para viabilizar a levitação de um sapo.

Como material, o grafeno completamente novo – não só o mais fino já obtido, como também o mais resistente. Como condutor de eletricidade, é tão bom quanto cobre. Como condutor de calor é melhor do que qualquer outro material. É quase completamente transparente, mas ao mesmo tão denso que nem mesmo hélio, o menor dos átomos de gás, pode passar por ele.

Uma ampla variedade de aplicações práticas é possível com a exploração das propriedades do grafeno, como a criação de novos materiais e a produção de componentes eletrônicos inovadores. Por exemplo, os cientistas estimam que semicondutores de grafeno serão muito mais rápidos do que os de silício, viabilizando o desenvolvimento de computadores ainda mais eficientes.

Uma vez que é praticamente transparente e um ótimo condutor, o grafeno é adequado para telas touch screen, painéis de luz e até mesmo células para captação de energia solar.

Quando misturado com plástico, o grafeno o transforma em condutor de eletricidade e o torna mais resistente ao calor e mecanicamente robusto. A resiliência – propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica – pode ser aproveitada em novos materiais derivados, que sejam finos, elásticos e superleves. No futuro, satélites, aeronaves e automóveis podem ser construídos com esses materiais compostos.

Andre Geim, 51, nascido na Rússia e cidadão holandês, e Konstantin Novoselov, 36, com cidadania britânica e russa, trabalham no Reino Unido, na Universidade de Manchester.

A descrição detalhada do grafeno foi publicado na revista "Science" há seis anos.

O primeiro Nobel de Física foi concedido em 1901 para Wilhelm Röntgen por sua descoberta dos raios X. Desde então, foram 103 prêmios e 187 cientistas receberam a homenagem.



G1

Linha de televisores dispensa a utilização de óculos



Imagem em 3D pode ser vista a partir de qualquer ângulo de visão
A fabricante japonesa de eletrônicos Toshiba lançou, durante coletiva de imprensa que antecede a feira de eletrônicos Ceatec Japan 2010, a linha de televisores Regza GL1, que dispensam a utilização de óculos especiais para visualizar imagens em 3D.

Segundo a Toshiba, a tecnologia empregada na GL1 (sigla para Glasses Less 1) cria nove imagens levemente diferentes a partir do conteúdo original para apresentar o efeito tridimensional. Desta forma, o televisor produz imagens em 3D a partir de qualquer ângulo de visão da tela. Por enquanto, há apenas dois modelos disponíveis, de 20 e 12 polegadas. Segundo a Toshiba, o modelo maior possui quatro vezes mais pontos de resolução do que uma tela Full HD, o que permite criar todas as imagens da tela em diferentes ângulos de visão, mesmo que a imagem contenha resolução de 720p. Já o aparelho de 12 polegadas é mais modesto no quesito técnico, apresentando imagens de 466 por 350 pontos na tela.

De acordo com a fabricante, este é o primeiro modelo LCD do mundo capaz de gerar imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais. O preço sugerido pela fabricante é de 120 mil ienes (R$ 2.425,00) para o modelo de 12 polegadas, enquanto o maior custa 240 mil ienes (R$ 4.850).



Gamehall

Procon-PR alerta sobre compras para o Dia das Crianças



Pais devem tomar cuidado para não comprometer orçamento

O Procon-PR orienta o consumidor sobre a compra de presentes para o Dia das Criança para evitar futuros transtornos financeiros. O coordenador do órgão, Luis Fernando Viana Artigas, salienta que o gasto não deve comprometer o orçamento doméstico nem o 13.º salário do consumidor. “A orientação é que haja uma pesquisa de preços antes da compra, que a pessoa fuja de crediário e consequentemente dos juros altos, e sempre peça descontos”, disse.

Caso o consumidor opte pelo financiamento da lembrança, é preciso ficar atento aos juros cobrados e ao valor que se terá no final. “O consumidor deve buscar o presente mais conveniente para a criança, que estimule a criatividade, seja seguro, tenha qualidade e não gere custos adicionais” enfatiza. “O mais indicado é evitar o modismo e optar por um presente que seja condizente com o seu bolso, assim, o pagamento pode ser feito à vista”. Além disso, é indispensável pedir sempre a nota fiscal – que é o comprovante da aquisição, da garantia, e o documento necessário para possíveis reclamações.

Como outros produtos, os brinquedos também estão sujeitos às exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A embalagem e o manual de instruções devem informar em português as suas características, a faixa etária a que se destina, número de peças, regras de montagem, modo de utilizar, eventuais riscos, além da identificação do fabricante ou do importador. “É muito importante verificar se o produto apresenta certificações de segurança e qualidade do Inmetro e do Instituto de Qualidade do Brinquedo”, ressalta o coordenador.

Conferir se o brinquedo atende ao que foi mostrado na propaganda é outra recomendação. O que está escrito no folheto ou anúncio deve ser rigorosamente cumprido, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto. “Evite brinquedos com peças pequenas que as crianças possam engolir, brinquedos elétricos com voltagem superior a 36 volts e aqueles que contenham materiais tóxicos, como algumas tintas e conjuntos de química”, recomenda Artigas. Os brinquedos importados também estão sujeitos às mesmas determinações do CDC. O importador é o principal responsável por defeitos ou danos que estes possam vir a causar.

De 1º de janeiro deste ano até 1º de outubro, entre orientações e reclamações, o Procon-PR registrou 85 atendimentos referentes aos brinquedos, 38 relativos a produtos que apresentavam defeitos e/ou danos. A orientação é que o consumidor preste atenção aos detalhes na hora de escolher, certificando-se que o brinquedo seja durável, seguro, de boa qualidade e tenha um preço justo. Qualquer que seja a escolha do consumidor, a recomendação do Procon é que a compra seja feita sempre no mercado formal. “Produtos piratas podem trazer riscos à segurança e saúde das crianças, apresentar má qualidade e não ter garantia, uma vez que não atendem às normas técnicas exigidas”, lembra Artigas.

Chega ao Brasil supercomputador para melhorar previsão do tempo



Equipamento de 40 toneladas custou US$ 23 milhões

Chegou nesta segunda-feira (4) a São José dos Campos o supercomputador Cray, adquirido nos Estados Unidos ao custo de US$ 23 milhões (R$ 39 milhões, ao câmbio atual) para refinar a capacidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizar a previsão do tempo. O equipamento, de 40 toneladas, vai ser usado na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista.

Gilberto Câmara, diretor do instituto, explicou que a aquisição faz parte da das estratégias do instituto para lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos, como as tempestades que causaram enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008.

Com capacidade de processamento de dados muito maior, será possível prever o tempo em uma escala muito pequena, portanto mais precisa. Com a compra de um dos computadores mais rápidos do mundo para essa tarefa, o instituto conseguirá saber, por exemplo, a diferença entre a chuva que poderá cair na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo.

Justiça aceita denúncia por suspeita de analfabetismo contra Tiririca




Segundo juiz, prova técnica aponta para discrepância de grafias
A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou denúncia contra Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o Tiririca, eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal - o mais votado do país - nestas eleições, pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT /PRB/PC do B/PT do B).

A prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal, segundo nota do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira.

Em sua sentença, o juiz considera que "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". De acordo com o TRE, Tiririca tem 10 dias para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever.

Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral para apuração de crime eleitoral, tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento ainda será analisado pelo juiz relator. Tiririca é filiado ao Partido da República (PR).

A denúncia de suspeita de analfabetismo foi recebida como complementação a uma outra, recebida em 22 de setembro pelo TRE, por omissão da declaração de bens no pedido de registro e oferecida pelo MPE, baseada no art. 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de 5 a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.

O art. 350 prevê como crime eleitoral “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.



G1

Começa amanhã dia 6 a Festa da Cevada 2010




Central de venda de ingressos estará aberta nos dias 4 e 5, no Museu Histórico de Entre Rios

Começa amanhã a Festa da Cevada 2010 – uma festa da cultura típica dos suábios do Danúbio, promovida pela Cooperativa Agrária, e que todos os anos, em outubro, atrai ao distrito de Entre Rios milhares de visitantes.
A programação começa na noite de quarta-feira, 6, às 19h, com a Procissão Luminosa, na Praça Nova Pátria. Na quinta-feira, 7, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira apresenta sua Noite Cultural, no Centro Cultural Mathias Leh, a partir das 20h.
O ponto alto da programação ocorre na sexta, 8, e no sábado, 9, com a Peixada e o Baile Suábio, no Recinto de Festas, no Setor Industrial da Cooperativa. Nos dois dias, as atrações começam às 19h30, com apresentação de grupos de dança tradicional suábia. Às 20h30, acontece a Peixada; às 22h30, se apresenta o Grupo Folclórico Suábios de Entre Rios e, às 23h, começa o Baile Suábio, com os conjuntos Original Donauschwaben Musikanten e a Banda do Caneco.
No domingo, 10, a partir das 11h30, a festa prossegue com o Almoço Típico Gulasch, também no Recinto de Festas, numa promoção da Comunidade Evangélica da Cachoeira. Antes e após o almoço também haverá apresentação de danças típicas.
Nos dias 4 e 5, as entradas para a festa (R$ 60,00 por pessoa) podem ser adquiridas na Central de Vendas, no Museu Histórico de Entre Rios, na Praça Nova Pátria, na Colônia Vitória, em Entre Rios, no horário das 8h30 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (42) 3625 8384.







Festa da Cevada 2010 - Programação

6/10 – quarta-feira
Procissão Luminosa
19h – Praça Nova Pátria / Entre Rios

7/10 – quinta-feira
Noite Cultural
20h – Centro Cultural Mathias Leh

8/10 – sexta-feira
Peixada e Baile Suábio
Recinto de Festas / Setor Industrial da Agrária

19h – Abertura do Salão de Festas
19h30 – Apresentação de grupos folclóricos e da terceira idade
20h30 às 22h30 – Peixada
22h30 – Grupo Folclórico Suábios de Entre Rios
23h – Baile Suábio
Original Donauschwaben Musikanten
Banda do Caneco

9/10 – sábado
Peixada e Baile Suábio
Recinto de Festas / Setor Industrial da Agrária

19h – Abertura do Salão de Festas
19h30 – Apresentação de grupos folclóricos e da terceira idade
20h30 às 22h30 – Peixada
22h30 – Grupo Folclórico Suábios de Entre Rios
23h – Baile Suábio
Banda do Caneco
Original Donauschwaben Musikanten

10/10 – domingo

11h30 – Grupos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira

12h – Almoço Típico Gulasch / Promovido pela Comundade Luterana da Cachoeira

13h – Grupos da Fundação Cultural e grupo Tanzfreude (Colégio Benjamin Constant/SP)


Traje: típico ou esporte fino