sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Procon de Guarapuava faz fiscalização em supermercado



A equipe do Procon de Guarapuava fez um trabalho de fiscalização em um supermercado do município na manhã desta sexta-feira (01) para analisar o prazo de validade dos produtos e preços diferenciados. “Muitas vezes o supermercado anuncia no cartaz o valor do produto, mas na hora de passar no caixa é registrado preço superior ao anunciado”, explica o diretor do Procon Alfeu Kramer.

Durante a fiscalização, os técnicos recolheram os produtos vencidos encontrados nas gôndolas e notificaram o supermercado. “Em um primeiro momento fazemos uma notificação e uma advertência para que o fornecedor apresente sua defesa, em seguida o Procon analisa a justificativa”, afirma o diretor do Procon. Em caso de reincidência, ou seja, quando o supermercado já foi notificado e advertido, o Procon aplica multa que varia de R$ 500,00 a R$ 1.000,00.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do Procon é garantir a saúde do consumidor. “Precisamos garantir a qualidade dos produtos, alimentos e serviços oferecidos”, comenta Alfeu Kramer ao destacar que agora, além da prioridade dos atendimentos feitos na sede do Procon, o órgão também está estendendo operacionalmente suas atividades. “Com essas fiscalizações regulares, pretendemos fazer com que todos os fornecedores cumpram a Lei, sejam os supermercados, agências bancárias, estacionamentos e tantos outros que oferecem serviços e produtos”.

Atendimento no Procon de Guarapuava
O Procon de Guarapuava funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, permanecendo aberto no horário de almoço. As denúncias podem ser feitas diretamente na sede do órgão ou pelos telefones 151 e (42) 3622-1370. É importante ressaltar que o consumidor não precisa se identificar para fazer as denúncias ao Procon.

Procon Guarapuava
Rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados. 85035-160. Guarapuava – Paraná.
Telefones: (42) 3621-4590 / 151

Secretaria de Educação promove Semana Pedagógica com formação contínua para professores da rede municipal de ensino


A Secretaria de Educação de Guarapuava reúne professores, diretores, supervisores, orientadores e funcionários da rede municipal de ensino, no dia 5 de fevereiro, às 8h, no Pahy Centro de Eventos, para dar início à programação da Semana Pedagógica com formação contínua. “A abertura do evento será para todos que trabalham em escolas municipais e esta será a primeira vez que os profissionais da educação serão recepcionados pelo Prefeito, no início das atividades do ano letivo”, comenta a secretária de Educação Sandra Zannette.

O programa de formação contínua dos professores da rede municipal “Educar é Aprender”, traz o conceito que “O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender” e tem como principal objetivo fazer uma imersão com os profissionais através de palestras e debates. De acordo com a secretária de Educação, a participação dos profissionais da educação é muito importantes para que todos possam se preparar para o ano letivo, cujas aulas começam no próximo dia 14 de fevereiro. “A Secretaria de Educação está empenhada em oferecer um ensino de qualidade e, para alcançarmos esta condição temos que investir cada vez mais da formação de um quadro docente que acompanhe o desenvolvimento dos alunos”.

No dia 5, a partir das 13h30, os professores participam de uma palestra com o Doutor em Educação, Luiz Carlos Faria da Silva. No dia 6, a partir das 8h, a palestrante Valeria Olga Uhlmann faz um resgate da identidade do professor. “Por muitos anos se perdeu essa identidade, o professor deixou de ser respeitado, deixou de ser uma autoridade dentro da escola e se tornou uma pessoa que pode ser xingada, violentada tanto pela comunidade quanto pelos próprios alunos então, através de um trabalho terapêutico, nós vamos fazer esse resgate da identidade do professor”, explica Sandra Zannette.

A programação da Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Educacao de Guarapuava tem continuidade no dia 7, das 8h às 17h, na sala de eventos da Unicentro, com palestras e debates específicos para diretores. No dia 8, no mesmo local e horário, o programa é voltado para supervisores e orientadores.  
__________________________________________________________________________
Serviço: Secretaria de Educação promove Semana Pedagógica com formação contínua para professores da rede municipal de ensino
Data: Terça-feira – 05/02/13
Horário: 8h
Local: Pahy Centro de Eventos - Rua Guaíra, nº 5593
Contato: Tatiana Farhat – (41) 8858-9551 / Ana Lígia – (42) 9916-2015

PROCON orienta sobre paralisação dos vigilantes das agências bancárias em Guarapuava



A paralisação dos vigilantes, anunciada pelo sindicato da categoria que acontece a partir desta sexta-feira (01), prejudicará os consumidores, já que as agências bancárias provavelmente permanecerão fechadas.

O Procon-Guarapuava/PR,  orienta que nenhum prejuízo, em razão desta paralisação ou de sua continuidade, pode ser imposto ao consumidor. De acordo com Alfeu Ribas Kramer, diretor do órgão, “questões entre empregados e empregadores e ainda bancos e prestadores de serviços não devem resultar ou trazer prejuízos aos consumidores”.

O órgão de defesa de consumidor orienta ainda que se algum consumidor tiver qualquer prejuízo, deve formalizar reclamação no Procon-Guarapuava/PR.

É importante, todavia, lembrar que existem opções para realização de algumas transações como pagamentos, por exemplo, que podem ser feitos pela Internet, lotéricas, farmácias, mercados ou outros.

Paraná terá mais de 25 mil vagas para qualificar trabalhadores

 

A secretarias estadual do Trabalho, Família e Desenvolvimento Social, a Secretaria municipal do Trabalho e as instituições ofertantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) modalidade Brasil sem Miséria vão criar um comitê de educação profissional para ampliar a oferta de cursos no estado. Este ano, a previsão é de abrir mais de 25 mil vagas para cursos de qualificação.

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, explica que os desafios são grandes e destaca a dificuldade de trazer para a sala de aula trabalhadores que estão em situação de pobreza para fazer um curso de qualificação profissional. “Nossos esforços continuam concentrados para que mais trabalhadores, principalmente aqueles com baixa escolaridade e renda, consigam sua autonomia profissional e econômica, porém, é necessário diminuirmos a burocracia e as dificuldades na execução desse programa”, disse.

Romanelli acrescentou que o Paraná mantém uma economia bastante aquecida e o reflexo desse desenvolvimento contínuo é a geração de empregos. “Somente na Agência do Trabalhador de Curitiba são mais de seis mil vagas de trabalho, no estado esse número ultrapassa 20 mil. Os trabalhadores que hoje estão na extrema pobreza e que muitas vezes trabalham na informalidade precisam de ajuda do poder público para garantir sua autonomia”, explicou.

O diretor de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Muller, disse que a inclusão social é atualmente a estratégia para ajudar as pessoas em situação de extrema pobreza a deixarem a miséria. “Os estados e municípios desempenham papel fundamental na formulação de estratégias para garantir a inclusão dessa população no mundo do trabalho e eliminar a extrema pobreza no Brasil, e é isso que estamos discutindo aqui no Paraná. Qualificar essas pessoas é o nosso grande desafio”, destacou.

Ainda de acordo com Muller, o Paraná deverá ampliar o número de beneficiários matriculados em cursos de capacitação em 2013 e ampliar o número de vagas em cursos em áreas de grande demanda, como a construção civil.

PROGRAMA – O Pronatec Brasil Sem Miséria dispõe de um conjunto de programas e ações de incremento da formação técnica e profissional das pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único para programas sociais do governo Federal.