terça-feira, 6 de outubro de 2015

Deputado é agredido por motorista de senador no Congresso


O deputado Takayama (PSC-PR) foi agredido com um soco no rosto na noite desta terça-feira pelo motorista do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Segundo nota divulgada pela Câmara, a agressão ocorreu na chapelaria e foi causada por um problema de trânsito.
O deputado, de 67 anos, é cardiopata e foi removido pro Departamento Médico da Câmara, onde foram constatadas feridas superficiais no nariz e na cabeça. A assessoria de imprensa da Câmara informou ainda que o parlamentar deverá ser submetido a uma consulta com um otorrinolaringologista amanhã para verificar se houve consequências mais sérias. O motorista foi detido pela Polícia do Senado, já que o incidente ocorreu nas dependências daquela Casa, que fará registro de ocorrência por agressão.

Fonte: O GLOBO

Presos se jogam de muro para escapar de rebelião em presídio no PR

Polícia Militar afirma que ao menos 10 detentos são feitos reféns.
Mais de 1.000 presos da Penitenciária de Londrina (PEL II) estão rebelados.

Presos se rebelam desde o começo da manhã desta terça-feira (6) na Unidade II da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II), no norte do Paraná, e fazem pelo menos cinco reféns.
Às 17h, o comando da Polícia Militar em Londrina, o juíz da Vara de Execuções Penais em Londrina, Katsujo Nakadomari, e o diretor do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, negociam com os presos para encerrar a rebelião. O helicóptero do Grupo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) está sobrevoando a unidade para acompanhar a situação.
Os detentos tomaram o telhado e muros do presídio, encapuzados e armados com facas e pedaços de pau. Os reféns eram mantidos com as mãos amarradas e sob ameaça de serem jogados do telhado. Todos são detentos da galeria onde ficam condenados por violência sexual, conforme a polícia.
Muitos rebelados falavam ao celular. Telhas e vidraças das alas foram quebradas. Das galerias, saía uma fumaça escura, por volta das 12h30, indicando que colchões foram queimados. Objetos eram jogados além do muro. Todas as 31 galerias do presídio foram tomadas pelos presos.
Os agentes penitenciários conseguiram deixar a unidade antes de serem rendidos, de acordo com a Polícia Militar (PM).
De acordo com Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), ainda não há confirmação do que motivou o motim e em que condições começou. No entanto, a PM afirma que os presos reclamam das condições da penitenciária e pedem pela revisão de penas.
Atualmente, 1.140 pessoas estão presas na Unidade II, em um espaço projetado para 928, segundo o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen).

Circuito Terra da Cevada apresenta as belezas do Distrito de Entre Rios durante a sexta edição da Caminhada na Natureza


A Caminhada na Natureza já faz parte do calendário de eventos dos guarapuavanos. Na sexta edição, que teve o I Circuito Terra da Cevada, o Distrito de Entre Rios recebeu os visitantes na manhã deste domingo (04). Realizado pela Prefeitura de Guarapuava e a Associação do Parque Recreativo do Jordãozinho, o evento apresentou belezas naturais e proporcionou mais conhecimento sobre a região. “Organizamos com todo o carinho este percurso que é considerado um dos mais belos. Os caminhantes puderam apreciar o que o Distrito de Entre Rios tem para oferecer, desde lindas cachoeiras até a mata nativa. Mais uma vez a caminhada na natureza foi um sucesso”, ressalta o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcio de Sequeira.
Depois de um café reforçado - com direito a suco, café, pão, frios, manteiga, bolos, doce de leite, geleias e frutas-, os participantes fizeram um breve aquecimento e seguiram pela trilha. Por dentro da mata nativa e bosques, subidas e descidas desafiavam jovens e adultos. Passando por lagos, cachoeiras e rios, a caminhada seguiu por 13,5 quilômetros. Depois de quase três horas, os primeiros começaram a chegar, como João Vitor de Lima Roque, 12 anos. “É a segunda vez que participo da caminhada. Nas duas vezes me esforcei muito para conseguir chegar em primeiro. Vou continuar participando e mantendo o foco para conquistar sempre a primeira posição”, conta o estudante, que teve a companhia de mais de 400 pessoas, representantes de várias cidades do Centro-Sul do Paraná, além dos estados do Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e até da Colômbia.
O morador do bairro Santana, Dalirio Marafigo, 62 anos, diz que o circuito Terra da Cevada foi o mais bonito que já percorreu. “Além das belas paisagens naturais, como as cachoeiras, a trilha estava bem sinalizada, limpa e conservada. A boa organização em eventos como este só acrescenta, pois nós, caminhantes, nos sentimos motivados para continuar participando. Eu adoro caminhar e sempre que puder vou continuar participando”, elogia Marafigo, que coleciona muitos carimbos de participação em caminhadas. Depois de percorrer por belas paisagens, campos de plantação de trigo e cevada, a manhã de lazer foi completa com o almoço à moda da casa. Um saboroso ensopado de carne de origem húngara, o gulasch, acompanhado de batata, pães e saladas e molho picante, tudo preparado pela associação. Quem passou pelo parque pôde conferir também produtos orgânicos dos agricultores do Programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura, e o artesanato do Projeção (Projeto Jovens em Ação), de Entre Rios.

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Guarapuava

Obras de iluminação pública em bairros e distritos de Guarapuava proporcionam mais segurança


Várias obras de ampliação e substituição da iluminação pública estão sendo executadas pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e de Trânsito. Em três pontos importantes da cidade, o valor investido passa de R$ 1,5 milhão. São serviços na rua XV de Novembro, em andamento, na avenida Aragão de Mattos Leão e nas marginais da PR 466. Além disso, o secretário Ivanês Josefi, explica que em vários pontos da cidade foram trocadas lâmpadas de 75W por 400W, proporcionando mais luminosidade e segurança em vários pontos da cidade e dos distritos, como por exemplo, em torno da Lagoa Dourada, no Boqueirão.
Quem passa pela rua XV de Novembro, entre a Polícia Militar e o trevo secundário da BR 277, acompanha a movimentação de máquinas. As obras de iluminação pública integram um grande projeto de reurbanização no local, que prevê ainda alargamento da pista, construção de canteiro central, rotatórias, ciclovias, pontos de ônibus, novas calçadas com acessibilidade, passeio dos dois lados da via, sinalização e paisagismo. O trecho receberá novos conjuntos de luminárias, modernas e eficazes, colaborando para a economia energia.
Em outro extremo da cidade, os moradores do bairro Aldeia e proximidades trafegam em avenidas e ruas que contam com uma iluminação mais eficaz e que proporciona mais segurança. Este mês, nas marginais da PR 466, foram trocados e instalados 179 conjuntos de luminárias. No importante acesso para as futuras instalações do Hospital Regional e também para a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ambos próximos ao empreendimento Cidade do Lagos, a avenida de acesso recebeu a instalação da iluminação por indução em postes metálicos no canteiro central.

Já na avenida Aragão de Mattos Leão, no bairro Jardim das Américas, as melhorias mudaram a vida dos moradores da região. A Secretaria de Obras instalou 13 conjuntos de iluminação (poste e lâmpada de vapor de sódio de 250W). No Morro Alto, a Praça Rocha Loures, localizada na avenida Antônio Farah, recebeu 12 novos conjuntos com lâmpadas de 400W.

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Guarapuava
Contatos: (42) 3621-3112/3621-3128

Escolinha de Judô da Prefeitura representa Guarapuava na Copa Paraná


No último final de semana (3), a escolinha de Judô da Prefeitura de Guarapuava representou o município na Copa Paraná de Judô, em Curitiba. O evento, que também contemplou representantes de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, teve a participação de 12 judocas guarapuavanos, disputando em oito categorias: Sub 9, Sub 11 (-40 e -50 kg), Sub 15, Sub 18 (-63 e -70 kg) e Sênior (-60 e -100 kg). Ao todo, o município ganhou cinco medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro.
De acordo com o instrutor de judô do município, Onofre Carioca, a cada ano a escolinha de Guarapuava melhora o desempenho na competição. “Fomos a todo vapor e trouxemos muitas medalhas”, comemora Carioca. Destaque para a estudante Thiffany Hardt, 10 anos. Há 3, ela treina na escolinha de Judô da Prefeitura. Destaque na Copa Paraná, a atleta levou o primeiro lugar na categoria -50 kg, sub 11, sendo motivo de orgulho para a equipe. “A Thiffany é uma atleta muito disciplinada. Em todas competições, traz bons resultados para o município”, completa Onofre.

Classificação atletas guarapuavanos na Copa Paraná de Judô:
Thiffany Hardt, 1° lugar (-50 kg) Sub 11
Karem de Freitas Fante, 2° lugar (-70 kg) Sub 18
Luana Lopes Lage, 2° lugar (-45kg) Sub 11
Lorena Lopes Lage, 3° lugar (-27kg) Sub 09
Ronan Marcelo Batista, 3° lugar (-60kg) Sênior
Luany Thainara Machado, 3° lugar (-48kg) Sub 15
Silvia Rubia de Andrade, 3° lugar (-63kg) Sub 18
Jean Ricardo dos Santos, 3° lugar (-100kg) Sênior

AGO da Faciap Jovem reúne empreendedores de todo estado em Guarapuava


No último final de semana Guarapuava sediou a Assembleia Geral Ordinária da Faciap Jovem. Cerca de 40 empresários de todo Paraná participaram do evento, que começou na sexta-feira (02), com uma visita técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial. Na Agrária, o grupo foi recebido pelo Diretor Financeiro da Cooperativa, Arnaldo Stock, que apresentou um pouco da história da comunidade do Distrito de Entre Rios e falou sobre os ramos de atuação da empresa.
Na sequência, os participantes da visita técnica seguiram para a Microcervejaria Experimental da Agrária, onde conheceram um pouco mais sobre o processo de fabricação do produto, além de degustar alguns tipos de cerveja que são feitos no local para testar a qualidade do malte produzido pela Cooperativa. O grupo também visitou o Museu Histórico de Entre Rios, mantido pela Fundação Cultural Suábio- Brasileira. Ao fim do dia foi realizada uma confraternização na Chopperia Donau Bier. O momento de descontração contou com o apoio do estabelecimento e com o patrocínio da empresa guarapuavana Agrícola AGP.
Sobre a Assembleia Geral
No sábado (03), aconteceu na sede da Acig a Assembleia Geral Ordinária. O início da reunião contou com a presença do Presidente da Associação, Eloi Laércio Mamcasz, que ocupou o cargo de Presidente do então Conjove Estadual. “Estou no movimento associativista há 12 anos e é uma alegria muito grande ver os Conselhos do Jovem Empresário se desenvolvendo em todo Paraná. Estes Conselhos são fundamentais para que os jovens empresários entendam como funcionam as Associações Comerciais e, posteriormente, assumam cargos em suas Diretorias”, afirmou.
Já o Presidente da Faciap Jovem, Marcelo Quelho Filho, destacou o papel que cada liderança empresarial tem no processo de mudança em busca de melhorias para o Paraná e para o Brasil. “Faço questão de cantarmos o Hino Nacional para lembrarmos sempre de que ‘um filho teu não foge à luta’. Estamos aqui para mudar o país”, enfatizou.
O Presidente do Conjove da Acig, Eduardo Christ, agradeceu à Faciap Jovem pela escolha de Guarapuava para a realização da Assembleia e falou sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Conselho, como o Prêmio Mérito Empresarial e o Cases de Sucesso. “Nós temos esta missão, de melhorar a gestão de nossas empresas e das empresas de Guarapuava, e estes dois projetos contribuem para isso”, revelou.
Entre os assuntos tratados na Assembleia Geral estiveram: o Balanço do Jojep’s, realizado em Maringá; o resumo das atividades desenvolvidas pelos Conselhos de todo estado sobre o Feirão do Imposto; a questão dos pedágios nas estradas paranaenses; os Cases de Sucesso dos Conjoves das cidades de Campo Mourão e Pato Branco; e a participação da Faciap Jovem na Convenção Anual da Faciap e no Congresso do Conaje, ambos eventos que acontecem no mês de novembro. O encontro contou ainda com a presença do Presidente do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), Ricardo Fontes Scharamm Junior, e do Diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luiz Hauly.

Atenciosamente, 
 Bárbara Miranda
(Assessoria de Comunicação ACIG)
Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava
(42) 3621-5515 / (42) 3621-5516

Alep aprova mudanças nas eleições de diretores de escolas do Paraná

Projeto do governo passou em primeiro turno nesta segunda-feira (5).
Pela proposta, votos de professores, pais e funcionários terão mesmo peso.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (5), em primeira votação, um projeto de lei de autoria do governo estadual que prevê mudanças nos procedimentos para escolha de diretores de escolas. O texto, que recebeu 12 emendas, deve ser reanalisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça (6) antes de voltar a Plenário.
Pelo projeto do governo, os novos critérios para a eleição de diretores envolvem a igualdade no peso dos votos de professores, pais e funcionários - vale o voto individual. O modelo atual, paritário, estabelece que pais e alunos têm 50% dos votos, enquanto a outra metade pertence aos professores e funcionários.
O projeto causou polêmica quando apresentado, mobilizando o sindicato que representa os professores estaduais, que obtiveram apoio da oposição ao governo Beto Rcha (PSDB).
“Essa reivindicação do voto universal não é reivindicada nem por estudantes, nem por pais. É uma invenção do governo, e em nome esse voto universal eles querem mudar as eleições de diretores para ter os diretores em suas mãos”, afirmou o deputado Professor Lemos (PT).
Para o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), o novo modelo proposto é mais democrático. “Só quem tem medo da democracia é que não apoia esse modelo de eleição direta secreta, onde vai ganhar a eleição aquele que tiver mais compromisso com comunidade escolar, ao invés de muitas vezes ter um especificamente um compromisso com a corporação”, disse.
O projeto tramita em regime de urgência, já que as eleições estão previstas para novembro. Em 2014, o governo prorrogou por mais um ano os mandatos dos atuais diretores para garantir que as novas eleições já ocorressem sob o novo modelo.

MST fecha pelo segundo dia a BR-277 na região central do Paraná

Rodovia está bloqueada em Nova Laranjeiras desde a 0h desta terça (6).
Na segunda-feira (5), manifestantes liberaram cancela de pedágio.
Grupo interditou o trânsito nas BRs 277 e 153, na região central do estado. (Foto: Divulgação/PRF)Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloqueiam totalmente, desde a 0h desta terça-feira (6), a BR-277, em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná. Este é o segundo dia seguido de interdição da rodovia. Por trás da ação, de acordo com o MST, está a reivindicação para que a reforma agrária ganhe agilidade no país.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-158, em Rio Bonito do Iguaçu,  também está totalmente bloqueada.
Para que os motoristas que estão pensando em seguir viagem em direção a Curitiba pela BR-277 evitem os bloqueios e o transtorno dos congestionamentos, a PRF sugere algumas rotas mais seguras: de Cascavel para Capitão Leônidas Marques e Francisco Beltrão, no sudoeste, ou de Cascavel para Maringá, no norte, pela BR-369.
Na segunda-feira (5), conforme divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de mil pessoas participaram da mobilização. Os sem-terra intercalaram momentos de interdição e de liberação parcial da pista.

Por volta das 20h, eles seguiram para o quilômetro 464 da BR-277, na praça de pedágio de Laranjeiras do Sul, onde liberaram as cancelas, permitindo que os motoristas passassem sem pagar a tarifa.
Também houve registro, na segunda-feira (5), de interdições em rodovias estaduais. Foi o caso da PR-170, em Rio Bonito, e a PR-475, em Pinhão.
Segundo o MST, na região central do Paraná, são aproximadamente 3.400 acampados, com casos de famílias vivendo há 18 anos debaixo da lona preta. Em todo o estado, ainda conforme o Movimento, são 8 mil acampados em 75 áreas.
Grupo interditou o trânsito nas BRs 277 e 153, na região central do estado. (Foto: Divulgação/PRF)

Bancários do Paraná entram em greve por tempo indeterminado

Mobilização faz parte da campanha nacional de reajuste salarial e benefícios.
Clientes devem procurar serviços online ou caixas eletrônicos.

Bancários de Curitiba e Região Metropolitana entraram em greve nesta terça-feira (6), suspendendo o atendimento a população. A paralisação faz parte da campanha de reajuste salarial nacional e não há data para que os trabalhos sejam retomados.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, ao menos onze centros administrativos não abriram nesta manhã. O mesmo deve ocorrer com as agências, em especial, as centrais. A expectativa do sindicato é de que o movimento se espalhe para as agências dos bairros com o passar dos dias.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.Os bancários pedem reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de reajuste de 5,5%, com piso de R$ 1.321,26 a R$ 2.560,23.
Os profissionais também têm outras reivindicações quanto a benefícios como Participação nos Lucros e Resultado (PLR) e vales alimentação e refeição.
O que pede a categoria e o que oferecem os bancos
Os bancários querem reajuste salarial de 16%, com piso de R$ 3.299,66, e Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 7.246,82. A categoria também reivindica vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 cada. A categoria também pede pagamento para graduação e pós, além de melhorias nas condições de trabalho e segurança.
A proposta apresentada pela Febraban, rejeitada em assembleias, oferece reajuste salarial de 5,5%, com piso entre R$ 1.321,26 e R$ 2.560,23. A Federação propôs ainda PLR pela regra de 90% do salário mais R$ 1.939,08, limitado a R$ 10.402,22 e parcela adicional (2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 3.878,16).
Foram também propostos os seguintes benefícios: auxílio-refeição de R$ 27,43, auxílio-cesta alimentação e 13ª cesta de R$ 454,87,auxílio-creche/babá de R$ 323,84 a R$ 378,56, gratificação de compensador de cheques de R$ 147,11, qualificação profissional de R$ 1.294,49, entre outros.

Greve em 2014
A campanha salarial dos bancários em 2014 também foi marcada por paralisação no atendimento. No ano passado, a mobilização durou uma semana para a maioria dos bancários, já que a dos servidores do Banco do Brasil durou um pouco mais.
Fonte: G1-PR