sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PSD inicia em Curitiba debate sobre seu projeto para o País‏


 
Curitiba vai sediar, no dia 3 de fevereiro, o primeiro da série de seminários que o Partido Social Democrático (PSD) realizará em todo o País para discussão do seu programa partidário. Fundação responsável pela elaboração de estudos e formação política do PSD, o Espaço Democrático organizará o evento em conjunto com o Diretório Estadual do Paraná, que vai reunir lideranças políticas de toda a região. O encontro será no Hotel Bourbon, no centro da capital, a partir das 8h30min.


Explica o presidente do diretório paranaense do PSD, deputado federal Eduardo Sciarra: “Estamos mobilizando nossas principais lideranças para participarem do evento, como parlamentares, prefeitos e vice-prefeitos. Devemos ter a presença de lideranças políticas, empresariais, de trabalhadores e da sociedade organizada, que estão colaborando com nosso partido no Estado”.


O próprio presidente do Espaço Democrático, vice-governador de São Paulo e um dos criadores do PSD, Guilherme Afif Domingos, vai liderar a equipe que participará desses encontros, reunindo dirigentes e militantes de cada local para, a partir dos princípios que nortearam a criação do partido, discutir a elaboração do programa partidário. Na verdade, diz Afif, “vamos discutir um programa para a Nação, não apenas para o partido”. Segundo ele, o objetivo é chegar a um projeto de país, do qual o partido será o porta-voz.


Guilherme Afif explica que os seminários foram a forma escolhida pelo PSD para ampliar ao máximo as discussões sobre o programa. “Não queremos impor uma fórmula pronta. Vamos discutir as propostas com toda a nossa base, vamos levar dados e pesquisas a respeito do que pensa a nova sociedade brasileira, para que possamos debater e concluir juntos, chegando a um conjunto de ideias baseado em toda essa grande discussão”, explica.


Os seminários, assim, serão uma espécie de road-show partidário em que o PSD pretende demonstrar que é um partido diferente – principalmente no modo de interagir. Uma de suas características, aliás, será o uso intensivo da comunicação digital e das redes sociais, buscando conexão com cidadãos de todo o Brasil. Já a partir do evento de Curitiba, todos os participantes serão cadastrados e passarão a receber informações diretamente do partido, sejam filiados ou apenas simpatizantes.


De acordo com Eduardo Sciarra, “debater as questões nacionais é fundamental para o funcionamento de um partido político. O PSD está fazendo isso com a mesma intensidade com que organizou a sua estrutura em todo o País no ano passado. Não vamos ficar trancados numa sala definindo prioridades. Queremos dialogar com a sociedade abertamente, mas principalmente ouvindo as nossas bases. Vamos tratar todas as questões com ampla visão nacional, levando em consideração as diferenças regionais e culturais do Brasil”.


Nos seminários, os participantes poderão expor seus pontos de vista, debater ideias expostas pelos palestrantes e também participar de pesquisas instantâneas, que vão aferir a posição dos presentes sobre diversos temas. “O PSD do Paraná pretende atuar ativamente nas diversas frentes de estudos que estão sendo debatidas pelo Espaço Democrático. Os militantes do partido em nosso Estado estão entusiasmados com a possibilidade de também incluir as perspectivas regionais nos trabalhos que serão desenvolvidos pela fundação”, conta Eduardo Sciarra.


(Assessoria

Cesar Filho participa da inauguração do Centro da Juventude de Pitanga


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou da inauguração do Centro da Juventude de Pitanga, na região central do Estado. Construído e equipado pelo Governo do Paraná, o espaço recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões – recursos do Tesouro do Estado, provenientes do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA) e deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), que levou em consideração a vontade dos jovens. “O governador Beto Richa está apoiando toda iniciativa que leve mais desenvolvimento e qualidade de vida às pessoas”, destacou Cesar Filho.

Cada unidade do Centro de Juventude conta com um bloco para atividades educativas (com laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório e salas multiuso) e outro para atividades esportivas (com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo). Algumas unidades também terão piscinas. Os centros são geridos e mantidos pelas prefeituras, que também oferecem os profissionais para orientar as atividades.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social está implantando 29 unidades em municípios com grande percentual de jovens e índices de violência relevantes nesta faixa etária. Em cada município, a área escolhida para receber a obra é a que concentra um alto número de famílias em situação de vulnerabilidade social e risco. “Nos Centros da Juventude os adolescentes têm a possibilidade de produzir e acessar bens culturais e artísticos, além de participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes”, avaliou o deputado Cesar Filho.

Segundo a coordenadora de proteção social básica da secretaria, Letícia Reis, o objetivo do Centro da Juventude é atender, preferencialmente, os alunos da rede pública de ensino. “Esperamos diminuir a evasão escolar e melhorar o convívio social dos adolescentes, bem como fortalecer os vínculos familiares”, afirma.

PESQUISA – Em 2011, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social realizou uma pesquisa com mais de mil jovens e 90 instituições sociais que atuam na área da infância e juventude para identificar as reais necessidades da juventude – e o caminho para atendê-las da maneira adequada.

O levantamento revelou as atividades mais desejadas: dança, música e natação, seguidas de futebol, teatro, informática e idiomas (todas mencionadas por pelo menos 40% do público). Quanto à formação profissional, os cursos e oficinas mais apontados foram informática (42,5%), idiomas (40,6%) e atividades administrativas (28,4%). A preocupação de “tirar os jovens da rua e das drogas” foi a ocorrência mais citada entre os jovens (28,5%).

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho, com informações da SEDU
Foto: Rádio OnLine Hits

Cesar Silvestri Filho participa da posse de Diretores em Guarapuava‏


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou na manhã desta sexta-feira (27) da posse dos novos diretores da área de atuação do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava. A cerimônia, realizada nas dependências do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, empossou 56 diretores e 32 diretores auxiliares.



Os representantes escolhidos têm mandato de três anos nos cargos. A consulta para escolha dos diretores aconteceu no mês de novembro do ano passado, quando votaram professores e funcionários, responsáveis por alunos menores de 16 anos e também por alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.



O voto para a escolha dos diretores foi um exercício democrático da comunidade escolar. “O processo representa a participação de pais, alunos, professores, pedagogos e funcionários na decisão dos rumos da escola”, enfatizou o deputado estadual Cesar Filho (PPS). Segundo ele, este compromisso entre escola e sociedade deve ser constante para garantir a qualidade de ensino oferecida nas escolas públicas. “Nos colocamos à disposição de todos para que juntos possamos trabalhar cada vez mais por uma educação de qualidade. Podemos contar com o apoio do Governo do Estado, que já demonstrou que a Educação é uma das prioridades dos atuais governantes estaduais”, enfatizou o deputado.



Na avaliação do chefe do NRE de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, o principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. “Nosso objetivo é abrir as portas das escolas e aproximá-las cada vez mais da comunidade. Com a participação direta da comunidade nas atividades escolares, teremos um grande avanço no processo de ensino-aprendizagem”, destacou Kukelcik.



Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho com informações Rede Sul de Notícias

Foto: Rede Sul de Notícias