quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Guarapuava está entre as dez cidades com mais investimentos do Paraná Competitivo


Guarapuava está em 9º lugar entre as dez cidades com mais investimentos do Paraná Competitivo. É o que mostra o site do jornal Gazeta do Povo, nesta sexta-feira (29). A soma chega a R$ 566 milhões, referentes a cinco grandes empreendimentos já instalados ou que estão em fase de instalação no município. Entre os empreendimentos, está a nova unidade madeireira da Araupel, que está sendo construída às margens da PR 466. O projeto tem como objetivo aumentar a produção da empresa que trabalha com beneficiamento de madeira, contribuindo com o desenvolvimento do processo industrial no município.
O Paraná Competitivo tem o objetivo de contabilizar recursos ligados a incentivos fiscais a empresas que se instalam no Estado, além de registrar empréstimos e outras intervenções do governo estadual. Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda, divulgado pela Gazeta do Povo, somente com a Araupel, 355 novas vagas de trabalho diretas serão criadas em Guarapuava, num investimento de R$ 117 milhões. “As contratações pela empresa já estão refletindo na geração de empregos, assim como outros empreendimentos em andamento ou início de construção. Dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], do Ministério do Trabalho e Emprego, colocam Guarapuava em primeiro lugar, no Estado, na geração de emprego em agosto”, reforça o prefeito Cesar Silvestri Filho.

-- 

Dia Mundial do Coração: para lembrar sempre de cuidar deste órgão

Dr. Carlos Eduardo Cassiani Camargo - Especialista em cardiologia, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia

O Dia Mundial do Coração foi comemorado ontem para alertar a sociedade dos cuidados necessários que devemos ter todos os dias com esse importante órgão. As doenças cardiovasculares ocupam hoje lugar de destaque na vida de pessoas do mundo todo, já que essas patologias são as que mais causam mortes. No Brasil, anualmente, ocorrem mais de 300 mil mortes divididas entre os diversos problemas de coração. Mais de 17 milhões de brasileiros exibem doenças cardiovasculares, sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Entre as mais frequentes: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio. Na faixa etária de 20 a 40 anos, onde a incidência de infarto era relativamente baixa, novos estudos no Hospital do Coração (HCOR) demonstram um aumento considerável de 6% para 12%, devido aos novos hábitos de vida da população.

Doenças como hipertensão arterial e insuficiência coronariana (angina) são silenciosas e, se não diagnosticadas e tratadas corretamente, impossibilita evitar as graves consequências de um derrame ou infarto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 80% das pessoas que sofrem derrame são portadoras de hipertensão arterial, e 40 a 60% dos pacientes infartados têm a hipertensão arterial associada à patologia. O controle da pressão arterial reduz em 42% e 15%, respectivamente, o risco de derrames e infartos.

 O histórico familiar somado a fatores como o estresse, obesidade, uso de cigarros, excesso de bebidas alcoólicas, alimentação rica em gorduras, carboidratos, excesso de sal, açúcar e falta de exercício físico colaboram muito para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Fumantes chegam a ter cerca de cinco vezes mais chance de ter infarto em relação ao não fumante.  

O estilo de vida sem estresse, com a prática de exercícios, dieta balanceada, sem uso de cigarros e com consumo moderado de bebida alcoólica determina, com certeza, uma saúde equilibrada. A realização de simples exames laboratoriais de rotina, bem como a utilização de alta tecnologia disponível para diagnósticos cardiovasculares, favorece a prevenção precisa e evita consequências desastrosas. Visite seu cardiologista a cada cinco anos até seus 40 anos, seguido de visitas anuais após este período. Esse hábito favorecerá, e muito, para uma vida saudável.

Entretanto, para isso, o controle das doenças cardiovasculares e suas complicações envolvem uma série de importantes fatores. A conscientização do paciente, a facilidade de acesso aos médicos e planos governamentais de prevenção de doenças, unidos às entidades da classe médica, são importantes projetos que aproximarão a população a conquistar uma importante redução dos eventos cardiovasculares. Cuide bem do seu coração e comemore, por muitos anos, o dia 29 de setembro.

Petrobras anuncia aumento de 6% nos preços da gasolina e de 4% no diesel nas refinarias


A Petrobras anunciou aumento de 6 por cento nos preços da gasolina e de 4 por cento no diesel nas refinarias a partir desta quarta-feira, segundo comunicado divulgado na noite da véspera.
O aumento vem em um momento em que a estatal se confronta com dívida crescente, a queda dos preços do petróleo e um escândalo de corrupção de grandes proporções.
Alinhar os preços domésticos aos níveis internacionais é vital para as finanças da Petrobras e permitir que a companhia venda ativos de refinarias, afirmaram fontes com conhecimento direto do tema anteriormente à Reuters.
O novo plano de investimentos da Petrobras 2015-2019 tem como premissa a paridade de preços de combustíveis e também depende da conclusão de um ambicioso plano de desinvestimentos, que soma mais de 15 bilhões de dólares apenas até o fim do próximo ano.
Por muitos anos, a empresa amargou prejuízos bilionários na divisão de Abastecimento ao importar gasolina e diesel por valores mais altos do que os praticados na venda dos produtos no mercado interno.
Embora os preços internacionais tenham caído dramaticamente, o enfraquecimento de 35 por cento do real contra o dólar neste ano significa que os preços na bomba no Brasil permanecem baixos.
Mas o aumento pode dar maior impulso à já elevada inflação do Brasil, que economistas preveem que atingirá 9,5 por cento em 2015.

(Por Stephen Eisenhammer)