sexta-feira, 21 de março de 2014

Resumo de notícias

 
comissao mec (1)
Comissão do MEC visita Guarapuava para implantação do curso de Medicina
Na manhã desta quinta-feira (20), uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) foi recebida na Prefeitura de Guarapuava pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários, vereadores, representantes das faculdades particulares da cidade e dos órgãos de saúde do município. Formada por professores da área de medicina, a comissão fica até sexta-feira (21) na cidade, avaliando as estruturas e os programas de saúde existentes, como o Hospital São Vicente de Paulo, unidades básicas de saúde e a nova UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento). “O objetivo é relatar ao MEC o que Guarapuava oferece, no sentido de que essas informações possam colaborar para a criação de um curso de medicina em Guarapuava”, afirmou Geraldo Cunha Cury, um dos integrantes da comissão.
O relatório dos avaliadores do MEC é uma das principais etapas para implantação do curso de Medicina em Guarapuava, processo iniciado em 2013, com a abertura de um edital do Governo Federal específico para instituições de ensino superior privadas. O prefeito Cesar Filho destacou que a cidade atende aos principais requisitos do ministério, tendo a estrutura necessária, profissionais qualificados e uma política de saúde que vem apresentando resultados significativos. “Este é um pleito de décadas. Além de tecnicamente preparada, Guarapuava vive um momento de mudanças. A vinda de um curso de Medicina representaria a consolidação desse retorno ao crescimento, da afirmação de nossa cidade enquanto polo regional. Guarapuava se firmar como referência em ensino e saúde significa um ganho para toda a nossa região”, declarou o prefeito.

Prefeitura constrói passarelas de acesso sobre córregos
A Secretaria Municipal de Obras está trabalhando na construção de passarelas de acesso sobre córregos na Vila Carli, Primavera e Alto Cascavel. “São obras emergenciais, para garantir a segurança da população desses bairros, uma vez que a passagem entre muitas ruas é feita somente através dessas pontes”, explica o secretário de Obras, Ivanês Joséfi.
De acordo com o Diretor da Secretaria de Obras e responsável pelas obras das novas passarelas, Luiz Carlos Dalla Vecchia, os próprios moradores haviam feito passagens improvisadas e muito precárias nos locais. “Os moradores tiveram que improvisar com pequenas tábuas para garantir o acesso ao outro lado da rua. Agora estamos fazendo pontes de acesso para que a população possa ter seu direito de ir e vir garantido, com segurança”.
Para José Acir da Luz, que é cadeirante e mora no bairro Primavera, as novas pontes construídas sobre os córregos vão garantir a sua mobilidade perto de casa. “Por causa da cadeira de rodas, quase nunca posso atravessar a rua para visitar minha avó que mora do outro lado. Muitas vezes, tenho que ir de carro. Mas agora, essa passarela de acesso vai facilitar a passagem de todos os moradores e garantir a nossa segurança, principalmente das crianças e estudantes aqui do bairro”, afirma o morador.
Prefeitura e produtores rurais do Guaraicá se reúnem para discutir roteiro turístico
Na última terça-feira (18), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram com mais de 40 agricultores na sede da Associação dos Produtores Rurais do distrito Guairacá. Entre as pautas, demandas dos moradores da região, apresentação de projetos da prefeitura e o planejamento do roteiro turístico “Caminhos de São Francisco”.
Os produtores receberam instruções da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo a respeito do atendimento no turismo rural, bem como a proposta para 2ª Caminhada Internacional na Natureza de Guarapuava, a ser realizada no entorno do Parque do Salto São Francisco. Outro tópico foi o Programa Cidade Empreendedora, com destaque ao apoio na forma de qualificação, treinamentos e linhas de crédito para pequenos empreendedores rurais. Por parte da Secretaria de Agricultura, a discussão foi sobre os incentivos do programa municipal Vida Rural para produção da agricultura familiar inserida, também, no turismo rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário