sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretaria de Saúde realiza ação para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

 
A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda-feira (24) um arrastão para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Agentes comunitários, identificados com camisetas, vão percorrer o Centro da cidade, das 9 às 15h, distribuindo panfletos e orientando sobre o agendamento de exames preventivos. A intenção é divulgar também a semana educativa que acontecerá entre 25 e 28 deste mês.
A semana educativa será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atividades e palestras. “Por causa da tuberculose não apresentar sintomas agudos, o diagnóstico precoce deve ser feito para que o paciente comece o tratamento e, com isso, deixe de infectar outras pessoas”, ressalta a coordenadora do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), Elisa Midori Yamaguti Katayama. “A pessoa diagnosticada com tuberculose vai receber o tratamento gratuitamente na UBS mais próxima. Quando houver apenas uma suspeita, nós orientamos os médicos e enfermeiros a realizar um acompanhamento do paciente”, reforça.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através do ar, ao falar espirrar ou tossir. “Em 2013, Guarapuava registrou 30 casos de tuberculose, e, este ano, já registramos 6 casos. Precisamos trabalhar constantemente com a prevenção e tratamento da doença”, afirma a coordenadora.
Os sintomas da tuberculose são:
Tosse com catarro por mais de 3 semanas;
Febre baixa no fim do dia;
Emagrecimento;
Perda de apetite;
Sudorese noturna;
Cansaço;
Dor no peito.
Serviço: Arrastão da Luta contra a Tuberculose
Data: Segunda-Feira – 24/03/2014
Horário: 9 às 15h
Local: Centro da cidade

Resumo de notícias

 
comissao mec (1)
Comissão do MEC visita Guarapuava para implantação do curso de Medicina
Na manhã desta quinta-feira (20), uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) foi recebida na Prefeitura de Guarapuava pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários, vereadores, representantes das faculdades particulares da cidade e dos órgãos de saúde do município. Formada por professores da área de medicina, a comissão fica até sexta-feira (21) na cidade, avaliando as estruturas e os programas de saúde existentes, como o Hospital São Vicente de Paulo, unidades básicas de saúde e a nova UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento). “O objetivo é relatar ao MEC o que Guarapuava oferece, no sentido de que essas informações possam colaborar para a criação de um curso de medicina em Guarapuava”, afirmou Geraldo Cunha Cury, um dos integrantes da comissão.
O relatório dos avaliadores do MEC é uma das principais etapas para implantação do curso de Medicina em Guarapuava, processo iniciado em 2013, com a abertura de um edital do Governo Federal específico para instituições de ensino superior privadas. O prefeito Cesar Filho destacou que a cidade atende aos principais requisitos do ministério, tendo a estrutura necessária, profissionais qualificados e uma política de saúde que vem apresentando resultados significativos. “Este é um pleito de décadas. Além de tecnicamente preparada, Guarapuava vive um momento de mudanças. A vinda de um curso de Medicina representaria a consolidação desse retorno ao crescimento, da afirmação de nossa cidade enquanto polo regional. Guarapuava se firmar como referência em ensino e saúde significa um ganho para toda a nossa região”, declarou o prefeito.

Prefeitura constrói passarelas de acesso sobre córregos
A Secretaria Municipal de Obras está trabalhando na construção de passarelas de acesso sobre córregos na Vila Carli, Primavera e Alto Cascavel. “São obras emergenciais, para garantir a segurança da população desses bairros, uma vez que a passagem entre muitas ruas é feita somente através dessas pontes”, explica o secretário de Obras, Ivanês Joséfi.
De acordo com o Diretor da Secretaria de Obras e responsável pelas obras das novas passarelas, Luiz Carlos Dalla Vecchia, os próprios moradores haviam feito passagens improvisadas e muito precárias nos locais. “Os moradores tiveram que improvisar com pequenas tábuas para garantir o acesso ao outro lado da rua. Agora estamos fazendo pontes de acesso para que a população possa ter seu direito de ir e vir garantido, com segurança”.
Para José Acir da Luz, que é cadeirante e mora no bairro Primavera, as novas pontes construídas sobre os córregos vão garantir a sua mobilidade perto de casa. “Por causa da cadeira de rodas, quase nunca posso atravessar a rua para visitar minha avó que mora do outro lado. Muitas vezes, tenho que ir de carro. Mas agora, essa passarela de acesso vai facilitar a passagem de todos os moradores e garantir a nossa segurança, principalmente das crianças e estudantes aqui do bairro”, afirma o morador.
Prefeitura e produtores rurais do Guaraicá se reúnem para discutir roteiro turístico
Na última terça-feira (18), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram com mais de 40 agricultores na sede da Associação dos Produtores Rurais do distrito Guairacá. Entre as pautas, demandas dos moradores da região, apresentação de projetos da prefeitura e o planejamento do roteiro turístico “Caminhos de São Francisco”.
Os produtores receberam instruções da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo a respeito do atendimento no turismo rural, bem como a proposta para 2ª Caminhada Internacional na Natureza de Guarapuava, a ser realizada no entorno do Parque do Salto São Francisco. Outro tópico foi o Programa Cidade Empreendedora, com destaque ao apoio na forma de qualificação, treinamentos e linhas de crédito para pequenos empreendedores rurais. Por parte da Secretaria de Agricultura, a discussão foi sobre os incentivos do programa municipal Vida Rural para produção da agricultura familiar inserida, também, no turismo rural.

Judocas de Guarapuava comemoram medalhas conquistadas

 
judo medalhistas (17)
Na noite de quarta-feira (19), o clima foi de comemoração na Escolinha Municipal de Judô, no 16º Batalhão da Policia Militar. Os judocas, que conseguiram ótimas colocações no Campeonato Paranaense de Judô, exibiram seus troféus, agradeceram o apoio e se animaram com o futuro. “É um sonho realizado. Treinamos forte para chegar e competir no melhor nível e, felizmente, consegui voltar com este troféu e com a classificação para o Nacional. A prefeitura é um importante apoio com os custos, como alimentação, hospedagem, espaço para o treinamento. Só tenho a agradecer e treinar ainda mais”, conta Lucas Kachuba Cordeiro, 1º lugar na categoria Sub-18 – masculino. Lucas está classificado para o Campeonato Nacional, assim como Kathlenn Renata Crus da Silva (ouro no Sub 18 – feminino) e Ronan Batista (ouro na Faixa Marrom e Preta).
O sensei Onofre Carioca da Silva Junior se mostrou extremamente satisfeito com o empenho e reconhecimento dos seus alunos. “É um índice ótimo. Cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. As academias de outras cidades nos conhecem, nos respeitam. Demos um grande passo para a disputa do Campeonato Nacional”, ressaltou o professor da Escolinha.
Mais investimento, mais competições, mais resultados. É o que deseja o secretário de Esportes, Celso Góes. “Estamos colhendo os frutos do trabalho árduo realizado pela secretaria e, principalmente, pelo Carioca e seus atletas. A prefeitura está no caminho certo, incentivando as Escolinhas e os alunos de escolas municipais”. O secretário também antecipou que o mês de maio será ativo para os atletas, que será o mês das lutas marciais. “No começo de maio vamos promover uma grande competição de Judô e nos dias 16, 17 e 18 teremos uma etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu, que já faz parte do calendário de Guarapuava. Ambas as competições no Joaquim Prestes, que é casa não só do futsal, mas também das lutas marciais”.
Categoria Sub 18-Masculino
-Lucas Kachuba Cordeiro, faixa Roxa, até 90 quilos, medalha de Ouro;
-Ronan Marcelo Batista, faixa Marrom, até 50 quilos, medalha de Ouro;
-Gunnar Wingrien Gabriel Sousa, faixa Verde, + 100 quilos, medalha de prata;
Categoria Sub 18 –Feminino
Kathlenn Renata Cruz da Silva, faixa Roxa, até 52 quilos, medalha de Ouro;
Katiele Federle de Oliveira, faixa Marrom, até 63 quilos, medalha de Bronze;
Categoria Marrom e Preta- Oficial
José Douglas Bonato, faixa Marrom, até 90 quilos, medalha de Ouro.
Francisco Gazonni, + 100 quilos, medalha de Ouro;
Marcel Gabardo do Valle, até 80 quilos, medalha de Prata;
Ronan Marcelo Batista- até 55 quilos, medalha de bronze.