segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cesar Filho recebe confirmação da compra de equipamentos para unidade de saúde de Prudentópolis‏



A Unidade de Atenção Primária da Saúde da Família de Prudentópolis deve entrar em funcionamento dentro de, no máximo, 60 dias. O deputado estadual Cesar Silvestri Filho recebeu a confirmação do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, sobre a aquisição dos equipamentos para funcionamento da unidade. Serão disponibilizados todos os equipamentos para a operacionalização da estrutura, inclusive o aparelho de ecografia, que é indispensável para a operacionalização da clínica.

Somente na obra, que está sendo executada através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), foram investidos R$ 431 mil. Os equipamentos, que serão adquiridos através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estão em fase de licitação.
O secretário de Saúde de Prudentópolis, Julio Makuch, explicou que com a inauguração da unidade, todo serviço de atendimento médico a gestantes e crianças será descentralizado, ganhando mais agilidade e qualidade. “Os equipamentos de ecografia e outros serviços destinados às gestantes estão ultrapassados. Com os novos aparelhos, teremos melhor qualidade e poderemos ampliar o número de exames realizados”, destacou.

O deputado Cesar Filho lembrou que, além de uma nova estrutura, gestantes e crianças terão uma área exclusiva para atendimento, com profissionais qualificados. “Só isso já melhora, e muito, o atendimento médico a este público. Para municípios pequenos, este investimento do Governo do Estado é fundamental para garantir bons resultados no atendimento à população”, enfatizou.

Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337

Rodrigo Bastos conquista vaga para o pan


O atirador guarapuavano Rodrigo Bastos, do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, confirmou neste domingo (31) na cidade de Americana/SP uma das duas vagas brasileiras, no tiro ao prato, modalidade Fossa Olímpica, para os Jogos Panamericanos, que acontecerão em Guadalajara, no México, no próximo mês de Outubro. O gaúcho Roberto Schmits, conquistou a segunda vaga.
Rodrigo Bastos detém a maior conquista do Tiro ao Prato Brasileiro nos últimos anos, obtida justamente em Jogos Panamericanos, na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, em 2003.
A partir de mais esta conquista na sua vitoriosa carreira, Bastos promete intensificar os treinamentos para bem representar o Brasil em mais um Pan.

AUTORES DE ESTELIONATO A TAXISTA SÃO PRESOS COM ARMA DE FOGO EM PITANGA



No dia 29.07 (sexta-feira) policiais militares da 3ª Cia. PM – Pitanga, receberam informações da vítima (taxista) que dois indivíduos contrataram seu táxi em Campo Mourão para uma corrida até Pitanga.

Ao chegar ao trevo da PR 466, em Pitanga, o taxista repassou o preço aos passageiros, buscando receber, porém foi surpreendido por um dos indivíduos, o qual de posse de uma arma de fogo, possivelmente um revólver, recusou-se a pagar e ainda ameaçou o taxista de morte, logo após saíram do veículo, tomando rumo ignorado.

Ato contínuo, todas as equipes iniciaram diligências na busca dos autores, sendo localizado os dois suspeitos na Rua André de Barros, os quais foram abordados e identificados (ambos 19 anos), sendo que com um deles, foi localizado em sua cintura um revólver marca Caramuru, calibre 22, oxidável, sem cartuchos.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos autores e os envolvidos, juntamente com a arma de fogo apreendida foram entregues na 45ª DRP, em Pitanga.
Guarapuava, 30 de julho de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Fotos: 3ª Companhia PM – Pitanga.

OAB Guarapuava participa da instalação da 3ª Vara Cível da Comarca‏

3-vara-civel-09.jpg









Na quinta-feira, 28, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Miguel Kfouri Neto, participou da solenidade de inauguração da 3ª Vara Cível de Guarapuava.

Estiveram presentes, também, o Presidente da Subseção, Alexandre Barbieri Neto, a Conselheira Estadual da OAB, Edni Arruda, o vice presidente da OAB Guarapuava, Marcos Carvalho, o Diretor Tesoureiro da OAB Guarapuava, Airton João Penteado, o ex-presidente da OAB Guarapuava, Carlos Alberto Milazzo, o também Conselheiro Estadual da OAB por Irati, Pedro Queiroz, representando a Caixa de Assistência dos Advogados, José Carlos Madalozzo Junior, vários advogados(as), o Juiz Presidente do Fórum, Nestário da Silva Queiroz, todos os(as) magistrados(as), o Promotor de Justiça, Mauro Dobrowolski, servidores da justiça, autoridades públicas, órgãos da sociedade civil e cidadãos de Guarapuava.

A 3ª Vara Cível foi instalada no local onde anteriormente funcionava o Juizado Especial Criminal, no Fórum. Hoje, o JEC funciona na Rua Xavier da Silva.

A medida vai agilizar o atendimento à população, diminuindo a carga de trabalho das duas outras Varas Cíveis. De acordo com o diretor do Fórum, Nestário da Silva Queiroz, os processos serão divididos na proporção de dois por um. “A cada três processos, dois vão para a 3ª Vara e um, para umas das outras duas”, explicou, afirmando que a ampliação do número de Varas é uma conquista da comunidade, dos juízes e da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Há mais de quarenta anos não tínhamos criação de Varas Cíveis. A cidade cresceu, as demandas aumentaram e o aparato oficial continuou o mesmo”, afirmou a Conselheira Estadual da OAB, Edni Arruda, lembrando que esta é uma luta que tem mais de vinte anos. “Foi uma vitória não nossa, da Ordem dos Advogados do Brasil, nem da magistratura e do Ministério Público, mas, realmente, uma vitória da comunidade Guarapuava”, concluiu.

O Presidente da Subseção da OAB, Alexandre Barbieri Neto, destacou que “é mais um evento histórico em nossa comarca, conseguido através da união de todos, justamente na forma como deve ser, todos de braços dados em prol de um bem comum, e quem ganha com isso é o cidadão guarapuavano”. Parabenizou, ainda, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Paraná, pois “vem sendo de muito impacto, visto que em seis meses não só Guarapuava, mas o estado do Paraná, receberam especial atenção”.

Os funcionários que vão atuar no novo espaço já estavam concursados e nomeados. Apesar disso, ainda não há juiz designado. A juíza substituta da 7ª Seção Judiciária, Rafaela Zarpelon, responderá pela Vara, por enquanto. Em breve um concurso público deverá ser aberto para preencher a vaga.

A 3ª Vara Cível já conta com o sistema Projudi (Processo Virtual Nacional) e a partir desta segunda-feira, 1º, as três Varas passam a integrar o sistema, distribuindo automaticamente os processos.

Veja mais fotos no Espaço “Eventos”.

(Com informações do TJ e do Diário de Guarapuava)

Paraná fará o esforço necessário para ser a melhor sede da Copa, diz Arns



O vice-governador Flávio Arns afirmou neste sábado (30/07), no Rio de
Janeiro, que o Paraná está fazendo todo o esforço necessário para que
o Estado seja a melhor sede da Copa. “Este é um objetivo que anima a
todos nós paranaenses”, destacou.
Arns representou o governador Beto Richa no sorteio preliminar que
determinou os grupos que disputarão as eliminatórias da Copa do Mundo
de 2014. Nesta etapa, 166 seleções participam da fase classificatória
na África, América Central e do Norte e Caribe, Ásia, Oceania e
Europa. Serão 824 jogos para determinar as 31 nações que chegarão á
fase final, além do Brasil, já pré-classificado por ser sede do
mundial. “Este é um evento importante porque expõe o Brasil, Curitiba e o
Paraná ao mundo”, afirmou o vice-governador. Segundo ele, a parceria
entre o governo do Estado e a prefeitura da capital para a realização
das obras urbanas tem sido fundamental. “A integração das equipes é
determinante para a evolução adequada dos projetos e isso não nos
falta”, destacou o vice-governador.
Arns ressaltou que todo o Paraná vai se beneficiar com a realização da
Copa de 2014. “Neste encontro no Rio fomos procurados por
representantes de várias seleções interessadas em conhecer nossa
infraestrutura e os Centros de Treinamento que estarão à disposição da
Fifa”, disse, lembrando que o Estado tem 14 centros pré-selecionados
pela organização do mundial para receber seleções estrangeiras.
As vistorias do Comitê Organizador Local da Fifa nas cidades
paranaenses terminou em junho, passando por Curitiba, São José dos
Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Maringá Paranavaí,
Cascavel, Foz do Iguaçu. "O Paraná tem várias cidades que podem
receber as seleções durante a Copa do Mundo. Nosso esforço é assegurar
que todas ofereçam as condições exigidas pela Fifa", afirmou o
secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.
O sorteio dos grupos da fase eliminatória da Copa foi acompanhada pela
presidente Dilma Rousseff, que abriu o evento dizendo que o País
estará pronto para encantar o mundo em 2014. “O Brasil inteiro já está
jogando junto. Faremos uma Copa do Mundo inesquecível”, afirmou ela.
De acordo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, cerca de 600
milhões de pessoas assistiram o evento no mundo inteiro. Comandado
pelo secretário-geral da Federação Internacional, Jérôme Valcke, o
sorteio dos grupos foi realizado por jogadores brasileiros como
Neymar, Cafu, Zico, Lucas (São Paulo), Bebeto e Lucas Piazon, Zagallo
e Fellipe Bastos, Ronaldo e Ganso. Representantes de todas as seleções
que iniciam a disputa pela Copa de 2014 marcaram presença no sorteio.
A representação paranaense no Rio contou com as participações do
prefeito Luciano Ducci, o secretário municipal da Copa, Luiz de
Carvalho, os vereadores curitibanos Pedro Paulo e João do Suco, o
presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
(IPPUC), Clever de Almeida, e as arquitetas do Instituto Susana Costa
e Zelinda Rosário.

Governo repassa mais R$ 3,9 milhões para conselhos tutelares municipais



O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (29) o repasse de R$ 3.956.750,00 para que os conselhos tutelares de 128 municípios adquiram novos veículos e equipamentos de informática. Esse é o segundo lote de recursos liberados com o objetivo de reestruturar as unidades e fortalecer a defesa dos direitos da criança e do adolescente. A meta do governo estadual é que até final de agosto todos os 413 conselhos de 399 municípios sejam contemplados.

Os convênios com prefeitos e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) foram assinados no auditório Mário Lobo, Palácio das Araucárias, com a presença da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Bernardi Vieira Richa. No primeiro lote de convênios, assinado no início deste mês, foram liberados R$ 3,1 milhões para instituições de 94 municípios.

“As crianças devem ter atenção especial das administrações municipais, pois a proteção é necessária para que tenham um desenvolvimento saudável. O governo do Paraná vai priorizar e fortalecer os conselhos tutelares para que tenham condições de colocar em prática o Estatuto da Criança e do Adolescente“, disse o governador.

Richa destacou a importância do trabalho conjunto entre prefeituras e governo para atender as necessidades das crianças. “A união de todos nos fortalece para um melhor atendimento à população”, afirmou.

O conselho tutelar, órgão de defesa das crianças e dos adolescentes, é um dos atores estratégicos do sistema de garantia dos direitos, pois atua diretamente nas situações de violação de direitos fundamentais dessa população. A atuação está regulamentada em lei e deve ser executada pelos poderes públicos.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Luciano Antonio da Rosa, afirma que muitos conselhos tutelares estão com dificuldades de operar, devido à falta de investimentos e à precarização da infraestrutura. “É fundamental essa aproximação do governo estadual. Os conselhos são importantes para a proteção da vida e dos direitos da infância”, destacou.

BANCO DE DADOS – Com a compra de equipamentos de informática, as unidades poderão aprimorar as estruturas de trabalho e implantar o Sipia-Web (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), programa que permite o registro de denúncias pela internet e cria um banco de dados unificado com todo o Estado.

A secretária Fernanda Richa afirma que os repasses estavam suspensos havia nove anos e que a intenção agora é tornar o Estado referência nacional na proteção às crianças. “Retomamos os investimentos e vamos avançar também na capacitação e contratação de novos profissionais”, disse a secretária.

Ela anunciou que em breve o governo lançará o programa Família Paranaense, que prevê diversas ações e políticas públicas para melhorar as condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social.

Os recursos repassados são originários do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), criado pelo governo para executar políticas públicas de defesa dos direitos das crianças. O procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, lembra que é dever do Estado atender e proteger. “Está na nossa Constituição Federal o compromisso das administrações em destinar recursos para essa finalidade. Parabenizo o Paraná por manter o fundo da infância, que, com certeza, tem mais recursos que todos os outros estados juntos”, afirmou o procurador.

PREFEITOS – O recurso repassado para cada município varia de acordo com a situação de cada unidade, variando entre R$ 26 mil e R$ 62 mil. O prefeito de Cambé, João Pavinato, disse que os R$ 31 mil que serão repassados para o conselho de seu município serão fundamentais para o funcionamento da unidade. “É uma ajuda importante. Agora, o trabalho de proteção à criança será ampliado”, disse Pavinato. Cambé está localizado na região Norte e tem uma população estimada de 100 mil habitantes.

Outro prefeito que considerou fundamental o repasse foi Célio Pinto de Carvalho, de Lunardelli, que receberá R$ 29,3 mil para a compra de um automóvel e computadores. “Atenção à criança deve ser prioridade. É bom ver ações do governo para atender esse setor, que tanto carece de investimentos”, afirmou.

Participaram do encontro o deputado federal Reinhold Stephanes; os deputados estaduais Artagão de Matos Leão, Plauto Miró, Cleiton Kielse e Rose Litro; e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, além de prefeitos, vereadores e secretários de Estado.

REQUISITOS – Os municípios que ainda não foram contemplados com o repasse para os conselhos tutelares devem apresentar a seguinte documentação exigida para a certificação pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social: Certidão Liberatória do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Certidão Negativa de Débitos de Tributos Estaduais- SEFA/PR; Certidão Negativa para Transferências Voluntárias- SEFA/PR; Certidão Negativa de Débitos do INSS- CND; Certificado de Regularidade do FGTS- CRF; e Certidão Negativa de Débitos de Tributos Federais.