quinta-feira, 7 de março de 2013

Prefeitura de Guarapuava comemora Dia Internacional da Mulher com criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e ampliação da licença maternidade


A Prefeitura de Guarapuava promove nesta sexta-feira (08), às 15h, na Praça do Paço Municipal, um evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Essa comemoração demonstra a importância da força das mulheres na administração do prefeito Cesar Silvestri Filho”, comenta a vice-prefeita Eva Schran.

Durante o evento, o prefeito Cesar Filho sanciona a Lei que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses, para mães biológicas e adotivas. “Essa medida é muito importante porque faz parte dos direitos da mulher e precisa ser reafirmada legalmente. A relação com o filho nos primeiros meses é fundamental para a formação cognitiva e afetiva da criança”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho que, no mesmo dia, também assina a Lei para a criação efetiva da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e empossa a vice Eva Schran como secretária. “Acredito que a Eva tem um grande potencial para buscar a construção de uma sociedade que reconheça as diferentes faces, diversidades e identidades da mulher guarapuavana”, afirma o prefeito de Guarapuava.

As comemorações ao Dia Internacional da Mulher seguem por todo o mês de março com uma extensa programação desenvolvida pela Prefeitura de Guarapuava, como a realização da Blitz Educativa, no dia 15, o Ação Mulher, no dia 16, das 9h às 12h, no calçadão da XV com atendimento nas áreas de saúde, esportes, assistência social, orientação jurídica e vários outros serviços e a 1ª Corrida da Mulher, que vai reunir guarapuavanas de todas as idades, no dia 24, em um percurso de aproximadamente 6km. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria de Esportes, que fica no Ginásio Joaquim Prestes ou ainda no próprio dia do evento, no local da saída.

Serviço: Prefeitura de Guarapuava comemora Dia Internacional da Mulher com criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e ampliação da licença maternidade
Data: Sexta-feira – 08/03/2013
Horário: 15h
Local: Praça do Paço Municipal, em frente à Prefeitura de Guarapuava (em caso de chuva, o evento será transferido para a Praça interna da Prefeitura)

Atletas guarapuavanos vencem Campeonato Paranaense de Judô



O secretário municipal de Esportes, Celso Góes participou na noite de quarta-feira (6), na Academia de Judó, no 16° Batalhão da Polícia Militar, de uma solenidade de reconhecimento e incentivo ao judô guarapuavano, que no último final de semana conquistou ótimos resultados no Campeonato Paranaense “Marrom e Preto”, realizado em Ibiporã/PR. “Quero parabenizar todos que participaram, pois umas das metas do governo Cesar Filho é o investimento no esporte e nos atletas que levam o nome de Guarapuava para todo Estado e País”, enfatizou o secretário.

Dentre os vencedores, Fernanda Kosak Jacoboski conquistou o 1° lugar na categoria até 40 quilos. A aluna, que tem apenas 16 anos e há quatro participa do Projeto Escolinha nos Bairros, se destaca como uma das revelações do esporte e está na 14° colocação no Ranking da Federação Paranaense de Judô. “Estou confiante e focada para novas conquistas e muito feliz com os investimentos que estão sendo feitos”, afirma a atleta.

Outro destaque no campeonato foi Jéssica Carina dos Santos que conquistou o 1°lugar na categoria meio leve até 44 quilos. “Já lutei em vários Estados, e obtive outros feitos, agora com esses investimentos iremos mais longe”, disse Jéssica. Já na categoria média até 73 quilos, o aluno Eduardo Henrique de Paula Lima alcançou o 3° lugar. “As competições que participamos têm um nível altíssimo e estou contente com o resultado, o objetivo é seguir treinando para obter outros êxitos”, afirma o atleta.

Escolinha de Judô
A Escolinha de Judô é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e o 16° Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o instrutor Onofre Carioca, o projeto proporciona às pessoas, independente da classe social, o conhecimento e treino da arte marcial, trabalhando disciplina e respeito ao próximo. “Eu respiro o esporte e saber que temos um prefeito jovem e apaixonado por isso e que está empenhado junto ao secretário em nos fornecer toda uma estrutura me deixa muito mais entusiasmado para seguir em frente”, comenta.

Os jovens, com mais de sete anos, interessados em participar da Escolinha de Judô, devem comparecer na Academia do 16° BPM, nos horários de treino, as segundas, quartas e sextas das 18h30 às 21h30.

Governo amplia a integração entre gestores da capital e interior

 
O governo estadual iniciou nesta quarta-feira (06/03) uma série de reuniões de trabalho para ampliar a integração entre chefes de núcleos regionais de todas as secretarias e autarquias com a equipe de gestão que fica na capital. O governador Beto Richa afirmou que o objetivo da iniciativa é compartilhar informações e alinhar o conhecimento sobre os programas em execução. “É fundamental que todos conheçam as atividades de outras regionais, o trabalho que está sendo feito e as boas notícias que o Paraná tem. Vamos aumentar a interação com todos os núcleos regionais”, afirmou Richa. 

Durante a reunião realizada no Gabinete de Gestão de Informações do Palácio Iguaçu, os chefes e coordenadores puderam conversar com o secretário Especial de Governo, Cezar Silvestri, o secretário de Comunicação Social, Marcelo Cattani, e o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Queremos manter um diálogo estreito com todos os chefes de núcleos, principalmente por que são eles que estão mais próximos dos cidadãos”, destacou Silvestri. 

Para o secretário, o trabalho dos núcleos regionais é fundamental. “Eles são representantes legítimos do Governo, estão próximos da população e conhecem os problemas da sua área. Por isso queremos discutir possíveis problemas e encontrarmos juntos a solução, além de também integrar todas as instâncias da administração do Estado”, comentou. 

“Com estas reuniões, vamos reorganizar os núcleos regionais com a intenção de dar mais agilidade na execução dos projetos do governo. Estamos ampliando os canais de comunicação com as diferentes regiões do Estado", afirmou o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva. 

O secretário de Comunicação Social, Marcelo Cattani, reforçou a necessidade de ampliar a integração. “Queremos a participação de todos na criação de uma rede executiva que interaja com todas as esferas do governo. Um canal de comunicação permanente entre o governo, os núcleos regionais e a população”, enfatizou. 

Entre as secretarias representadas na reunião estiveram: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Esportes, Trabalho, Família e Desenvolvimento Social, Detran, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Palestra orienta coordenadores e técnicos sobre serviços do CRAS'



Coordenadores dos projetos e técnicos da Secretaria de Assistência Social participaram, nesta quarta-feira (6), de uma capacitação sobre os serviços do CRAS. Na palestra, o psicólogo Luiz Fernando Klosa repassou orientações da diretoria de qualificação profissional e geração de renda do Provopar-PR. O objetivo da capacitação foi orientar os coordenadores e técnicos para importância da elaboração de projetos com a finalidade de prevenção e pró-ação das pessoas em situação de pobreza. “O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social, por isso precisamos estar preparados para receber com atendimento de qualidade quem procura os nossos serviços”, explica Luiz Fernando Klosa.

Durante a capacitação, o psicólogo lembrou ainda sobre a necessidade do bom atendimento às pessoas desde a recuperação da autoestima até a independência do CRAS. “O número de atendimento é alto, mas não é esse o número que devemos levar em conta e sim o número de famílias que não precisam mais do atendimento do CRAS”, comenta.

Os profissionais da Secretaria de Assistência Social também puderam conhecer o Projeto Girassol, programa que se destacou como modelo na melhoria e qualidade de vida, cidadania e humanização da sociedade. De acordo com Luiz Fernando Klosa, o projeto é uma forma de oferecer gratuitamente atendimento psicossocial para crianças e jovens dentro do próprio ambiente escolar. “Temos como objetivo promover o pleno desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, possibilitando uma melhora na sua evolução escolar”.

Dentistas e auxiliares da Secretaria de Saúde participam de capacitação


Em parceria com a prefeitura, a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional de Guarapuava realizou, nesta quarta-feira (6), palestra sobre Biossegurança para dentistas e auxiliares do município. O objetivo é capacitar os profissionais do serviço público em questões como esterilização, limpeza e higiene pessoal. O evento continua amanhã e conta com a participação de 110 inscritos, divididos em quatro turmas.

“É necessário que os nossos profissionais estejam atualizados sobre as novas resoluções para melhorar a qualidade do atendimento prestado em Guarapuava e região, assim como para o autocuidado dos mesmos”, destaca a coordenadora da Saúde Bucal da prefeitura, Renata Cristina Freitas Brito Araújo.

Para a população da região que conta com o atendimento destes profissionais, o curso proporciona segurança em relação à saúde bucal. Durante a palestra, o fiscal da Vigilância Sanitária e Ambiental, Alexandre de Souza, orienta sobre a importância da troca a cada paciente de materiais, como máscaras e gorros descartáveis, além do uso de luvas de procedimento e de cirurgias. “É preciso que os profissionais também tenham atenção especial sobre os riscos de algumas doenças relacionadas à falta de higienização e esterelização de materiais”, explica o fiscal da vigilancia sanitaria e ambiental.

Assessoria de Imprensa PMG