sábado, 8 de fevereiro de 2014

Resumo de notícias



visita desembargadora


Desembargadora visita Guarapuava e garante investimentos para segurança da mulher


 Na tarde desta quinta-feira (6), o prefeito Cesar Silvestri Filho, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, e o procurador geral do município, Fábio Decker, receberam a visita da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado, Denise Krüger Pereira, e da juíza titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba, Luciane Bortoleto. Durante a reunião, a desembargadora destacou investimentos que serão feitos no município com o objetivo de aumentar a segurança das mulheres.
 Segundo Denise, Guarapuava será a segunda cidade do Paraná na qual haverá a implantação do botão do pânico, um dispositivo que é acionado em caso de violência. “O botão do pânico estará sempre próximo à mulher, preso a sua roupa, garantindo o poder de pedir socorro imediato de qualquer lugar e horário, pois estará conectado diretamente à polícia. Será feito um cadastro com a foto da agredida, foto do agressor, endereço e telefone. Quando a mulher aperta o botão, os dispositivos da polícia são acionados e a viatura mais próxima do local fará o atendimento. É uma maneira de agilizar e oferecer proteção a todo o momento para as vítimas de violência”, destacou a desembargadora. “Estamos trabalhando e nos esforçando para mudar a realidade da violência contra a mulher. É uma garantia de que elas não estarão sozinhas e abandonadas”, afirmou o prefeito Cesar Filho.
 De acordo com a secretária Eva Schran, Guarapuava sediará em março deste ano um encontro estadual que vai reunir lideranças do Paraná em uma mobilização pelos direitos da mulher e pela efetividade da Lei Maria da Penha. “É um grande avanço para todas as mulheres. Estamos lutando diariamente para garantir os seus direitos”, destacou.
 Na mesma ocasião, a juíza da 1ª Vara Criminal de Guarapuava, Carmen Zolandeck Mondin, entregou à desembargadora um pedido para implantação de uma 3ª Vara Criminal no município. “O número de crimes aumentou nos últimos anos. Necessitamos de mais um órgão que auxilie na redução dessas demandas”, justificou.

Comitiva visita Parque Tecnológico Itaipu
 Na próxima segunda-feira (10), uma delegação da Prefeitura de Guarapuava fará uma visita técnica ao PTI (Parque Tecnológico Itaipu). O objetivo é conhecer os programas, projetos e ações realizados nas instalações do parque, além de identificar potenciais parcerias. Compõem a comitiva os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, de Habitação e Urbanismo e de Obras, Flavio Alexandre, e de Planejamento, Raquel Virmond Dalla Vecchia, além do diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Sequeira, e professores da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).
 “Vamos cumprir mais um compromisso determinado pelo prefeito Cesar Filho, que é fomentar e criar novas matrizes econômicas em nosso município com a instalação de um parque tecnológico industrial”, contou o secretário Sandro Abdanur. “Também vamos visitar o centro de convivência no Parque das Cataratas, que servirá de inspiração para o nosso projeto no Parque do Jordão, o qual fomos contemplados com R$ 1 milhão”, complementou.
 O PTI é um centro de ensino e pesquisa em educação, ciência e tecnologia, com parcerias com instituições de ensino público e privado no desenvolvimento de projetos nas áreas tecnológicas e científicas.

Guarapuavanos conhecem novas tecnologias expostas no Show Rural de Cascavel



show rural cascavel (1)


Uma caravana de Guarapuava esteve nesta quarta-feira (05) em Cascavel, onde acontece mais uma edição do Show Rural Coopavel, uma das principais vitrines no Brasil para novas tecnologias voltadas ao agronegócio e à agricultura familiar. O prefeito Cesar Silvestri Filho e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater integraram o grupo, coordenado pelo Sindicato Rural, com apoio da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). “É uma excelente oportunidade para todos nós que buscamos melhorar e diversificar cada vez mais a produção em Guarapuava. Em uma visita técnica como essa, conhecemos produtos, equipamentos e pesquisas, avaliando as melhores alternativas que podem ser implantadas no município”, afirmou o prefeito.
Espaço para as principais empresas de pesquisa e de equipamentos anteciparem as tendências para o agronegócio, o Show Rural também apresenta iniciativas práticas para os pequenos produtores. No estande da Emater, por exemplo, os guarapuavanos conheceram um espaço dedicado a estimular os filhos a continuarem o trabalho dos pais no campo e, assim, evitar o êxodo rural. A produção de hortaliças em ambiente protegido, sistemas de irrigação e processos de agroindustrialização são alguns dos projetos. “A atual administração está empenhada em melhorar a vida do homem do campo, por isso lançamos o Vida Rural, que abrange projeto em todas as áreas, como assistência técnica e habitação rural. Aqui vemos alternativas que podem se somar as que já estamos colocando em prática”, avaliou Cesar Filho, que viajou no ônibus da caravana de Guarapuava.
As máquinas para a recuperação de estradas rurais também chamaram a atenção, segundo o secretário municipal da Agricultura, Itacir Vezzaro. “A Prefeitura de Guarapuava auxilia na diversificação e na melhoria da vida dos trabalhadores, mas também estamos focados em fazer escoar essa produção, por isso observamos modelos de máquinas para a readequação de estradas rurais”, adiantou o secretário. Para o agricultor familiar Clairto Zorzi, a visita foi mais um estímulo para a implantação de uma agroindústria de leite na comunidade Monte Alvão, no Distrito do Guará. “Estou participando de cursos, recebendo assistência da Secretaria de Agricultura e me preparando para essa nova etapa. Estou montando a agroindústia para que meu filho, que tem 20 anos, continue no campo com qualidade de vida”, disse Zorzi.
Cesar Filho e Vezzaro também visitaram o estande da Fetaep (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná), onde se reuniram com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçando a parceria entre os governos estadual e municipal. “O Show Rural é importante para mostrar os programas existentes, principalmente de pesquisa e inovação tecnológica, aproximando o Estado ainda mais dos produtores e prefeituras”, comentou Ortigara. Na quarta-feira, o Show Rural recebeu 54 mil visitantes.