quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ações e capacitação integram a mobilização Celebrando a Vida

 
Na manhã desta quarta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, como parte da semana Celebrando a Vida, as secretarias de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, de Educação e de Saúde de Guarapuava promoveram um curso para servidores municipais e voluntários. Durante a tarde, no Terminal da Fonte, um grupo chamou a atenção de quem estava no local: eles fizeram de uma apresentação de dança.
 
Ao som de “O que é o que é”, de Gonzaguinha, estudantes, participantes de grupos da terceira idade, de comunidades terapêuticas, entidades e projetos educacionais apresentaram uma dança coreografada para conscientizar à população sobre os riscos da dependência em drogas. A moradora do Alto da XV e aposentada, Isabel Toledo, 72 anos, desceu do ônibus e acompanhou tudo. “É muito bom ver a animação das pessoas apesar de toda essa chuva. Jovens e idosos juntos dançando e cantando pela vida é muito lindo”, afirma.
Capacitação
O curso, que começou hoje, na Faculdade Campo Real, tem o objetivo de capacitar os profissionais que irão atuar no Amor Exigente. O programa será implantado pela prefeitura como uma das ações de prevenção e combate ao uso de drogas, através da responsabilidade compartilhada. A capacitação finaliza amanhã.
O Amor Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família de dependentes químicos. Com 29 anos, o movimento conta mais de 641 grupos no Brasil. Segundo acoordenadora do programa em Curitiba, Cecília Haffner de Oliveira, o objetivo é recuperar o dependente e a família. “Não adianta internar um dependente se a família não se tratar. O tratamento tem que andar junto à família”, reforça.
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, destacou a preocupação da atual administração com o assunto. “O problema das drogas deve ser tratado de frente pelo poder público, entidades e sociedade em geral. As secretarias municipais já estão trabalhando neste sentido e, nesses dois dias de capacitação, vamos aprender ainda mais sobre a questão para podermos ajudar ainda mais nossas famílias”, ressalta.
Celebrando a Vida
Outros eventos foram realizados pela Assistência Social como parte do Celebrando a vida. Hoje também foram distribuídas 4.000 bandeirinhas de conscientização na Assistência Social, Cras, Creas, unidades de saúde e prefeitura. “A mobilização integra a série de atividades que a Assistência Social vai promover durante o ano, com a intenção de combater o uso de drogas e conscientizar a população e as entidades sobre a importância de trabalhar em rede”, reforça o coordenador do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social, Giovani Caetano Jaskulski.
Programação
Quinta-feira (27)
8 às 17h: Segundo dia de capacitação para o desenvolvimento do programa do Amor Exigente
8h30: Efetivação e reunião do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, na Secretaria de Assistência Social
Sexta-feira (28)
14h: Bate-papo saudável Celebrando a Vida com jovens que integram o ProJovem e profissionais especialistas em dependência química, na Repinho

Prefeito Cesar Filho empossa 59 servidores aprovados em concurso


IMG_6409
 
Em solenidade na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (26), o prefeito Cesar Silvestri Filho empossou 59 servidores aprovados no concurso público realizado no ano passado. Os novos funcionários vão integrar o quadro efetivo da administração municipal de Guarapuava em diversas secretarias. “Todos que tomam posse, hoje, nas mais diversas áreas, são extremamente importantes. Conto com o esforço, a dedicação e o empenho de cada um que está aqui hoje para, juntos, trabalharmos com uma meta: tornar Guarapuava uma cidade cada vez melhor”.

O prefeito destacou que a atual administração vai trabalhar, com o auxílio do sindicato dos servidores, para valorizar os servidores efetivos. “Este ano conseguimos avançar na questão salarial, conseguindo um aumento real para os servidores. Também nos comprometemos em reestruturar e abrir, em conjunto com o sindicato, o plano de cargos e salários dos funcionários”, finaliza Cesar Filho.
Participaram da cerimônia secretários municipais, vereadores e familiares. Os novos funcionários vão atuar nas secretarias de Administração, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Obras e Saúde. Nesta quinta-feira (27), serão empossados mais 90 aprovados em concurso.

Número de municípios atingidos pela chuva em todo o Paraná passa de 50

No total, 60.700 pessoas tinham sido afetadas até esta quarta-feira (26). Bituruna e Telêmaco Borba decretaram situação de emergência.

Do G1 PR

Rio Jataizinho  (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
 
Rio Jataizinho transbordou a atingiu 22 mil famílias (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
O número de municípios atingidos pelas chuvas no Paraná passou de 38 para 52 nesta quarta-feira (25). A informação foi repassada ao G1 pela Defesa Civil Estadual às 9h30. De acordo com o último boletim, mais de 60.700 pessoas foram afetadas e 12.329 estão desalojadas. Destas, 832 ficaram desabrigadas. Mais de 350 contam com a ajuda de voluntários em abrigos. Ainda segundo a Defesa Civil, os municípios mais afetados são José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Irati, no sudeste. As chuvas começaram na quarta-feira (19) e deram uma trégua no fim de semana, mas voltaram a atingir todo o estado na segunda-feira (24).
Os municipíos de Bituruna e Telêmaco Borba decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Em Jataizinho, no norte, várias ruas e residências amanheceram tomadas pela água após a cheia do Rio Jataizinho (afluente do Rio Tibagi), que subiu quatro metros. Vinte e duas mil famílias foram atingidas. A Prefeitura Municipal decretou estado de alerta aos moradores.
Duas pessoas morreram soterradas em Laranjeiras do Sul na quinta-feira (20) após um deslizamento de terra. A chuva deve amenizar a partir desta quarta-feira em várias regiões do interior. Já na capital e no litoral, estão previstas pancadas isoladas até sábado (29).
Entre os outros municípios atingidos estão Antonina, Almirante Tamandaré, Bituruna, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Imbituva, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Mallet, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Santa Lúcia, São Tomé, São João, São Miguel do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Saudade do Iguaçu, Teixeira Soares, União da Vitória, Umuarama e Xambrê.
Interdições
O trecho da BR-373 entre Pato Branco e Mangueirinha, no sudoeste, está totalmente interditado desde as 20h de terça por causa de uma queda de barreira. Até as 8h30 desta quarta-feira (26), não havia previsão para a liberação da pista.
A BR-476, em Paulo Frontin, na região sudeste, está totalmente interditada desde sexta-feira (21) na altura do km 329, por causa de uma queda de barreira. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que os motoristas façam o desvio pelo município de Mafra.
As rodovias PR-650 e PR-082, na região de São João do Ivaí, PR-487, em Manoel Ribas, e PR-554, entre São Jorge do Ivaíx e Doutor Camargo, também estão intransitáveis por causa das cheias nos rios da região.

Após pressão popular, PEC 37 é derrubada no Congresso

Por 430 votos contrários e apenas 9 a favor, Câmara enterrou proposta de emenda que limita poder de investigação do Ministério Público


O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a anunciar que a votação ocorreria no dia 3 de julho mas a apreciação da matéria foi antecipada para atender o “clamor das ruas”.

Com a pauta de votações do dia cheia de projetos, Alves chegou a adotar uma manobra regimental para garantir que a PEC 37 fosse apreciada – e derrubada – ainda nesta terça-feira, 25.

Ao final da sessão ordinária que debatia do projeto que destina os royalties do petróleo para a educação, Alves interrompeu a votação da matéria e convocou uma sessão extraordinária para discutir exclusivamente a PEC 37. Dessa maneira evitou-se o risco de que, caso a votação dos royalties avançasse madrugada adentro, a apreciação da PEC 37 fosse prejudicada por falta de quórum.

Falta de consenso. Para tentar alcançar um texto de acordo no tema polêmico, foi constituído um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Justiça e que contou com a participação de parlamentares, delegados e procuradores. Mas não houve consenso. Ao iniciar a sessão para debater a PEC, Alves disse que a Casa trabalhou por um acordo entre as duas corporações – polícia e Promotoria.

“O povo brasileiro, que quer cada vez mais o combate à corrupção e à impunidade, gostaria de ver o MP e os delegados unidos”, declarou. “Tentamos de todas as maneiras e demos um prazo até segunda-feira para que esse acordo fosse produzido e na noite de hoje não tivesse nem vencedores nem vencidos.”

Parlamentares admitiram que a pressão popular foi fundamental para derrubar a proposta. “Isso não aconteceria sem as ruas”, avaliou o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), para quem, sem as manifestações nas ruas, ao menos 70% dos deputados apoiariam a aprovação da PEC. A mesma opinião veio do PSOL. A aprovação só foi possível por conta do acordo entre os partidos para votar, mais adiante, projetos que regulamentam os procedimentos de investigação do MP.

Na sessão desta terça-feira, cada deputado que advogou a queda da PEC foi ovacionado e fortemente aplaudido pelos promotores nas galerias.

“(O presidente Henrique Eduardo Alves), escutando o que está dizendo as ruas, resolveu trazer a pauta à votação mesmo sabendo que o processo não vai se encerrar”, disse o líder peemedebista na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). “Precisamos regulamentar (a investigação criminal) e um projeto já foi apresentado para buscar o debate”, disse Cunha, aplaudido.

O projeto citado é de autoria do líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). “O objetivo é estabelecer um regramento nacional, unificação do procedimento de investigação para promotores e delegados. Não retira e nem restringe o poder de investigação do Ministério Público. Apenas estabelece regras”, defendeu.

O autor da PEC 37, deputado Lourival Mendes (PT do B-MA), foi vaiado ao subiu à tribuna para defender o projeto. “Não é a PEC da impunidade. Lamentavelmente a PEC foi rotulada de algo que nada tem a ver com o seu objetivo. Ela o estado jurídico do Brasil.”
Fonte: O Estadão

Cesar Filho assina contrato para construção de mais 20 casas para produtores rurais


  Nesta quinta-feira (27), às 9h30, na Secretaria de Agricultura, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinará um contrato com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e o Banco do Brasil para a construção de mais 20 casas no município.

As moradias são destinadas aos pequenos produtores rurais, o que proporcionará mais qualidade de vida às famílias. Ao todo, a prefeitura deve construir 76 habitações rurais no Guairacá e na Palmerinha. Dezesseis já estão em obras, através da parceria com a Caixa Econômica Federal. Vinte serão iniciadas após a assinatura do contrato.

Além disso, um projeto será encaminhado à Cohapar para a liberação de outras 40. “Guarapuava possui hoje 2.680 famílias rurais, muitas vivendo em moradias precárias. Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida e segurança aos nossos agricultores”, afirma o secretário Itacir Vezzaro. As famílias beneficiadas devem apresentar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), com renda anual inferior a R$ 15 mil, e a documentação da terra regularizada.

As residências terão 56m², com investimento de R$ 28.500,00 por habitação. Serviço: Assinatura de contrato entre prefeitura, Cohapar e Banco do Brasil Data: Quinta-feira (27/06/13) Hora: 9h30 Local: Secretaria de Agricultura

Prefeitura e empresários se unem para fortalecer o turismo

Com o objetivo de propor uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para fortalecer o setor turístico de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo realizou uma reunião com representantes do setor. O objetivo foi discutir com os empresários as melhores formas de trabalhar em conjunto. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (25), no Grande Hotel. “Esse é só o primeiro passo para o avanço do turismo em Guarapuava. Através dessa parceria, queremos explorar cada vez mais o grande potencial cultural, natural e histórico que temos em nossa cidade. Além disso, nos últimos meses, Guarapuava tem sido palco de importantes eventos esportivos e receberemos os Jogos Escolares, o que movimenta ainda mais esse setor”, justifica o secretário Sandro Abdanur. A fase final dos Jogos Escolares, que iniciam nesta sexta-feira (28), vai reunir em Guarapuava cerca de 6.000 pessoas, entre comissão técnica, atletas, pais e responsáveis. O proprietário de um restaurante da cidade, Daniel de Almeida, destaca que esse diálogo público-privado é fundamental para o fomento e melhoria do turismo em Guarapuava. “Essa abertura que a prefeitura está dando é grande relevância para deixar os empresários por dentro dos assuntos atuais, auxiliando na nossa preparação para melhor atender os visitantes”, avalia. Outro tema da reunião foi a reativação do Conselho Municipal de Turismo. “Criado em 1996, o conselho sofreu alteração em 2002, mas precisamos atualizá-lo e adequá-lo de acordo com os planos nacional e estadual de turismo para que possamos encaminhar à Câmara de Vereadores, com um texto adaptado à realidade atual”, explica o diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Sequeira. Participaram do evento também o secretário de Esportes, Celso Góes, o chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Valdir Kukelcik, representantes de hotéis, restaurantes e bares da cidade.

Prefeito e secretários conhecem sistemas de gestão da Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e os secretários municipais Anderson Neitzke (Finanças) e Flávio Alexandre (Habitação e Urbanismo), além do ouvidor geral Cláudio Andrade e do procurador do município, Fábio Decker, cumprem, nesta terça-feira (25), agenda na cidade de São Leopoldo, na região microrregião de Porto Alegre (RS). O objetivo é conhecer os sistemas de gestão adotados na Prefeitura Municipal. “Estamos conhecendo, in loco, os modelos de gestão utilizados para termos como referência para Guarapuava. A atual administração vai modernizar a administração nas áreas tributária, de georreferenciamento, ouvidoria e, principalmente, na prestação de serviços”, avalia Cesar Filho, destacando que a meta da prefeitura é atender os guarapuavanos de forma cada vez mais moderna e eficiente. Segundo Neitzke, o modelo de gestão adotado em São Leopoldo pode ser adequado à realidade de Guarapuava. Agência de Fomento Na segunda-feira (25), em Curitiba, o prefeito Cesar Filho e o diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, assinaram um termo de cooperação técnica. A parceria será importante para a efetivação da Agência do Empreendedor, que irá auxiliar o microempreendedor individual, microempresas e empresas de pequeno porte. “Serão oferecidas novas linhas de crédito para os empreendedores do nosso município”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur e do agente de crédito Vadir Grigolo.