sexta-feira, 11 de março de 2011

DER monitora rodovias estaduais por conta das chuvas



A Superintendência Regional Leste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) está monitorando as estradas estaduais do litoral para prevenir os usuários de deslizamentos, alagamentos e outros acidentes decorrentes das fortes chuvas desta sexta-feira (4).

A primeira providência foi o alerta ao serviço de ferry boat na travessia da baía de Guaratuba, para que todas as embarcações ficassem de prontidão para evitar o isolamento do litoral em caso de eventuais interrupções do tráfego na PR-412 que corta o litoral paranaense de norte a sul.

FISCALIZAÇÃO – Atuando em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual o DER fiscaliza as PRs 407 (Pontal do Paraná – BR 277), 408 (Morretes – Antonina), 411 (Morretes – São João da Graciosa), 410 (Estrada da Graciosa), 340 (Antonina – Bairro Alto) e 405, que faz o acesso a Guaraqueçaba. O DER ainda acompanha a situação da PR-508 (Alexandra – Matinhos) que é operada pela concessionária Ecovia.

Fora do litoral, o DER atuou durante o dia na desobstrução de trechos das PR-090 (Antiga Estrada do Cerne) e da PR-092 (Cerro Azul), que foram afetadas pela fortes chuvas mas, no fim da tarde, já estavam com tráfego normal.

Feira de serviços marcará Dia Internacional do Consumidor



Uma feira de serviços na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba, marcará o Dia Internacional do Consumidor, comemorado na terça-feira (15). As atividades serão desenvolvidas pelo Procon-PR, a partir das 9h, e Copel, Sanepar, Detran, Ipem e as agências reguladoras - Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ANS (Agência Nacional de Saúde).

A população terá acesso a informações sobre os direitos e deveres na relação de consumo e receberá materiais educativos e orientações. Cada empresa efetuará o atendimento ao consumidor na sua área.

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado dia 15 de março, desde 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, anunciou quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) chancelou tais diretrizes, concedendo-lhes legitimidade internacional.

Nesta data, o Procon-PR tem como tradição promover atividades em praça pública que atinjam o maior número de pessoas possível. É uma oportunidade para a população refletir sobre seus direitos e seu papel na sociedade de consumo.

Governo envia força-tarefa para atender vítimas das chuvas do litoral



O Governo do Paraná criou uma força-tarefa para atender a população que foi afetada pela forte chuva que caiu no litoral na manhã desta sexta-feira (11). Uma equipe de médicos, bombeiros, geólogos e integrantes da Coordenadoria da Defesa Civil foi enviada aos municípios de Morretes e Antonina para fazer o atendimento emergencial dos moradores da região. O Provopar encaminhou para Morretes um caminhão com 12 toneladas de donativos.

A Defesa Civil informa que os desabrigados da cidade de Morretes foram alojados na Escola Estadual Rocha Pombo e os de Antonina encaminhados pela prefeitura para hotéis da região. A estimativa é que mais de 70 pessoas estão desalojadas. “A água começou a invadir a nossa casa pelas 3 horas da madrugada e logo todos os vizinhos tiveram que sair de suas casas”, conta Erica Cristina da Rosa, de 22 anos, que está alojada com os quatro filhos e a mãe, além de vizinhos e outros parentes.

RISCO – Uma equipe da Mineropar está no município de Antonina para avaliar as encostas e o risco de desmoronamentos de terra. Junto com a Defesa Civil, a equipe percorre o Antonina alertando os moradores das áreas de maior risco.

Gilberto Cardoso e a família moram em um dos locais que apresenta risco de deslizamento. Ele seguiu a orientação da Defesa Civil e mandou a esposa e os dois filhos para casa de parentes. Na tarde desta sexta-feira, Gilberto aguardava autorização para voltar à casa e retirar alguns pertences da família.

O coordenador da Defesa Civil, major Antonio Hiller, afirma que as medidas de emergência para preservar a integridade dos moradores estão sendo tomadas. “Estamos trabalhando em conjunto para atender todos os que necessitam de cuidado”, afirmou Hiller. Ele disse que a Secretaria da Saúde enviou profissionais para orientar a população sobre os cuidados básicos para evitar doenças.

Filme vencedor do Prêmio Estadual de Cinema do Paraná estreia nos cinemas



O filme “Corpos Celestes”, primeiro longa-metragem contemplado com o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná, tem estreia marcada para esta sexta-feira (11) nos cinemas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o prêmio tem o intuito de incentivar e difundir a produção local. A obra, dirigida por Marcos Jorge e Fernando Severo, tem a participação dos atores Dalton Vigh, Carolina Holanda, Antar Rohit, Alexandre Nero e Rodrigo Cornelsen. Posteriormente, o filme entra em cartaz nas demais cidades do Brasil.

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, destaca a importância do prêmio para a produção paranaense e ressalta que fortalecer a área do audiovisual é uma das metas da secretaria. “Temos bons exemplos de que o Paraná tem uma produção cinematográfica de qualidade. Além de manter e aperfeiçoar o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo, pretendemos implantar também novos projetos de incentivo”, afirma.

O filme conta a história do astrônomo Francisco. Marcado por um fato do passado, ele terá que aprender a lidar com um mistério: seu sentimento por Diana. “Corpos Celestes” enfoca o confronto entre intelecto e emoção. As filmagens ocorreram em 2006, mas a obra ficou pronta no ano passado, após vencer os editais de finalização do BNDES e da Petrobras. As cidades de Curitiba, Castro, Piraquara, Araucária e São Paulo serviram como cenário das filmagens.

“Corpos Celestes” foi premiado no 37º Festival de Cinema de Gramado, no 5º Festival de Cinema de Goiânia, no 4º Festival da Lapa e no 5º Festival de Cinema dos Sertões. Além disso, foi exibido no 40th International Film Festival of Goa (Índia) e na 55ª Semana Internacional de Cine de Valladolid (Espanha).

“O prêmio estadual é de importância estratégica para nosso cinema, pois permite a produção de obras audiovisuais de maior alcance junto ao público, tanto em festivais de cinema do Brasil e exterior, quanto sob formas mais populares de exibição, como o circuito comercial e a televisão”, opina Fernando Severo.

Foram realizadas três edições do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná, nos anos de 2004, 2005 e 2008. Além de filmes em longa-metragem (ficção ou documentário), o prêmio também contempla telefilmes.

Áudio:

ONG mede qualidade das informações dos sites do poder público


A prefeitura de Guarapuava, está entre as que não cumpre a lei da transparência

Durante quase um ano, o site da organização não governamental Contas Abertas trabalhou na criação de um “índice de transparência” nos poderes executivos federal e estaduais. Para avaliar as informações contidas nas páginas eletrônicas oficiais, um comitê formado por oito especialistas em economia, finanças, orçamento e gestão pública estabeleceu três critérios técnicos que, equacionados, geram uma pontuação que varia de 0 a 10. O próximo passo do grupo será estabelecer o índice de transparência de cerca de 550 municípios que deveriam ter disponibilizado ou se preparando para fornecer as informações.

Na avaliação, que analisa 110 itens, são levados em conta o conteúdo (detalhamento das informações), a série histórica e frequência de atualização (alimentação em tempo real) e a usabilidade (acesso e consulta fácil dos dados, com possibilidade de cópia). O índice posiciona os entes da federação em um ranking nacional de transparência. Entre os mais bem cotados estão a União, com 7,56 pontos, e os estados de São Paulo (6,96), Pernambuco (6,91), Rio Grande do Sul (6,29), Paraná (6,07) e Minas Gerais (5,6).


Secretarias de Turismo e da Copa vão usar sistema de gestão do Sebrae



As secretarias de Estado do Turismo e de Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014 firmaram um acordo de cooperação com o Sebrae/PR para utilização do sistema de Disseminação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados.

Segundo o secretário de Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, “a parceria é fundamental para alimentar o banco de dados das secretarias, bem como acompanhar os resultados finais dos programas que serão desenvolvidos para o mundial da Fifa”.

De acordo com o coordenador das áreas de Turismo e Copa do Mundo do Sebrae/PR, Aldo César Carvalho, através do cruzamento de vários dados, o sistema produz, mede e comunica resultados, proporcionando um acompanhamento das metas a serem atingidas por projetos e programas.

A reunião onde a proposta foi apresentada foi acompanhada pelo secretário do Turismo, Faisal Saleh, e pelas equipes de informática das duas secretarias envolvidas no projeto, além de analistas da Celepar, que oferecerá suporte técnico para o funcionamento do programa.

Mulheres do Paraná recebem métodos contraceptivos gratuitamente pelo SUS




Cinco tipos de métodos contraceptivos são distribuídos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, em todos os municípios do Paraná. Hoje, 75% das mulheres paranaenses em idade fértil usam algum método para evitar a gravidez. O uso destes métodos possibilita que a mulher planeje sua vida familiar da maneira que desejar. Para receber o medicamento, a mulher deve procurar uma unidade de saúde e agendar uma consulta ginecológica.

Os métodos distribuídos na rede pública são: dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre (cobertura de 10 anos), pílula anticoncepcional combinada tradicional, pílula para amamentação (progesterona), anticoncepcional injetável (mensal) e anticoncepcional injetável (trimestral). “A opção pelo contraceptivo deve ser feita em conjunto entre médico e paciente. O método é escolhido de acordo com o perfil da mulher e muitos fatores são levados em conta, inclusive se ela é fumante ou não”, explica o médico ginecologista da Secretaria da Saúde, Paulo Mercer.

Na consulta, além de escolher o método e receber todas as informações sobre ele, a mulher é orientada a realizar os exames de prevenção aos cânceres de colo de útero e de mama. “Cada método tem suas particularidades, portanto, para que o uso seja efetivo ela deve usar corretamente sem interrupções”, destaca.

Mercer ressalta que os anticoncepcionais tradicionais podem ser utilizados desde o início da idade fértil até próximo dos 40 anos. Depois desta fase a mulher pode substituir o método escolhido por outros, como o diu ou a laqueadura se desejar.

“O anticoncepcional deve ser associado ao uso da camisinha para garantir a dupla proteção, pois a camisinha também protege contra doenças sexualmente transmissíveis”, destaca.

Mesmo com o acesso facilitado aos contraceptivos, a gravidez na adolescência ainda acontece com muita freqüência. Atualmente 24% das gestações acontecem em meninas de 15 a 20 anos.

“Quando as meninas procuram o método contraceptivo é porque já iniciaram a vida sexual e muitas delas já estão grávidas. Por isso é importante que os pais orientem as meninas a buscarem proteção antes de terem vida sexual ativa”, esclarece Mercer.

Prefeitura de Guarapuava descumpre a Lei da Transparência


Veja a situação das prefeituras paranaenses que já deveriam estar cumprindo a Lei da Transparência:

Com dados em tempo real

As prefeituras de Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Curitiba alimentam os portais diariamente.

Incompleto

A prefeitura de Pinhais não especifica dados sobre os produtos e serviços contratados e os programas a que foram destinados.

Defasado

No portal da prefeitura de Colombo só consta dados relativos a 2009.

Não atualizam

As prefeituras de Almirante Tamandaré, Guarapuava, Londrina e Umuarama não cumprem a lei.

Guarapuava esta entre as quatro prefeituras do PR descumprem prazo da Lei da Transparência



Quatro das 16 prefeituras de municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes não publicaram ontem na internet, até as 21 horas, dados de receitas e despesas em tempo real – conforme determinação da Lei Comple­­mentar 131/2009, a Lei da Trans­­­parência. Guarapuava é uma delas.

Arapongas, Colombo, Guarapuava e Maringá não haviam divulgado na internet, até as 21 horas de ontem, informações orçamentárias em tempo real

De acordo com a legislação, que entrou em vigência ontem, cidades com mais de 100 mil habitantes, a União e os estados são obrigados a informar com detalhes as contas públicas a todos os cidadãos. Quem descumprir a medida terá as transferências voluntárias de recursos do governo federal suspensas – um montante de convênios e contratos que chegou a R$ 8,7 bilhões no ano passado. Prefeituras, estados e a União também ficam impedidos de contrair empréstimos se não cumprirem a lei.

PROCURA-SE: Camioneta é furtada em Guarapuava, dono pede ajuda



Uma camioneta foi furtada em Guarapuava na noite de sábado (05/03/11), foram levados também os documentos pessoais e do carro.

O dono do veículo Adão Alcione Monteiro, pede ajuda de quem ver ou tiver alguma informação da camioneta Chevrolet/ Silverado ano 1988 de cor branca, placas LVK-5357, favor ligar para o 190 ou (42)3035-4026 e será muito bem gratificado.