quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

UPA 24 horas começa a funcionar em 10 de março



7A partir do dia 10 de março, a população de Guarapuava contará com o atendimento na UPA 24 horas, construída no bairro Batel. A Prefeitura de Guarapuava entregará à população o prédio em plenas condições de funcionamento. A UPA é uma estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, reduzindo o tempo de espera nas duas urgências municipais – Trianon e Primavera. “A UPA estará com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para atender os guarapuavanos, com qualidade e eficiência”, reforça o prefeito Cesar Silvestri Filho, que inaugurou esta semana a UBS Rio das Pedras.
Dois técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade nesta quarta-feira (22) e constataram que Guarapuava está dentro do prazo para a entrega da UPA. Os profissionais integram a força-tarefa que acompanha as finalizações das unidades 24 horas em todo o país. “Ficamos muito satisfeitos em verificar que Guarapuava tem data de entrega, cumprindo o prazo e as determinações do Ministério da Saúde, pois vários municípios, inclusive no Paraná, desistiram e devolveram recursos”, relata Kátia Uchimura, apoiadora do gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, a unidade funcionará sete dias por semana para atendimento de urgência e emergência. “A atual administração está empenhada em garantir mais saúde aos moradores em todos os bairros e distritos. Com a entrega da UPA, daremos um importante passo neste sentido, somando a outras ações que estão ocorrendo no município, como por exemplo, as obras de adequação e ampliação de 12 unidades”.

Cesar Filho assina convênio para construção de mais 224 unidades habitacionais em Guarapuava





convenio jd patricia (26)


Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Cesar Silvestri Filho, o superintendente da Caixa Econômica Federal dos Campos Gerais, Luis Henrique Borgo, o gerente regional da Cohapar, Paulo Rosa de Souza, e o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, assinaram um convênio para construção de mais 224 unidades habitacionais. Os novos apartamentos serão construídos na rua Altair Ciro Gubert, no Loteamento Jardim Patrícia, Alto Cascavel. O empreendimento é financiado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. “Estamos trabalhando juntos para oferecer segurança e conforto para as famílias guarapuavanas que mais necessitam, através de um grande projeto habitacional. Pretendemos construir, até o fim da gestão, 3.000 unidades”, afirma Cesar Filho.
 Segundo o engenheiro civil e diretor técnico do projeto, Luiz Antônio Koppe, os 224 apartamentos serão divididos em 14 prédios, sendo três residenciais: Priscila, Boa Vista e São Francisco. “Essas novas unidades terão um padrão um pouco diferente dos 64 já construídos. Eles serão adaptados a portadores de necessidades especiais e adaptáveis para mudanças futuras”. As obras já iniciaram e a previsão é que estejam concluídas em até 12 meses. O superintendente Luis Henrique Borgo afirmou que até o fim de 2014 a Caixa terá investido mais de R$ 100 milhões. “Pretendemos entregar até o final do ano 1.500 novas residências”.
 De acordo com o secretário Flávio Alexandre, os critérios de seleção para as famílias cadastradas serão os mesmos utilizados na seleção dos 64 apartamentos do Residencial Patrícia, que devem ser entregues ainda em fevereiro. “Seguiremos rigorosamente os critérios. É um processo transparente onde vamos beneficiar as famílias que realmente necessitam. O objetivo do prefeito Cesar Filho é trabalhar e tornar realidade o maior projeto habitacional de Guarapuava”.