quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ratinho Junior participa de seminário internacional para debater gestão das cidades


O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, busca trazer para o Paraná discussões e soluções até do exterior para que possa colocar o Estado como referência ao País em questões de infraestrutura, políticas públicas e serviços necessários à população e para o Estatuto da Metrópole. 

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, presente no Seminário Internacional de Governança Metropolitana que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, em Curitiba, falou de sua certeza da contribuição do evento para a busca de soluções às cidades, em especial às Regiões Metropolitanas. Kassab enalteceu o trabalho do secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior, a quem chamou de “o nosso querido Ratinho Junior”.  Sobre o secretário, destacou “o extraordinário” trabalho que ele realiza para ajustar as ações ao novo Estatuto da Metrópole. Kassab reafirmou, ainda, a sua disposição em consolidar as parcerias já iniciadas com Ratinho Junior e destacou a importância da realização de um Seminário como este. “Quero ajudar Ratinho Junior para dar as melhores soluções às cidades e sua gente”, enfatizou o ministro.

No evento, o Governo do Paraná, pela SEDU e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), assinou acordo de cooperação técnica com a presidência da Região de Ourense, na Espanha (cargo equivalente ao Governo do Estado).  
 
Da Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná
SEDU / Paranacidade e Concidades

No 12º Wintershow, Cesar Filho destaca a importância da Cooperativa Agrária para o desenvolvimento da região

Na tarde da última quarta-feira (21), o prefeito Cesar Silvestri Filho prestigiou o segundo dia do Wintershow. Todos os anos, a feira técnica promovida pela Cooperativa Agrária e a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) atrai diversos interessados nos vários segmentos do agronegócio brasileiro e da América Latina. “A Agrária é referência nacional e tem centralizado esforços na 

capacitação de pessoal e de investimentos na área da pesquisa e agroindustrial. Como resultado vemos geração de emprego e renda que impulsionam o desenvolvimento da região”, destaca Cesar Filho, que visitou estandes e acompanhou a palestra do economista Ricardo Amorim.
Conhecido por difundir a excelência em cereais de inverno, a 12ª edição do evento finaliza nesta quinta-feira (22), na sede da Fapa, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. Voltado para os cooperados, pesquisadores, produtores em geral, empresários e estudantes, o Wintershow já recebeu cerca de três mil pessoas. Além de acompanhar os estandes com expositores e as apresentações simultâneas, ministradas pelos pesquisadores da Fundação Agrária de Pesquisa, os visitantes puderam assistir palestras. Entre elas, Gestão de riscos em agricultura: o uso inteligente das previsões de tempo e clima, do pesquisador da Embrapa, Gilberto Rocca da Cunha; e O mundo mudou bem na minha vez, do doutor em Comunicação, Dado Schneider.
A agricultora Tereza da Silva sempre trabalhou com milho e soja. Pensando em conhecer as novidades no segmento de grãos, veio de Ivaiporã, no interior do Estado, para conferir as palestras do Wintershow. “Vim na edição do ano passado e foi muito produtivo. Por isso retornei. Penso em levar o aprendizado para aplicar na lavoura”, explica. O empresário Marc Boye é do município de Sertaneja, no Norte Pioneiro. A família tem um programa de melhoramento de trigo e, pensando em adquirir mais conhecimento e ampliar contatos, todo o ano prestigia o evento. “Tanto as palestras, o desenvolvimento do mercado e a economia agrícola são discutidas no evento e nos interessa. Ainda é uma possibilidade de trocar experiências”, completa.
Há 15 anos à frente da Agrária, o presidente da cooperativa, Jorge Karl, entende que o crescimento da empresa e o sucesso do WinterShow se dão porque a equipe está sempre com os olhos no futuro. “Buscamos trabalhar de forma dinâmica, focando no amanhã. Nossas pesquisas provam o pressuposto. Então, esse planejamento somado as nossas parcerias, tanto com cooperados, empresas e demais órgãos, nos fortalece cada vez mais”, afirma Karl.