
Pela primeira vez, Guarapuava recebe três autoridades do primeiro escalão em um único evento
Mais de 200 pessoas compareceram ao Encontro de Lideranças Políticas do Setor Agropecuário na sexta-feira, 1° de abril, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.
O encontro reuniu os secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Jonel Nazareno Yurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), além do deputado estadual Cesar Silvestri Filho, entre outras autoridades do Estado, com o objetivo de discutir as políticas de governo a serem executadas nessa gestão.
A necessidade da votação do novo Código Florestal Brasileiro pautou o encontro, que também cumpriu o objetivo de apresentar, aos produtores rurais, os novos chefes regionais do governo do Paraná. Essa apresentação foi feita pelo deputado Cesar Filho.
Ortigara disse que a agricultura é a “mola mestre” da economia brasileira, gerando riquezas e que precisa de atenção do governo. “Temos um conjunto de ações ligadas à melhoria da condição de competitividade da nossa produção e a melhoria da vida no campo”, comentou.
Segundo Yurk, na secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já estão em fase de implantação vários projetos. Um deles diz respeito à destinação correta dos resíduos sólidos. “A nova política de resíduos sólidos visa eliminar todos os lixões e dar uma destinação adequada aos resíduos”, comentou.
Silvestri acompanhou as apresentações e disse manter o interesse em conectar ações das secretarias e produtores rurais. “Essa uma oportunidade única que os produtores rurais têm para discutir com todas as lideranças do setor agropecuário”, ressaltou.
Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o evento foi extremamente positivo, já que aproximou a classe produtora rural do governo estadual e fomentou o debate de assuntos ligados ao setor.
No final do evento, o Sindicato Rural entregou uma carta aberta aos secretários, com uma série de reivindicações na área de meio ambiente, logística, infra-estrutura, agricultura, pecuária, insegurança jurídica, sanidade animal e vegetal.
Com a reunião de três autoridades do primeiro escalão em um único evento, Botelho acredita que “finalmente, o setor agropecuário começa a ser visto com outros olhos. Certamente, as pessoas estão se dando conta de que o superávit na balança comercial brasileira se deve à agricultura. Segundo informações do Ministério da Agricultura, o saldo comercial brasileiro nos últimos 20 anos (1989 a 2009) foi de U$ 307,34 bilhões, sendo U$ 494,33 bilhões do agronegócio, ou seja, sem o agronegócio o saldo foi de U$ 186,99 negativo. Fica claro que o setor agropecuário vem sendo responsável, nos últimos anos, pelo sucesso da economia do país. Diante o potencial de crescimento que o Brasil possui no agronegócio, com o apoio do governo poderemos produzir cada vez mais, com tranqüilidade e paz no campo, por um Brasil ainda melhor”, destacou.
Também compareceram ao evento os prefeitos Sebastião Campos (Reserva do Iguaçu) e Marcos Seguro (Turvo); o presidente da Emater – PR, Rubens Ernesto Niederheitmann, o presidente do Instituto das Águas, Marcio Fernando Nunes; o presidente do Instituto Terras, Cartografia e Geociências, Amílcar Cavalcante Cabral; Luiz Dâmaso Gusi, presidente da Ceasa-PR e o presidente da Codapar-PR, Silvestre Dimas Staniszewski.
Assessoria de Imprensa – Release 425 – 04.04.2011
Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br