segunda-feira, 27 de junho de 2011

Número de diabéticos dobra em 30 anos



Quase 350 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. O número é resultado de um estudo feito em mais de 300 países, publicado pela revista médica Lancet. Em 1980, o número de adultos com a doença era de 153 milhões. De acordo com a pesquisa, o índice subiu para 347 milhões em 2008. A diabetes tipo 2 é a mais comum, quando ocorre aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue.

FAEP promove o seminário "O futuro do trigo" em Guarapuava‏



O Sindicato Rural de Guarapuava sedia no dia 29 de junho o seminário “O Futuro do Trigo”, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). O evento será no anfiteatro da entidade, às 19 horas.


A programação inicia com a palestra “Parâmetros que determinam a qualidade em cultivares de trigo”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, gerente do programa de pesquisa de trigo. Em seguida, o engenheiro agrônomo do Sistema Ocepar Robson Mafioletti fala sobre “As Tendências do Mercado de Trigo”, finalizando com um debate sobre a nova classificação do trigo, mediado pelo economista da FAEP, Pedro Loyola. O seminário também será realizado em Ponta Grossa, Pato Branco e São João.


Sobre a nova classificação do trigo brasileiro, Loyola destaca que esse foi o principal motivo da organização do seminário, já que a legislação entra em vigor em julho de 2012. “A classificação oficial serve para definir critérios de qualidade do trigo nas políticas públicas de apoio à comercialização do governo federal previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), como as Aquisições do Governo Federal (AGF) e os Prêmios de Escoamento da Produção (PEP). As mudanças devem influenciar a escolha das variedades de sementes, as técnicas de manejo, a segregação e o preço final do produto. A nova regra eleva os padrões qualitativos em vigor desde 2001 e estabelece exigências para fazer a aderência da classificação oficial ao que já é praticado pelo mercado. Consumidores, indústrias e moinhos já demandavam trigo com determinadas características de qualidade que são superiores às previstas na antiga classificação oficial. Vale lembrar que o Brasil produz 50% do trigo consumido no mercado interno e mesmo assim os produtores têm problemas de comercialização. O trigo é uma lavoura de alto risco climático e de preços e o mercado consumidor é muito exigente com a qualidade. Além de apresentar a nova classificação e os parâmetros que determinam a qualidade do trigo, o seminário trará informações sobre as perspectivas de mercado para o trigo”, observa.


O seminário é gratuito e o público alvo são produtores rurais, técnicos, agrônomos, professores, assistência técnica de cooperativas e acadêmicos interessados no tema. Em Guarapuava, quem quiser contribuir com a Campanha Produtor Solidário deve doar uma fralda descartável geriátrica tamanho M ou G (campanha direcionada ao SOS). Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115.

Iapar emite alerta de geada na região cafeeira nesta terça



O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar emitiram nesta segunda-feira (27), por meio do serviço de Alerta Geada, aviso para proteção de cafeeiros em razão da previsão de ocorrência de geadas na próxima madrugada (segunda para terça-feira).

O aviso é para que produtores com plantas de até seis meses de idade façam o enterrio de plantas de café. Para plantas com mais de seis meses recomenda-se o chegamento de terra junto ao tronco do cafeeiro, a fim de evitar a “geada de canela”, e a proteção de viveiros de mudas.

A previsão de segunda para terça-feira (28) é de intensificação do frio com formação de geadas em todo o Estado, inclusive na região Norte. Apenas no Litoral não deve gear, mas ainda assim o frio deve ser intenso.

As geadas na região cafeeira do Estado deverão ser de fraca a moderada intensidade nas regiões norte e centro e de moderada a forte na região centro-sul.

Mais informações sobre proteção de cafeeiros no site do Iapar, no link “Métodos de Proteção”. www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=160

Governo envia ajuda a municípios atingidos por chuva de granizo



O governo do Estado, em parceria com o Provopar Estadual, providenciou colchões, cobertores e roupas para ajudar os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Sudoeste do Paraná, onde uma chuva de granizo ocorrida na madrugada de domingo deixou dois feridos e mais de 1,5 mil casas danificadas.

Por determinação do governador Beto Richa, a presidente do Provopar e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, enviou um caminhão com 255 colchões, 600 cobertores e cerca de 8 mil peças de roupas e agasalhos para atender as vítimas das chuvas. “Não podemos ficar de braços cruzados numa hora tão crítica como esta, em que as pessoas tiveram suas casas, móveis e roupas danificados”, disse.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, a chuva de granizo danificou mil residências em Capitão Leônidas Marques, afetando mais de 3 mil moradores. O telhado do hospital do município foi bastante atingido e o centro cirúrgico precisou ser interditado.

Em Capanema, o telhado de uma casa não suportou o peso do granizo e desabou, ferindo sem gravidade duas crianças. Foram danificadas outras 454 casas. Seis pessoas ficaram desabrigadas e 50 desalojadas. A chuva também atingiu Cantagalo, onde 75 residências foram danificadas. Cinco pessoas ficaram desalojadas e 16 desabrigadas.

Fernanda Richa diz que a determinação do governo é para que o atendimento em situações desse tipo seja o mais ágil possível, como já ocorreu durante as fortes chuvas que castigaram o Litoral no mês de março. “Enviamos para o Litoral mais de 400 toneladas de doações, bem como para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Belo Horizonte. A solidariedade é a marca do Provopar e estaremos sempre prontos para atender aqueles que mais precisam”, disse a secretária.

Reunião vai levantar o custo de produção de grãos de Guarapuava




O Sindicato Rural de Guarapuava sedia nesta terça-feira, 28, às 8h30, no auditório da entidade, reunião para levantamento do custo de produção de grãos.

O trabalho faz parte do programa “Campo Futuro”, da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Técnicos da ESALQ/USP, da CNA e da FAEP conduzirão os trabalhos em todo o Estado, visando traçar um perfil do produtor de grãos do Paraná.

Nesta edição, serão aferidos os custos de produção de soja, milho, milho safrinha e trigo. Para participar, o produtor associado ao Sindicato Rural, técnico ou contador deve trazer à reunião a quantidade e preços de insumos utilizados na safra passada e possíveis negócios já fechados para safra 2011/2012; preços de máquinas, implementos e benfeitorias; custo de mão de obra, ITR, arrendamento, energia elétrica, telefones; preços recebidos pelos produtores e produtividade média.

O programa Campo Futuro alia capacitação do produtor rural à geração de informação, voltada ao gerenciamento de riscos de preço e custos de produção. As informações são computadas pela ESALQ/USP, PECEGE/ESALQ e a UFLA/CIM juntamente com a CNA para a elaboração de indicadores de conjuntura e de desempenho nas produções de cana-de-acucar, café, fruticultura, grãos, bovinocultura de corte e de leite.







Assessoria de Imprensa – Release 507 - 27/06/2011