terça-feira, 15 de outubro de 2013

Rede Mãe Paranaense capacita profissionais da saúde em Guarapuava

IMG_9023
Aconteceu, nesta terça-feira (15), na Faculdade Guairacá, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a 5ª Regional de Saúde, uma série de oficinas que integram a Rede Mãe Paranaense. O programa, uma iniciativa da Secretária de Saúde do Estado, propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no primeiro ano de vida. O evento iniciou pela manhã com a presença do secretário de Saúde, Stefan Negrão, do chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano, e representantes da Secretaria de Saúde do Estado.

Médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, agentes comunitários, fonoaudiólogos, dentistas e farmacêuticos do município participaram de cinco oficinas ministradas por profissionais renomados, como o ginecologista e obstetra Paulo Mercir; o professor em reprodução humana, da Universidade Federal do Paraná, e especialista em esterilidade, violência sexual, contracepção, planejamento familiar e sexualidade, Rosires Pereira de Andrade; a ginecologista da Sesa, Maria Alice Panichi; o ginecologista do Hospital Evangélico de Curitiba, Marcelo Guimarães; o ginecologista da Sesa e do Hospital do Trabalhador, Marcos Takimura, que abordaram vários temas, como pré-natal, pré-parto, parto, puerpério e assistência à mulher vítima da violência.

Segundo o secretário Stefan Negrão, além de proporcionar maior qualidade de vida às gestantes, a Rede Mãe Paranaense vai qualificar os profissionais que atuam nos pontos de atenção da rede de saúde. “Por meio de programas de educação permanente, como as oficinas que aconteceram hoje, as futuras mães guarapuavanas, assim como as de todo Paraná, vão ter mais segurança e conforto durante toda gestação”, afirma.

Prefeitura de Guarapuava homenageia professores e educadores infantis

jantar dia do professor (143)
A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura organizaram uma noite especial, com homenagens, emoção e alegria, para comemorar o Dia do Professor e Educador Infantil (15 de outubro). O Pahy Centro de Eventos, nesta segunda-feira (14), foi preparado especialmente para receber as convidadas e convidados. Durante o evento, foram entregues os prêmios Atlas Ambiental e Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira que valorizam práticas pedagógicas exitosas da educação municipal.

Na entrega dos prêmios, o prefeito Cesar Silvestri Filho apontou que ações como essa fazem com que o município encontre a excelência na educação. “É apostando e acreditando em profissionais como vocês, que são fundamentais para o desenvolvimento, que teremos uma geração mais competente. Por isso temos que parar de olhar um pouco para fora e começar a olhar mais para nós, pois muito do que almejamos está dentro do município. Esta noite é o momento de reconhecer isso”, destaca Cesar Filho, que entregou os prêmios junto com a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran. “Como mãe, eu sou grata à profissão de vocês, que, com dedicação, paciência e criatividade, são a base da formação dos profissionais do amanhã”, salienta Eva.

Com o objetivo de incentivar o uso do material cedido pela Cooperativa Agrária, o prêmio Atlas Ambiental foi destinado a professores do 4º ano do Ensino Fundamental, que elaboraram um plano de trabalho sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula com a obra. A comissão julgadora, composta por representantes de Agrária, da Basf, da Unicentro e da comunidade, elegeram como vencedora a professora Mônica Banekez, da Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques. Ela ganhou um notebook e uma visita com seus alunos ao distrito de Entre Rios. O segundo lugar recebeu um tablet 11 polegadas e o terceiro, um tablet 7 polegadas.

O prêmio Evelin Elizabeth Deflon Siqueira foi criado para homenagear a professora que por 43 anos foi professora municipal. Emocionada, ela contou algumas histórias engraçadas e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Os alunos estão cheios de informações por todos os lados e os professores têm que inovar para despertar o interesse dos alunos, por isso a iniciativa do prêmio é maravilhosa. Ações assim são uma maneira de fazer com que os professores se sintam motivados a inovar na sala de aula”, opina, “tia Evelin”, que hoje tem 67 anos e está aposentada há 4.

Dividido em duas categorias – Educadores infantis e Professores do Ensino Fundamental, o prêmio Evelin Elizabeth Deflon Siqueira teve 103 inscritos. O julgamento foi feito por profissionais da Faculdade Guairacá e de outras instituições. O primeiro lugar ganhou um notebook e uma bolsa de pós-graduação na Faculdade Guairacá; o segundo, um netbook; e o terceiro, um tablet. A vencedora na categoria Educador Infantil foi Paula Caroline Mila. O prêmio de Educação Fundamental ficou com Analine Aparecida Veloso.

O jantar em homenagem aos professores e educadores infantis teve a presença da Banda Jovem de Guarapuava. O Juca Bala, personagem do humorista Toco, contagiou a todos com muita alegria. Os profissionais da Educação aproveitaram cada momento de confraternização, que finalizou ao som e talento do Grupo Contemplação.



Premiados

Atlas Ambiental:

1º – Mônica Banekez (Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques)
2º- Francielli Ploger (Escolar Municipal Iná Ribas Carli)
3º – Elza de Oliveira (Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques)

 Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira

Educador Infantil
1º – Paula Caroline Mila
2º – Patrícia Grazilli Gonçalves
3º- Monaliza Germano de Souza

Professor Ensino Fundamental
1º – Analine Aparecida Veloso
2º – Joelma Eleutério Chimiloski
3º – Márcia Aparecida de Souza Pereira