terça-feira, 7 de maio de 2013

Resumo de Notícias – 07/05/13

 
Cras do Xarquinho promove dia de beleza para as mães
 
Com o objetivo de melhorar a autoestima, a convivência e comemorar o Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um dia de beleza para as mães que fazem parte do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) unidade do bairro Xarquinho. A ação aconteceu das 9h às 11h e das 14h às 16h30.
“Nós convidamos 60 mães e todas compareceram. Foi um dia divertido, alegre e cheio de mulheres que tiveram sua beleza renovada”,afirma a assistente social Isabel Cristina Pitella Pinto. Cortes de cabelo, escovação e penteados foram os serviços prestados por uma equipe de 20 instrutoras do Senap.
 
Secretaria organiza programação da Semana do Meio Ambiente
 
Na manhã desta terça-feira (7), o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araujo, participou de uma reunião, no Parque das Araucárias, na qual foram programadas as atividades que serão desenvolvidas em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Uma comissão ficou responsável pela organização do evento que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho.
Segundo o secretário, este ano, a Semana do Meio Ambiente terá uma programação bastante diversificada. “Vamos realizar uma mesa redonda com a presença de palestrantes renomados na área, oficinas de educação ambiental, mutirão de coleta do lixo eletrônico, entre outros eventos”,adianta.
A semana terá a parceria da Unicentro, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, NRE (Núcleo Regional de Educação), Faculdade Guairacá, Sescap-PR, Colégio Francisco Carneiro Martins e Agência de Publicidade I9.
Servidores participam da Reunião Sul dos Jardins Botânicos
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava participaram da Reunião Sul dos Jardins Botânicos, realizada em Faxinal do Céu, Pinhão, entre os dias 3 e 5 deste mês. O evento teve o objetivo de fortalecer o trabalho em rede entre os jardins botânicos da região, com a participação de representantes de jardins botânicos dos três Estados do Sul do Brasil.
Durante o evento, o presidente do Comitê Executivo da RBJB (Rede Brasileira de Jardins Botânicos), João Neves Toledo, convidou o Jardim Botânico de Guarapuava para integrar a rede e possa receber apoio da instituição. Inicialmente, a RBJB irá assessorar os técnicos da secretaria para que sejam atendidas as exigências necessárias para o registro junto ao Ministério do Meio Ambiente.
Centro de Artes continua com a exposição de fotografias: amor e arte

O Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro continua com a exposição de fotografias: amor e arte, de Vanessa Wendler. A artista compartilha um pouco do seu trabalho, que inclui imagens de casamentos e famílias, em momentos especiais.
As visitas podem ser feitas até o próximo dia 17, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30. O Centro de Artes fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399. Mais informações pelo telefone (42) 3623-1306.

Saúde imuniza 82% da meta estabelecida em Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava articula rede de enfrentamento às drogas

 
A Prefeitura de Guarapuava convidou e dezenas de representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas, segurança e sociedade aceitaram a proposta de dialogar em rede sobre o problema das drogas. A abertura do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada ocorreu na manhã desta terça-feira (7), na Faculdade Campo Real, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho. O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com apoio das secretarias de Saúde e de Educação.
 
O prefeito de Guarapuava afirmou que ações isoladas já se mostraram ineficientes diante do enfrentamento ao problema das drogas, principalmente o crack, por isso o Município abre espaço para o diálogo. “Temos um caminho árduo pela frente e que será composto de várias etapas. Hoje é o começo e um passo importante, pois precisamos nos qualificar e conhecer mais nosso inimigo para derrotá-lo ou, ao menos, controlá-lo”.
 
Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, pela primeira vez o município realiza um evento desse porte, sendo o articulador das discussões. “O problema das drogas não é algo que possa ser tratado apenas pelo poder público. Todos nós, juntos, temos de ser protagonistas, discutindo, planejando e executando ações, formando uma grande rede de proteção, com um trabalho alinhado aos governos Estadual e Federal”, destaca.
Cristina também destacou a importância dos programas desenvolvidos pela Assistência Social. Um dos exemplos é o PPTA (Programa e Proteção ao Trabalho Adolescente), desenvolvido na Repinho, em parceria com a Secretaria de Saúde, Sesi e Senai. Os participantes vão fazer apresentações durante os três dias de evento. Hoje, um grupo tocou violão. Segundo a coordenadora Marlene Mendes Nerone, os adolescentes participam de várias oficinas e cursos profissionalizantes e têm atendimento odontológico e psicológico, no contraturno escolar.
Durante a manhã, o palestrante foi o coordenador estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista. Ele é médico da Universidade de Lisboa, com especialidade em Psiquiatria e Saúde Mental. Também é mestre em Educação - Ética Médica. À tarde, serão realizadas mais três palestras. O Encontro Social prossegue até quinta-feira (9), com a discussão de vários temas.
Também participaram da abertura do evento secretários municipais, vereadores, a juíza da 1ª vara criminal, Carmem Zolandek Mondin, o presidente da Mantenedora da Faculdade Campo Real, Antonio Cezar Ribas Pacheco, o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Edson Solak, o representante da Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, Vinícius Escudero, e o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber.