sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro de lideranças políticas discute agropecuária e reforça necessidade da votação do Código Florestal‏



Pela primeira vez, Guarapuava recebe três autoridades do primeiro escalão em um único evento

Mais de 200 pessoas compareceram ao Encontro de Lideranças Políticas do Setor Agropecuário na sexta-feira, 1° de abril, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.

O encontro reuniu os secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Jonel Nazareno Yurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), além do deputado estadual Cesar Silvestri Filho, entre outras autoridades do Estado, com o objetivo de discutir as políticas de governo a serem executadas nessa gestão.

A necessidade da votação do novo Código Florestal Brasileiro pautou o encontro, que também cumpriu o objetivo de apresentar, aos produtores rurais, os novos chefes regionais do governo do Paraná. Essa apresentação foi feita pelo deputado Cesar Filho.

Ortigara disse que a agricultura é a “mola mestre” da economia brasileira, gerando riquezas e que precisa de atenção do governo. “Temos um conjunto de ações ligadas à melhoria da condição de competitividade da nossa produção e a melhoria da vida no campo”, comentou.

Segundo Yurk, na secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já estão em fase de implantação vários projetos. Um deles diz respeito à destinação correta dos resíduos sólidos. “A nova política de resíduos sólidos visa eliminar todos os lixões e dar uma destinação adequada aos resíduos”, comentou.

Silvestri acompanhou as apresentações e disse manter o interesse em conectar ações das secretarias e produtores rurais. “Essa uma oportunidade única que os produtores rurais têm para discutir com todas as lideranças do setor agropecuário”, ressaltou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o evento foi extremamente positivo, já que aproximou a classe produtora rural do governo estadual e fomentou o debate de assuntos ligados ao setor.

No final do evento, o Sindicato Rural entregou uma carta aberta aos secretários, com uma série de reivindicações na área de meio ambiente, logística, infra-estrutura, agricultura, pecuária, insegurança jurídica, sanidade animal e vegetal.

Com a reunião de três autoridades do primeiro escalão em um único evento, Botelho acredita que “finalmente, o setor agropecuário começa a ser visto com outros olhos. Certamente, as pessoas estão se dando conta de que o superávit na balança comercial brasileira se deve à agricultura. Segundo informações do Ministério da Agricultura, o saldo comercial brasileiro nos últimos 20 anos (1989 a 2009) foi de U$ 307,34 bilhões, sendo U$ 494,33 bilhões do agronegócio, ou seja, sem o agronegócio o saldo foi de U$ 186,99 negativo. Fica claro que o setor agropecuário vem sendo responsável, nos últimos anos, pelo sucesso da economia do país. Diante o potencial de crescimento que o Brasil possui no agronegócio, com o apoio do governo poderemos produzir cada vez mais, com tranqüilidade e paz no campo, por um Brasil ainda melhor”, destacou.

Também compareceram ao evento os prefeitos Sebastião Campos (Reserva do Iguaçu) e Marcos Seguro (Turvo); o presidente da Emater – PR, Rubens Ernesto Niederheitmann, o presidente do Instituto das Águas, Marcio Fernando Nunes; o presidente do Instituto Terras, Cartografia e Geociências, Amílcar Cavalcante Cabral; Luiz Dâmaso Gusi, presidente da Ceasa-PR e o presidente da Codapar-PR, Silvestre Dimas Staniszewski.

Assessoria de Imprensa – Release 425 – 04.04.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Parlamentar pede a construção de destacamento do 16.º Batalhão da PM no Distrito de Entre Rios



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho fez uma reivindicação ao secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, para autorizar a construção do destacamento do 16.º Batalhão da Polícia Militar no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em uma área já cedida pelo município. A solicitação foi feita por meio de indicação aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná no último dia 29 de março.

Cesar Filho explicou que o destacamento atualmente está no pátio do Setor Industrial da Cooperativa Agrária, local considerado inadequado e com acesso impróprio. “É necessário fazer a transferência da unidade para um espaço com instalações adequadas, de fácil acesso ao público e afastado do tráfego intenso de veículos de carga para melhorar o atendimento à população”, comentou.

Para permitir essa transferência, a Cooperativa Agrária se comprometeu a construir três casas para os policiais militares. Entretanto, essa mudança depende da autorização do Governo do Estado. “Mesmo com a garantia do terreno e da obra, todas as negociações com o governo anterior inviabilizaram a transferência”, explicou.

Em janeiro de 2011 serão comemorados os 60 anos da colonização suábia – imigrantes do oeste da Alemanha, região do Rio Danúbio –, no Paraná, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A comunidade está programando uma série de festividades, com a presença de convidados de outros estados e até de outros países. “Seria muito importante que estas obras estivessem prontas até o início das comemorações da comunidade, que se instalou ali e contribuiu muito para o desenvolvimento da região”, reforçou Cesar.

Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337

Dormir bem e ser menos estressado ajudam a combater obesidade



Se você precisa perder peso, tente começar essa tarefa reduzindo seu estresse e dormindo bem. Essa é a receita de médicos do Centro Nacional de Saúde, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores avaliaram 500 pessoas para descobrir o impacto do sono, estresse, depressão e do hábito de ver TV e usar computador sobre a perda de peso. Todos os voluntários estavam tentando perder ao menos 5 kg.

Os resultados mostraram que as pessoas com mais chances de atingir o objetivo eram os menos estressados e os que dormiam entre seis e oito horas por noite. O estudo foi publicado no periódico científico International Journal of Obesity.

O médico Charles Elder, um dos autores do estudo, explica a receita para a perda de peso.

- Algumas pessoas devem simplesmente cortar seus compromissos e ir para a cama mais cedo. Já outros devem fazer exercícios que reduzam o estresse e ajudem a dormir. Para alguns, técnicas como a meditação podem ajudar.

O estudo
Os participantes foram convidados a perder 5 kg em seis meses. Nesse período, eles passaram por encontros semanais, em que recebiam dicas de alimentação e exercícios. Os voluntários também responderam a questionários sobre insônia, estresse, depressão e o uso de TV e computador.

Os resultados mostraram que o sono e o estresse tinham influência sobre a perda de peso, enquanto a depressão e o tempo na frente da TV ou do computador não tinham.

Apesar dos resultados, os autores ressaltaram que a descoberta não se aplica a qualquer pessoa que esteja tentando perder peso. Segundo os cientistas, os voluntários estavam bastante motivados e 90% deles tinham concluído algum curso de graduação.

Mandato de prefeito é cassado e Bituruna, no Paraná, terá nova eleição



Os 11.224 eleitores de Bituruna, município do Centro-Sul do Paraná, vão votar e escolher novamente um novo prefeito. A determinação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Ricardo Lewandoski.

As contas do atual prefeito da cidade, Remi Ranssolin (PTB), referentes ao período de 2000 a 2004 foram reprovadas e ele teve o mandato cassado. O ministro determinou ainda que o presidente da Câmara de Vereadores de Bituruna, Romilto Casamali ( ), assuma interinamente o cargo de prefeito até a realização eleitoral das novas eleições.

A data da nova eleição deve ser definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Segundo o chefe do gabinete da Prefeitura de Bituruna, Marcelo Bet, os advogados de Ranssolin já preparam um recurso.

Blog destaca medida de Cezar Silvestri



Pavimentação

O secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, Cezar Silvestri, foi destaque em vários blogs. Ele assinou, uma ordem de serviço no valor de R$ 1.548.311,97 para Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o dinheiro servirá para atender uma antiga reivindicação da população campolarguense.

“Sabemos da necessidade das melhorias no bairro Dona Fina, no distrito de Ferraria. Consideramos essa uma obra essencial para a população de Campo Largo Dentro de pouco tempo os habitantes poderão contar com ruas totalmente revitalizadas,” afirmou.

Os recursos, provenientes de financiamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU), serão usados para pavimentação da Rua Arapongas (trecho entre Estrada Mato Grosso e a Rua Tucano) e da Rua Curió (entre a Rua Arapongas até seu final).

“Além de terraplanagem, serão executadas obras de drenagem, pintura, paisagismo, urbanização e sinalização de trânsito,” acrescentou Silvestri.

De acordo com o prefeito da cidade, Edson Basso, as obras vão melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “A pavimentação é muito antiga, existe necessidade de um bom calçamento para pedestre, além da melhoria do sistema de drenagem. Creio que a iniciativa providenciará maior segurança e conforto para os moradores”, informou, destacando que o bairro aguardava há cerca de 15 anos por melhorias na infraestrutura.

“Faço um agradecimento público ao Governador Beto Richa e ao secretário Cezar Silvestri por estarem atendendo essa importante reivindicação do município”, enfatizou o prefeito. O projeto deve ser concluído em até 180 dias.

Hoje: Encontro de lideranças políticas e produtores rurais‏



O Sindicato Rural de Guarapuava promove hoje às 19 horas, no anfiteatro da entidade, um encontro entre lideranças políticas ligadas ao setor agropecuário e produtores rurais da região.

Estão confirmadas as presenças dos secretários Norberto Anacleto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Jonel Nazareno Iurk (Meio Ambiente) e Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), além do deputado estadual Cezar Silvestri Filho, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto e presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes.

A reunião tem a pauta focada em assuntos relacionados ao agronegócio e visa apresentar aos produtores rurais os planos de ações voltados ao setor agropecuário. “Queremos aproximar a classe produtora rural desses representantes políticos, promovendo um debate sobre os assuntos que hoje são prioridades para a agricultura e pecuária”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

FAEP leva 4 mil produtores rurais a Brasília


Agricultores e pecuaristas de todo o Brasil vão ao Congresso pedir urgência na votação do Código Florestal. Manifestação será na próxima terça-feira (5)


Mais de 4 mil produtores rurais do Paraná estarão em Brasília na próxima terça-feira (5) para pedirem à Câmara Federal urgência na votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo ao Código Florestal. A manifestação é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que levará ao Congresso Nacional milhares de produtores de todo o Brasil.

No Paraná, a mobilização dos produtores foi feita pelo Sistema FAEP com o apoio dos sindicatos rurais de cada município. Cerca de 100 ônibus foram fretados para levar os produtores paranaenses à capital nacional. As caravanas começam a ganhar as rodovias rumo a Brasília já neste final de semana.

Urgência na votação

Os produtores rurais querem urgência na votação do substitutivo ao Código, principalmente porque no próximo dia 11 de junho vence o prazo dado pelo decreto nº 7.029/09 para que os proprietários rurais averbem suas Reservas Legais. Caso contrário, serão autuados pelos órgãos ambientais.

O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, ressalta a importância da concentração de produtores: “A manifestação é para mostrar aos deputados que é necessário mudar o Código Florestal, que transformou o produtor rural em criminoso e que isso seja feito rapidamente”, explica.

Além disso, o Código, segundo Ágide, contém dispositivos perversos que restringem a produção agropecuária, como a Reserva Legal de 20% nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, “onde 90% são pequenas propriedades”, afirma. Para a FAEP, “o Código Florestal não atende à realidade do Brasil, um país que está se tornando líder mundial no agronegócio”.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente a área de florestas no Brasil ocupa 60,7% superando de longe os Estados Unidos, Canadá e China, econômica e territorialmente os grandes países do mundo. A área ocupada pela agropecuária é de 296,6 milhões de hectares, ocupando 34,8% do território brasileiro, contra os 60,7% das florestas.

Serviço

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social Sistema FAEP

Telefone: (41) 2169-7954

Att


Assessoria de Comunicação Social
41 21697954
Rua Marechal Deodoro, 450 . 14º andar . Curitiba-PR

Unicentro é a 65ª em ranking de universidades



Desde 2004, o Ministério da Educação da Espanha realiza e publica duas vezes por ano uma pesquisa denominada Webometrics. A última edição, de janeiro de 2011, mostrou a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) na 65ª posição no ranking nacional, 153ª na América Latina e 1980ª na lista mundial.

Os indicadores do Webometrics consideram o conteúdo de cada instituição na internet, especialmente os relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na web é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação de saber.

De acordo com a pesquisa, em 2007, a Unicentro era a 96ª colocada no ranking nacional e a 4259ª no mundial. Para o reitor, professor Vitor Hugo Zanette, “os números da Webometrics apenas demonstram que estamos no caminho certo em nosso processo de internacionalização da Unicentro, que passa, obviamente, pela divulgação científica na internet”.

Já o vice-reitor, professor Aldo Nelson Bona, declarou que esse é um processo pelo qual a atual administração tem trabalhado. “Estamos buscando essa visibilidade internacional, que nada mais é do que o reflexo do trabalho e da produção de nossos professores, agentes universitários e acadêmicos”, concluiu.

A Webometrics avalia mais de 17,7 mil instituições de ensino superior de 199 países. Os resultados da pesquisa podem ser conferidas no site: www.webometrics.info.


_____________________________________

História da Mídia 2011 recebe 200 trabalhos científicos


O 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em História da Mídia (História da Mídia 2011) recebeu cerca de 200 trabalhos científicos para apresentação entre os dias 28 e 30 de abril deste ano, no Campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. Originários do Brasil (de diversos Estados), da Argentina, Inglaterra e Austrália, o evento (www.unicentro.br/historiadamidia2011) terá ainda atrações culturais, debates, sessões plenárias e duas conferências especiais, co Jean-Yves Mollier (Universidade de Saint Quentin/Versalhes, França) e Reynaldo Castro (Universidad Nacional de Jujuy, Argentina). A lista de trabalhos aprovados será divulgada no próximo dia 5 de abril, na homepage do evento ( www.unicentro.br/historiadamidia2011 ).

O Encontro é promovido pelo Departamento de Comunicação Social da Unicentro (Decs) e pelo grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), ambos vinculados à Unicentro, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e com a Globo Universidade, braço educacional do grupo de mídia Organizações Globo.

Uma delegação de estudantes e professores argentinos é esperada também para o Encontro. No âmbito da Unicentro, há autores (que enviaram seus papers ) vinculados à Comunicação, Letras, História, Arte-Educação e Pedagogia.


_____________________________________

Ciclo de Cinema e Filosofia no Campus Santa Cruz


O grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Filosofia da Unicentro realiza no dia 5 de abril, no Cinema do Campus Santa Cruz, em Guarapuava, a primeira etapa do Ciclo de Cinema e Filosofia. O evento ocorre das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

O objetivo do projeto é desenvolver oficinas que trabalhem a relação entre o cinema e a filosofia, encontrando no primeiro uma forma de auxiliar no ensino e reflexão filosófica. Nesta primeira etapa o tema será: Identidade pessoal e natureza humana no cinema e na filosofia.

Além dessa primeira etapa o ciclo será realizado em outros três momentos, durante o ano de 2011: durante o VI Congresso Internacional de Filosofia, que se realizará de 30 de maio a 3 de junho; no mês de agosto; e durante a Semana de Filosofia, em novembro.

As inscrições serão realizadas no local e a participação é aberta à comunidade acadêmica e também à comunidade externa, especialmente professores de filosofia que atuem no ensino médio.

Mais informações no site: http://petfilosofiaunicentro.webnode.com.br.


_____________________________________

Companhia Arte e Manha estreia nova peça teatral na Unicentro


Na próxima quinta-feira (31), às 20h30, a Companhia Arte e Manha irá apresentar a nova montagem da peça “Tramas e Dramas”. O evento será no Auditório Francisco Contini do Campus Santa Cruz, da Unicentro, com entrada ao custo de R$ 10,00 (meia-entrada R$ 5,00)

A peça é uma comédia que faz uma viagem pelo universo burlesco de uma companhia de teatro em decadência. As tramas e os dramas da vida real dos atores e de seus personagens fazem parte de toda a história.

A Arte e Manha também apresentará a peça “Tramas e Dramas” no Festival de Teatro de Curitiba, no início do mês de abril.

Cesar Filho pede reforço nos programas de atendimento a dependentes químicos



Preocupado com o crescimento do consumo de drogas pela juventude, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho se reuniu nesta segunda-feira (28) com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para discutir o reforço aos programas de atendimento aos dependentes químicos no Paraná. A presidente da comunidade terapêutica Desafio Jovem Agatha de Guarapuava, Sônia Zanelatto, acompanhou o parlamentar e apresentou à secretária o projeto da instituição, que atualmente trabalha com 15 dependentes químicos, mas quer ampliar sua capacidade para atender até 30 pessoas.
Fernanda Richa destacou que estruturar uma política estadual de combate às drogas no Paraná é essencial, em função de sua localização geográfica, e está inclusive no plano de governo de Beto Richa. Cesar Filho argumentou que o problema precisa ser trabalhado em várias frentes, de forma preventiva, repressiva e terapêutica, para que os resultados sejam efetivos. “O Paraná tem instituições com grande experiência no tratamento de dependentes químicos, mas ampliar este tratamento especializado para um número maior de pessoas depende de parcerias e convênios com entidades privadas e com o poder público”, comentou.
Na Assembleia Legislativa, Cesar Filho integra a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento de Políticas Públicas Antidrogas, bloco parlamentar suprapartidário que visa à elaboração de uma agenda legislativa para discutir amplamente a questão da drogadição no Paraná.

Polícia elucida assassinato de adolescente e sequestro de bebê



A polícia paranaense elucidou o homicídio da adolescente Paloma dos Santos Agostinho e o sequestro do seu filho recém-nascido. Segundo o delegado Gil Rocha Tesserolli, de São José dos Pinhais, a suspeita Eva Cássia Ferrarezi Zeglan, 40 anos, confessou, nesta quinta-feira (31), ter levado o bebê depois de assassinar a adolescente. A polícia investiga se a mulher iria ficar com a criança, como afirmou no depoimento.

O delegado Hamilton da Paz, chefe da Divisão Metropolitana, ressaltou o trabalho conjunto das delegacias de Guaratuba, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, que tornou possível a rápida elucidação do crime. “Os delegados e policiais agiram com muita rapidez e eficiência. Também foi fundamental a ação da recém-criada agência de inteligência da Polícia Civil, que monitorou a suspeita”.

O corpo de Paloma, de 16 anos, foi encontrado em uma estrada rural, no bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, no sábado (26). O bebê foi deixado, na tarde de terça-feira (29), na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Guaraniaçu, no Oeste do Estado.

Junto à criança foi encontrado um bilhete, informando que o recém-nascido havia sido vendido por R$ 1,5 mil e que a mãe havia sido deixada com vida pelo suposto casal que tinha a intenção de cuidar do bebê. Porém, em seu depoimento, Eva admitiu ter deixado o bebê na igreja e escrito o bilhete com informações falsas, na tentativa de despistar a polícia.

Conforme levantamento da polícia, Eva tinha uma casa vizinha à da mãe de Paloma, em Guaratuba, e assediou a jovem para que lhe vendesse a criança por R$ 1.500. Eva levou Paloma e o bebê ao hospital para o teste do pezinho e depois os trouxe a São José dos Pinhais, onde daria o dinheiro a Paloma.

“Ela fez empréstimo bancário para conseguir a quantia. Paloma, no entanto, se arrependeu e quis desfazer o trato. As duas brigaram e Eva sufocou e enforcou a adolescente com um pano e depois se desfez do corpo”, descreveu o delegado.

Em seguida, a suspeita voltou a Guaratuba, apanhou os filhos, retornou a São José dos Pinhais e viajou para Foz do Iguaçu. No caminho, deixou o bebê em Guaraniaçu. Eva foi presa em companhia de três filhos, em Santa Terezinha de Itaipu, na quarta-feira (30). No momento da prisão, a polícia encontrou no carro que ela dirigia a certidão de nascimento do bebê, documentos de identidade dos pais, fraldas, mamadeiras e roupas.

Governador entrega nova escola no município de Ibaiti



O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (31), em Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná, mais uma escola pública da rede estadual de ensino. As novas instalações do Colégio Estadual Margarida Franklin Gonçalves têm 2,5 mil metros quadrados de área construída e beneficiam mais de 400 alunos dos ensinos fundamental e médio, nos três turnos. Foram investidos R$ 2,9 milhões.

Richa reforçou que a educação é a prioridade absoluta em seu governo. “O desenvolvimento de uma região se explica pelo nível de educação do seu povo. Com educação avança a área de saúde, a segurança e o emprego”, disse. O governador lembrou que iniciou sua carreira política na região como deputado estadual.

Durante o evento, foi anunciado que será assinada, até o fim deste semestre, a liberação de recursos para a construção do Colégio Estadual de Educação Profissionalizante de Ibaiti. A obra está estimada em R$ 6 milhões, com mais R$ 2 milhões em equipamentos. A nova escola formará profissionais nas áreas da agricultura, comércio e serviços para o desenvolvimento da região.

“A escola profissionalizante dará ao filho do agricultor da região a qualificação profissional para se integrar ao mercado de trabalho”, disse o prefeito Luiz Carlos dos Santos Peté.

EDUCAÇÃO – O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, destacou que as políticas públicas da área estão sendo planejadas de modo a melhorar a qualidade do ensino na rede estadual: “Estamos discutindo com toda a comunidade escolar os projetos para a educação. Além da parte pedagógica, vamos intervir com obras nas escolas que estão precisando de reparos”.

Arns ainda ressaltou que a nova escola pertence a toda a comunidade escolar e o cidadão deve participar do processo de melhoria do ensino. “Esta escola é de todos e toda a comunidade precisa cuidar com carinho deste espaço, com discussões para que o aluno tenha o melhor ensino e que o professor e o funcionário tenham a melhor escola”, afirmou.

A diretora da escola, Sandra Mara da Silva, conta que já foi solicitada à Secretaria da Educação a criação de um curso técnico para formar o tipo de mão de obra adequada ao perfil da região, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local.

“Reinvidicamos a criação de um curso técnico na área do açúcar e do álcool para qualificar os profissionais para o trabalho em usinas, já que a cana de açúcar é a base da agricultura local”, sugeriu.

ESTRUTURA – O antigo prédio do colégio inaugurado pelo governador era dividido com a rede municipal de ensino. Agora, os estudantes podem usufruir de laboratórios de informática e Ciências Físicas e Biológicas.

São 10 salas de aula, cinco salas administrativas, cozinha e refeitório espaçoso, sala multiuso, biblioteca e quadra esportiva coberta. A escola é adaptada para portadores de necessidades especiais, com rampas de acesso e banheiro adaptados.

O novo laboratório de informática é o preferido pelo estudante Gabriel Moraes Mariano, 15 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio. “Assim a motivação para estudar aumenta. É a nossa conquista do direito de ter uma educação de qualidade em um espaço digno.”

Para a estudante da sexta série Isabela Cristina Lima Crispim, de 11 anos, a nova escola é a realização de um sonho da comunidade. “Nós, alunos e professores, teremos aulas mais divertidas e dinâmicas, com aprendizado melhor, porque a nova escola tem mais condições para isso”, afirmou.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; os secretários estaduais de do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli e da Agricultura, Norberto Ortigara; os deputados federais César Silvestri e Alex Canziani, e os deputados estaduais Stephanes Junior e Pedro Lupion.